Paço Episcopal de Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Regiões | Arquivos

Paço Episcopal de Portalegre

#229090 | fmcarita | 12 mai 2009 12:35

Caros confrades

Será possível saber se existem habilitações de genere, respeitantes a padres originários da vila de Nisa e do seu concelho?

Já alguém trabalhou esta documentção?

Quem contactar para pedir informações?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Paço Episcopal de Portalegre

#229095 | gmg | 12 mai 2009 13:44 | Em resposta a: #229090

A documentação como Dispensas de Casamento e julgo que Habilitações de Genere, estão no Seminário. Uma vez desloquei-me à Sé (depois de ter assistido a uma missa) e tive quase que "implorar" que me deixassem ver alguma coisa. Infelizmente para conseguir alguma coisa, tive que dizer a que Família pertenço para me serem "abertas" algumas portas.

Fui com um P.e até ao Seminário, entrei numa enorme sala e o senhor P.e "travou" logo os meus passos. Fiquei no início da sala a pedir os nomes e o P.e sem muita vontade e com um ar "de muito cansaço" ia dizendo que não tinha, que não estava a encontrar "-mas que deve estar aqui!". Notou-se nitidamente que me estava apenas a fazer "favor",mas que não queria nitidamente ajudar. Depois, lembrou-se (acho que propositadamente) que havia na Sé um Livro Onomástico para "coisas deste tipo". Disse-lhe que deveríamos ter consultado o referido livro antes de virmos para o Seminário (muito sinceramente acho que foi esquema do senhor P.e).

Ficou com o meu contacto. Escrevi-lhe e nunca obtive resposta.

Relatei este episódio no ADPTG e de lá disseram-me cabalmente: "-Conseguiu ir à sala do arquivo do Seminário? Como? E o P.e mostrou-lhe alguma coisa?" Relatei o que aconteceu e eles disseram-me que na Diocese de Portalegre-Castelo Branco é assim. Não há nada para ninguém, do Arquivo da Diocese...

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Paço Episcopal de Portalegre

#229132 | FSA | 12 mai 2009 17:43 | Em resposta a: #229090

Contacte o Seminário de Portalegre e o Padre João Pires Coelho.
Depois respondo-lhe aos "posts"que me dirigiu
Cumprimentos,
Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Paço Episcopal de Portalegre

#229136 | fmcarita | 12 mai 2009 18:46 | Em resposta a: #229132

Caro Fernando Serrão de Andrade

Sabe se o Padre João Pires Coelho terá e-mail?

Para onde devo endereçar os meus pedidos?

Tenho uma listagem de cerca de vinte sacerdotes da vila de Nisa que poderiam lançar luz sobre as minhas pesquisas, caso existissem habilitações de genere.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Paço Episcopal de Portalegre

#229165 | gmg | 12 mai 2009 23:16 | Em resposta a: #229136

Caro Carita,

Aqui tem o endereço do P.e João Pires Coelho:

http://www.agencia.ecclesia.pt/anuario/ficha_padre_paroquia.asp?cleroid=3371

Duvido que lhe deixe procurar alguma coisa, ou que procure ele alguma coisa, mas.... quem sabe! Pode ser que esteja de melhor humor, do que estava no dia em que recorri a ele.

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Paço Episcopal de Portalegre

#229168 | FSA | 12 mai 2009 23:34 | Em resposta a: #229136

Caro fmcarita
Não tenho os contactos dele, mas sei que é ele o grande conhecedor do Arquivo. Talvez fosse bom perguntar no Arquivo de Portalegre. Fiquei com a certeza de que é pessoa muito conhecida, culta e respeitada.
Sabe se existe a habilitação, ou algo mais, sobre Frei Francisco de Almeida? Nasceu em Nisa no ano de 1630 e foi Vigário da Matriz na Ordem de Cristo e instituíu uma Capela que legou a sua sobrinha Maria de Araújo Freire, filha de Juzarte Soiares Galhardo e de D. Joana Themudo de Almeida - sobre quem já ecrevemos. Maria de Araújo Freire foi herdeira do referido Tio Frei Francisco de Almeida, e casou com Gaspar Cação Lampreia,.

Resposta

Link directo:

RE: Paço Episcopal de Portalegre

#229229 | ihintza | 13 mai 2009 15:35 | Em resposta a: #229165

Caro confadre,

Obrigado pelo novo contacto.
À meses que tentei contactar com a Cúria Diocesana de Portalegre no email que apresentam no site da Diocese de Portalegre (diocesepcb@mail.telepac.pt), mas nunca obtive resposta nenhuma.

Vou tentar contactar o Pe Coelho.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 08:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen