Catarina Lourença Carrasca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos | Formação

Catarina Lourença Carrasca

#228639 | Maria_Silv | 07 mai 2009 12:45

Caros confrades e confreiras pesquisadores dos Carrascos,

Procuro a filiação e data de nascimento de Catarina, casada com Joaquim da Costa Simões (natural de Idanha-a-Nova, Monsanto), cujo descendente que conheço é: António Joaquim da Costa (Idanha-a-Nova, Medelim), casado com Maria da Conceição. No assento de baptismo da sua neta Maria Cândida da Conceição (Idanha-a-Nova, Medelim, 12.12.1856, casada com António Antunes da Silva) consta que Catarina seria de Medelim, mas ao cruzar-me com o tópico "Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo tópico", de 26-01-2007, 05:59, numa parte em que fala o confrade Rafael Carvalho, deparei-me com uma "Catarina-tb. nat. de Segura, n. 5-1-1803-filha de Sebastião Antunes Carrasco, nat. de Medelim e de Maria Marques , desta vila de Segura. Net.pat. de Manuel Antunes Carrasco ,de Medelim e de Maria Marques, tb. de Medelim e net. mat. de Manuel da Costa Coutinho, de Segura e de Maria Luís, de Salvaterra".
A semelhança dos nomes e de naturalidades levam-me a pensar que será a mesma pessoa. Alguém poderá esclarecer-me?
A minha Catarina consta aqui no Geneall, mas apenas como Catarina Lourença, já que exitei quanto ao apelido, ao lançar os dados, por não perceber se era Carrasca ou Carrasco. Mas, pelo que percebi, é Carrasca. De qualquer maneira, acho que é a mesma coisa só que na versão feminina.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Catarina Lourença Carrasca

#405212 | FrederikoCG | 09 jul 2018 10:28 | Em resposta a: #228639

Catharina Lourença Carrasca, tal como vem escrito no registo de baptismo de seu neto Manuel (António) da Costa. E tendo como referência o mesmo registo, é natural de medelim e casada com Joaquim da Costa, natural de Monsanto. Neste registo não se encontra o apelido Simões. Se fosse possível dizer-me onde posso encontrar essa referência agradecia.
Caso venha a apurar a ascendência de Catharina Lourença Carrasca e ou de Joaquim da Costa divulgarei aqui.

Resposta

Link directo:

Catarina Lourença Carrasca

#405216 | FrederikoCG | 09 jul 2018 15:36 | Em resposta a: #228639

Catherina Lourença Carrasca casa com Joaquim da Costa Simões (noutros registos surge somente como Joaquim da Costa) em 18 de Abril de 1814, em Medelim. Catharina é filha de Lourenço Carrasco e Jozefa Dias (de Medelim) e Joaquim da Costa é filho de Manoel da Costa e Ignes Oliveira, de Monsanto.

Resposta

Link directo:

Catarina Lourença Carrasca

#405569 | FrederikoCG | 19 jul 2018 17:44 | Em resposta a: #405216

CATARINA LOURENÇA CARRASCA, nascida em Dezembro de 1782,em Medelim, casou, em 1814, com Joaquim da Costa Simões, nascido em 29.12.1776.
Catarina Lourença Carrasca era filha de Lourenço Gonçalves Carrasco (de Medelim) e de Josefa Dias (da Soalheira).
Pelo lado paterno é neta de Jerónimo Gonçalves Carrasco e de Jerónima Gonçalves (ambos de Medelim).
Pelo lado materno é neta de Domingos Vaz(?) e de Josefa Dias (ambos da Soalheira).
Do casamento nasceu, entre outros,António Joaquim da Costa que casou, em 30.11.1842.com Maria da Conceição (também de Medelim). TIveram, entre outros, como filho Manuel António da Costa, nascido em 1846. Este último foi professor da instrução primária, pelo menos no Salvador, onde se casou com Gervásia Moreira Conde (proprietária) e tiveram dois filhos com descendência: Eliza Moreira da Costa Conde e Dr. Frederico da Costa Conde (Advogado e Notário em Castelo Branco, onde foi também Presidente da Comissão de Administração da Câmara Municipal de Castelo Branco, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, entre outras actividades civicas).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 04:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen