Manuel Balthazar e Manoel Carneiro Figueiras

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Manuel Balthazar e Manoel Carneiro Figueiras

#228837 | Jose Luiz Vaz | 09 mai 2009 22:50

Caro Alves dos Reis:
reiteramos a súplica para que nos ajude a descobrir a ascendência do Sr Manuel Balthazar. As informações passadas anteriormente mantêm-se, apenas acrescentamos o nome do pai: José Lopes. Além disso, nada mais, infelizmente!

Algo que acrescento é mais um serviço para você: tenho trabalhado na descoberta dos meus ascendentes pelo lado paterno (família Carneiro) e cheguei a um personagem curioso pois, aparentemente, seria o "primeiro" a adotar tal sobrenome: Manoel Carneiro Figueiras (ou Filgueiras, de Felgueiras?!?), filho de Antonio Ventura e Maria Ferreira, naturais da freguesia de Figueira do Bispado do Porto. A dúvida consiste em saber por que Manoel adotou o sobrenome Carneiro, se seus primeiros ascendentes diretos não o tinham. Figueira, é (quase!) claro, faz alusão à região. Suponho que "este" Manoel tenha nascido no final dos anos 1600 ou início do século seguinte, vindo rapazote para o Brasil. Como nesse segundo caso há uma localização mais precisa, gostaria de saber se é possível vc levantar a história dos pais dele e mais, de onde teriam vindo os avós...... se é verdade que cristãos novos, fugindo aos rigores da inquisção, adotavam nomes de animais, pode ser que a minha ascendência venha lá do médio-oriente!.... aguardo sua resposta.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen