Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Regiões

Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229086 | fmcarita | 12 mai 2009 12:24

Núcleo Eclesiástico de Évora- habillitações de genere :

Ordens do Evangelho

João Alcoforado, natural de Nisa
data: 1637
Francisco de Abreu Boto, natural de Nisa
data: 1686


Ordens Menores


João de Abreu, natural de Nisa
data:1686

Gostaríamos de saber se algum genealogista do fórum tem trabalhado estas habilitações e saber se as mesmas nomeiam ou não, para al´em dos pais dos habilitandos os seus respectivos avós.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de É

#229103 | JCC | 12 mai 2009 14:25 | Em resposta a: #229086

Sugiro-lhe o contacto directo com António Carlos Janes Monteiro que fez o tratamen to exaustivo da HG do ADE.

Pode encontrar o site dele em:

http://janesmonteiro.planetaclix.pt/

ou escrever-lhe para:

janesmonteiro@sapo.pt

Telef. /Fax: 266707904

Telem.: 934280841

Cumprim,entos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de É

#229113 | fmcarita | 12 mai 2009 15:40 | Em resposta a: #229086

Caro João Cordovil Cardoso


Agradeço a sua pronta resposta à solicitação feita.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229545 | jataide | 16 mai 2009 22:53 | Em resposta a: #229086

Encontrei - Ordens do Evangelho:
Nisa/Portalegre
João Alcoforado...Gonçalo Alcoforado...Maria Themuda Maço 14 nº140 ano 1637

Francisco de Abreu Botto...Manuel de Abreu...Maria Botta Maço 38 nº353 ano 1686

Não localizei o João de Abreu

Manuel Pires Motta ...Manuel Pires Motta... Maria Dias Maço 45 n.393 1739

Cpts

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229552 | fmcarita | 17 mai 2009 00:09 | Em resposta a: #229545

Cara Manuela Aleixo

Agradeço ,desde já, as suas informações.
Leu os processos em questão?
Sabe se os mesmos processos referem testemunhas da vila de Nisa ou outros padres habilitados da mesma família?
Os registos respeitantes às habilitações de genere em questão são omissos em relação aos avós dos habilitandos?

Se necessitar de informações sobre famílias de Nisa, disponha.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229559 | jataide | 17 mai 2009 02:37 | Em resposta a: #229552

Cara fmcarita,

Lamento, mas só tenho os índices. Vinha, justamente, informá-la de que já localizei o outro:

João de Abreu...Manuel de Abreu... Maria Bota Maço 26 Nº814 ano 1686

Ordens Menores

Não posso garantir, mas acho que de Nisa nos índices não há mais nada. No entanto, há mais "Themudos" , Botos/Botas noutras localidades. Se precisar, diga-me.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229570 | fmcarita | 17 mai 2009 11:16 | Em resposta a: #229559

Cara Manuela


Uma vez mais agradeço o seu precioso contributo.



atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229660 | fmcarita | 18 mai 2009 13:28 | Em resposta a: #229545

Cara Manuela Aleixo


Ordens Menores:

André Semedo-Mação -1652

Necessito de saber os pais de Andre Semedo para ver até que ponto estes Semedos possam ter a ver ou não com os Semedos de Nisa.

Seria importante perceber a distribuição geográfica deste apelido.

atenciosamente

fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229725 | jataide | 19 mai 2009 00:15 | Em resposta a: #229660

fmcarita,

Não o encontro. Tem a certeza que está no ADEv? Não vejo nada de Mação.

Lamento!

Cpts

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229749 | fmcarita | 19 mai 2009 12:54 | Em resposta a: #229725

Cara Manuela

A habilitação que procuro é das Ordens Menores.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229829 | jataide | 20 mai 2009 02:10 | Em resposta a: #229749

fmcarita


Ufaaaaaaaa!!! Não se deixava encontrar!

André Semedo # Manuel Vicente Salgueiro # Maria Semeda .......Maço 12 nº 428 1652


São de Genere.


Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229862 | fmcarita | 20 mai 2009 14:02 | Em resposta a: #229829

Cara Manuela

Muito obrigado pelas suas preciosas informações.
atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#229894 | AlexandreP | 20 mai 2009 17:50 | Em resposta a: #229829

Boa tarde, Cara Confreira e demais Confrades

Se não visse inconveniente, e uma vez que se me afigura dominar a matéria em questão, solicitar-lhe-ia informações sobre a habilitação de genere de um antepassado: Pde. Frei Luís Paes Teles, que nasceu nos coutos de Évora em 1677, foi pároco em Alter do Chão e em 1718 vestiu o hábito da Ordem Militar de S. Bento de Avis.

Agradeceria toda a informação que visse por conveniente facultar-me.

Grato pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#230164 | jataide | 22 mai 2009 17:13 | Em resposta a: #229894

Caro Alexandre Pais,

Já vi e revi e não o encontro. Estará, talvez, noutro Arquivo. Eu só tenho os índices do Arquivo de Évora.

Também tenho "Paes" e "Teles" na minha ascendência.

Sempre que precisar, disponha!

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#243055 | jataide | 28 out 2009 19:36 | Em resposta a: #229570

Caro Filipe Carita,

Tenho ascendentes em Serpa de apelido "Guinapo" (os mais antigos ca de 1620) e verifiquei que no Genea há dois registos em Nisa, pelo que lhe pedia que me informasse se encontrou nos paroquiais de Nisa alguma família com este apelido.

Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#251575 | IsabelFont | 14 mar 2010 01:24 | Em resposta a: #229559

Cara confrade Manuela,

Partindo do principio de que ainda frequenta este fórum, venho perguntar-lhe se poderá consultar os índices que tem, no sentido de verificar se constam das Ordens Menores ou Hab. Genere, alguém de apelido Fialho Prego e se dele constam os respectivos Pais.

Grata desde já pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#251638 | Cunha e Sá | 14 mar 2010 22:24 | Em resposta a: #229894

Caro confrade Alexandre Paes,

Em 1970, pouco antes de morrer o meu tio Mário Saa, instituiu no Ervedal, concelho de Avis uma fundação a que deu o nome de sua mãe Maria Leonor Paes Telles; "Fundação Paes Telles", nessa altura tentou agregar todos os seus parentes num manuscrito; Uma genealogia a que deu o nome "Os Paes Telles da Província do Alentejo". Voltou no fim da vida ao estudo da genealogia assunto que o havia interessado nos anos 1910-1920.
Já nessa altura não encontrou o processo de Frei Luis Paes Telles, que teve o "Benefício Curado" na matriz de Galveias, a "Meia Anata", e a autorização para usar apenso no hábito a "Cruz de Ouro da Ordem Religiosa e Militar de São Bento de Avis", tudo isto pode consultar no site da Torre do Tombo on line.
Passados 30 anos também eu o procurei o seu processo em Lisboa e em Évora, só não fui ainda ao Arquivo da Casa de Bragança, pois poderá lá haver qualquer coisa, (não no podemos esquecer que a sua primeira paróquia foi Alter do Chão), vila da Casa de Bragança, e esta casa podia nomear párocos nas terras da sua jurisdição.
Quanto a essa genealogia manuscrita dos Paes Telles, já a tenho toda em suporte informático e estou à medida das minhas disponibilidades de tempo, a data-la e a actualiza-la, presumo que seja dos Caldeira Paes, de Seda, gostaria de contar com o seu auxilio para completar até à actualidade o seu ramo.

Com os meus cumprimentos
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#251913 | JCC | 19 mar 2010 12:01 | Em resposta a: #251638

Caro Hugo

Li, com curiosidade, o texto inicial desta tua resposta em que se refere que o referido Padre nasceu "nos coutos de Évora".

Nunca ouvi este termo referindo-se a Évora... Todavia, já a ouvi, por exemplo, relativa a Alcobaça. Ora, existindo uma Évora de Alcobaça, será que ele nasceu nos "coutos de Évora de Alcobaça"? Nesse caso o processo poderia estar em Lisboa e não em Évora.

O que achas desta nova pista?

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#252148 | jataide | 24 mar 2010 14:26 | Em resposta a: #251575

Cara Maria Isabel,


Para facilitar a consulta, peço-lhe alguns elementos: datas ou locais.

As habilitações são três livros organizados por datas: Sec XVI a XIX.

Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#252180 | IsabelFont | 25 mar 2010 12:54 | Em resposta a: #252148

Cara confreira Manuela,

Pois que não sei muito.
Locais: até quanto sei seria Reguengos de Monsaraz, Vidigueira.
Datas: século XIX, XVIII, para já - já que há confrades aqui do fórum que têm o problema de o apelido desaparecer?!
Os nomes que tenho na minha base de dados: Leonardo Mendes Fialho Prego, Manuel ? Fialho Prego e por enquanto não tenho mais!

Desde já grata pela sua atenção.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#252184 | jataide | 25 mar 2010 14:23 | Em resposta a: #252180

Cara Maria Isabel,


Com os elementos disponibilizados, irei pesquisar.

Aguarde resposta.

Cpts

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#252463 | jataide | 30 mar 2010 17:17 | Em resposta a: #252180

Cara Maria Isabel,


Demorei mais algum tempo, mas pesquisei os três livros na sua totalidade, não encontrei nenhum "Prego Fialho", no entanto, localizei o que a seguir discrimino, que penso que talvez valha a pena consultar, uma vez que existem Fialhos em Portel (eu própria tenho uma ascendente em Portel - Maria Fialho, com descendência em Reguengos, Caridade etc):
ADÉvora
Miguel do Vale fº. de Francisco Vogado e Antónia Prega....Portel...Ordens Menores...Maço 93 / Nº. 1460...Data 1718

Cumprimentos

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#252473 | jataide | 30 mar 2010 20:20 | Em resposta a: #252180

Cara Maria Isabel,


Esqueci-me de lhe dizer que há informação (alguma) no TTonline. Há registos sobre um Manuel Fialho Prego (1914) oficial da Fazenda Pública em Mourão PT-H-RGM/0/3/4056, bem como D.Hab. de um José Fialho Prego - PT-TT-TSO/CG/A/8/1/15/37.
o ADSetúbal tem também vários registos, entre eles um de 1953 "Herdeiros de Bento Fialho Prego".

Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#252495 | IsabelFont | 31 mar 2010 10:41 | Em resposta a: #252473

Cara confrade Manuela,

Muito obrigada pelas suas indicações.

Por acaso o registo no TTOnline sobre Manuel Fialho Prego (1914) já tinha visto e já pedi cópia ao TTOnline.

Agora, a outra sobre José Fialho Prego (habilitação para o Santo Ofício). realmente não vi, nem as de Setúbal. Também se calhar é porque não consigo sempre aceder ao TTOnline. Não sei bem porquê: se é por uma questão de horário ou problemas no servidor, ou meus - eu pesquiso muito mais á noite!

Obrigada pelos seus 2 "posts".
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#257284 | mpra | 26 jun 2010 01:32 | Em resposta a: #230164

Caros Confrades,

Gostaria de saber se é possível ajudarem-me com duas inquirições de genere. Infelizmente não percebo nada de como funcionam ou onde se encontram.

Os primeiros são dois padres de nome António Paes de Faria, o primeiro aparentemente nascido por volta de 1550, Beja, e o segundo nascido por volta de 1615 em Beja, Paróquia do Salvador. O primeiro foi prior da Matriz de Beja, o segundo em 1655 estava em Montemor-o-novo na Paróquia de Nossa Senhora do Bispo.

Pde. Francisco de Salles Ximenes (da Penha e Requezens), do hábito da Ordem de S.Bento de Aviz, beneficiado em Santo Aleixo da Restauração e natural da vila de Moura. Nascido por volta de 1790/1800.

Pde. Martinho José Raposo, ao que parece natural de Moura, e nascido por volta de 1800.

Obrigado,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#257288 | mpra | 26 jun 2010 02:02 | Em resposta a: #230164

Corrijo
quatro inquirições de genere.
Dois dos padres tinham o mesmo nome.

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260448 | mpra | 13 ago 2010 17:24 | Em resposta a: #230164

Cara Manuela Aleixo,

Poder-me-ia ajudar com as informações que coloquei na mensagem de 26.6.2010 às 01:32?

A habilitação do primeiro António Paes/Pais de Faria (por vezes apenas António Paes/is), terão decorrido no século XVI. Foi prior da Matriz do Salvador de Beja

A habilitação do segundo António Paes/is de Faria (por vezes só António Paes/is) na primeira metade do século XVII, sei que foi reverendo do Colégio Universitário da Madre Deus de Évora e esteve também na Matriz de Montemor-o-Novo.

Francisco de Salles Ximenes já era padre e dispensou habilitação a freire professo da Ordem de São Bento de Avis, beneficiano em Santo Aleixo da Restauração, o seu processo será do primeiro terço do século XIX.

Martinho José Raposo ter-se-á habilitado na primeira metade do século XIX.


Peço-lhe desculpa pelo incómodo.

Antecipadamente agradecido,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260487 | nuno27 | 14 ago 2010 11:03 | Em resposta a: #229545

Cara Manuela Aleixo,

Muito agradeço qualquer ajuda que me possa indicar.

Já há algum tempo que tento localizar onde estarão as Habilitações de genere, relativas a pessoas naturais do Concelho de Gavião (freguesias de Atalaia, Gavião, Comenda, Margem (e Longomel, Torre das Vargens), Belver), e também do Concelho de Nisa (Amieira do Tejo, Vila Flor), e de Crato (Gáfete, Monte da Pedra, Flor da Rosa). Estarão no núcleo eclesiástico de Évora?

Entre as várias pessoas que procuro, e que nasceram ou viveram no Gavião, estão Pedro de Moraes (Ayres) ou simplesmente Pedro Moraes, Manuel Dias Estrada e Francisco Álvares de Abreu (este último viveu também no Alandroal).

Os melhores cumprimentos e agradecimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260615 | jataide | 17 ago 2010 15:58 | Em resposta a: #260448

Caro Manuel Apóstolo,


Agradecia que os tentasse encontrar no sítio do Sr Janes Monteiro, cujo endereço foi disponibilizado pelo confrade João Cordovil - JCC msg de 12.5.2009 deste tópico. Se os localizar, indique-me p.f. data, naturalidade e nome, que eu terei todo o gosto em lhe disponibilizar a informação pretendida.

Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260616 | jataide | 17 ago 2010 16:24 | Em resposta a: #260487

Caro Nuno Alves,


Como também tenho ascendência nos locais que refere, estamos com o mesmo problema! Se excluirmos Évora, a TT, talvez Portalegre? Não lhe sei responder.

No entanto, poderá pesquisar as pessoas que procura no sítio do Sr. Janes Monteiro endereço na msg JCC de 12.5.2009) , se as localizar, indique-me nome, naturalidade e data que eu terei o maior gosto em lhe disponibilizar a informação que pretende.

Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260627 | nuno27 | 17 ago 2010 20:46 | Em resposta a: #260616

Cara Prima Manuela Aleixo,

Agradeço a sua resposta. Farei como me diz.

E peço-lhe desculpa por não ter reparado quando lhe enviei esta mensagem, que já anteriormente tinhamos trocado dados sobre os nossos antepassados de Gavião, Seda e Fronteira. Fez-se luz quando falou que tem ascendência nesta região!

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260732 | jataide | 19 ago 2010 18:49 | Em resposta a: #260627

Viva Nuno,


Eu também lhe peço desculpa, mas não associei - é o maldito p.d.i.! Ando a ler os paroquiais de C. de Vide, (pesquiso Carrilhos c/ligações a Sarrazola), queria-lhe dizer que já encontrei lá Estradas no lv de baptismos de cerca de 1680. Se tenho sabido antes, tinha anotado a informação.
Mas anotei este:
Dºs, filho Dºs . Fernandes Lopeiro e Beatriz Ribeira tif 144 /1679.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260890 | mpra | 23 ago 2010 11:53 | Em resposta a: #260615

Cara Manuela Aleixo,


Peço-lhe desculpa pela demora na resposta. Os que encontrei e que com alguma probabilidade serão os que procuro:

prima tonsura, António Paes, Montemor-o-Novo, 1625

prima tonsura, André de Negreiros, Montemor-o-Novo, 1637

ordens do evangelho, António Paes de Andrada, Montemor-o-Novo, 1639


Antecipadamente agradecido,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260910 | jataide | 23 ago 2010 17:31 | Em resposta a: #260890

Boa-tarde Manuel,


Os registos são os seguintes:
Prima Tonsura:
Antº.Paes pai: Luís Paes mãe:Isabel Soeira maço: 3 nº.65

André Negreiros pai: André Luís Negreiros mãe: Catarina Gomes maço 5 nº.109

Evangelho:

António Pais de Andrada pai: João Pais de Andrada mãe: Margarida Ferraz maço: 15 nº151

Disponha.
Cpts

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#260944 | JCC | 24 ago 2010 13:05 | Em resposta a: #260487

Boa tarde

Salvo melhor opinião as localidadesn que refere situam-se na área do que é actualmente a diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Assim é provável que não estejam em Évora.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Alguns dados sobre a diocese de Portalegre-Castelo Branco

#260945 | JCC | 24 ago 2010 13:15 | Em resposta a: #260487

Alguns dados sobre a diocese de Portalegre-Castelo Branco

"A antiga diocese de Portalegre foi criada pelo papa Paulo III (bula Pro Excellenti Apostolicae Sedis) em 21 de Agosto de 1549, por desmembramento da diocese da Guarda. A elevação de Portalegre a sede de diocese levou D. João III a elevar Portalegre a cidade, por carta régia de 23 de Maio de 1550.

A antiga diocese de Castelo Branco foi criada em 17 de Junho de 1771 por Clemente XIV a partir da diocese da Guarda. A nova diocese integra terras da diocese da Guarda (regiões de Castelo Branco e Abrantes). D. José elevou Castelo Branco a cidade, por alvará de 20 de Março e Carta Régia de 15 de Abril do mesmo ano, instituindo-se a matriz de S. Miguel como catedral. A Santa Sé confirma a nomeação do primeiro bispo. D. Frei José de Jesus Maria Caetano (1771-1782), dominicano, mestre em Teologia (professor dos filhos de marquês de Pombal). A diocese de Castelo Branco integrou-se na diocese de Portalegre em 30 de Agosto de 1881 sob o pontificado de Leão XIII pela carta apostólica Gravissimum Christi, e pelo decreto régio de 14 de Setembro de 1882, sob o pretexto de dificuldades económicas. A designação actual (Portalegre-Castelo Branco) data de 18 de Julho de 1956"

Nesta diocese houve seminário:

"D. Gaudêncio José Pereira (1808-1908), natural da diocese de Viseu, nomeado por Leão XIII a 22 de Dezembro de 1887 para a diocese de Portalegre, da qual só tomou posse no ano seguinte, fez a transição do séc. XIX para o séc. XX, para além da reforma do seminário diocesano, desenvolveu uma extensa actividade pastoral e de reestruturação do território eclesiástico. Santo António é constituído padroeiro de Portalegre e da diocese em 1896, por Leão XIII. O seu sucessor, D. António Moutinho, vindo de Cabo Verde, entrou na diocese a 15 de Dezembro de 1909, num período conturbado, sob o ponto de vista político e religioso. Perseguições e espoliações à Igreja foram sentidas e vividas por este bispo e pela diocese. Exilado do distrito, governou a diocese a partir de Proença-a-Nova, onde esteve dois anos, com todas as limitações, sobretudo económicas, que continuaram, regressado à diocese (1914). A diocese partilhou com o bispo toda a espécie de privações e dificuldades, sobretudo a falta de clero e do seminário (extinto pela República). Seguem-se-lhe os bispos D. Manuel da Conceição Santos (1916-1929), D. Domingos Maria Frutuoso (1921-1949), D. António Ferreira Gomes (1949-1942), D. Agostinho Joaquim Lopes de Moura (1953-1978), D. Augusto César Alves Ferreira da Silva (1978-2004). Por falta de sacerdotes, a primeira acção pastoral envolve a diocese na criação do seminário e empenho na formação dos clérigos e dos movimentos apostólicos, acção que atinge o apogeu com a inauguração de seminário do Imaculado de Maria em Portalegre, graças ao empenho de D. Agostinho de Moura. A restauração e ampliação do seminário de Alcains e criação de cinco colégios diocesanos expressam a preocupação pela formação dos jovens."

Fonte: http://www.portalegre-castelobranco.pt/historia.php

Junto também os contactos relevantes:

Chancelaria
Chanceler:Cónego Manuel Marques Pires
Vice-Chanceler:P. João Maria Antunes Lourenço
Serviço de Legados Pios:Cónego Dr. Tarsício Fernandes Alves
Arquivo Histórico:P. João Pires Coelho
Morada:Paço Episcopal - Apartado 20
Código Postal: 7301-901 Portalegre
Telefone(s):245309480
Fax:245208190
Email:chanceler@portalegre-castelobranco.pt; vicechanceler@portalegre-castelobranco.pt
URL:http://www.portalegre-castelobranco.pt

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261043 | mpra | 25 ago 2010 22:05 | Em resposta a: #260910

Cara Manuela,

Muitíssimo obrigado pelas informações e o tempo dispendido.

Com os meus melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261161 | nuno27 | 27 ago 2010 08:52 | Em resposta a: #260732

Olá Manuela,

Primeiro que tudo peço desculpa pela demora na minha resposta.

Ainda não tive oportunidade de consultar os indices da C. E. Evora - Sr. Janes Monteiro. Assim que me for possivel, voltaremos a falar sobre este assunto.

Ainda sobre este assunto, respondeu-me o confrade João Cordovil Cardoso (JCC), com informação muito útil que vem a seguir a esta msg, e que também poderá ser útil para a prima Manuela:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260944#lista e

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260945#lista .

Igualmente lhe agradeço o aviso sobre os Estradas que encontrou em Devesa, Castelo de Vide. Eu sabia da existência de Estradas nesta região em específico, os quais serão mais ou menos contemporâneos dos meus antepassados Estradas de Atalaia, Gavião, mas ainda não tinha tido acesso aos paroquiais de Castelo de Vide. Poderá haver relação entre os 2 ramos. Tenho aqui mais um motivo de pesquisa.

Os melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Alguns dados sobre a diocese de Portalegre-Castelo Branco

#261162 | nuno27 | 27 ago 2010 09:17 | Em resposta a: #260945

Caro João Cordovil Cardoso,

Muito agradeço as suas mensagens, com toda a importante informação sobre a diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Os meus melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261212 | jataide | 28 ago 2010 02:04 | Em resposta a: #261161

Olá primo Nuno,


Agradeço-lhe a atenção e também ao confrade João Cordovil, porque realmente a informação parece bastante interessante.

Como lhe disse, em relação aos índices, quando e sempre que precisar é só pedir.

A propósito dos Estradas, descobri que uma das minhas antepassadas de C.V. (Ana Fernandes fª. de Antº Fernandes mercador ou Castelhano e Inês Alvares) foi casada em 2ªs núpcias com Manuel Martins Estrada ( Manuel Martins Estrada X Maria Gonçalves 1660 tif-143 Nª.Sra. da Defesa), é possível que tenha havido descendência, mas ainda não pesquisei, ela volta a casar em 1664. Tenho anotado a "talhe de foice" os Estradas que me vão aparecendo, diga-me se os quiser que eu lhe passo a informação com a data e a respectiva referência para consulta.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261284 | nuno27 | 29 ago 2010 22:13 | Em resposta a: #261212

Cara prima Manuela,

Aceito sim, e muito lhe agradeço a ajuda em relação aos assentos que for descobrindo dos Estradas, no desenrolar das suas pesquisas.

Descendo de Manuel Estrada e de Maria Dias, que terão nascido cerca de 1640, e que viveram em Atalaia, concelho de Gavião.

Os seus descendentes ligaram-se a outras familias como os Rodrigues Patrão/Patrona (Gavião), Miguens Galaxos (Vila Flor), Calvo/Metela/Falcão (Amieira do Tejo), Pereira (Amieira e Gavião), Mendes Tarambulo (Amieira), Mouras (Amieira), usando os nomes compostos Dias Estrada, Rodrigues Estrada, Falcão Estrada.

Devido à invulgaridade do nome Estrada, poderá haver a ligação a Castelo de Vide.

Os melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261356 | jataide | 31 ago 2010 18:19 | Em resposta a: #261284

Olá Nuno,


Vou ordenar a informação por datas, e informa-lo-ei brevemente.


Manuela.

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261530 | nuno27 | 04 set 2010 18:09 | Em resposta a: #261356

Cara Manuela,

Sobre os procesos da Câmara Eclesiástica de Évora, já consegui fazer um apanhado nos indices feitos pelo Sr. António Janes Monteiro, e gostaria de lhe pedir (quando puder) mais informação sobre:

- Ordens de Evangelho:

Diogo Dias de Araújo - Amieira-Crato – 1648

- Ordens Menores:

Pedro de Moura - Amieira (Crato) – 1652

Tomás Carrilho dos Santos – Mação – 1738

André Semedo - Mação (Guarda) – 1652

Belchior Seco - Gáfete (Crato) – 1652

António Matela de Távora – Évora – 1712

Belchior da Fonseca - Tomar - 1728

- Justificação Pureza Sangue:

Manuel de Sequeira – Mação – 1703

Tomé de Siqueira e Sousa – Mação - 1712

- Compatriota:

João Gomes Vaqueiro – Mação – 1660

Manuel Carrilho dos Santos - Mação - 1761

António da Fonseca - Panascoso-Guarda - 1653

- Ordens de Epístola:

António Rodrigues Biscaio - Gáfete-Crato – 1658

- Ordens Missa:

Francisco de Oliveira - Panasco-Guarda (será talvez Panascoso) – 1654

Simão Álvares Lagoa - Pias-Tomar - 1655

Obrigado,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261684 | jataide | 07 set 2010 18:13 | Em resposta a: #261530

Olá Nuno,


Na mesma sequência:
D.D.Araújo (Manuel Dias X Maria de Araújo) Maço 19 Nº. 186
Pº. Moura (Bernardo de Moura X Catarina Tomás) 12 457
T.C.Santos (Miguel Gueifão Carrilho X Maria dos Santos) 175 2389
A.Semedo (Manuel Vicente Salgueiro X Maria Semeda) 12 428
B.Seco (Domingos Dias X Maria Fernandes) 12 438
A.M.Tavora (António Pereira de Valadares
X Joana Matela de Távora) 71 1261
B.Fonseca (João Nunes Freire X Maria da Fonseca) 132 1873

M.Sequeira (António Fernandes X Maria Marques) 8 73
T.S.Sousa (Manuel Marques de Sousa X Antónia de Matos) 18 122

J.G.Vaqueiro (Manuel Vaqueiro X Isabel Marques) 1 16
M.Carrilho dos Santos (Marcos de Faria X Lourença Maria) 8 80
A.Fonseca (Pedro Anes Furtado X Maria Lopes) 1 9
A.R.Biscaio (Mateus Fernandes X Margarida Aires) 9 86
F.Oliveira (Domingos Anes X Ana Vaz) 61 592
S.A.Lagoa (Simão Alvares X Vitória Francisca) 65 625

_______________________________________________________________________________________________
Estradas (C.de Vide)

1637 tif-117 casamentos: Gonçalo Fernandes Sequeira (Cristóvão Dias bigos (?) X Beatriz Sequeira)
Maria Gonçalves (Antº.Gonçalves Estrada X Ana Gomes)
1671 tif 134 Baptismos: Leonor (Antº.Gonçalves Estrada X Catarina Gonçalves)
1689 tif-13 casamentos: João Martins Estrada X Mª.Carrilha

Disponha. Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#261725 | nuno27 | 08 set 2010 13:36 | Em resposta a: #261684

Cara Manuela,

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda.

Os melhores cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#271734 | asgodinho | 03 mar 2011 22:46 | Em resposta a: #261284

Viva Nuno

Já lhe tinha dito que também descendo do casal Manuel Estrada/Maria Dias?

Abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#272047 | nuno27 | 08 mar 2011 09:26 | Em resposta a: #271734

Olá Primo António Godinho,

Por que linha descende de Manuel Estrada e Maria Dias, nascidos cerca 1640 e que viveram em Atalaia, Gavião?

Abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#272100 | asgodinho | 08 mar 2011 19:52 | Em resposta a: #272047

Caro Nuno

Agradecido pela resposta. Tomei boa nota da data de casamento de João Velez Tavares e Maria Azeitada..

Quanto `minha descendência do casal Manuel Estrada/Maria Dias:

(1484)Manuel Estrada c.c.(1485)Maria Dias, nascidos cerca de 1640, moradores em Atalaia, tiveram:

(742)Manuel Dias Estrada (V.Flor?Amieira?Atalaia?), morador em Vila Flor c.c. (onde???)(743)Isabel Miguéns? Maria Miguéns? (de Amieira??) e tiveram:

(371)Maria Miguéns Galaxa (V:Flor ?)que c.c. (370)Manuel Dias Mandeiro (Amieira ?) em 29.07.1714, que tiveram:

(185)maria Mandeira,B.11.09.1716,Amieira, que c.c. (184)Carlos Pires de Morais, em Amieira, em 09.06.1743, e tiveram:

(92)Pedro Pires de Morais, que c.c. (93) Isabel Pereira de Sena, em Amieira, em 28.07.1773, e tiveram:

(46)Francisco Pires de Morais que c.c. (47)Metildes ou Domitila Marchoa, em Amieira, em 16.07.1800 e tiveram
:
(23) Maria/Mariana Marchoa, que c.c.(22) Sebastião Pires Miguéns (do Gavião) em Amieira, em 25.10.1820. (são meus trisavós?

abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#308566 | peninha | 19 jun 2012 15:56 | Em resposta a: #251638

Caro Hugo Cunha e Sá

Na sequência de investigação que desenvolvo, cheguei a Manuel Joaquim de Oliveira baptizado, em 21 de Setembro de 1757, na freguesia de St.º Antão da cidade de Évora, filho de Manuel Alvares Ferreira e de Mariana Joaquina; neto paterno de Manuel Alvares e de Mariana Dias; neto materno de Manuel da Cruz e de Catarina Luís, assento a fols. 2 e 2v.º do Livro de Baptismos 30, (só a fol. 2v.º deste assento consta da digitalização online). O assento deste baptismo refere ser Manuel da Cruz, natural da freguesia do Ervidel … de Beja, e Catarina Luís natural da vila do Alandroal.

A Base de Dados do Genea disponibiliza a data, e freguesia, do casamento de Manuel da Cruz com Catarina Luís - 13 de Setembro de 1705, freguesia da Sé, Évora. E nela, tal como no assento de baptismo de 1757 de Manuel Joaquim de Oliveira, também se refere ser Manuel da Cruz natural de Ervidel (Aljustrel), e Catarina Luís natural do Alandroal.

Sucede porém, que o assento de 13 de Setembro de 1705, na freguesia da Sé, de Évora, de casamento de Manuel da Cruz, solteiro, filho de Alexandre da Costa e de Luzia Fernandes, com Catarina Luís, solteira, filha de Manuel Luís e de Maria Fernandes, refere serem ambos naturais da cidade de Évora e moradores nos Coutos desta cidade. Assento este, digitalizado online - Casamentos, Sé, Livro 15, fotograma 162.

Admitido que o assunto lhe interesse e que porventura tenha o assunto deslindado, suscito a questão das naturalidades.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#309341 | Cunha e Sá | 30 jun 2012 02:19 | Em resposta a: #308566

Caro António Pena Monteiro,
Lembro-me que na altura também reparei nesse desfazamento, relativo ao local de nascimento, no entanto tenho como boas as informações relativas as naturalidades do casal, (Ervideira e Alandroal), porquanto são também as que figuram no processo de habilitação ao santo oficio de Manuel Pestana de Oliveira relativas as informações da à mulher deste, Genoveva Joaquina, descendente deste casal
Com os meus cumprimentos
Hugo Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#309354 | peninha | 30 jun 2012 11:42 | Em resposta a: #309341

Caro Hugo Cunha e Sá

Muito lhe agradeço a resposta.

Entretanto, on line, na freguesia de Santo Antão da cidade de Évora, encontrei o assento de 10 de Fevereiro de 1759 de baptismo de João - St.º Antão, Livro 26, 1 - irmão de Manuel Joaquim de Oliveira; netos maternos de Manuel da Cruz e de Catarina Luis.

Na mesma freguesia, encontrei também, o assento de 20 de Fevereiro de 1740 de casamento de José da Costa, solteiro, natural da freguesia da Sé, de Évora, filho de Manuel da Cruz e de Catarina Luís, com Maria Teresa, solteira, natural da paróquia de St.º Antão, filha de Manuel Alvares e de Antónia Maria. Foram testemunhas o capitão António Teles de Veiga e António da Costa; St.º Antão, Livro 11, 28.

E, o assento de 7 de Junho de 1761 de casamento de Alexandre da Costa, solteiro, natural da cidade de Évora, filho de Manuel da Cruz e de Catarina Luís, com Ana Joaquina, natural da mesma cidade, solteira, filha de João Baptista e de Maria Palma. Foram testemunhas José Rodrigues e Clemente Correia; St.º Antão, Livro 13, 76. (João Baptista e Maria Palma casaram em 1/2/1739 em St. Antão, Livro 11, 12).

Ainda não encontrei nenhum assento de baptismo dos filhos Manuel da Cruz e de Catarina Luis, nem o assento de casamento de outros filhos deste casal para além dos dois filhos acima mencionados.

É com todo gosto que partilho a minha pesquisa, on line, nos registos paroquiais da cidade de Évora, ainda que de resultado modesto.

Registos paroquiais estes por si só difíceis, ao que acresce alguma revisão carecer a sua disponibilização on line.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#309357 | peninha | 30 jun 2012 11:47 | Em resposta a: #309354

PS: Parece-me ser 1752 o ano do casamento de Manuel Pestana de Oliveira com Genoveva Joaquina; St. Antão, Livro 12, 68.

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#309449 | peninha | 02 jul 2012 12:51 | Em resposta a: #309341

Caro Hugo Cunha e Sá

Na minha mensagem, relativamente ao casamento em 20/2/1740 de José da Costa com Maria Teresa, onde se lê “filha de Manuel Alvares e de Antónia Maria”, deve ler-se:- filha de Manuel Soares e de Antónia Maria.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de genere- Arquivo Distrital de Évora

#309489 | Cunha e Sá | 02 jul 2012 23:10 | Em resposta a: #309449

Caro António Pena Monteiro,
Esse José da Costa casado com Maria Teresa, é o dr. josé da Costa Poderoso, advogado, Sindico da câmara, Procurador da cidade de Évora e Procurador fiscal da décima, o pai da Maria Teresa, depois D. Maria Teresa Joaquina, como aparece nos assentos dos filhos era filha do Manuel Soares, cobrador das rendas da cidade de Évora. Para além duma filha tiveram dois filhos os cónegos João José da Costa Poderos e José Inácio da Costa Poderoso, têm os processos de Habilitação de Generes em Évora, também tem uma árvore de costados desta gente na Biblioteca Pública de Évora no chamado fundo Manizola. O João José, foi dezembargador da câmara eclesiastica, o irmão Inácio José da Costa Poderoso, também foi cónego em Évora, ( vêr António C. Janes Monteiro), o pai de Manuel da Cruz chamava-se Alexandre da Costa.
Isto é o que de repente me ocorre pois andei atrás desta gente há mais de uma década, e não tenho aqui a papelada, há também um livro sobre a cidade de Évora que fala deste Dr. José da Costa Poderoso, a filha de quem eu descendo era a D. Mariana Clara do Carmo da Costa Poderosa!
Cumprimentos
Hugo Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen