Livro de Linhagens da Vila de Nisa

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Eventos | Famílias | Regiões

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#228966 | fmcarita | 11 mai 2009 12:27

Aos genealogistas do fórum com ascendentes na vila de Nisa

O Livro de Linhagens da Vila de Nisa será lançado na Feira do Livro da Vila de Nisa, no próximo dia 31 de Maio de 2009, editado pela Colibri. Abrangerá, em especial , cerca de 130 famílias, nisenses e / ou aí radicadas, desde a 2ª metade do século XVI até à 1ª década do século XX. A obra teve por base o levantamento sistemático dos registos paroquiais da vila de Nisa e cdo concelho, no sentido de encontrar os apelidos mais representativos da onomástica pessoal nisense e o modo como eles se foram recombinando geracionalmente com o património onomástico alheio.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#228972 | gmg | 11 mai 2009 13:32 | Em resposta a: #228966

Gostava de poder saber que Famílias o livro abrange, pois tenho ascendentes em Nisa, nomeadamente os Galeano (e outros, mas não me recordo dos nomes...)

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#228985 | zmcm | 11 mai 2009 14:21 | Em resposta a: #228966

Caro fmcarita:
Sabe dizer-me em que livrarias estará o livro a venda??
obg

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229020 | fmcarita | 11 mai 2009 19:53 | Em resposta a: #228985

Caro zmcm

De momento ainda não sei em que livrarias estará à venda.Mas,assim que for lançado na feira do Livro de Nisa, a Colibri procederá à sua distribuição.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229022 | fmcarita | 11 mai 2009 20:11 | Em resposta a: #228972

Caro Luís

A família Galeano não consta das entradas do Livro de Linhagens, pois a mesma já foi tratada num livro respeitante a familias da cidade de Portalegre com ligações a familias de Nisa...

Pista inédita a aprofundar(suposição):
supomos que a família Galeano de Nisa terá a sua origem no casal Gonçalo Martins Galeano casado com Isabel Lopes. Isabel Lopes testou em Nisa no ano de 152?-153?, conforme é possível ler nas Provedorias de Portalegre que se encontram no respectivo Arquivo Distrital .Aquele Gonçalo Martins Galeano surge no Tombo da Ordem de Cristo respeitante à vila de Nisa, datado de 1505 ou 1506.

Houve
Espero ter sido útil em relação à família Galeano de Nisa.

De que outras famílias de Nisa descende?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229024 | Samuel C O Castro | 11 mai 2009 20:22 | Em resposta a: #229020

FMCarita,

Se puderes aqui expor o índice, com certeza seria de utilidade para todos. Fica a sugestão.

Eu particularmente teria interesse na família Castro.

Ótima semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229026 | gmg | 11 mai 2009 20:28 | Em resposta a: #229022

Muito agradeço a prontidão da sua resposta.

Descendo de Manuel Dias Galeano, FCR, casado com D. Brites Dias Mouzinho. Com desdcendência que passou a Alegrete (Portalegre).

Descendo de D. ISABEL DINIZ RODRIGUES*** (como aqui lhe chamo, por ter usado indistintamente o nome Dinis, ou Rodrigues), natural de Nisa, filha de Salvador Lopes (natural da Chamusca) e de D. Beatriz Diniz, casados na freg.ª do Espírito Santo (Nisa) no dia 16.05.1667. Neta paterna de Jerónimo Lopes e de Maria Lopes e neta materna de Manuel Fernandes Bernardes e de Maria Domingas, casados na freg.ª de Nossa Senhora da Graça (Nisa) no dia 15.08.1637.


*** Casou a 1ª vez em Alegrete no dia 05.02.1699 com Braz Francisco, usando o nome DINIZ. Casou a 2ª vez com Manuel Martins, natural de Alegrete, em Alegrete no dia 28.10.1704.

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229030 | gmg | 11 mai 2009 20:38 | Em resposta a: #229022

Descendo, também, de Maria de Souza, casada em Portalegre com Domingos Fernandes Bribales. Era filha de Silvestre de Siuza e de Ana Fernandes, ao que parece naturais da freg.ª de Nossa Senhora da Graça.

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229032 | gmg | 11 mai 2009 20:57 | Em resposta a: #229022

O livro aborda apenas as freguesias urbanas de Nisa, ou também a Amieira do Tejo?

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229039 | fmcarita | 11 mai 2009 21:42 | Em resposta a: #229024

Caro Samuel de Castro

A família Castro não consta do Livro de linhagens da vila de Nisa.
Não conheço ninguúem na vila de Nisa com esse apelido.

Descende de alguma família da vila de Nisa?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229041 | fmcarita | 11 mai 2009 21:48 | Em resposta a: #229032

Caro Luís

O Livro aborda, em especial, as freguesias da vila de Nisa e famílias do concelho de Nisa que aí se tenham fixado(Amieira do Tejo, Alpalhão ,Montalvão.Arez, Tolosa...).
atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229042 | fmcarita | 11 mai 2009 21:51 | Em resposta a: #229030

Caro gmg

Poderá situar no tempo o casal a que se refere?
A sua informação é muito vaga.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229045 | gmg | 11 mai 2009 22:08 | Em resposta a: #229042

De Amieira do tejo procuro António Gonçalves Guapo que terá nascido entre 1665 - 1685. Casou com Teresa Mourato e foi viver para Portalegre.

Quanto ao casal MARIA DE SOUZA - DOMINGOS FERNANDES BRIBALES, casaram na freg.ª da Sé (Portalegre) no dia 17.04.1641.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229058 | Samuel C O Castro | 11 mai 2009 23:07 | Em resposta a: #229039

FMCarita,

Muito grato pela resposta.

Não, não descendo de famílias de Nisa, meu interesse é nos Castros em geral, de todas as ramificações.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229082 | fmcarita | 12 mai 2009 12:05 | Em resposta a: #229045

Caro Luís

Não existem registos de casamento na freguesia da Matriz da vila de Nisa para o período que procura. Não conheço nenhuma descendência Sousa do ramo em questão.
Na freguesia de Amieira do Tejo não existem registos de casamento para o período que procura.
atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229094 | gmg | 12 mai 2009 13:34 | Em resposta a: #229082

Obrigado pela resposta.
Infelizmente não poderei recuar mais na ascendência destes meus avoengos.

Melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229100 | gmg | 12 mai 2009 14:08 | Em resposta a: #229082

Descendo de D. ISABEL DINIZ RODRIGUES*** (como aqui lhe chamo, por ter usado indistintamente o nome Dinis, ou Rodrigues), natural de Nisa, filha de Salvador Lopes (natural da Chamusca) e de D. Beatriz Diniz, casados na freg.ª do Espírito Santo (Nisa) no dia 16.05.1667. Neta paterna de Jerónimo Lopes e de Maria Lopes e neta materna de Manuel Fernandes Bernardes e de Maria Domingas, casados na freg.ª de Nossa Senhora da Graça (Nisa) no dia 15.08.1637.


*** Casou a 1ª vez em Alegrete no dia 05.02.1699 com Braz Francisco, usando o nome DINIZ. Casou a 2ª vez com Manuel Martins, natural de Alegrete, em Alegrete no dia 28.10.1704.

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229128 | A.Godinho | 12 mai 2009 17:21 | Em resposta a: #229039

Caro confrade

Pode dizer-me se constam do livro o seguintes apelidos:

Nogueira

Farto

Rovisco

Biscaia

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229135 | fmcarita | 12 mai 2009 18:41 | Em resposta a: #229128

Caro António Godinho de Carvalho


Os apelidos que refere constam do Livro de Linhagens da vila de Nisa.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229159 | ffarrajota | 12 mai 2009 22:29 | Em resposta a: #229135

Olá!boa noite,
O livro Linhagens da vila de Nisa abrange todas as famílias das freguesias e a partir de que ano?
Grata pela informação,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229199 | A.Godinho | 13 mai 2009 10:05 | Em resposta a: #229135

Caro confrade

Grato pela resposta.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229202 | fmcarita | 13 mai 2009 11:39 | Em resposta a: #229159

Cara Fernanda

O Livro abrange todas as freguesias de Nisa e algumas do concelho de Nisa.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229211 | FSA | 13 mai 2009 13:06 | Em resposta a: #229022

Caro Confrade

Descendo Nuno de Almeida que foi Provedor da Comarca de Elvas e da de Portalegre.
Nuno de Almeida foi o segundo filho do Dr. Fernão Álvares de Almeida e de sua mulher, Catarina Gomes Maracote. Nasceu cerca de 1495, viveu em Elvas onde foi Provedor dessa Comarca (Cf. PT-ADPTG-PCELV,1558-1834 (36 liv., 1 mç., 36 cx.)), (Cf. Bernardo Pimenta do Avelar – Título de Almeidas). Viveu também em Portalegre onde também foi Provedor dessa Comarca e dessa cidade escreve uma carta a D. João III, datada de 01.06.1555, em que lhe dá contas de seus serviços. (Cf. Corpo Cronológico, Parte 1, mç.95, nº 85).
Foi casado com Catarina Lopes de Segura, filha de Francisco Álvares de Almeida e morreu na cidade de Elvas, onde ocorreu o auto de partilhas. Jaz na Igreja de S. João Batista em Abrantes em sepultura perpétua dos Almeida (Cf. Testamento de um seu neto, Francisco de Almeida).
Encontrou algum documento deste Provedor de Portalegre?

Muito grato pelo tempo que lhe tenho tomado,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229263 | LProjecto | 13 mai 2009 20:21 | Em resposta a: #228966

Caro "fmcarita",

Da zona de Nisa e arredores tenho, na minha ascendência, os que seguem e sobre os quais agradeço qualquer informação adicional:

1. Diogo Pires, n. Amieira do Tejo, c.c. Maria Dias, n. Amieira do Tejo, a 5.5.1634 – Amieira do Tejo.
Tiveram, pelo menos, o filho que segue:

2. Domingos Pires “O Bispo”, n. Avessada – Envendos – Mação, c.c. Maria Mendes, n. Amieira do Tejo, a 28.8.1671 – Amieira do Tejo.
Tiveram, pelo menos, o filho seguinte:

3. Sebastião Mendes Bispo, n. Amieira do Tejo, c.c. Teresa Martins, n. Fratel, filha de António Vaz e de Isabel Martins.
Tiveram, pelo menos, a seguinte:

4. Maria Mendes Bispa, n. Amieira do Tejo, c.c. L.do Manuel Dias (ou Manuel Dias Denis), n. Vinagra – S. Simão – Nisa, filho de Manuel Dias e de Maria Gonçalves, ambos do mesmo lugar, a 23.1.1724 – Amieira do Tejo, c.g.
Casou, em segundas núpcias, em 1732 – Amieira do Tejo, com Manuel Vieira Mouro.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229276 | ffarrajota | 13 mai 2009 22:15 | Em resposta a: #229202

Boa noite,
agradeço a resposta, talvez tenha a sorte de encontrar os meus antepassados porque sei que são de Niza mas desonheço a freguesia.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Registos da freguesia de S.Simão

#229327 | fmcarita | 14 mai 2009 13:26 | Em resposta a: #229263

Caro Luís Projecto Calhau

Os mais antigos registos da freguesia de S.Simão datam do ano de 1703-04 e encontram-se no arquivo Paroquial da vila de Nisa. Não sabemos se o Arquivo Distrital saberá da sua existência.


atenciosamente

fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Registos da freguesia de S.Simão

#229328 | gmg | 14 mai 2009 13:33 | Em resposta a: #229327

Dos SOUZA, de Nisa e para a data apontada não há nenhuma referência? E Relativamente à minha antepassada Isabel Diniz Rodrigues?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#229336 | fmcarita | 14 mai 2009 15:29 | Em resposta a: #229082

Caro Luís GMG

Respondii à sua solicitação em 12.5.09 pelas 12:05.

Lamento não ter dados sobre os seus Sousas.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

Paroquiais de S. Simão

#229349 | agp | 14 mai 2009 17:33 | Em resposta a: #229327

Caro fmcarita

Tenho consultado os paroquiais de S. Simão, para estudo dos costados da minha nora, e o que existe desta freguesia no Arquivo Distrital de Portalegre é de facto muito pouco: os baptismos começam em 1835, os casamentos em 1739 e os óbitos em 1860. Assim, a sua infomação é preciosa. Sabe se é possível a consulta desses registos da freguesia de S. Simão que estão depositados no arquivo Paroquial da vila de Nisa?

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229417 | roberto lopes | 15 mai 2009 01:09 | Em resposta a: #229327

Caro confrade fmcarita:

Num dos meus costados algarvios "tropeçei" com um Manuel Jose de Bastos, natural da Vila de Alpalhao, Bispado de Portalegre filho de Pedro Martins e de Catarina Dias da mesma vila a casar em Estombar (Lagoa) a 06/10/1740 com Maria de Sao Jose, esta natural de Estombar, filha de Agostinho Rodrigues e de Isabel Maria, neta paterna de Joao Alvares e Francisca Simoes, naturais de Lagoa e materna de Domingos de Bayros e Mariana Correia, moradores na Mexilhoeira da Carregaçao.

Nao tera noticias desta gente?

Atentamente,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de S. Simão

#229446 | fmcarita | 15 mai 2009 12:33 | Em resposta a: #229349

Caro António Pereira


A consulta dos registos paroquiais de S.Simão é possível. É tudo uma questão de se deslocar à vila de Nisa e contactar os sacerdotes que são responsáveis pela gestão das duas paróquias de Nisa.Não sei dizer-lhe o nome dos sacerdotes, já não são os mesmos quando consultei o arquivo.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229448 | fmcarita | 15 mai 2009 12:56 | Em resposta a: #229417

Caro Roberto Lopes

Não tenho informações sobre o casal Pedro Martins casado com Catarina Dias da Vila de Alpalhão.

Temos uma entrada de Bastos de Alpalhão mas diz apenas respeito a um ramo que se estabeleceu em Nisa na 1ª década do século XIX.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229486 | roberto lopes | 16 mai 2009 01:49 | Em resposta a: #229448

Caro confrade fmcarita:

Agradeço a sua pronta resposta, possivelmente os pais do Manuel Jose de Bastos foram só moradores em Alpalhão e sejam originarios de outra freguesia, mas isto é apenas uma hipotese, nao há nada como uma bos pesquisa no ADP.

De qualquer modo obrigado pela informaçao

Atentamente,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229500 | LProjecto | 16 mai 2009 10:37 | Em resposta a: #229448

Caro fmcarita:


Relativamente a gente de Nisa/Alpalhão, constam na ascendência do meu sobrinho os seguintes indivíduos que representam um “fim-de-linha” e sobre os quais ficarei grato por qualquer informação adicional:


a) Maria Martins, n. Alpalhão, filha de Gregório Mourato e de Maria Martins, c.c. António José de Sousa, a 29.01.1775 – Alpalhão

b) Mariana Rosa Caldeira, n. Alpalhão, filha de Joana Rosa Caldeira e de Ana Maria Bela. Casou com Florêncio José de Sousa, filho dos referidos acima António José de Sousa e Maria Martins.


c) D. Isabel Joaquina Caldeira, n. Nisa – Espírito Santo, filha de Carlos Francisco e de Catarina Januária (provavelmente um destes seria Caldeira) c.c. Cap. José Manuel Caldeira Canelas, n. Alpalhão, com ascendência que estudei até aos seus bisavós (Manuel Inchado Rovisco / Isabel Martins Jorrana ; Manuel Caldeira Canelas / Teresa Mendes ; Bartolomeu Dias Alfaia / Maria Rovisco ; Manuel de Abreu / Catarina Rodrigues (?!).

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229530 | gmg | 16 mai 2009 19:19 | Em resposta a: #229500

Caro Luís Projecto Calhau,

Julgo que o seu antepassado Bartolomeu Dias Alfaia, poderá ser Bartolomeu Dias MALAFAIA, tendo havido corrupção do apelido.

Uma vez no ADPTG contaram-me um caso semelhante.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229572 | fmcarita | 17 mai 2009 11:23 | Em resposta a: #229530

Caro Luís Projecto Calhau

Não conheço ocorrências do apelido Malafaia na vila de Alpalhão.
O apelido Alfaia é bastante recorrente na vila de Alpalhão, pelo menos desde os inícios do século XVI.Descendo da família Alfaia e Delicado de Alpalhão, entre outras.
atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229575 | LProjecto | 17 mai 2009 12:36 | Em resposta a: #229572

Caro fmcarita,

A hipótese de associação dos apelidos Alfaia e Malafaia nunca foi considerada por mim, como tal e pelo teor da sua intervenção, suponho que, por lapso, me terá endereçado uma resposta que se destinaria ao confrade Luís GMG, não será?

Provavelmente a minha intervenção ter-lhe-á passado despercebida, pelo que reitero o meu apelo a qualquer informação adicional sobre aqueles que referi nessa mesma, nomedamente sobre algumas linhas ascendentes.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229578 | fmcarita | 17 mai 2009 14:56 | Em resposta a: #229575

Caro Luís Projecto Calhau


Desde já peço desculpa pelo meu lapso, efectivamente a resposta era destinada ao confrade Luís GMG.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de S. Simão

#229615 | agp | 17 mai 2009 21:47 | Em resposta a: #229446

Caro fmcarita

Muito obrigado,

Atenciosamente,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229657 | fmcarita | 18 mai 2009 13:07 | Em resposta a: #229500

Caro Luís Projecto Calhau


Não tenho informações sobre os casais que refere.
Descendemos da família Delicado, Miguéns, Xinferro...da vila de Alpalhão.
atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229665 | LProjecto | 18 mai 2009 14:09 | Em resposta a: #229657

Caro "fmcarita"

Grato pela gentileza da sua resposta. Quanto aos "Botos" de Castelo de Vide, ignoro se existe alguma relação com os de Nisa, mas é muito provável dada a proximidade geográfica e a invulgaridade do apelido.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229672 | fmcarita | 18 mai 2009 15:00 | Em resposta a: #229665

Caro Luís Projecto Calhau

Assunto: Caldeiras

Familiares do Santo Ofício:Maço 20-diligência 498-1672(ano)

Manuel Caldeira, natural do Monte Xamiço(Crato?) filho de Pedro Fernandes e de Maria Caldeira,neto paterno de Pedro Fernandes e de Maria Cacheira, neto materno de Domingos Martins e de Maria Caldeira do Monte Chamiço.Casado com Catarina Dias ,natural de Gáfete(Crato) filha de João da Rosa e de Isabel Correia,neta materna de João da Rosa e de Catarina Dias ,neta materna de Pedro Dias Rovisco
e de Maria Matela de Gáfete.
Não tenho a certeza se este Manuel Caldeira será Canelas ou não.

Não sei se terá ou não a ver com os ascendentes de seu sobrinho.

Parece-me que li alguma habilitação respeitante a Caldeiras da Aldeia da Mata (Crato) mas não tenho presente a cota, penso terem a ver com os que são referidos a Alpalhão. Contudo, há outro ramo de Caldeiras de Alpalhão que não tem directamente a ver com aqueles. Há também H.S.O. a este respeito.

atenciosamente
fmcarita

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229708 | fmcarita | 18 mai 2009 22:32 | Em resposta a: #229500

Caro Luís Projecto Calhau


Identifiquei os ascendentes Caldeira do seu sobrinho são os Caldeira Alcoforado da vila de Nisa.Partihamos os mesmos ascendentes.

Carlos Francisco Carvalho, filho de Simão Luís de Cáceres e de Isabel de Carvalho ,naturais de Castelo de Vide, casou em Nisa em 1760, na freguesia do espírito Santo da vila de Nisa com Catarina Januária Alcoforado filha de João Semedo Delicado e de Maria Caldeira Louçoa.

Maria Caldeira Louçoa, filha de Manuel Caldeira Loução e de Catarina Dias Brochada, casou em 9.4.1725, na freguesia do Espírito Santo com João semedo Delicado filho de Pedro semedo Delicado e de Isabel Godinha.

Manuel Caldeira Loução, filho de Afonso Dias Loução , natural de Alpalhão e de Maria Alfaia, casou em 1701 na freguesia do Espírito Santo com Catarina Dias Brochada, filha de Manuel Dias Clavijo e de Maria Dias Brochado.

A Maria Alfaia, mãe de Manuel Caldeira Loução, é filha de Manuel Caldeira Alcoforado e de Maria Alfaia.( v.José Luís de Sampaio Torres Fevereiro,Uma Família da Beira Baixa, DisLivro,Lisboa ,2004,pgs,407-410)

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229712 | LProjecto | 18 mai 2009 23:50 | Em resposta a: #229708

Caro fmcarita,

Sou muito grato pelos elementos que enviou, contudo, não consigo relacioná-los com aqueles que respeitam à ascendência do meu sobrinho.

A linha a que me refiro é a que respeita à ascendência de D. Vicência Angélica de Sousa, que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=549802

Na bd Geneall constam só os seus avós, tanto paternos como maternos, mas através de uma pesquisa que fiz no ADPOrtalegre, há cerca de 3 anos, consegui recuar mais algumas gerações, que apresento da seguinte forma:

1. Manuel Inchado Rovisco, n. Alpalhão, c.c. Isabel Martins Jorrana, n. Alpalhão. Tiveram:

2. Dr. Manuel Henriques Delicado (formado em Coimbra), n. Alpalhão, c.c. D. Maria Caldeira Canelas, n. Alpalhão, a 15.1.1733 - Alpalhão, filha de Manuel Caldeira Canelas, lavrador da Aldeia da Mata - Crato, e de Teresa Mendes, da Aldeia da Lagoa ?! - Portalegre. Tiveram:

3. Cap. Rodrigo António Caldeira Canelas, que segue no Cap. II.
3. Dr. Manuel Caldeira Canelas, n. Alpalhão, c.c. D. Rita Joana Freire Subtil Garção de Miranda, n. Alpalhão, a 13.8.1763 - Alpalhão, filha de João Roberto Freire de Miranda (Cavaleiro de Cristo, Sargento Mor de Infantaria em Castelo de Vide, Tenente Coronel de Lagos por patente de 1774 (in Gayo), n. Setúbal, e de D. Maria Eugénia da Mota Subtil Garção, neta materna do Cap. António Subtil Garção e de D. Teresa Catarina da Mota. c.g.
3. Joana Bernarda Caldeira, n. Alpalhão, c.c. Pedro António Subtil Garção, n. Alpalhão, a 27.7.1762 - Alpalhão.

II

1. Cap. Rodrigo António Caldeira Canelas, n. Alpalhão, c.c. D. Joana Teresa de Andrade, n. Alpalhão, a 15.6.1762 - Alpalhão, filha do Cap. Manuel de Alfaia Rovisco de Andrade, n. Alpalhão, e de D. Maria Martins de Abreu, n. Alpalhão (viúva do Dr. António Luís de Carvalho), neta paterna de Bartolomeu Dias Alfaia e de Maria Rovisco (de Andrade?!), neta materna de Manuel de Abreu e de Catarina Rodrigues (?!). Tiveram:

2. Cap. José Manuel Caldeira Canelas, n. Alpalhão, c.c. D. Isabel Joaquina Caldeira, n. Nisa - Espírito Santo, filha de Carlos Francisco e de Catarina Januária. Tiveram:

3. D. Joana Teresa Caldeira Canelas, n. Alpalhão, c.c. José de Sousa Júnior, n. Alpalhão, filho de Florêncio José de Sousa e de Mariana Rosa Caldeira, neto paterno de António José de Sousa, n. Castelo de Vide (filho de António Lopes e de Isabel Maria) e de Maria Martins, n. Alpalhão (filha de Gregório Mourato e de Maria Martins), neto materno de João da Rosa Caldeira e de Ana Maria Bela, ambos de Alpalhão. Tiveram:

4. D. Vicência Angélica de Sousa (a tal, tetravó do meu sobrinho)
4. João Manuel Caldeira Canelas, s.m.n.
4. D. Maria José Caldeira Canelas e Sousa, c.c. Manuel Caldeira Bagorro, n. Alpalhão, filho de João Evangelista Caldeira Durão e de D. Catarina Caldeira Bagorro, todos de Alpalhão, a 19.8.1858 - Alpalhão. s.m.n.

São estes os elementos de que disponho. Confesso que não consultei outra documentação que não o F. Gayo e os paroquiais, pelo que será possível encontrar mais informação sobre esta gente, por exemplo, em eventuais habilitações ou testamentos (se é que os há).

Na verdade, já tinha consultado a obra "Uma família da Beira Baixa" na esperança de encontrar informação adicional sobre estes, mas não consegui fazer qualquer associação com os dados publicados, talvez por não ter um conhecimento profundo dos paroquiais da zona, visto ter feito o levantamento destes elementos numa passagem ocasional pelo ADP.

É neste sentido, que ficarei grato por qualquer "migalha" que permita recuar na ascendência daqueles que tenho como "fim-de-linha".

Reitero os meus agradecimentos pela gentileza da sua resposta.

Cumprimentos,
Luís Projecto calhau

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229721 | gmg | 19 mai 2009 00:07 | Em resposta a: #229708

Os CALDEIRA de Alegrete terão algum parentesco com os Caldeira que menciona de Nisa?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229742 | fmcarita | 19 mai 2009 10:49 | Em resposta a: #229721

Caro Luís

Não tenho dados que me permitam fazer a ligação entre os Caldeiras de Nisa e os de Alegrete.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229743 | fmcarita | 19 mai 2009 11:08 | Em resposta a: #229712

Caro Luís Projecto Calhau

Sobre o Dr.Manuel Henriques Delicado penso que existe uma habilitação para familiar do santo ofício. Já a li há muito tempo quando prcurava os meus ascendentes Delicado da vila de Alpalhão. A habilitação tem extractos ,salvo erro, de registos paroquiais hoje desaparecidos.Aí encontrará mais ascendentes sobre Manuel Henriques Delicado.Nas porvedorias de Portalegre deverá encontrar testamentos desta família.

Sobre os Sousas que refere não tenho informações.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229777 | ant.perestrelo | 19 mai 2009 18:23 | Em resposta a: #229708

Caro FCarita,

Existe descendência de Carlos Francisco Carvalho e de Catarina Alcoforado?

Tem por acaso informações sobre a descendência de José Tavares de Oliveira e de Antónia Josefa de Carvalho, casados em 9 de Setembro de 1750 em Nisa ?
Terão tido pelo menos Pedro António Carlos de Carvalho

tenho por entroncar numa familia Alva de Castelo de Vide o seguinte:

JOSÉ TAVARES e MARIANA JOAQUINA TAVARES,de Nisa,Espirito santo.Tiveram:

ANA JOAQUINA TAVARES DE ALVA,natl de Nisa. (Não consigo saber de onde vem este alva.)Casou com JOSÉ JOAQUIM VIDAL,filho de Francisco Xavier Vidal e de Brízida Margarida nts de Portalegre,S.Lourenço.Tiveram:

ANA baptizada na freg, espirito santo em 16 de Novembro de 1816.Padrinho Joaquim António Pires que tocou com o resplendor de Santo António e tocou com o manto de Santa Ana,Manuel de S.Tiago.Foi testemunha Joaquim Faustino e António Gonçalves Ramalhete.


ISABEL,bap Nisa em 28 de agosto de 1719, freg nossa senhora da graça, filha de diogo de sampaio caldeira e de isabel de alva. Sabe de quem é filha esta Isabel de Alva?



Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229788 | fmcarita | 19 mai 2009 19:56 | Em resposta a: #229777

Caro António Perestrelo

Penso que há descendência fora de Nisa do casal Carlos Francisco Carvalho e de Catarina Januária Alcoforado.

Desconheço decendência do casamento de Diogo de Sampaio Caldeira com Isabel de Alva. Desconheço a naturalidade de Isabel de Alva.

Deconheço decendência havida do casamento de José Tavares de Oliveira com Antónia Josefa de Carvalho.

Há outros ramos Tavares na vila de Nisa com geração.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#229815 | ant.perestrelo | 19 mai 2009 23:25 | Em resposta a: #229788

Caro Fm Carita,

obrigado pela resposta

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

BERNARDES e MIGUÉNS

#229920 | gmg | 20 mai 2009 19:48 | Em resposta a: #229788

Caro FMCarita,

Manuel Fernandes Bernardes e de Maria Domingas, casados na freg.ª de Nossa Senhora da Graça (Nisa) no dia 15.08.1637, constam no livro? E a sua respectiva ascendência?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: BERNARDES e MIGUÉNS

#229969 | fmcarita | 21 mai 2009 08:58 | Em resposta a: #229920

Caro Luís GMG

O casal Manuel Fernandes Bernardes casado com Maria Domingues consta de uma das entradas do Livro de Linhagens, a saber: Miguéns.
Sobre os ascendentes do casal nosso ascendente , só é possível fazer conjecturas a partir dos registos existentes na freguesia do Espírito Santo. Se for à Feira do Livro de Nisa, no dia 31 de Maio de 2009, terei muito prazer em falar consigo a esse respeito.
atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: BERNARDES e MIGUÉNS

#229990 | gmg | 21 mai 2009 13:33 | Em resposta a: #229969

Estou no Porto! Ser-me-á impossível deslocar-me a Nisa!!!
Quando o livro sair, poderá dizer-me as notas relativas a esse casal? Em que páginas? A Bibliografia do livro? Deixo-lhe o meu e-mail: genealogia_@portugalmail.pt onde poderá dizer-me mais coisas sobre este nosso casal ascendente.

Obrigado.
Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: BERNARDES e MIGUÉNS

#229993 | nutconcd | 21 mai 2009 13:57 | Em resposta a: #229969

Caro FMCarita,

Provavelmente, estarei em Nisa nesse fim-de-semana. A Feira começa a que horas?

Melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: BERNARDES e MIGUÉNS

#229995 | fmcarita | 21 mai 2009 14:02 | Em resposta a: #229990

Caro Luís GMG

Tudo o que lhe puder dizer sobre o casal nosso ascendente, resulta de conjecturas, resultantes do cruzamento de dados contidos, nos assentos paroquiais da freguesia do Espírito Santo da Vila de Nisa e de baptismos da freguesia da Matriz. As minhas conjecturas prendem-se com a existência de um filho do casal, chamado Sebastião Miguéns.A entrada do Livro de Linhagens onde o casal Manuel Fernandes Bernardes casado com Maria Domingues é Miguéns e não Bernardes. Estas conjecturas não constam do Livro de Linhagens.
Quando tiver o0s dados todos coligidos enviá-los-ei para o seu e-mail.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: BERNARDES e MIGUÉNS

#229999 | fmcarita | 21 mai 2009 14:59 | Em resposta a: #229993

Cara Maria da Conceição Valente de Moura

Dado disponível:
O lançamento do Livro de Linhagens da Vila de Nisa será pelas 17 horas do dia 31 de Maio de 2009.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: BERNARDES e MIGUÉNS

#230007 | gmg | 21 mai 2009 16:25 | Em resposta a: #229995

Caro FM Carita,

Lembrar-me-ei de o contactar no dia 31 de Maio!


Muito obrigado pela sua disponibilidade, em fornecer-me dados.

A V.Ex.ª, renovados cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

THEMUDO, de Portalegre

#230010 | gmg | 21 mai 2009 16:27 | Em resposta a: #229995

Caro FMCarita,

Terão os THEMUDO, alguma relação com Nisa?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: THEMUDO, de Portalegre

#230011 | fmcarita | 21 mai 2009 16:32 | Em resposta a: #230010

Caro Luís GMG

Há no Livro de Linhagens da Vila de Nisa 3 entradas de Temudos,a saber:
Temudo Delicado , Temudo Barrenho e Temudo de Almeida.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: THEMUDO, de Portalegre

#230081 | gmg | 21 mai 2009 23:04 | Em resposta a: #230011

Os nomes:

- MANUEL FERNANDES THEMUDO c.c. LEONOR DIAS
- MANUEL FRANCISCO FERNANDES THEMUDO c.c. MARGARIDA VAZ
- FRANCISCO VAZ THEMUDO c.c. MARIA RIBEIRO
- FRANCISCO VAZ THEMUDO (ou VAZ PORCALHO) c.c. MARIA GONÇALVES BOROA

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Jose de Bastos natural de Alpalhao

#230135 | djabaf34 | 22 mai 2009 14:04 | Em resposta a: #229743

Caro FMCarita

Também tenho uns ascendentes Delicado e Loução em Alpalhão, nomeadamente um Drº Serra de Pina casado com Maria Rebelo Delicado e uma das filhas casa com José Joaquim Loução ou Joaquim José Loução, séc. XVIII; se tiver alguma informação sobre os ascendentes destes Loução e Delicado agradeço. Faço, também, investigação genealógica no concelho de Portalegre, famílias Velez, Carrilho, Ferreira, Pina, etc.

Cordias cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: THEMUDO, de Portalegre

#230150 | FSA | 22 mai 2009 15:41 | Em resposta a: #230011

Caro confrade,
Para quem não pode ir tão cedo a Nisa, nem à referida feira do livro, o que deve fazer para adquirir o seu "Livro das Linhagens da Vila de Nisa"?

Cumprimentos,
Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

RE: THEMUDO, de Portalegre

#230155 | fmcarita | 22 mai 2009 15:59 | Em resposta a: #230150

Caro Fernando Serrão de Andrade

Depois do lançamento do Livro de Linhagens da Vila de Nisa no próximo dia 31 de Maio na 29ª edição da Feira do Livro, o mesmo encontra-se-à à venda nas livrarias, distribuido pela editora Colibri,.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#230462 | djabaf34 | 25 mai 2009 19:55 | Em resposta a: #228966

Caro FmCarita

Também tenho uns ascendentes Delicado e Loução em Alpalhão, nomeadamente um Drº Serra de Pina casado com Maria Rebelo Delicado e uma das filhas casa com José Joaquim Loução ou Joaquim José Loução, séc. XVII; se tiver alguma informação sobre os ascendentes destes Loução e Delicado agradeço. Faço, também, investigação genealógica no concelho de Portalegre, famílias Velez, Carrilho, Draque, Calado, Borralho, Miranda, Mexia, Ferreira, Pina, etc.

Cordias cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#230463 | fmcarita | 25 mai 2009 20:05 | Em resposta a: #230462

Caro Daniel Ferreira


Apareça no lançamento do Livro de Linhagens, no próximo dia 31 de Maio de 2009 ,na Feira do Livro de Nisa, pelas 17 horas na Bilioteca Municipal de Nisa.
Poderíamos trocar impressões sobre a familia Delicado de Alpalhão,entre outras.
atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#230469 | djabaf34 | 25 mai 2009 21:17 | Em resposta a: #230463

Caro FmCarita

Agradeço o convite, tenho interesse no Livro de Linhagens de Nisa, e pretendo adquirir um exemplar, vamos ver se será possível comparecer no lançamento. O meu interesse genealógico difunde-se um pouco por todo o norte alentejano, desde Portalegre, passando por Nisa, Alpalhão, Crato, Castelo de Vide, Marvão, Alegrete, até Monforte e Évora.

Cordiais cumprimentos,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#230559 | gmg | 26 mai 2009 22:45 | Em resposta a: #230462

Caro Daniel Ferreira,

Também tenho antepassados de Nisa, Castelo de Vide, Portalegre e Alegrete.

Seremos parentes?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#230603 | djabaf34 | 27 mai 2009 13:50 | Em resposta a: #230559

Caro Luís

Tenho ascendentes em Castelo de Vide, apelidos Matos, Carrilho, Draque, Pataca(s), etc., em Portalegre, Velez, Calado, Pina, Zuzarte, Ferreira, Morujo, Pais, Mendes, Mourato, etc. Se tiver alguns apelidos comuns diga.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#230647 | gmg | 27 mai 2009 23:07 | Em resposta a: #230603

Caro Daniel,

De Castelo de Vide:

-Mouzinho (passaram para Nisa casando com os Galeano - Mouzinho Galeano - e depois a Alegrete)
-Carrilho
-Curvello
-Maroco
-Bolada
-Mourato
-Silva (e não me recordo mais, pois estou a citar de memória)

De Portalegre,

-Mourato


De Alegrete (freg.ª de Portalegre)

-Velez

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#230864 | djabaf34 | 30 mai 2009 18:14 | Em resposta a: #230647

Caro Luís GMG

Em relação à família Mourato de Portalegre tenho os seguintes ascendentes, que ainda não tive oportunidade de investigar:

Luís Callado casou a 15/06/1808 na Freguesia de São Lourenço, Portalegre, com Maria de Alegria, ele filho de Manuel Martins Callado, nat. de S. Lourenço e de Ana Maria Serra nat. da Sé, desta cidade, e ela filha de José Mourato e de Joana Rita naturais desta cidade e desta freguesia.

Maria Joaquina Mourato, bap. a 01/08/1819 na freg. de S. Greg. do Reguengo, Portalegre, filha de Manuel Mourato, nat. da Ribeira de Nisa e de Jacinta Rosa Rodrigues nat. de São Lourenço, Portalegre; neta paterna de Gregório Mourato nat. da Ribeira de Nisa e de Rosa Maria, da mesma freg. e neta materna de Estevão Rodrigues nat. de São Greg. do Reguengo e de Antónia Margarida também da mesma freg.

Em relação aos Mourato, tenho mais uma linha, mas neste momento não tenho os apontamentos, quando os tiver deixo-os aqui no forúm, se o Luís tiver alguma informação extra a estes dados agradeço.

Cumprimentos,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

Mouratos

#230869 | gmg | 30 mai 2009 19:22 | Em resposta a: #230864

Caro Daniel Ferreira,

Veja o seguinte endereço. Estes são os Mourato, de Castelo de Vide:


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=106207#lista

É provável que haja algum parentesco entre os "meus Mourato" e os "seus", de Portalegre, mas de memória não consegui localizar alguma linha que tenha os nomes que identificou.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Lançamento do Livro!

#230907 | gmg | 31 mai 2009 12:56 | Em resposta a: #230011

Caro FM Carita,

Venho-lhe perguntar, dada a curiosidade, se já pode dispôr de alguns elementos: sobre os Mouzinho Galeano, sobre o nosso casal ascendente Bernandes e Maria Domingas (ou Domingues) e mais elementos. Deixo-lhe aqui novamente o meu e-mail: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos e obrigado,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#231145 | JPL | 03 jun 2009 00:26 | Em resposta a: #228966

Caro Amigo e parente Fmcarita,

Há já alguns anos que jantámos os dois na Portugália. Desde então que perdi o teu contacto, nunca mais consegui falar contigo. Como deves imaginar, estou interessadíssimo neste trabalho e agora, que já passou a data de lançamento, provavelmente, poder-me-ás informar se a Livraria Esquina, mesmo por baixo de minnha casa o tem à venda. Quando for a Aldeia da MAta, vou ver se arranjo um tempo para dar um salto a Nisa e bato À porta dos teus pais para ver se tenho a sorte de te apanhar lá.

Um abraço,

Zé Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#231170 | gmg | 03 jun 2009 12:10 | Em resposta a: #230463

Caro FM Carita,

Agradecia que entrasse em contacto comigo para saber dos parentescos entre Bernardes, Miguéns, Themudos, Galeanos e outros!

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Um abraço e cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#231188 | FSA | 03 jun 2009 14:25 | Em resposta a: #230463

Caro confrade,
Espero que a apresentação e venda deste seu livro, esteja a ser o maior sucesso.
Telefonei para as Edições Colibri e não têm notícia desse título. Meti "água" ou telefonei muito cedo?
Como sabe, quero adquirir esse livro. Como devo fazer para o comprar?

Cumprimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#231212 | fmcarita | 03 jun 2009 18:52 | Em resposta a: #231145

Caro José Pedro Leão

Lembro-me perfeitamente do dia em que jantámos na Portugália em Lisboa, foi uma tertúlia bastante agradável.
Não te sei responder se a livraria que referes terá o Livro de Linhagens da Vila de Nisa à venda.
A entrada respeitante aos Sampaios de Nisa vai interessar-te. Aí encontrarás novos ascendentes.
O livro foi escrito em parceria com o meu pai, João Maria Melato Carita.
Foi lançado no dia 31 de Maio de 2009 na Biblioteca Municipal de Nisa.
Penso que o mesmo estará à venda na Colibri, que se encarregará de o distribuir.Ontem , ainda se encontravam disponíveis em Nisa alguns exemplares.
Se vieres a Lisboa terei muito prazer em rever-te.

Aqui te deixo o meu e-mail:fmcarita@gmai.com

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#231213 | fmcarita | 03 jun 2009 18:59 | Em resposta a: #231188

Caro Fernando Serrão de Andrade

Boa tarde!

Agradeço, desde já, a gentileza das suas palavras.
Acho estranho que que as edições Colibri não tenham notícia do Livro de Linhagens da Vila de Nisa, já que o mesmo foi lançado no dia 31 de Maio de 2009, tendo estado presente o seu editor, Dr.Fernando Mão de Ferro.
Não sei se vive em Lisboa, mas poderá comprá-lo ou encomendá-lo na livraria Colibri sediada na Universidade Nova de Lisboa na Avenida de Berna.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do Livro!

#231214 | fmcarita | 03 jun 2009 19:03 | Em resposta a: #230907

Caro Luís GMG

Quando me for possível enviar-lhe-ei os dados sobre a família Bernardes, ainda que os mesmos resultem apenas de conjecturas minhas.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231216 | nuno27 | 03 jun 2009 20:11 | Em resposta a: #228966

Caro Filipe Carita,

Primeiro que tudo, os meus cumprimentos por se ter dedicado a estudar as famílias do Concelho de Nisa.

Gostaria de saber o seguinte:

se o "Livro de Linhagens da Vila de Nisa" trata a ascendência da família Gonçalves Ramalho de Meneses, das quais foi membro o almoxarife Ricardo José Gonçalves Ramalho de Meneses, que viveu no sec. XVIII em Amieira do Tejo.
Talvez o livro possa trazer esclarecer se é do ramo paterno Alfaia Galante - Dias Paciência (que seriam de Alpalhão?), se do ramo materno Gonçalves Ramalho (Amieira), que vem a ascendência Meneses.

Ainda sobre Amieira, o livro trata as seguintes famílias: Marchão, Bastos, Azeitado, Mandeiro, Liote, Braga, Rodrigues da Ribeira - Lima, Dias Feio, Artur, Muralha, Sertainho, Barrenho, Mouzinho, Dias da Fonseca - Olho do Sol, Matela, Basso, Martins Crus, Falcão, Lampreia, Borralho, Velez Tavares?

Gostaria ainda de saber se consta: De Alpalhão, José da Costa, n.c. 1735, filho de José da Costa e Maria Ferreira, ns. vila de Alpalhão.

Da vila de Nisa e Vila Flor:
António Miguens, n.c. 1710, filho de Manuel Miguens e Isabel Dias, ns. vila de Nisa, casado com Maria Carrilha, n.c. 1715/20, filha de Manuel Carrilho e Ana Martins, ns. de Vila Flor.

Os meus agradecimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231267 | fmcarita | 04 jun 2009 16:03 | Em resposta a: #231216

Caro Nuno Alves

As famílias que constam do Livro de Linhagens da vila de Nisa cerca de 50% são de Nisa, os restantes 50% dizem respeito a famílias extra-concelhias ou concelhias que se misturaram ao longo dos séculos com as naturais.

Só os Miguéns a que se refere fazem parte do Livro de Linhagens, aí encontrará os seus ascendentes nisenses.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231269 | nuno27 | 04 jun 2009 16:24 | Em resposta a: #231267

Caro Filipe,

Obrigado pela sua resposta.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231270 | fmcarita | 04 jun 2009 16:24 | Em resposta a: #231267

Caro Nuno Alves

Para lá dos Miguéns de Nisa, há outras pistas a aprofundar ...

Quais são os seus ascendentes Mandeiro, Falcão e Lampreia de Amieira do Tejo?

Eu tenho ascendentes Mandeiro em Amieira do Tejo que casaram em Nisa no século XVII, membros das familias Falcão e Lampreia de Amieira do Tejo casaram com Sampaios da vila de Nisa.

No Livro de Linhagens poderá encontrar pistas para aquelas familias.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231277 | gmg | 04 jun 2009 17:39 | Em resposta a: #231270

Caro FM Carita,

E o nosso casal Fernandes Bernardes - Maria Domingas (ou Domingues)?

Aguardo informação: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Miguéns e Bernardes da Vila de Nisa

#231306 | fmcarita | 04 jun 2009 22:53 | Em resposta a: #231277

Caro Luís GMG

Pensamos que a Maria Domingues casada com Manuel Fernandes Bernardes seja filha de Sebastião Miguéns e de Maria Domingues, que têm um filho António nascido na freguesia da Matriz de Nisa em 1620. Manuel Fernandes Bernardes poderá ser filho de outro Manuel Fernandes Bernardes casado em 1601 na freguesia do Espírito Santo de Nisa com Maria Dinis filha de Martim Dinis. Manuel Fernandes Bernardes casado com Maria Domingues em 1637 na freguesia da Matriz da vila de Nisa tiveram um filho chamado Sebastião Miguéns casado em 1668.
Tudo isto são conjecturas.


Atenciosamente
Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Miguéns e Bernardes da Vila de Nisa

#231314 | gmg | 04 jun 2009 23:55 | Em resposta a: #231306

Caro Filipe Carita,

A Maria Domingas ou Dominges casou no dia 15 de Agosto de 1637 na freguesia de Nossa Senhora da Graça (Nisa) com Manuel Fernandes Bernardes.

São conjecturas, como assim? Não há nada que o prove?

Obrigado,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Miguéns e Bernardes da Vila de Nisa

#231315 | gmg | 05 jun 2009 00:01 | Em resposta a: #231306

Maria Domingues (ou Domingas) casada com Manuel Fernandes Bernardes em 15.08.1637 tiveram uma filha BEATRIZ DINIS.

É compreensível o uso de Dinis numa neta deste casal ISABEL DINIS, ou RODRIGUES (que nós tratamos na nossa ascendência como Isabel Dinis Rodrigues).

Conseguiram encontrar alguma Beatriz, filha da Maria Domingues e do Manuel Fernandes Bernardes.

Esta BEATRIZ DINIS casou com Salvador Lopes em Nisa (Espírito Santo) em 16.05.1667.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Miguéns e Bernardes da Vila de Nisa

#231362 | fmcarita | 05 jun 2009 17:48 | Em resposta a: #231315

Caro Luís GMG

A única especulação prende-se com os pais do casal Manuel Fernandes casado com Maria Domingues, na medida em que o casamento de 1637 não dá pais. A sua ascendente Beatriz Dinis nasceu em 1652 na freguesia do Espírito Santo da vila de Nisa.

Atenciosamente
Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Miguéns e Bernardes da Vila de Nisa

#231395 | gmg | 05 jun 2009 22:24 | Em resposta a: #231362

Caro Filipe Carita,

Obrigado pela informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#231405 | zmcm | 05 jun 2009 23:25 | Em resposta a: #231145

Caro Zé Pedro:
Também eu perdi o teu contacto há já algum tempo...ainda tentei através da Zica Pereira Coutinho que até me deu o teu mail ( na altura) mas que por azar voltei a perder!
Espero que estejas óptimo, bem como a família, e aqui te deixo o meu mail:
jotamiguelcmatiasarrobasapopontopt.

grande abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#231407 | JPL | 05 jun 2009 23:30 | Em resposta a: #231405

Caro Zé Miguel,

Tens razão, tenho andado por fora. Espero que esteja tudo bem contigo.


Um abraço,

Zé Pedro

zepedroleaoarrobagmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento do Livro!

#231675 | gmg | 09 jun 2009 23:06 | Em resposta a: #231214

Caro Filipe Carita,

Fico a aguardar os elementos sobre os BERNARDES, de Nisa.

Obrigado.

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Miguéns e Bernardes da Vila de Nisa

#231684 | fmcarita | 10 jun 2009 10:20 | Em resposta a: #231362

Caro Luís GMG

Já respondi ao seu pedido.

Atenciosamente

Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231787 | nuno27 | 12 jun 2009 15:38 | Em resposta a: #231270

Caro Filipe,

Obrigado pela sua mensagem. As famílias Falcão e Lampreia aparecem como testemunhas em vários assentos dos meus ascendentes, mas a haver ligação directa ainda não encontrei. Interessa-me também a ligação que eles terão com os Metelos da Amieira.

Quanto aos Mandeiros, igualmente se vão relacionando com os meus ascendentes em Amieira, mas neste caso pelo menos tenho ligação directa comprovada:

Francisco Dias Liote Mandeiro, n.c. 1690, Amieira do Tejo.
Filho de Manuel Dias Mandeiro e Isabel Artur, n.c 1655
N. paterno de Francisco Dias Liote e Maria Mandeira, n.c 1625
N. materno de João Dias Feio e Maria Artur, n.c. 1625. Estes últimos devido aos nomes usados virão talvez da vila de Nisa, Alpalhão?

Relativamente ao seu livro, os meus cumprimentos!

Gostaria de lhe dizer que o consultei muito por alto e encontrei o meu ramo de Miguens.

Quero trazer-lhe mais informação:

ANTÓNIO MIGUENS, referido em Miguens II, fl. 269, casou na Amieira do Tejo em 24/06/1732, ambos solteiros, com MARIA RODRIGUES, fª de JOÂO RODRIGUES RUIVO, da vila de Amieira e de PASCOA MARQUES, do Outeiro, termo de Belver.

Não encontrei os filhos na Amieira. Estão em Nisa?

o referido ANTÓNIO MIGUENS voltou a casar, não em Amieira, talvez no Gavião (há falha nos livros de casamentos), ou terá sido em Nisa ou Vila Flor, com MARIA CARRILHA, filha de MANUEL CARRILHO E ANA MARTINS, de Vila Flor, e tiveram entre outros filhos, ISABEL DIAS MIGUENS, n. no Gavião em 1756, de quem descendo.

Segundo entendi:

1- ANTÓNIO MIGUENS

2- MANUEL MIGUENS (irmão de Catarina Figueiredo Franco)
3- ISABEL DIAS

4- FERNÃO DE FIGUEIREDO
5- MARIA MIGUENS
6- MANUEL DIAS COBRETA
7- MARIA INCHADA (que casou 2.ª vez com Gregório Dias Carita, seu antepassado?)

8- JOÃO DE FIGUEIREDO, casou em 1627 ?, com
9- MARIA CACHEIRA
10- DIOGO MIGUENS
11- ANA FERNANDES

18 - ? ÁLVARO DIAS CHARRO,
19- ? VIOLANTE RODRIGUES CACHEIRA

Agradeço-lhe que me possa verificar estes dados, e por favor se possível adiantar mais alguma coisa sobre os Inchados, Cobretas, e Francos?

Se preferir, posso enviar-lhe o meu e-mail pessoal.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231833 | nuno27 | 13 jun 2009 14:48 | Em resposta a: #231270

Aditamento à msg de 12-06-2009:

Caro Filipe,

Ainda sobre a família Falcão:

O Jerónimo Vaz de Brito, referido em Sampaio I, fl. 356 do seu livro, poderá ser o Dr. Jerónimo Vaz Falcão de Brito Lampreia (a maior parte das vezes só aparece com alguns dos nomes), referido em assentos paroquiais da Amieira no último quartel do séc. XVII, e filho do Cap. Mor Jerónimo Falcão de Brito.

O Dr. Jerónimo, casado com Maria Matela, terão sido pais do Dr. Manuel Vaz Falcão de Brito Lampreia, tendo este último casado na Amieira em 5/4/1695 com D. Maria Ferreira da Câmara.

O Dr. Manuel e D. Maria foram pais de Manuel Falcão de Brito Lampreia (referido por vezes como Manuel Falcão de Brito, o moço), tendo este ultimo casado na Amieira em 13/2/1714, com Isabel de Goes, de Amieira, filha do Pe. João de Goes de Almeida, que foi vigário na vila do Crato, e de Maria "Bicada".

Poderá encontrar mais informações no livro "Metellos de Portugal, Brasil e Roma", de M.A. Metello e J. C. M. Nápoles.

Existem outros Falcões na Amieira, mas não os consegui relacionar.

Relativamente aos seus Mandeiros de Amieira, esqueci-me de escrever na msg anterior, que se fôr do seu interesse poderei ver nos meus apontamentos se tenho alguma notícia.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#231933 | fmcarita | 15 jun 2009 12:52 | Em resposta a: #231833

Caro Nuno Alves

O Jerónimo Falcão de Brito referido no Livro de Linhagens é aquele que se refere.
Os dados pederão ser confirmados na sua habilitação para familiar de Santo Ofício, salvo erro de 1682, existente na Torre do Tombo.

Atenciosamente

Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#232198 | FSA | 18 jun 2009 14:07 | Em resposta a: #231933

Caro Confrade,
O seu livro não está à venda no Porto. Da Livraria Esquina, ficaram de entrar em contacto comigo logo que tivesse recebido algum exemplar - são pessoas sempre muito atenciosas - mas, a verdade é que ao fim de 18 dias, em vão, à espera, já me fez perder a esperança de que a sua obra venha a estar à venda cá por estes lados.
Como posso fazer para a adquirir? Como sabe, tenho enorme interesse em ter o seu livro, o que torna mais insustentável a espera.
Espero que compreenda o desabafo.
Com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

Norte de Portugal

#232200 | gmg | 18 jun 2009 14:24 | Em resposta a: #232198

Caro Senhor Fernando Serrão d' Andrade,

Vi que é do Porto.
Eu também vivo no Porto e com raízes a Nisa.
De facto, na "Esquina" são simpáticos e atenciosos.

Desculpe incomodá-lo, mas tem conhecimento de alguém (um investigador da zona de Chaves), ou sabe se há alguma publicação sobre umas Famílias Transmontanas?

Veja, se fizer o favor, estes dois tópicos:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=232108

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=232106

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=232109

Com os melhores cumprimentos, agradeço,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Norte de Portugal

#232204 | FSA | 18 jun 2009 15:22 | Em resposta a: #232200

Caro Senhor Luís GMG,
Tenho lido com muita atenção as suas intervenções e partilha de dados genealógicos. Também tenho assistido, "torcendo" para que tenha sucesso, às suas chamadas de atenção para o tema que me indica.
Lamento, mas não lhe posso ser útil pois não conheço nenhuma publicação sobre Famílias Transmontanas e, porque sou originário do Ribatejo, é nessa área geográfica que estão as minhas raízes e também, os meus "problemas genealógicos".
Já tinha notado que o Senhor é do Porto e que dos seus ilustríssimos ascendentes, se encontram também algumas famílias da elite de Nisa. Espero que possamos trocar informações sobre os costados dessa região. Para já, só conheço, e relativamente mal, parte dos meus, mas, a situação decerto será alterada após consulta ao livro que o nosso Amigo FMCarita escreveu.
Com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Norte de Portugal

#232211 | gmg | 18 jun 2009 20:23 | Em resposta a: #232204

Caro Senhor Fernando Serrão d' Andrade,

Muito obrigado pelas palavras amáveis que me dirigiu. Bem haja! Há muito tempo que não lia nada tão agradável sobre mim, os meus tópicos e intervenções! agradeço que esteja "ao corrente" dos meus tópicos! Eu sei quem sabe mais coisas, mas não o digo aqui. Talvez se nos encontrarmos no Porto, ou trocando e-mails Senhor Fernando Serrão d' Andrade, eu lhe diga quem é e até saiba como entrar em contacto com essas pessoas.

Coitados dos nossos avoengos.... Sabe-se lá que agruras terão sofrido, mesmo sendo da elite nisiense...

Também gostava de encontrar o livro, pois descendo também dos Galeano.

E tenho origens no Ribatejo também! Quer dizer, do distrito de Santarém...

A V. Exª a manifestação máxima do meu saudar,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Norte de Portugal

#232247 | gmg | 19 jun 2009 15:02 | Em resposta a: #232204

Infelizmente não tenho sorte nenhuma... Estou farto de alertar para os tópicos, sabendo que há pessoas que têm adendas e fazem "capelinha" das coisas...

Tenho pena que as coisas sejam assim, neste Fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Norte de Portugal

#232250 | gmg | 19 jun 2009 15:09 | Em resposta a: #232204

Caro Senhor Fernando Serrão d' Andrade,

Desculpe o desabafo. Nem sequer tenho legitimidade para o fazer a si, uma vez que não o conheço.

Se quiser manter contacto, avise-me.

Cumprimentos e obrigado,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#232253 | fmcarita | 19 jun 2009 15:16 | Em resposta a: #232198

Caro Fernando serrão de Andrade

Poderá encomendar o Livro de Linhagens directamente à editora Colibri.


Umabraço
Filipe Carita



P.S. Já tenho em Lisboa cópia do testamento de Brizida de Faria. Poderei enviar-lhe uma cópia se quiser.
Aqui lhe deixo o meu e-mail:
fmcarita@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Norte de Portugal

#232255 | FSA | 19 jun 2009 15:19 | Em resposta a: #232250

Caro Luís GMG,
Não tem nada que me pedir desculpa. A genealogia é, também, um dos meus interesses e estamos sempre a tentar chegar um pouco mais além.
Espero que tenhamos oportunidade de manter o contacto e, se for caso disso, trocar informações sobre costados comuns ou que sejam de mútuo conhecimento.

Com os meus cumprimentos e sincerios desejos de que tenha sucesso nas suas pesquisas,
Fernando Serão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Norte de Portugal

#232273 | gmg | 19 jun 2009 19:54 | Em resposta a: #232255

Caro Fernando Serrão d' Andrade,

Muito obrigado.

Espero que possamos trovar informações sobre dados de conhecimento mútuo. quem sabe o senhor não conhece alguém que me ajude em qualquer coisa e vice-versa. Infelizmente as coisas em genealogia, para muitos são "uma capelinha". Escondem-se coisas, e por coisas entenda-se documentos. Já me contaram que furtam deliberadamente processos (maços), misturam coisas nas caixas mais recônditas e menos pedidas para que nunca se encontrem as coisas... E alguns chegam a cortar fólios.

Enfim. É a gente que frequenta os Arquivos e Bibliotecas.

Como sabe moro no Porto. É mais fácil qualquer encontro para troca de informações.

Muito sucesso!
Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#232670 | dramalhete | 25 jun 2009 19:17 | Em resposta a: #228966

Caro F. M. Carita
Descendo de António Gonçalves Ramalhete, natural de S. Matias de Monte Claro, Nisa.
Gostava de saber se o livro abrange alguém desta família.
Ví que é mencionado um António Gonçalves Ramalhete como testemunha de um baptizado em 6 de Novembro de 1816, mas parece-me que não será o meu bisavô, visto que ele faleceu nos princípios do séc. XX, quando muito poderá ser o pai ou um familiar, mas tenho curiosidade de saber pelo facto de o nome ser o mesmo.
Cumprimentos
D. Ramalhete

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#233259 | fmcarita | 03 jul 2009 10:57 | Em resposta a: #232670

Caro D.Ramalhete
Bom dia!

Penso que o seu antepassado consta da entrada Ramalhete do Livro de Linhagens. Preciso de saber com quem está casado António Gonçalves Ramalhete.

Atenciosamente
Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#233267 | dramalhete | 03 jul 2009 12:37 | Em resposta a: #233259

Caro Filipe Carita

Em primeiro lugar quero agradecer a atenção dispensada.
António Gonçalves Ramalhete casou com Ana das Dores de Sousa Braga, natural de S. Victor, Braga, faleceu em 1930, filha do Comendador António José da Silva Braga e de Maria da Luz de Sousa.
Tiveram quatro filhos, a primeira (minha avó) nasceu em 1893.
Apenas sei que António Gonçalves Ramalhete faleceu em S.Tomé e Principe.

Atensiosamente

D. Ramalhete

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#234572 | Leote | 19 jul 2009 22:55 | Em resposta a: #231787

Caro cofrade Nuno Alves,

Tenho acompanhado as suas intervenções com a maior atenção. Estou muito interessado no apelido Liote que menciona diversas vezes na sua exposição.

Tem alguma informação adicional relativamente a este apelido/personagens em Nisa ou arredores?
A única que tenho é a seguinte: Nomeação em 01/01/1491 para Coudel da vila da Amieira, e na mesma data (?) para Inquiridor no Vimieiro [fonte: chancelaria D. João II].

Com os meus cumprimentos,
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#234576 | LProjecto | 19 jul 2009 23:30 | Em resposta a: #231787

Caro Nuno Alves,

Chamou-me a atenção um dos nomes que referiu na sua mensagem, João Dias Ruivo, que foi casado com Páscoa Marques. Por acaso também descende desse indivíduo?

O casal João Dias Ruivo e Catarina de Moura Lopes, esta com quem casou em segundas nupcias a 18.4.1724, é meu ascendente.

Ele era filho de Manuel Gonçalves Ruivo e de Catarina Rodrigues, ele natural da Amieira do Tejo e ela do Gavião, neto paterno de João Dias e de Maria Gonçalves Ruiva, neto materno de João Rodrigues Teigo e de Maria Lopes.

Ela, Catarina de Moura Lopes, era filha de Gaspar Mestre, n. N. Sr.ª das Mercês - Lx, e de Maria Lopes, n. Amieira do Tejo, neta materna de Manuel Lopes e de Catarina de Moura.

Em tempos equacionei a possibilidade, que ainda não descartei mas de que não consigo fazer prova, destes "Mouras", de Amieira do Tejo, se relacionarem com Álvaro Gonçalves de Moura, que foi Alcaide-mor da Amieira, que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=198769

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#234577 | LProjecto | 19 jul 2009 23:55 | Em resposta a: #234576

Caro Nuno Alves,

Por lapso referi Álvaro Gonçalves de Moura e indiquei link para Afonso Teles de Moura, este sim Alcaide-mor da Amieira, o que para o assunto em questão acaba por ser irrelevante, mas que não me contem de fazer tal reparo.

Já agora, que se considere também a referida "núpcias" acentuada.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#234704 | nuno27 | 21 jul 2009 21:38 | Em resposta a: #234572

Caro João Luís Esquível,

Obrigado pela sua mensagem e pela informação referente ao Liote Álvares, inquiridor de Vimieiro, pois só conhecia a referência à Amieira.

Sabe de que Vimieiro se trata? Pela lógica geográfica seria Arroiolos.

O facto de Liote Álvares viver em 1491, coloca-o numa excelente posição para ser ancestral dos Liotes que viveram na Amieira, nos séculos seguintes.

Devo dizer-lhe que os meus dados de Amieira estão em papel e ainda deve levar algum tempo a colocá-los na minha base de dados, por isso as informações que neste momento lhe posso trazer são muito escassas. Fiz pesquisas na freg. de Gavião sem encontrar qualquer Liote, julgo igualmente não existirem na vila de Nisa, nas nas freguesias vizinhas do conc. de Abrantes, parecem-me sim, muito limitados à vila de Amieira do Tejo, o que pode ser um ponto a favor da teoria acima. Os Liotes da Amieira parecem-me pessoas com alguma distinção, penso que existem alguns poucos ramos, mas não tive oportuindade de os pesquisar a fundo, nem de os relacionar.

O Liote Álvares acima poderia ser filho de um "Álvaro Eliot"? E como se entroncaria no que supostamente (segundo os genealogistas) teriam chegado de Inglaterra (ou Escócia) um século antes?

E o João Luís saberá me dizer como se relacionam com os Liotes Algarvios. São todos ramos de um mesmo tronco. Gostaria muitíssimo de ouvi-lo.

Tenho a acrescentar, que relativamente a esta região Norte Alentejana, me tem dado constante sensação (somente uma teoria, sem fundamento documental), que existirão várias famílias cujas origens serão à semelhança dos Liotes (tendo ou não origem nas personagens dos nobiliários) de origem estrangeira, inglesas, alemãs, italianas, etc. que com o tempo forão aportuguesando o nome, ou originando outros apelidos hoje um pouco estranhos. Mas poderá haver uma explicação mais simples do que esta.

Os melhores cumprimentos e aguardo um deste dias o seu comentário.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#234713 | nuno27 | 21 jul 2009 22:19 | Em resposta a: #234576

Caro Luís Projecto, como está?

Muito obrigado pela mensagem que me enviou, e pelas informações que acrescentou.

Se o João Dias Ruivo que menciona, e que me parece lógico, for o por mim referido como João Rodrigues Ruivo, casado com Pascoa Marques, então seremos primos por ambos descendermos de João Rodigues Teigo e de Maria Lopes, da vila de Gavião.

O Luís descende pela filha Catarina Rodrigues c.c. Manuel Gonçalves Ruivo, que tiveram o referido João Rodrigues/Dias Ruivo c.c. Pascoa Marques, esta do Outeiro, Belver, não é assim?
Estes tiveram como filha Maria Rodrigues, a 1.ª mer do meu antepassado, por outro ramo, António Miguens, referido em msg anterior, e da qual não descendo, e que tive oportunidade de referir ao iniciador deste forum, em msg anterior.

O João Rodrigues/Dias Ruivo casou 2ª vez, diz o Luís, com Catarina de Moura Lopes, com origem materna Lopes e Moura na Amieira. Desejo acrescentar que tenho antepassados na Amieira, e que me parece possível a sua teoria sobre a ligação ao alcaide.
Em concreto, existem umas famílias na Amieira das quais penso descender e que parecem andar próximas dos Mouras: Basso, Afonso, Martins Crux.

Voltando um pouco atrás:

Eu, descendo de uma outra filha do casal João Rodigues Teigo e Maria Lopes, chamada Maria Lopes Miguens, que deu origem aos Pires Miguens, da vila de Gavião.

Caro Luís, espero pelos seus comentários, perdoe-me no entanto se não lhe responder imediatamente, mas devido aos afazeres profissionais, não consigo dedicar mais tempo a este imenso prazer que é a genealogia.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Ruivo - Amieira do Tejo

#234721 | LProjecto | 22 jul 2009 00:29 | Em resposta a: #234713

Caro Primo Nuno Alves,

É sempre um enorme prazer quando descobrimos, sobretudo nos meandros deste fórum, mais um parentesco.

Lamento a confusão que possa ter criado com o João Dias Ruivo e o João Rodrigues Ruivo, pois na verdade trata-se efectivamente de João Rodrigues Ruivo – é assim que consta nos meus apontamentos, e não me pergunte onde fui buscar o apelido “Dias”, pois não lhe saberia responder. Tenho, inclusivamente, apontado o casamento com Páscoa Marques, aliás, como disso fiz referência na minha última mensagem. Por acaso não tenho a naturalidade de Páscoa Marques. Posso, todavia, adiantar-lhe que João Rodrigues Ruivo faleceu na Amieira do Tejo a 11.7.1753, Manuel Gonçalves Ruivo, seu pai, faleceu em 8.10.1718. A sua mãe, Catarina Rodrigues, natural do Gavião, faleceu na mesma freguesia a 17.11.1734.

Quanto à linha que me liga a esta gente:

João Rodrigues Ruivo e Catarina de Moura Lopes tiveram, pelo menos, um filho chamado Marcos Moura, n. 25.4.1728 – Amieira do Tejo, que foi morar para a Aldeia de S. Gregório (hoje transformada numa aldeia de turismo rural, situada no sopé da Serra D´Ossa), da freguesia de Rio de Moinhos – Borba, por lá casou a 7.6.1761 com Rosaria Maria, n. Rio de Moinhos – Borba, filha de Manuel Lopes (também conhecido como “O Lapinha”, filho de outro Manuel Lopes e de Maria Álvares), n. Castelo de Vide, e de Brites Maria, n. Rio de Moinhos.
Marcos e Rosária tiveram, pelo menos quatro filhos, entre os quais uma Mariana de Jesus, a mesma que consta em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=999438
Que, curiosamente, casou com Manuel Pereira, também este natural da Amieira do Tejo e migrado para Rio de Moinhos.
Na verdade, desconhecia o facto de João Rodrigues Teigo e Maria Lopes terem sido pais de uma Maria Lopes Miguens, o que suscita a possibilidade do apelido “Miguens lhe advir pela via materna, ou seja, a mulher de João Rodrigues Teigo deveria descender, ainda que não usasse tal apelido, de “Miguens”.

Gostaria de conhecer a sua linha ascendente até João Rodrigues Teigo, se preferir poderá contactar-me através de: luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com
E não se preocupe com o prazo de resposta, os afazeres profissionais são prioritários, como o compreendo…

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa. PARABÉNS

#234722 | gmg | 22 jul 2009 00:35 | Em resposta a: #233259

Exmos Senhores Filipe e João Carita,

Adquiri a vossa Obra e dou-vos os meus sinceros parabéns!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#234727 | Leote | 22 jul 2009 00:56 | Em resposta a: #234704

Caro Nuno Alves,
Obrigado por responder. Os liotes dos algarves, tenho-os mais ou menos controlados. O mais antigo documentado que tenho é um Fernão Leote que nasce antes de 1498 na região de Santarém, provavelmente Pernes e vai morrer a Tanger. Antes disso nada sei de concreto. Infelizmente ainda não consegui VER documentação que verifique aquela hipótese que vem publicada em vários livros segundo a qual vêm de Inglaterra, ou Escócia mais concretamente.

Além destes de que lhe mandei informação, ainda tenho mais nomes (alentejanos?) que não enquadro de maneira nenhuma nas minhas árvores (africano-algarvias).

(1) Um que aparece citado como segue : (...) "nomeando como interino o juiz ordinário Francisco Álvares Liote, homem da sua parcialidade. À chegada do novo governador e ouvidor, Liote foi submetido a devassa, permanecendo contudo inume e incólume no seu posto, pois respondeu com um levantamento e um motim de naturais da terra, (...) Isto passa-se em 1652 em Cabo Verde. (!) Verifica a sua teoria do Álvares Liote, apesar de eu não lhe saber a proveniência.

(2) Um tal Francisco Liote Correia, que aparece num testamento datado de Outubro de 1645 em Elvas, e

(3) Um outro, Cap. Manuel Liote aparece também num testamento datado de Maio de 1763, também em Elvas, mas 120 anos depois. Em conjunto com este clarificam a identidade:
(…) “No dia 29 (Julho de 1766) escrevi ao Cap. Manuel Liote de Matos Marreiros a Elvas para me comprar o tomo Clenardi Epistolarum Libri duo, que me constou haver em uma livraria que se vende naquella cidade, tinha comprado a livraria um tratante de livros, chamado Recivo? e já tinha vendido o Clenardo sem saber a quem”. - Trata-se da obra de Nicolau Clenardus: Epistolarum libri II quorum posterior jam primum in lucem prodit, Antuerpiae, ex. offic. Chr. Plantini, 1566, 2. t. in 8º.

(3) E por último (de momento…) o autor desta história:” Vida, e morte de hum coelho, morto pela serenissima Princeza dos Brasis, o qual coelho foy embalsamado por Monsieur Liote” Não sei quem seja….

Cumprimentos,
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#235578 | IsabelFont | 02 ago 2009 22:11 | Em resposta a: #234721

Caro Confrade
Luís Calhau,

Presumo, por este tópico, que conhece bem as gentes do Alentejo, nomeadamente com este apelido: Miguéns

O senhor em referência, nasceu algures em Elvas, presumo que terá frequentado o Conservatório em Lisboa (apenas uma presunção) pois foi para Moçambique, e foi professor de Canto Coral no antigo liceu Salazar em Maputo (ex-Lourenço Marques) e foi também Regente e Maestro da orquestra do Rádio Clube de Moçambique, na época dos anos 40 (1940 - 1950 ??). Parece que faleceu também em Elvas.
Foi casado com uma tia de meu marido Alice de Sousa Teixeira, natural de Moçambique.

Será que me pode ajudar com alguns dados, ou isto é tudo muito vago para si?
Já agora, Elvas pertence a que Arquivo Distrital?

Grata pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Elvas

#235593 | gmg | 03 ago 2009 00:33 | Em resposta a: #235578

Elvas, distrito de Portalegre!

Resposta

Link directo:

RE: Elvas

#235594 | IsabelFont | 03 ago 2009 00:53 | Em resposta a: #235593

Caro confrade
Luís GMG,

Depois de fazer esta pergunta, soube que existe um Arquivo Municipal de Elvas; agora fico sem saber onde pode estar esta informação!
Mas obrigada, na mesma!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Ramalho Meneses, Amieira

#235626 | asgodinho | 03 ago 2009 13:37 | Em resposta a: #231787

Caro Nuno,
Não sei se terá elementos para me poder ajudar. Se puder agradeço.
Tenho um Manuel Dias Mandeiro c.c. Maria Miguéns Galaxa em Amieira em 29.07.1714.
É filho de oureo Manuel Dias Mandeiro c.c.Isabel Fernandes.
A minha dúvida é se esta Isabel Fernandes será a sua Isabel Artur, o que poderia levar a que o meu primeiro MDM fosse irmão do seu Francisco Dias Liote Mandeiro.
Os padrinhso do casamento foram Francisco Dias Leote e Gregório de Moura.

Quero dizer-lhe que o 2º casamento do António Miguéns com Maria Carrilha foi em 20.07.1738 em Vila Flor.
Deste casamento nasceu Anastácia Carrilho ou Martins, que, viúva de Felicianno Rodrigues casou em 25.05.1775 com João Marques Xorra, em Arês. Tenho dúvidas sobre a identidade da Anastácia que não sei se terá nascido Maria. Tem alguma informação?

Os melhores cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Samuel Eduardo Nunes Miguéns

#235630 | LProjecto | 03 ago 2009 14:29 | Em resposta a: #235578

Cara Maria Isabel Fontoura,

Gostaria de ajudá-la mas, lamentavelmente, não disponho de qualquer elemento em relação aos indivíduos que referiu. Parte da documentação respeitante ao concelho de Elvas encontra-se depositada no A.D.Portalegre, a outra parte no A.M.Elvas, talvez o Confrade Rui Jesuíno a possa elucidar melhor em relação a esse assunto.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Elvas

#235633 | gmg | 03 ago 2009 15:31 | Em resposta a: #235594

Cara Maria Isabel (permita-me que a trate assim),

De facto há um Arquivo em Elvas com documentação que deveria estar incorporada no ADPortalegre.

Dependendo da época ou da freguesia, pode estar em Elvas ou em Portalegre!

Sugiro que contacte primeiro Portalegre!

Um abraço,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#235787 | nuno27 | 05 ago 2009 22:36 | Em resposta a: #235626

Caro António Godinho,

Como está?

De acordo com as pesquisas que fiz, os por si citados Manuel Dias Mandeiro c.c. Isabel Fernandes são distintos do casal Manuel Dias Mandeiro c.c. Isabel Artur.

Mas serão parentes próximos:

Manuel Dias Mandeiro Liote, filho de Francisco Dias Liote e de Maria Mandeira
c. a 18/09/1675, Amieira (Testms: o Cap. Mor Jerónimo Falcão de Brito, de Amieira e Miguel Brás, morad. Vila de Arez)
com Isabel Artur, filha de João Dias Feio, já falecido e de Maria Artura
Todos moradores na Amieira.

Manuel Dias Mandeiro, filho de Manuel Dias Mandeiro e de Maria Gamita
c. a 10/08/1681, Amieira (Testms: Manuel Marchão Preto e Manuel Dias Mandeiro, moradores vila Amieira)
com Isabel Fernandes, donzela, filha de António Dias Feio e Isabel Fernandes, já falecidos
Todos moradores e naturais de Amieira.

No casamento que refere em 1714, como testemunhas aparecem Francisco Dias Liote (não lhe consigo dizer com toda a certeza se se trata de Francisco Dias Liote Mandeiro) mas se for o que refiro será cunhado de Gregório de Moura, por este se ter casado em 3/3/1707 com Maria Artura, filhos ambos de Manuel Dias Mandeiro Liote e de Isabel Artur.
A acrescentar Gregório de Moura era filho de João Basso de Carvalho e de Isabel Moura.
----
Gostaria de lhe perguntar se descende dos referidos Manuel Dias Mandeiro e Maria Miguéns Galaxa?
----
Obrigado pela informação sobre o 2.º casamento de António Miguéns com Maria Carrilha, que agora com a sua preciosa ajuda se vê estar em Vila Flor.
Posso perguntar se tem nas suas notas a informação das testemunhas deste casamento? E se não for pedir muito verificar se encontrou alguma informação sobre os pais de Maria Carrilha, n.c. 1715/20, filha de Manuel Carrilho e Ana Martins, supostamente nats. de Vila Flor.

Obrigado igualmente pela informação da Anastácia Carrilho ou Martins. Esse Feliciano Rodrigues era de onde, sabe? Não tenho nota de todos os filhos de António Miguéns e Maria Carrilha, como tal neste momento não posso ajudar a clarificar a questão Maria/Anastácia.

Atenciosamente,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#235902 | asgodinho | 07 ago 2009 13:48 | Em resposta a: #235787

Caro Nuno

Agradecido pela sua resposta e contributos.

Então os meus ascendentes serão ocasal MDM c.c.Maria Gamita? Por acaso não tem informação que torne esta mais sustentável?

De facto descendo do casal Manuel Dias Mandeiro c.c Maria Miguéns Galaxa, pela filha Maria Mandeira, Bapt. 11.09.1716 em Amieira e casada em 2as núpcias com Carlos Pires de Morais de Amieira.

As testemunhas do casamento de António Miguéns com Maria Carrilho foram: Pedro Soares e Manuel Mendes Marques, ambos de Vila Flor.

Os pais de Maria Carrilho foram Manuel Carrilho de ?Nisa e ?Ana Martins Grilo de Amieira. Não tenho assento de nascimento de Maria Carrilho.

Quanto ao Feliciano Rodrigues, como a viúva casou em Arez, presumo que seja natural desta vila, mas não é de descartar a possibilidade de Gavião, Vila Flor ou Amieira.

Melhores cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#236375 | nuno27 | 13 ago 2009 10:48 | Em resposta a: #235902

Caro António,

Desculpe a demora na resposta à sua questão.

De acordo com a pesquisa, que efectuei há algum tempo na freguesia de Amieira, há uma consistência nos nomes e tempo em que ocorre o casamento de Manuel Dias Mandeiro e Isabel Fernandes. Se porventura não estivesse este casmento e só estivesse o do casal Manuel Dias Mandeiro e Isabel Artur, poderia dar-se o equivoco, que penso não existir neste caso.

Não pesquisei a fundo esta família, mas se houver algum filho de MDM e IF, com o apelido Gamito, poderá ser um ponto a favor da linha que lhe enviei.

Devo também dizer-lhe que Manuel Dias Mandeiro, viuvo de Isabel Fernandes casa em Amieira 8/11/1706, com Catarina Fernandes (viúva de Sebastião Dias Braga).
Também Maria Miguens Galaxa, viúva de Manuel Dias Mandeiro (o filho), casa em Amieira 3/5/1721, com Salvador Rodrigues (víuvo de Maria Toscana).

Gostaria de acrescentar que tendo consultado recentemente outros tópicos sobre esta região, reparei que tanto o António Godinho como o Filipe Carita descende também de António Miguéns. Folgo em saber que este nosso antepassado deixou muita descendência.

Obrigdo pelos dados dos pais de Maria Carrilho: Manuel Carrilho de Nisa e Ana Martins Grilo de Amieira.
Descendo de Grilos de Gavião, mas não conhecia que também os houve na Amieira.
Relativamente ao Manuel Carrilho de Nisa, e como este é de Nisa, poderá dizer-me se tem mais dados, pois não encontro no livro escrito pelos Carita. E tambem sobre Ana Martins Grilo, se possível.

Ainda sobre a Maria Miguens Galaxa, cujo pai seria Manuel Dias Estrada, quero acrescentar que seriam seus avós paternos Manuel Estrada e Maria Dias, de Atalaia, Gavião dos quais sou descendente, assim como outros participantes nestes fóruns, e que os mesmos terão nascido c. 1640.

Os melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

Figueiredo

#236469 | shadlan | 14 ago 2009 12:12 | Em resposta a: #228966

Poderia informar-me se a família Figueiredo está presente nesse livro?

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#236643 | asgodinho | 16 ago 2009 15:52 | Em resposta a: #236375

Caro Nuno

Saúde!

Obrigado pela sua paciente resposta.

Não sei se lhe interessa mas o casamento Salvador Rodrigues/Maria Toscana foi em Amieira a 11.08.1697. São meus ascendentes.

Sobre Maria Carrilho e seus pais não sei mais nada. A informação que lhe enviei consta do assento de baptismo de Maria? Anastácia? em Vila Flor em 08.04.1739. Também não encontrei referências no Livro dos Carita.

Agradeço a informação sobre Maria Miguéns Galaxa. Tenho indicação de que a mãe é Maria Miguéns (de Amieira?, de Atalaia ?) mas não tenho ascendentes nem data de casamento. Setiver agradeço.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

Miguens, Galaxos

#236702 | nuno27 | 17 ago 2009 16:25 | Em resposta a: #236643

Caro António,

Desta vez consigo responder-lhe em menos tempo.

Primeiro que tudo, obrigado pelos dados acerca do casal Salvador Rodrigues e Maria Toscana.

Sobre os pais de Maria Miguens Galaxa: Não tenho o seu casamento.

Mas tenho o 2.º casamento do pai Manuel Dias Estrada "morador em Vila Flor" e "víuvo de Maria Miguens" (ver nota adiante), filho de Manuel Estrada e Maria Dias do lugar de Atalaia, que casou em 17/12/1710, vila de Amieira (testms: Antº de Bastos e Manuel Dias Pereira), com CATARINA FERNANDES, como diz na lateral do assento, e não Isabel Fernandes, como diz no próprio assento, e "viúva de Manuel Dias Mandeiro, moradora nesta vila" e filha de André de Bastos e Maria Fernandes. Atenção: isto segundo as conclusões que tirei.

Nota sobre a mãe de Maria Miguens Galaxa: não terá o nome de Maria Miguens, como diz o assento acima referido, mas sim ISABEL MIGUENS. Julgo que o pároco fez nestes assentos uma série de confusões...
O nome Isabel Miguens é confrmado na maior parte dos assentos dos netos nascidos na Amieira, filhos de Salvador Rodrigues e de Maria Miguens Galaxa.

Nestes assentos também se diz que a avó Isabel Miguens terá nascido na vila de Amieira, mas nunca consultei estes baptismos e não posso confirmar.

Outra hipótese de naturalidade de Isabel Miguens será VILA FLOR, (onde terá nascido a filha e aonde morou com Manuel Dias Estrada), pois estou estou em crer de já ter visto referências aos GALAXOS como sendo dessa vila.

----

Voltando à Amieira, tem conhecimento de certo Dr. João Rodrigues Braga, da vila de Amieira, cerca de 1740?

Obrigado e melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Miguens, Galaxos

#236861 | asgodinho | 19 ago 2009 23:05 | Em resposta a: #236702

Caro Nuno

Os meus agradecimentos.

Sobre o Dr. João Rodrigues Braga:
O apelido não me era estranho. Estive a dar uma vista de olhos a uma Monografia sobre "Amieira do Antigo Priorado do Crato"de Tude Martins de Sousa e Francisco Vieira Rasquilho. Como todas as monografias tem as suas falhas. O mais próximo que encontrei foi Dr. Manuel Rodrigues Braga.

1º- (pág. 54) Em 1760 residiam na Rua do Açougue o "Pe Manuel Rodrigues Ribeiro com seu irmão (?) o dr.Manuel Rodrigues Braga"

2º- (pág 484) "...a vereação nomeou em 2 de Julho de 1751 o dr. Manuel Rodrigues Braga, morador e natural da mesma vila, para o lugar de médico do partido"(penso ser uma espécie de médico residente, pago pelo Estado)"com o ordenado de 30$000 réis por ano, nomeação esta que D. José I confirmou por provisão de 23 de Fevereiro de 1752, em vista da informação dos oficiais da Câmara e de representação do clero nobreza e povo."
E não vi mais nada.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Miguens, Galaxos

#237037 | asgodinho | 21 ago 2009 23:07 | Em resposta a: #236702

Caro Nuno

Perante estas 3 situações, ou tenho um grande nó na cabeça ou diga-me que a nº3-Catarina Fernandes/Isabel não é sempre a mesma:

2 -Manuel Dias Estrada c.c.
3 - Catarina Fernandes (Isabel Fernandes) viúva de Manuel Dias Mandeiro em 17.12.1710
4 -Manuel Estrada
5 - Maria Dias
6 -André de Bastos
7 -Maria Fernandes


2- Manuel Dias Mandeiro, viúvo de Isabel Fernandes c.c.
3 -Catarina Fernandes, viúva de Sebastião Dias braga em Amieira a 8.11.1706


2 -Manuel Dias Mandeiro c.c.
3 - Isabel Fernandes em 10.8.1681
4 - Manuel Dias Mandeiro
5 - Maria Gamita
6 - António Dias Feio
7 - Isabel Fernandes


Não há pressa.È para quando puder.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Miguens, Galaxos

#237228 | nuno27 | 24 ago 2009 11:26 | Em resposta a: #236861

Caro António,

Obrigado pela sua atenção.

Vou analisar os dados que me enviou.

Nuno

P.S. vou responder igulamente à outra msg que me enviou.

Resposta

Link directo:

RE: Miguens, Galaxos

#237230 | nuno27 | 24 ago 2009 11:33 | Em resposta a: #237037

Caro António,

De facto estas ligações familiares são complexas, daí que eu tenha feito um esquema em papel, na tentativa de tornar mais clara a forma como se relacionam estas pessoas.

Como julgo não ser possível colocar ficheiros aqui no forum, peço-lhe o favor de me indicar , se assim o desejar, o seu e-mail, para que lhe possa enviar o ficheiro com o esquema.

Melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Miguens, Galaxos

#237315 | asgodinho | 25 ago 2009 00:51 | Em resposta a: #237230

Caro Nuno
Agradecido:asgodinhoarrobasapo.pt

Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Miguens, Galaxos

#237605 | asgodinho | 27 ago 2009 17:55 | Em resposta a: #237230

Caro Nuno

Grato pela resposta.
De acordo com os dados de que dispunha e os que me indicou também faço a mesma leitura. O seu esquema está muito bem feito. Eu não tinha a teia organizada, estava a ver os dados em paralelo, mas confirmo.
Agora era bom se tivésemos o assento de casamento da Isabel Miguéns, mas tem de ser antes de 1710, data do 2º casamento do marido; e também alguns assentos de baptizado. Destas personagens não tenho nenhum.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Ruivo - Amieira do Tejo

#238378 | fmcarita | 07 set 2009 11:22 | Em resposta a: #234721

Caro Luís Projecto Calhau


Descendo de João Rodrigues Ruivo, natural de Amieira do Tejo , e de Páscoa Marques de Belver. Desconhecia o 2º casamento de João Rodrigues Ruivo com Catarina de Moura Lopes.
Sabe onde se encontrará o 1º casamento de João Rodrigues Ruivo com Páscoa Marques?

atenciosamente
Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues - Carrilho - Martins - Arês/Amieira/Vila Flor

#247996 | asgodinho | 18 jan 2010 19:43 | Em resposta a: #238378

Caros confrades

Além da pesquisa nos paroquiais, nos mormons e também no livro do confrade Filipe Carita, não tenho conseguido chegar aos meus "Carrilho" oriundos de Nisa.
As dificuldades começam com:
-(85) Bapt. de Anastácia Carrilho, viúva de Feliciano Rodrigues que casou com João Marques (Xorro ?) em 25.05. 1775 (Arês)
- (171) Maria Carrilha de Vila Flor que casou em 20.07.1708(Vila Flor) com António Miguèns (de Nisa)
- (342)Manuel Carrilho (Nisa)
-(343)Ana Martins Grilo (Amieira).

Encontrei um assento de Bapt de "Maria", de 27.03.1739. Será a Anastácia, ou uma irmã .

Agradeço ajuda

António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila do Gavião?

#248062 | Pedro França | 19 jan 2010 23:52 | Em resposta a: #228966

Caríssimos:

É pena não haver uma obra semelhante para o concelho limítrofe do Gavião.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#270944 | asgodinho | 19 fev 2011 18:32 | Em resposta a: #236375

Caro Nuno

Tudo bem? Espero que sim.

Estive a rever este assunto. Continua a não ter elementos sobre a Anastácia/Maria? viúva do Feliciano Rodrigues que casou em Arez com João Marques Chorro filho de João Marques ? e de Maria Teresa Mota ?
Lembro que desconfiava que a Anastácia fosse a Maria batizada em Vila Flor em 08/04/1739. também houve outra irmã,Isabel, batizada em 24/01/1743.
Se tiver, agradeço

Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#270991 | nuno27 | 20 fev 2011 14:22 | Em resposta a: #270944

Olá António, como está?

Continuo a não ter elementos sobre a Anastácia. Assim que eu puder voltar a pesquisar estes ramos, não me vou esquecer de procurar a sua Anastácia.

Por enquanto digo-lhe que dos filhos de António Miguens e Maria Carrilha (casados em 20/07/1738, Vila Flor, como o António me indicou) tenho apontado:

- Rosália/Rosária (1746, Gavião)

- Ana (c. 1748/1750, Gavião)

- Eugénio (1754, Gavião)

- Isabel (1756, Gavião), que será Isabel Dias Miguens, da qual descendo

- Manuel (1760, Gavião)

É portanto possível que a Anastácia se encontre num destes intervalos temporais.

E se me permite uma opinião pessoal, sem certezas nenhumas, apenas uma opinião, penso que é mais provável querer-se mudar o nome de Anastácia para Maria, do que de Maria para Anastácia. Assim tenho visto nalguns casos, por os jovens na altura dos crismas não se sentirem confortáveis com o nome com que os baptizaram, muitas vezes com nomes um fora do comum. Deixo a ideia de que Anastácia é um nome comum, embora não tão comum como Maria.

Prometo não me esquecer do seu pedido e espero não demorar a responder-lhe.

Um abraço,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#271008 | asgodinho | 20 fev 2011 18:13 | Em resposta a: #270991

Olá Nuno

Obrigado pelo interesse.

Abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#271024 | lmvp | 20 fev 2011 23:01 | Em resposta a: #271008

Caro António Godinho
Vi hoje com interesse este tópico, e curiosamente nos meus ascendentes de Tolosa; Nisa, tenho:

A 18.09.1698, o casamento do Capitão Manuel de Almeida Preto, com Margarida Dias, moradores em Tolosa, ele filho de André de Almeida e de Brites Rosa e ela filha de Manuel Dias Mandeiro e Maria Menhãs.

A 08.08.1707, o casamento de António Feio Matelo (de Gafete), filho de Diogo Dias Braga e de Maria Matelo, com Maria Capão, filha de João da Rosa e de Maria Capão.

Dada a semelhança de apelidos, peço a vossa ajuda para mais alguma informação.
Cumprimentos,
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#271226 | asgodinho | 23 fev 2011 17:57 | Em resposta a: #271024

Caro Luís
Desculpe a demora na resposta.
As minhas notas sobre os Mandeiro estão neste tópico, nas intervenções de 3,7,21 de Agosto de 2oo9.

De Tolosa tenho:
Domingas Gonçalves Godinho B.07.12.1692, filha de Manuel Vaz e de Catarina Gonçalves Godinho. Destes não tenho casamento,batiz. ou ascendência.
Tenho ainda em dúvida - Maria Gonçalves Abóbora, mulher de João Rodrigues Serrano, filha de Bartolomeu Dias Abóbora e de beatriz (Álvares??Gonçalves??), estes de Amieira, pelo menos casaram lá.

Se tiver alguma coisa a acrescentar, agradeço.
Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#272410 | nuno27 | 13 mar 2011 13:01 | Em resposta a: #270944

Caro António,

Tenho boas notícias para si! Encontrei a sua Anastácia! Por erro meu, por ter lido mal o assento da 1.ª vez que o consultei, li ANA em vez de ler ANASTÁCIA. Peço desculpa pela informação errada que lhe transmiti anteriormente.

Então é assim:

Dos filhos de António Miguens e Maria Carrilha (casados em 20/07/1738, Vila Flor, como o António me indicou) tenho:

- Rosaura (b. 14/3/1746, Gavião)

- Catarina (b. 22/3/1749, Gavião)

- ANASTÁCIA (b. 16/6/1750, Gavião, Padrs: João Chambel, soltº, filho do Cap. Domingos Chambel e Maria, solteira, filha de João Dias Cabeça,de Degracia Fundeira, Gavião)

- Eugénio (b. 22 ou 26/8/1754, Gavião),

- Isabel Maria (b. 14/3/1756, Gavião), que será Isabel Dias Miguens, da qual descendo

- Manuel (b. 19/7/1760, Gavião)


Há algumas questões que se levantam. Onde estarão os assentos de baptismo de outros possíveis filhos de António Miguens e Maria Carrilha? Entre 1738 e 1746 não aparecem nos livros de Gavião. Amieira? Nisa?

Relativamente ao 1º casamento, em 1732, em Amieira, de António Miguens com Maria Rodrigues, sei que não se encontram filhos deste casal nos livros de Amieira. Mas o "Livro de Linhagens da Vila de Nisa", pg. 269, menciona uma filha Luísa Rodrigues Miguens, que casou com João Gonçalves Cegonho. Onde nasceu Luísa ou algum irmão? Nisa?

Um abraço,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#272617 | asgodinho | 16 mar 2011 00:10 | Em resposta a: #272410

Mas que grande tiro, Nuno.

Muito obrigado. Teve um gosto especial saber da minha Anastácia.

Quanto aos outros filhos do António Miguéns e da Maria Carrilho tenho nota de:
- Isabel, bat. em Vila Flor a 24.01.1743. Foi padre frei Manuel Rodrigues Fialho e padrinhos Manuel Marchão ??Preto?? da Falagueira e Maria, filha de Amaro Gonçalves de Amieira.

- Maria, bat. em Vila Flor a 27.03.1739.Padre:frei Manuel Rodrigues Fialho e padrinhos Manuel Nunes de Amieira e Teresa, filha de João Freire de Vila Flor.

Quanto aos filhos do 1º casameto de António Miguéns não tenho informação.Mas tenho uma nota que não sei onde fui buscar que este casamento foi em Amieira ????? em 24.06.1732.

Mais uma vez, obrigado e um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Mandeiro, Liote, Artur, Feio, Carrilho, Miguens

#285492 | Coronel | 24 ago 2011 01:22 | Em resposta a: #272617

Caro Confrade

Também descendo do casal António Miguens e Maria Carrilho(a), por sua filha Isabel (* em Vila Flor).

Por casualidade, ao efectuar uma pesquisa aleatória, deparei com este tópico, que acabou por corroborar dados que já possuía e acrescentar outros.

Acabei de pesquisar nos paroquiais do Gavião, onde nasceu o seu filho João em 5-8-1767 e não encontrei o seu casamento com José Dias Cabeça (* na Degracia Fundeira-Gavião).

O de sua irmã Maria, lá está, em 14-2-1763 (cc Silvestre Lourenço).

Deduzo assim que a Isabel poderá ter casado em Vila Flor, antes da família se estabelecer na Degracia Fundeira.

Terá o confrade a possibilidade de "ver" se o seu casamento se realizou efectivamente em Vila Flor?!

Ficar-lhe-ia muito grato pelo favor.

Ao seu dispor. Cordiais cumprimentos


Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#292714 | QUICO1970 | 11 dez 2011 23:12 | Em resposta a: #233259

Caro Sr. FMCarita !

Não o conheço pessoalmente,mas tenho de lhe dar os Parabéns pelo seu livro - Livro de Linhagens um mapa de identidades das Edições Colibri/Câmara Municipal de Nisa-

Comprei este livro talvez no começo de 2010 ou até mesmo quase no final de 2009 numa livraria no C.C.Dolce Vita em Miraflores.

Na altura comprei-o pois estava na montra e como tenho ascendentes em Alpalhão e tb Nisa despretou-me curiosidade.

Só quando o comprei era com o intuito de descobrir a linhagem de um Antepassado meu de Apelido SUBTIL, e como tb nessa altura ainda estava muito verde em relação a esse Apelido ( e continuo a estar,pois encalhei no assento de Baptismo).

O seu livro ficou pendente na estante até há coisa de uns meses atrás.

Comecei a investigar o Ramo da Minha Bisavô Maria Rufina de Almeida Pescada- Filha de João Charrinho Pescada e de Mariana de Almeida Baço Rufino Como se pode ver no Assento de Batismo/Nascimento (N:12-02-1858,B:15/02/1858) : PT-ADPTG-PRQ-PNIS04-01-12B_m0359

Para não estar a maçá-lo pois a escrita já vai longa é só dizer que na próxima geração tanto posso ir pelo paterno como materno ou seja ela é filha de José da Graça Rufino x Maria da Cruz Venâncio

Despeço-me com elevada consideração

P.S.: Desde que começei a folhear o seu livro ainda não parei e ainda não conclui

Mas só para lhe dar um exemplo, eu cada vez que surge um elemento da familia pertencente aos apelidos que vêm no seu livro ponho uma marca, conclusão está o livro cheio de marca.

exemplos :Basso,Bizarro I,Caixado,Caldeira I,Carolo III,Cebol(ais),Charro/Charrinho,Conde(ssa),Cousinho,Dinis Marquês,Faria Mourato,Figueredo I,Godinho II,Marques,Melato,Miguéns I,Miguéns III,Pescada,Reisinho,Ribeiro/Ribeirinho,Semedo Bugalho,Silva I,Temudo de Almeida,Temudo Barrenho,Tremoço,

Com os melhores cumprimentos

Francisco José Ramalho Ribeiro Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#292739 | fmcarita | 12 dez 2011 14:22 | Em resposta a: #292714

Caro José Subtil

Boa tarde!

Agradeço, desde já, as suas gentis palavras, a respeito do Livro de Linhagens da Vila de Nisa, escrito em parceria com o meu pai João Maria Melato Carita. Se necessitar de qualquer esclarecimento não deixe de me contactar através do Fórum.

Atenciosamente

Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#292745 | QUICO1970 | 12 dez 2011 14:58 | Em resposta a: #292714

Caro Sr. Fernando Carita !

Desde já muito obrigado por tão prontamente responder à minha mensagem aqui no forum.

Este livro para mim tém imenso valor, não só pelo tema tão fascinante que contém como tb pelo facto de conter informações valiosas

a respeito dos meus antepassados.

Já quando era miudo (com os meus 15,16 anos) pensava em fazer uma árvore genealógica da família.

Agora com 41 anos é que me veio de novo o gosto por este tão fascinante tema .

As tecnologias atuais permitiram-me no arranque da minha investigação genealógica e apercebi-me que realmente é um trabalho

que envolve imenso tempo disponível,imensa paciência mas sem dúvida um trabalho que vale a pena.

Por isso dou imenso valor à investigação contida nesse fantástico livro e já agora se não é abuso da minha parte, um dia quando

houvesse oportunidade gostaria se possivel que me autogravasse o livro

Com os melhores cumprimentos

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#297064 | LPinho | 12 fev 2012 19:25 | Em resposta a: #248062

Caro Filipe Carita:

Descendo do casal Manuel Dias (filho de Simão Dias e de Maria Boto) e de s.m. Maria Inchada (filha de Manuel Biscaia e de Maria Inchada) casados em Nisa a 6 de Setembro de 1676 e aparentemente todos naturais dessa vila. Por acaso não tem informações complementares sobre a ascendência destes meus ascendentes?

Cumprimentos.

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#300901 | Patu | 26 mar 2012 17:18 | Em resposta a: #228966

Olá

O meu nome é Patrícia Marques, e retomei recentemente a minha pesquesia da minha árvore genealógica.
Eu procuro informações sobre a familia Courela de Nisa, não tenho a certeza se será mesmo de Nisa ou não, As informações que me levam a crer que sim são as seguintes; A minha bisavó chamavasse Maria da Graça Courela, nasceu em Póvoa e Meadas em 1883, os pais dela eram João da Graça Courela e Maria França que se casaram em Póvoa e Meadas em 1881, o Pai do João da Graça Courela, chamavasse Joaquim da Cruz Courela e nasceu na Vila de Nisa ( não sei precisar o ano) ele era casado com Maria Paula, o casamento foi celebrado também em Póvoa e Meadas, mas ele nasceu em Nisa, daí eu achar que seja da dita Vila. Gostaria de poder confirmar se há alguma informação dessa familia.

Desde já agradeço toda a ajuda.
Patrícia Marques

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#319440 | lugar | 20 dez 2012 17:16 | Em resposta a: #233267

boa tarde D.Ramalhete
poderá dar-me o seu endereço? tenho algumas informações sobre Antº Gonçalves Ramalhete de Braga, anos 80 de 1800. não sei se lhe interessa

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#319483 | dramalhete | 21 dez 2012 12:30 | Em resposta a: #319440

Boa tarde.
Claro que me interessa alguma informação sobre António Gonçalves Ramalhete.
Muito obrigado.
D.Ramalhete

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#319507 | lugar | 21 dez 2012 23:08 | Em resposta a: #319483

se me puder indicar um contacto de email, agradecia.
Reconhece o nome D. Ana Maria Cristina Mendes Ramalhete (1880)?
L.

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#319517 | dramalhete | 22 dez 2012 01:43 | Em resposta a: #319507

Sim reconheço o nome de Cristina Mendes. Pode contactar-me para ramalhetebarbosaarrobaguêmailpontocom. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#320200 | dramalhete | 05 jan 2013 02:44 | Em resposta a: #319507

Caro L.
Sempre tem informações de A. G. Ramalhete e Cristina M. Ramalhete?

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#361815 | raul salgueiral | 24 set 2015 15:10 | Em resposta a: #229572

Caro confrade,


Será que Manuel Dias Alfaia casado com Luísa Miguéns Delicado em 23.11.1732 tem alguma ligação à sua família?

Obrigado

raul salgueiral coelho

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#362021 | raul salgueiral | 01 out 2015 15:46 | Em resposta a: #229712

Caro Luis Projecto Calhau

Nos meus elementos o Dr. Manuel Henrique Delicado cc Maria Caldeira Canelas e teve uma filha Catarina Maria Caldeira Delicada (b.13.06.1735).

Será a informação é coerente e será que informação sobre os ascendentes.

obrigado

raul

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#365066 | ruiarias07 | 13 jan 2016 04:46 | Em resposta a: #228966

De Alpalhão tenho:

Biscaias

- O meu ancestral João Biscayo, filho de António Correia de Carvalho e Maria Biscaya, entre 1663 e 1692, casou 4 vezes, isto é enviuvou 3 vezes! Descendo do 4º casamento dele com Maria da Costa, todos da Vila de Alpalhão, através de um filho também de nome João Biscayo. Este ultimo casou 2 vezes, descendendo eu do seu 2º casamento com uma escrava de Castelo de Vide de nome, Catarina Mouzinho, filha de Maria Rosa, ambas de Castelo de Vide, w que teve carta de Alforria por morte da sua Dona, Isabel Mendes mulher do Capitão Baltazar Mouzinho Leal, de quem penso que Catarina era filha. O casamento entre João Byscaio e a Escrava Catarina Mouzinha ocorreu incrivelmente na Igreja de São Lourenço de Portalegre,esquisito à data da época sendo a nubente de Castelo de Vide, e o nubente da Vila de Alpalhão.

Tenho muito interesse nestes Biscaias, que avaliar pelos óbitos, tinham muitos escravos. Mas sobretudo o meu interesse recai mais sobre os Correia, caso tenham alguma informações agradeço visto que só existem livros de casamentos até 1662.

Para além dos Biscaias tenho ainda muitos dados sobre Dias Mãos-Cheias, e alguns sobre Martins e Rodrigues.

Alguma coisa que possa ajudar, enviem e-mail!

Muito Agradecido.

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#365068 | ruiarias07 | 13 jan 2016 05:53 | Em resposta a: #228966

De castelo de Vide tenho:

- Martins Raposo/Barrento
- Lopes de Menna
- Pires Mouro
- Borbas
- Crespo

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#368577 | Pedro SP | 24 abr 2016 23:04 | Em resposta a: #228966

Caros confrades,

Procuro ascendência da família Moura da vila de Nisa, século XIX e XVIII, alguém sabe se no livro consta informação sobre esta?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#368689 | NISGM | 28 abr 2016 11:31 | Em resposta a: #368577

Caros confrades,

Há Mouras Rosas, p. 278.

Iniciam-se com o casal João de Moura Rosa e Maria Luís, naturais de Monte Claro (São Matias). Que tiveram João de Moura Rosa e Manuel Luís de Moura.

O João de Moura Rosa casou-se, 1781, com Maria Luísa, na paróquia do Espírito Santo. Tem descendência indicada até cerca de 1900.

Já Manuel Luís de Moura casou-se, 1782, com Luísa Francisca Alfange, na paróquia do Espírito Santo. Tem descendência imediata indicada, mas sem desenvolver além de 1813.

Se indicar nomes concretos posso ver se lá estão.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#368933 | IsabelFont | 03 mai 2016 14:27 | Em resposta a: #368689

Boa tarde
Confrade

Será que nesse livro consta o apelido Miguéns?
Coloquei há muito uma mensagem para conhecer ascendentes de Samuel Miguéns.
Copiando a referida mensagem:
" Presumo, por este tópico, que conhece bem as gentes do Alentejo, nomeadamente com este apelido: Miguéns

O senhor em referência, nasceu algures em Elvas, presumo que terá frequentado o Conservatório em Lisboa (apenas uma presunção) pois foi para Moçambique, e foi professor de Canto Coral no antigo liceu Salazar em Maputo (ex-Lourenço Marques) e foi também Regente e Maestro da orquestra do Rádio Clube de Moçambique, na época dos anos 40 (1940 - 1950 ??). Parece que faleceu também em Elvas.
Foi casado com uma tia de meu marido Alice de Sousa Teixeira, natural de Moçambique.

Será que me pode ajudar com alguns dados? - inclusivé nascimento e óbito, além de ascendentes?

Grata pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#368959 | NISGM | 03 mai 2016 23:44 | Em resposta a: #368933

Cara Maria Isabel,

Há Miguéns, sim. São três os ramos de Minguéns descritos pelos autores.

Mas apenas numa das linhas de um desses ramos se chegará ao século XX - ao ano de 1910.

Terá de identificar melhor o referido indivíduo e retroceder nos ascendentes até pelo menos à primeira metade do século XIX:


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#369923 | brugo | 27 mai 2016 15:42 | Em resposta a: #368577

Caro Pedro,

Eu descendo de uma família Moura e Moura Rosa, de Nisa.
Talvez possamos trocar alguma informação?

Cumprimentos,

Bruno de Moura

Resposta

Link directo:

Livro de Linhagens da Vila de Nisa

#369927 | Pedro França | 27 mai 2016 16:56 | Em resposta a: #228966

Boa tarde, confrades genealogistas.
Era bom que esse espírito presidisse a um trabalho do género para a vila limítrofe do Gavião. Eu sou desde logo um dos principais interessados.

Tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 20:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen