procuro ascendente

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Formação

procuro ascendente

#228380 | silviomartins | 04 mai 2009 20:38

Procuro pelo registro de nascimento do meu avô JOÃO VICENTE MARTINS - filho de Francisco Martins e Maria Barbara. Segundo informações, eles nasceram em Coimbra
Minha avó ANNA LEONOR ela era filha de Manoel dos Santos e Ludovina dos Santos. O meu avô JOAO VICENTE MARTINS juntamente com minha Avó Anna Leonor vieram pra o Brasil por volta do ano de 1900. Onde eu poderia encontrar alguma informação, alguem pode me ajudar? Alguem sabe me informar em que local era registrado a saida dos portugueses para outro país nessa época. Se alguem puder me orientar ficarei muito grato. Obrigado, desde já.

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#228422 | Nelita | 05 mai 2009 09:00 | Em resposta a: #228380

Caro Silvio Martins:

Tenho uns trisavós, mas do Alto Douro. Alguns dos filhos foram para o Brasil.

Manuel dos Santos e Silva, casado com Ludovina Amaro dos Santos. Não devem ser os mesmos, tanto mais que não encontrei nenhuma filha Ana Leonor.

Mas fica a informação
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#228439 | silviomartins | 05 mai 2009 13:57 | Em resposta a: #228422

Olá Nelita,

Segundo fui informado, alguns estrangeiros quando chegavam aqui, não sei porque, costumavam trocar o sobrenome. Eu tenho a impressão de que teve ter acontecido algo desse tipo. A Anna Leonor, pelas contas que eu fiz, ela nasceu em 1877 e veio para o Brasil em 1891. Você sabe se alguma filha dos seus trisavós veio para o Brasil nessa época? Nelita, por acaso você sabe me informar com que tipo de documento os portugueses saiam de portugal nessa época? Era passaporte ou outro tipo de autorização? Eu acredito que em algum lugar deve ter algum tipo de registro. Outra coisa, você sabe em qual cidade os filhos do seus trisavós moraram aqui no Brasil? Desculpe por tanto pergunta, mas é porque estou há muito tempo fazendo essa pesquisa e eu estou muito interessado em encontrar meus ascendentes.

Muito obrigado,

Silvio

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#228471 | Nelita | 05 mai 2009 17:26 | Em resposta a: #228439

Caro Sílvio:

Não Sei muito de alguns ramos familiares que emigraram para o Brasil.

Dos meus trisavós foram alguns filhos. Um deles, deixou descendentes que residiam em Santos, Brasil. Conheci um, já falecido Décio Stuart dos Santos, que não dexou descendentes. Faleceu solteiro e foi um grande bailarino. Se Colocar o nome dele no google sabe certamente mais do que chega a Portugal.
Mas esse meu trisavô teve cerca de 18 filhos de dois casamentos e tão longe é difícil saber se tudo está correcto.
O meu trisavô Manuel dos Santos e Silva era natural de Valença do Douro e residiu em Castanheiro do Sul, concelho de S. João da Pesqueira.
Um dos filhos que se radicou no Brasil chamava-se António dos Santos e Silva. Casou com uma senhora brasileira Domitila. Nas casas da minha família há ainda fotografias desse casal, mas não tenho ainda os seus descendentes.
Alguns dos netos também estiveram no Brasil, mas regressaram.
Tenho Também um ramo Almeida que estou neste momento a recolher dados dos seus descendentes no Brasil. Alguns deles residem no Rio de Janeiro.
Outro ramo familiar radicou-se em Belém do Pará, com se referiam cá.
Gostava muito de saber a descendência de um irmão de meu avô materno de nome Artur dos Santos e Silva, que sei ter deixado descendentes no Brasil, mas não sei onde nem como procurar.
Eles tiravam passaporte e deve haver muitas referências às chegadas dos navios aí no Brasil. Suponho que será fácil para si procurar no Museu do Emigrante.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#228505 | silviomartins | 05 mai 2009 21:27 | Em resposta a: #228471

Nelita,

Eu já estive no ano passado no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro a procura dos meus avós. Lá existe o registro de todos os estrangeiros que chegaram ao Brasil. Mas pra voce conseguir achar alguma coisa voce precisa saber o nome do navio, a data que eles chegaram no Brasil e o nome exato da pessoa que você está procurando. Os registros mais antigos estão em rolos de filmes que você mesmo pode procurar. Como o registro era feito manualmente, as vezes a letra dos agentes eram dificeis de entender, o que dificulta encontrar os nomes. Se você quiser entre no site www.arquivonacional.gov.br ou passe um e-mail para dicon@arquivonacional.gov.br, enviando todos os dados que você puder que eles fazem a consulta pra você. A minha avó aqui no Brasil, morou na cidade de Chiador, estado de Minas Gerais, essa cidade fica bem próxima ao Rio de Janeiro. Ela sempre morou no Estado de Minas Gerais. Infelizmente, acho que não fazemos parte da mesma ramificação. Mas vamos continuar o contato quem sabe conseguimos descobrir alguma coisa. O que eu puder fazer pra ajudar você, com certeza farei. Você sabe em qual cidade o seu avô Artur dos Santos e Silva morou? E o nome da esposa dele? Se você tiver mais informações sobre ele me diga quem sabe posso tentar ajudar você nessa busca?!

Até mais!

Obrigado pela atenção

Silvio

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#228507 | Nelita | 05 mai 2009 21:57 | Em resposta a: #228505

Caro Silvio:

Artur dos Santos e Silva, era meu tio avô, mas não sei nada mais sobre o seu núcleo familiar.

Não sei o nome da mulher, nem dos filhos que deixou. Apenas tenho a data do seu nascimento.

Quando foi para o Brasil era solteiro. São ramos colaterais. Quando ele foi já tinham ido tios dele, muitos anos antes.

Obrgada. Se um dia encontrar agradeço me comunique
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229112 | pachancho | 12 mai 2009 15:35 | Em resposta a: #228471

Cara Nelita
Valença do Douro não existe,o que existe é Valença do Minho no Distrito de Viana do Castelo a Norte de Portugal,junto a Galiza em Espanha.
No Distrito de Viseu existe o Concelho de S.Joao da Pesqueira do qual faz parte a Freguesia de Castanheira do Sul,onde teria nascido o Antonio dos Santos e Silva ,mas podia ter tambem nascido em Valença se o seu Pai nao tivesse mudado de residencia antes dele ter nascido.
Quando diz que o seu Trisavo era natural de Valença tem documento com datas e nomes?.
Vale Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229114 | pachancho | 12 mai 2009 15:58 | Em resposta a: #228471

Cara Nelita
Dado que faz referencia ao Alto Douro e quando diz Valença do Douro não quererá dizer Miranda do Douro,este Concelho (tambem nome de Freguesia) é que fica perto de Sao Joao da Pesqueira
Vale Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229115 | pachancho | 12 mai 2009 16:09 | Em resposta a: #228507

Cara Nelita
Do Artur dos Santos e Silva diz que tem a data de nascimento? é por informaçao verbal ou de decumento escrito? Se for: menciona cidade ,freguesia?
Vale Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229122 | Nelita | 12 mai 2009 16:51 | Em resposta a: #229115

Caro Vale Peixoto:

Artur dos Santos e Silva nasceu na freguesia de Castanheiro do Sul, S. João da Pesqueira a (9/3/1874), filho de António dos Santos e Silva e de sua mulher Maria da Glória de Lemos, naturais de Castanheiro.
Foi baptizado na Igreja Paroquial de Castanheiro do Sul a (29/8/1874) e foram padrinhos Francisco Xavier de Mello, solteiro, proprietário, natural e morador na freguesia de Trevões, do mesmo concelho e madrinha Nossa Senhora da Conceição, tendo tocado a criança com a imagem Manuel Francisco Rijo, casado, proprietário e professor das 1ª letras, morador no Castanheiro
Reitor Joâo da Costa

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229123 | Nelita | 12 mai 2009 16:57 | Em resposta a: #229112

Caro Vale Peixoto:

Só agora estou a ler esta mensagem e faz-me sorrir ao dizer que Valença do Douro não existe.

Valença do Douro é hoje do concelho de Tabuaço e foi sim uma freguesia muito importante. Hoje é, por outros motivos..., as suas vinhas e vinhos.

Não confunda o Minho com o Alto-Douro!

Castanheira do Sul, é que não existe, mas o nome é CASTANHEIRO DO SUL.

Tenho vários documentos, mas a parte de Valença do Douro está ainda mal estudada
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229124 | Nelita | 12 mai 2009 17:00 | Em resposta a: #229115

Caro Vale Peixoto:

Não sei onde reside, mas tem de estudar bem as freguesias de Portugal, pois caso contrario nem os documentos encontra.

Nelita

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229127 | pachancho | 12 mai 2009 17:12 | Em resposta a: #228471

Cara Nelita
Como andamos a falar de Concelhos e Freguesias limitei-me a dizer que não havia nenhum com esse nome.É Castanheiro sim senhora.
Vale Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229130 | pachancho | 12 mai 2009 17:22 | Em resposta a: #229124

Cara Nelita
Hoje tenho desculpa dos meus erros,pois almoçei bem e bebi vinho de Valença do Douro.
Vale Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229133 | pachancho | 12 mai 2009 17:45 | Em resposta a: #229124

Cara Nelita
Moro no Porto e sou de Braga. Se precisar de algo no Porto ou Braga diga nâo faça cerimonia.Esteja descançada que mesmo que eu não seja forte em Freguesias encontro-as nem que seja com GPS.
ValePeixoto

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229134 | Nelita | 12 mai 2009 17:45 | Em resposta a: #229130

Caro Vale Peixoto:

Ainda bem. Já estava a ficar aborrecida. A minha terra natal é Castanheiro do Sul e para lá chegar passo em Valença, que conheço desde sempre.

Como prdutora fico contente com a prova de bons vinhos da região.

Nelita

Resposta

Link directo:

RE: procuro ascendente

#229193 | Nelita | 13 mai 2009 09:28 | Em resposta a: #229133

Caro Vale Peixoto:

Sou natural de Castanheiro do Sul, mas também moro em Braga.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 18:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen