Capitão de Ordenanças de Lanhoso-Fonte Arcada

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Capitão de Ordenanças de Lanhoso-Fonte Arcada

#228819 | OAOJ | 09 mai 2009 20:33

Venho solicitar informações sobre a ascendência do Capitão de Ordenanças Sebastião Dias da Silva, casado com Catarina Fernandes, e morador na Casa da Portela, Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso. Tiveram em 2.4.1654 uma filha, Maria da Silva, que casou a 6.12.1690, em Fonte Arcada, com José Alvares Vieira. Este casal, José Vieira e Maria da Silva, está registado, por Felgueiras Gaio, no NFP,X,pag.212, §88,17, Vieiras da Quinta de Real, em Ferreiros, Lanhoso. Tiveram um filho, o Padre João Alvares da Silva( Gaio refere um Padre Alexandre), cuja Inquirição de Génere, nº19956,ADB de 29.7.1722, confirma a sua ascendência registada no NFP.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.

João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Ordenanças de Lanhoso-Fonte Arcada

#228888 | OAOJ | 10 mai 2009 15:35 | Em resposta a: #228819

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Ordenanças de Lanhoso-Fonte Arcada

#232590 | ihintza | 24 jun 2009 08:31 | Em resposta a: #228819

Caro João,

Na minha árvore genealógica fui dar agora com estes meus parentes de Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso.
Como poderá ver é muito provável que estejam relacionados com os seus.
Você tem mais algum dado deles?

(Numeração Sosa-Stradonitz)

(120) António José da Silva
n. 09.11.1801 - Vila Flor - Arco, Vila Flor, Bragança, Portugal
b. 15.11.1801 - Vila Flor - Arco, Vila Flor, Bragança, Portugal
c. 06.03.1822 - Nabo, Vila Flor, Bragança, Portugal

(121) Umbelina de Jesus
n. Nabo, Vila Flor, Bragança, Portugal
c. 06.03.1822 - Nabo, Vila Flor, Bragança, Portugal

(240) José António Alves da Silva
n. Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal (localizado no AD de Braga mas ainda não tenho a certidão e não tenho certeza da data de nascimento)
c. 12.01.1785 - Vila Flor, Vila Flor, Bragança, Portugal

(241) Luiza Engracia
n. Vila Flor - Arco, Vila Flor, Bragança, Portugal
c. 12.01.1785 - Vila Flor, Vila Flor, Bragança, Portugal

(242) José Videira
n. Nabo, Vila Flor, Bragança, Portugal

(243) Maria Thavares
n. Nabo, Vila Flor, Bragança, Portugal

(480) João Alves da Silva
n. Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal

(481) Teresa Mourada
n. Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal

(482) João Gonçalves Faustino
n. Vila Flor - Arco, Vila Flor, Bragança, Portugal

(483) Anna Maria Gomes
n. Vale de Torno, Vila Flor, Bragança, Portugal


Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Ordenanças de Lanhoso-Fonte Arcada

#232659 | OAOJ | 25 jun 2009 15:10 | Em resposta a: #232590

Caro confrade
Agradeço a sua resposta, e parece-me provável que possa haver ligação entre o seu ramo de Fonte Arcada, e o meu. Possivelmente por João Alves da Silva. Este meu antepassado era referido dessa forma em alguns registos, mas o seu nome era João Alvares da Silva. Pode ver a sua ascendência( e descendência) no Geneall, procurando esse nome e identificando-o pela data de nascimento, 18.8.1697.
Nasceu em Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso, nessa data, e foi padre. Para isso teve de fazer uma Inquirição de Génere, que se encontra no Arquivo Distrital de Braga, nº19956, de 29.7.1722. Teve muitas dificuldades de passar o teste, não por ter "sangue impuro", mas porque mostrava fraca vocação para o sacerdócio. Na realidade, foi aprovado, com reservas, na Inquirição, o que se veio a confirmar serem realistas, pois veio a ter um filho pouco depois, a 4.5.1726, na freguesia de Freitas, Concelho de Fafe, duma menina dessa terra, Eugénia de Freitas. O filho José da Silva, veio da casar na freguesia de Mesão-Frio, Guimarães, onde exercia a profissão de Ferrador, e de quem descendo.
O padre estaria a exercer o sacerdócio na freguesia de Freitas, quando engravidou a Eugénia. Não é improvável que tenha tido de abandonar a região, depois do "incidente". Quem sabe, não terá sido colocado bem longe, em Vila-Flor, onde pode ter repetido a sua "falta de vocação".
Para sabermos se se trata da mesma pessoa, seria fundamental que visse se as data que lhe estou a indicar se encaixam com as do seu antepassado João Alves da Silva, e se em algum documento contém a indicação de que era padre.
Nota: a ascendência do "nosso" padre, vai bastante mais longe da apresentada no Geneall. Para isso tem de consultar o Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gaio, Volume X, pag.210, no título de Vieiras, da Quinta de Real, em Ferreiros, Póvoa de Lanhoso, onde consta a ascendência paterna do padre.

Melhores cumprimentos

João Afonso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 09:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen