Inventário de Bento Luiz dos Santos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Brasil

INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#229111 | VBSN | 12 mai 2009 15:30

Amigos,

Continuam as pesquisas em Diamantina/MG sobre o CAPITÃO FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA, DONA MARIA JACINTA PERPÉTUA, SARGENTO MOR MANOEL CARNEIRO DA SILVA. Em breve teremos novidades.

Abaixo, cópia de um inventário encontrado:

"Cartório: 2º Oficio Maço: nº.172 Data: 1866

Inventariado: Bento Luiz dos Santos
Inventariante: Maria Carolina dos Santos

Inventário dos bens que ficarão por fallecimento de Bento Luiz dos Santos de quem e inventariante sua viúva D. Maria Carolina dos Santos e são seos filhos e herdeiros os seguintes _

Filhos
1º Joaquim Apprigio dos santos idade 21 annos
2º João Augusto dos Santos idade 20 annos
3º D. Ana Henriqueta dos Santos idade 17 annos
4º Antonio Getulio dos Santos idade 16 annos
5º D. Maria Josephina dos Santos idade 14 annos
6º Luis Basílio dos Santo idade 10 annos
7º D. Gabrielle Augusta dos Santos idade 7 annos
8º D. Maria Salomé dos Santos idade 6 annos
9º D. Maria de Nasareth dos Santos idade 4 annos
10º D. Maria Augusta dos Santo sidade 3 annos
11º João Evangelista dos Santos idade 5 annos

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oito centos secenta e seiz quadragésimo quinto da Independencia e do Império do Brasil nesta cidade Diamantina comarca do serro frio aos desesseiz dias do mês de Agosto do dito anno e em casas da Viúva Dona Maria Carolina dos Santos, e sendo ahi presente o Doutor Bernardino José Pereira de queiros Juiz Municipal e de orphaos deste termo, comigo Escrivão do seu cargo ao diante nomeado para o effeito de se proceder ao inventario dos bens que ficarão por fallecimento de Bento Luis dos Santos de quem é inventariante sua Viuva Dona Maria Carolina dos Santos aquém o dito Juiz deferio o juramento dos Santos Evangelhos em um livro delhes em que pos sua mão direita e lhe encarregou, que sem dollo e malícia disse adiscrever neste inventario todos os bens pertencentes ao seu casal, como sejao, dinheiro, ouro, prata bens moveis e semoventes, e de raiz; direitos e acçoes, dividas activas e passivas de baixo das penas de perjuro e sunegados, e bem assim que declarasse o dia mês e anno em que fallesceo seo marido, si com testtamento ou sem elle, e quais os filhos que ficaraõ do seu casal. E recebido por elle o dito juramento assim prometteo cumprir, e logo declarou que o inventariado seo marido fallecêo no dia quatro de junho do corrente anno de mil oito centos secenta e seiz, sem testamento, e os filhos que ficarão, digo e que os filhos e herdeiros que ficarão do seu casal são os que já declarou no rosto deste inventario. E para constar fis este auto em que se assigna com o Juis depois de lido por mim Joaquim Honorato Pereira da Silva Escrivaõ dos orphaõs.

Bens de raiz

Deo mais a discrever neste inventario uma casa a sobradada coberta com telhas sita nesta cidade na rua do Macau do meio ou – pedras com quintal e água dentro vista e avalliada na quantia de seis contos de reiz que amargem sai."

Finalmente, por favor de corrijam caso esteja postando errado (se existe um tópico próprio para tais informações, etc).

Abraços.

Vicente Borges da Silva Neto.
vicente@borgesneto.adv.br

Resposta

Link directo:

RE: INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#231650 | VBSN | 09 jun 2009 16:26 | Em resposta a: #229111

Cópia de um inventário recebido de Diamantina/MG:

"Cartório: 1º Oficio Maço: nº 69 Data: 1844
Inventariada: Valeriana Maria da Rocha
Inventariante: Ernestina Amelia Rocha
(obs.: Na capa do documento consta Ernestina e durante a descrição é Ermelinda no texto)

1844
Inventariado dos bens que ficaraõ por falecimento de Dona Valeriana Maria da Rocha dequem he inventarian te Dona Ermelinda Amelia da Rocha e herdeiros os seguintes
Mendanha
1- D. Ermelinda Amelia casada com Bernardo Joze decastro __ __ //
2- D. Maria Carolina casada com Bernardo Luis dos Santos __ __ //
Não ha menores
3- D. Hedivirges Perpetua casada com Augusto Cesar Pereira da Silva __ //
4- D. Marceliana Emilia da Rocha __ //
5- Sebastião Camillo da Rocha deidade de 13 á

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezus Christo demil oito centos e quarenta e quatro annos vigesimo terceiro da Independencia edo Imperio do Brasil aos vinte e dois dias do mes de Novembro do ditto anno neste Arraial do Mendanha Termo da cidade Diamantina da Comarca do Serro frio donde eu Escrivam ao diante nomeado fui vindo como cidadaõ Brasilleiro Doutor Joaõ Salomé de queiroga Juis Municipal e dos orphaons da cidade Diamantina e seu Municipio com alçada no civil e crime naforma da Ley para o effeito de seproceder a Inventario dos bens que ficaraõ por falecimento da Inventariada Dona Valeriana Maria da Rocha de quem he Inventariante sua herdeira Dona Ermelinda Amelia da Rocha que presente seacha, e a quem omesmo Juis ferio o juramento dos santos Evangelhos em hum livro delles em que por sua mão direita sobcargo do qual lhe incarregou que bem everdadeiramente se, dollo malicia fraude engano arte, reserva ou simulaçaõ alguma desse adiscrever no presente Inventario todos os bens quantos ficaraõ por falecimento as Inventariada sem ocultar cousa alguma bem como dinheiro ouro, prata, Escravos Animais Vacuns e cavallos dividas activas e passivas diretos eacçoes, a ella pertencentes tudo debaixo das penas de incorrer nos crimes de perjura e subnegados, e que outro sim declarasse o dia mes e anno em que faleceu a Inventariada se com testamento ou sem elle e quantos filhos eherdeiros ficaraõ, e recebido por ella o ditto juramento debaixo do incargo do mesmo assim prometeu cumprir como lhe havia incarregado, elogo declarou ter falecido a Inventariada no dia vinte e tres de setembro do corrente anno demil oito centos equarenta e quatro sem testamento eque os filhos e eherdeiros que ficaraõ são os que ja se achaõ declarados no rosto deste Inventario e para constar lavro este auto em que por ella não saber escrever asignou a seu rogo Francesco ferreira de Aguiar comodito Juis eeu Joaquim Elias Eliseu Escrivam de orphaons.



Obs: Na pagina 8 consta:
por sebastião Camillo Rocha.  Por falecimento de minha May Vallerriana Tiburcia Maria da Rocha.)"

Resposta

Link directo:

RE: INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#231651 | VBSN | 09 jun 2009 16:28 | Em resposta a: #231650

Mais um inventário de Diamantina/MG:

"Cartório: 2º Oficio Maço: nº 206 Data: 1820
Inventariado:José Agostinho dos Santos
Inventariante: Francisco dos santos freire

Inventário dos bens que focaram por falecimento do tenente Jose Agostinho dos santos freire de quem he testamenteiro o Alferes francisco dos santos freire e Inventariante.
D. Anna clara freire

Irdeiros deMajor
O Alferes francisco dos santos freire
Manoel dos Santos freire
D. Anna clara freire
Joaõ Nepomuceno
D. Maria Candida freire

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oito centos evinte annos neste Arrayal do Tijuco continente diAmantino comarca da villa do Príncipe do Serro do frio em cazas de morada do Merentissimo concelheiro Manoel ferreira dacomarca Bitancurt e sá concervador dos povos da Demarcação diAmantina com alçada no civil e crime, esendo ahy aonde. Eu Escrivam fui vindo e presente estava o Alferes francisco dos santos freire aquem elle Ministro deferio o juramento dos santos Evangelhos em hum livro delles elhe incarregou debaixo do mesmo emcargo jurar de bem everdadeiramente dar adiscrever todos os bens que ficaram do falecido Jose Agostinho dos santos freire ao presente Inventario que requeria bem fraude malicia somulação dise que tudo declarava moveis semoventes ouro prata cobre estanho ferro Escravos animais gados bens de raiz dividas ativas epassivas direitos e acoens frutos rendimentos eoutros sem que declarase o dia mes eanno do falecimento do dito Jose Agostinho dos santos feire se com testamento sem elle e quantos filhos Irdeiros tinha seus nomes Idades estados que tudo declarase, e sem deixar couza alguma defora da presente disquericaõ como pena de Encorre no crime de prejuro e dos sonegados e deferido e recebido por ella o doto Juramento em que pos sua maõ direita depois disse que assim prometeu fazer como se recomendava sabia ehera obrigado de se fazer e que abaixo declararia dia mes eanno do dito falecida filhos e Irdeiros do mesmo.


Em nome de Deus Amem = Aos tres de setembro de mil oito centos e vinte annos neste arrayal do Tijuco termo da villa do principe Eu Jose Agostinho dos Santos freire estando enfermo e com perfeito Juízo faço omeu testamento na forma seguinte = Sou filho Legitimo de Agostinho dos Santos freire e Donn Joaquina Rosa de Veterbi já falecidos natural e batizado na capella de santo Antonio deste Arrayal de Tijuco = Sou solteiro nunca tive filhos = o meu corpo sera amurtalhado no abito da Senhora do Carmo de cuja ordem sou Irmaõ terceiro e seja acompanhado pelos reverendos sacerdotes que seacharem os quais diraõ Missa de corpo presente de Esmola de cruzado eseja sepultado na mesma capella da ordem e os mesmos sacerdotes diraõ Missas pela minha alma nos dias terceiro septimo e Trigesimo deesmola de maya oitava = Deixo por minha cem Missas digo deixo por minha alma cem Missas de esmola de meya oitava. Item deixo pelas almas de meus pais vinte Missas da dita Esmola, Item deixo pela alma de minha Avó Anna Maria de Barcelos vinte esinco Missas da mesma esmola = Deixo para a Igreja de Santo Antonio onde fui batizado quarenta oitavas de esmola a cada huma das Irmandades de que sou Irmaô neste Arrayal = Deixo a meu afilhado filho de José Vieira de Matos eminha Irman Maria Candida freire duzentos mil reis enafalta delle a dita sua May = Item Deixo a minha sobrinha Maria casada com Agostinho gomes de oliveira des oitavas = Item deixo des oitavas a minha afilhada Carlota filha de Valentim de Barros = Item deixo aminha afilhada cujo nome me naô lembra filha de fernando de tal morador nas gangorras de Rio Manço des oitavas = Declaro que deixo forros e livres os meus Escravos.

Abertura do testamento vinte e dois de setembro de mil oito centos e vinte."

Resposta

Link directo:

RE: INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#231652 | VBSN | 09 jun 2009 16:30 | Em resposta a: #231651

Mais um testamento (Diamantina/MG):

"Cartório: 1º Oficio Maço: nº. 93 Data: 1854

Testamento
Testadora - Constancia Maria da Rocha
Testamenteiros - 1º Joaquim da Rocha
2º Manoel Ricardo Pires
3º Bento Luiz dos Santos

Em Nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo, em quem eu Constancia Maria da Rocha firmemente creio, e em cuja fé protesto viver, e morrer. Este meo testamento, e ultima vontade. Declaro que sou natural da cidade Diamantina, filha legítima do Capitão Francisco Jose da Rocha, e de D. Maria Jacinta Perpetua. Fui casada como Sargento Mor Manoel Carneiro da Silva, já falecido, e por isso me acho Viuva; [NOTE QUE A REFERIDA MARIA JACINTA PERPÉTUA, TINHA UM FILHO POR NOME DE FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA, CONFORME ARRLAMENTO DE 1832. AQUI, APARECE O MESMO NOME COMO ESPOSO?! SERÁ QUE A JACINTA NÃO TERIA CASADO COM O TAL SARGENTO MOR MANOEL CARNEIRO DA SILVA?] desde consorcio tive desaceis filhos, oito homens, e oito mulheres, dos quaes morrerão já João, Manoel, Antonio, Tristão e Maria, e existem Francisco (OUTRO FRANCISCO), Fermino, Jose, Joaquim (OUTRO JOAQUIM) Theodora, Venancia, Candida, Joaquina, Anna, Constancia, e Joanna, os quais são, meos herdeiros. Declaro que a meo filho Joaquim devo a quantia de hú conto setecentos e trinta e cinco mil reais de quantias q.e me tem dado p.a minhas dispezas de alimentação e Vestuario, como consta da letra de débito q.e lhe passei P. ajuste de contas, tendo já abatido nesse ajuste os jornaes, q.e vencerão os meos escravos Jose, e Valentim, q.e com elle trabalhão, P.r tanto os meos herdeiros nenhuã duvida poderão por nesta divida. Fallecendo nesta cidade quero ser sepultada na Capella de Nossa Snrª do Amparo decentemente, mas sem pompa. Mando que por minha alma se digão Vinte Missas. Serão meos testamenteiros em primeiro lugar meio filho Joaquim da Rocha, em segundo meo compadre Manoel Ricardo. Pires, e em terceiro meo compadre Bento Luiz dos Santos. Esta a minha ultima vontade, e disposição para depois da minha morte; e por este testamento revogo qualquer outro, e confiança nas leis patrias espero q.e se cumpra conforme fica desposto.

Cidade Diamantina 17 de Abril de 1854.

Constança Maria da Rocha.

Approvação
Saibão quantos este publico Instrumento de approvação de testamento ou como em direito melhor dizer s possa virem que sendo no Anno do Nascimento de nosso Senhor Jesus Chisto de mil oito centos e cinqüenta e quatro trigesimo terceiro da independencia do Império do Brazil aos dezesete dias do mez de Abril do dito anno nesta cidade Diamantina da comarca do Serro, e cazas de Bento Luis dos Santos onde eu tabellião vim a rogo de Dona Contança Maria da Rocha, e sendo ahi prezente a dita Dona Contança Maria da Rocha, são e segundo o meo entender em seo perfeito juízo e claro entendimento de que dou fé, bem como de ser a dita Dona Contança Maria da Rocha a própria por ser de mim bem conhecida, e sendo tambem prezentes as testemunhas adiante nomeadas, assignadas e de mim reconhecidas de que dou fé, perante ellas a dita Dona Contança Maria da Rocha me entregou este papel que disse ser o seo testamento escripto por Manoel Ricardo Pires Camargo, e por elle assignado, o qual eu tabellião tomei da sua mão, e vi, e não li e achei não ter borrão, entrelinha, ou couza que duvida faça, e a ella testadora perguntei se é este o seo testamento e se ha por bom, firme e valiozo; ao que respondeo que sem duvida é este o seo testamento, que há por firme valiozo, e bom, e que por isso me pediu este instrumento de approvação, o qual fiz porem assinando logo abaixo da assignatura da testadora e ahei por approvado tanto quanto posso, devo e he do meo officio.

Vai numerado e rubricado com minha rubrica que diz = Ciryaco = testemunhas a tudo prezentes. Raymundo urbano Dias, Manoel Severino Porto, Joaquim Bento de Andrade, Manoel Gonçalves Ferreira, e Joaquim Gomes de Abreu que se assignão com a testadora depois de lido por mim Manoel Ciryaco de Abreu segundo tabellião que escrevi, dou fé e assigno em público e Razo."

Resposta

Link directo:

RE: INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#231653 | VBSN | 09 jun 2009 16:31 | Em resposta a: #231652

Um arrolamento (Dimantina/MG):


"Cartório: 2º Oficio Maço: 94 Data: 1832
Arrolado: Maria Jacinta Perpetua e seu marido
Arrolante: Seus herdeiros

Autos de partilha amigaveis feitos entre D. Maria Jacinta Perpetua eseos filhos Anno do Nassimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oito centos e trinta e dois annos Undecimo da Independencia e do Imperio do Brasil aos trinta hum dias do mes de julho do ditto anno nesta Villa Diamantina do Serro e cartorio dimim tabelliaõ aodiante nomiado, esendo ali por parte de Dona Maria Jacinta Perpetua me foi dado huma sua petição dispaxada pelo capitão Wenceslau Antonio Pires Juis ordiario desta ditta Vila e seu Termo por Elleição de Pelouros na forma da Ley neste presente anno, com Alçada no civil ecrime, e junto aelle humas partilhas amigaveis entre ella e seos filhos pedindomi, e requerendo lha asistasse e Autoasse para oeffeito do que na mesma se contem edeclara, cuja Petição por vindispaxada pello ditto Juis epor obrigação do meu officio assiti e Autoei he aque adiante sesegui ijunto della vaõ as amigaveis partilhas de que faço mençaõ eu Joaquim Elias Eliseu Tabellião do Publico Judicial e Nottas o escrevo.

Traslado de Procuraçaõ
Aos trinta ehum dias domes de julho demil oito centos e trinta edois annos neste Villa Diamantina e cartorio demim tabellião aodiante nomeado sendo ahi presente o tenente Joaquim Jose da Rocha por elle como Procurador de Dona Maria Jacinta Perpetua mefoi ditto que sua constituinte havia feito huma amigavel partilha com seos filhos iherdeiros aqual he a que adiante se segue e para constar lavro este termo emque asigna o ditto procurador em Joaquim Elias Eliseu Tabelliaõ do Publico Judicial e Nottas o Escrevi.
Joaquim Jose da Rocha

Diz D. Maria Jacintha Perpetua por seu bastante Procurador Joaquim José da Rocha, que havendo por bem fazer cessaõ de seus bens, a beneficio dos Herdeiros seus filhos, separando do total do seu Inventario aparte perciza para a amotização da divida do seu finado filho o Vigario Jose Jorge, mandou separar o liquido destes em tres partes iguais, tirando hua para sua subzistencia e das duas fez cessaõ aos ditos Herdeiros como mostra pela formol que junto apprezenta, no qual se asignou a suplicante e herdeiros por ser acção esta meramente de vocassaõ da suplicante abem dos mesmos que achando se esta acção com as persizas condicções so vem a faltar assignatura de dois herdeiros Joanna Mª da Rocha por seachar muito distante do lugar, assim o tutor dos transversais Herdeiros dos seu filho o finado Francisco Jose da Rocha. (AQUI, FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA É FILHO DE MARIA JACINTA PERPÉTUA).

1834

Falecida D. Maria Jacinta Perpetua faleceu em 15-04-1833.
Juizo de orphaos

Inventario dos bens que ficaraõ por falecimento de Dona Maria Jacinta Perpetua continuado com o Inventariante seu filho o tenente Joaquim José da Rocha de cuja falecida ficaraõ os herdeiros seguintes.

Filhos

1º Maria Jacinta
2º Fracisca Maria Jorgina da Rocha
3º Valerianna Maria da Rocha
4º Joanna Maria da Rocha
5º Constacia Maria da Rocha
6º Luiza Dalmacia Avelina
7º Manoel Jorge da Rocha
8º O Ten. Joaquim Jose da Rocha
9º Francisco Jose da Rocha falecido de quem ficaraõ o herdeiros seguintes.

Netos
1º Carlota de idade de 26 a
2º Firmino de idade de 25 a
3º Eufrosina casada com Antonio Honorio Perpetuo
4º Fracisco de idade de 19 a
5º Joaõ de idade de 16 a"

Resposta

Link directo:

RE: INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#231654 | VBSN | 09 jun 2009 16:33 | Em resposta a: #231653

Inventário (Diamantina/MG):


"Cartório: 1º Oficio Maço: nº 59 Data: 1871

Inventariado: Manoel Jorge da Rocha
Inventariante: Joaquim Manoel da Rocha

Inventariado dos bens que ficaraõ por fallecimento de Manoel Jorge da Rocha, de quem é inventariante Joaquim Manoel da Rocha, e herdeiros os seguintes:

Filhos

1- Joaquim Manoel da Rocha
2- Francisco Rogerio da Rocha
3- João Jorge da Rocha
4- Antonio Augusto da Rocha
5- José Joaquim da Rocha [APARECE OUTRO NOME QUE TUDO LEVA A CRER SER O MESMO QUE APARECE NO TESTAMENTO DA CONSTÂNCIA]
6- Dona Maria Jesuina da Rocha
7- Dona Francisca Carolina da Rocha
8- Dona Henriqueta da Rocha
9- Dona Anna Henriqueta da Rocha
10- Dona Emilia Alexandrina da Rocha
11- Dona Thereza Constança da Rocha Casada que foi com Joaõ Jose da Roxa e a representaõ seos filhos seguintes =

1- Joaquim Florencio da Roxa
2- Dona Maria Amelia da Roxa 18 annos
3- Dona Theresa Philomena da Roxa 17 annos
4- João Roberto da Roxa 16 annos
5- Dona Rita Josefina da Roxa 14 annos

12- Dona Beatris Hermelinda da Roxa casada que foi com o finado Joaõ José Baptista Pires, e a representaõ nos filhos seguintes =

1- Joaõ Olegario da Roxa Pires, digo Joaõ Pires da Roxa
2- Dona Gabriella casada com Antonio Luis da Silva.
3- Filicto Roberto Pires 18 annos
4- Galdino Ludgero Pires 16 annos
5- Manoel Pires de Figueiredo 14 annos
6- Dona Beatris Hermelinda da Roxa 12 annos
Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oito centos setenta e um qüinquagesimo da Independencia, e do Imperio do Brasil aos vinte e nove dias do més de Agosto do dito anno nesta Fasenda denominada Chácara, Districto do Arraial de Rio Preto do termo da cidade Diamantina comarca do serro frio onde foi vindo o Doutor Francisco Corrêa Ferreira Rabelo Juis Municipal e dos orphaõs do dito termo comigo Escrivão do seu cargo ao diante nomeado para o Effeito de proceder-se á inventário dos bens que ficaraõ por fallecimento de Manoel Jorge da Rocha, de quem é inventariante o herdeiro Joaquim Manoel da Rocha a quem o Juis deferio o juramento dos Santos Evangelhos em um livro d’elles em que pôs sua maõ direita, e lhe encarregou que sem dollo nem malícia desse a descrever todos os bens, pertencentes ao seu finado Pai como sejao dinheiro, ouro, Prata, bens moveis, semoventes, e os de rais, direitos e acções, divididas activas e passivas tudo debaixo das penas de perjuro, e sonegados, e bem assim declarasse o dia, mês e anno em que faleceo o inventariado se com testamento ou sem elle, e quais os filhos e herdeiros que ficaraõ por seu fallecimento. E recebido por elle o dito juramento assim o prometo cumprir e logo declarou que o inventariado seu Pai falleceo no dia dés do mes de Março de corrente anno de mil oito centos e setenta e um, sem testamento e que seus filhos e herdeiros saõ os que já distacou no rosto deste inventario. E para constar mandou o Juis elle o inventariante."

Resposta

Link directo:

RE: INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#237774 | barros alf | 29 ago 2009 13:57 | Em resposta a: #231653

caro confrade
sou Alfredo jose moreira de Barros
residente em frança e procuro mes antecedentes
tenho na minha familia uma Joanna Maria da ROCHA casada com Jose Manuel de Sousa Barros
seria desta familia
e um Miguel Ferreira dos SANTOS
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: INVENTÁRIO DE BENTO LUIZ DOS SANTOS

#237819 | VBSN | 30 ago 2009 00:31 | Em resposta a: #237774

No resumo abaixo, ainda não fiz a devida correção (ficarei grato com as observações de todos). Como estou longe da minha residência e escritório e visando agilizar sua resposta, segue:

01)-Em 1820, INVENTÁRIO: INVENTARIADO é JOSÉ AGOSTINHO DOS SANTOS e INVENTARIANTE é FRANCISCO DOS SANTOS FREIRE (Cartório do 2º Ofício, Maço 206, de 1820). Sem nenhuma relação!!

02)-Em 1832, ARROLAMENTO: DONA MARIA JACINTA PERPÉTUA e seus filhos fizeram uma partilha amigável dos bens (CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO, MAÇO 94, DATA 1832).

O TENENTE JOAQUIM JOSÉ DA ROCHA foi o procurador da DONA MARIA JACINTA PERPÉTUA.

Nesse arrolamento não participaram os seguintes filhos da Dona Maria Jacinta: JOANNA MARIA DA ROCHA (que se achava muito distante) e FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA (já era falecido).

Em 15/04/1833, faleceu DONA MARIA JACINTA PERPÉTUA e foi feito o seu inventário, conforme segue:

FILHOS:

I)-MARIA JACINTA;
II)-FRANCISCA MARIA JORGINA DA ROCHA;
III)-VALERIANNA MARIA DA ROCHA;
IV)-JOANNA MARIA DA ROCHA;
V)-CONSTÂNCIA MARIA DA ROCHA;
VI)-LUIZA DALMACIA AVELINA;
VII)-MANOEL JORGE DA ROCHA;
VIII)-TENENTE JOAQUIM JOSÉ DA ROCHA;
IX)-FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA, já falecido, deixando os filhos:

IX-1)-CARLOTA – com 26 anos de idade;

IX-2)-FIRMINO – com 25 anos de idade;

IX-3)-EUFROSINA, casada com ANTONIO HONÓRIO PERPÉTUO;

IX-4)-FRANCISCO – com 19 anos de idade;

IX-5)-JOÃO – com 25 anos de idade;


03)-Em 1834, INVENTÁRIO: SARGENTO MOR MANOEL CARNEIRO DA SILVA (INVENTARIADO) e CONSTÂNÇA (CIA) MARIA DA ROCHA (INTENTARIANTE - CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO, MAÇO 59, DATA 1834).

Faleceu o SARGENTO MOR MANOEL CARNEIRO DA SILVA no dia 16/10/1833, deixando a viúva (CONSTÂNCIA MARIA DA ROCHA) e os seguintes filhos:

I)-THEODORA CONSTÂNCIA DA ROCHA E SILVA, com 38 anos de idade (casada com CARLOS DA CUNHA SANGUINETE);

II)-JOÃO CARNEIRO DA ROCHA E SILVA, com 36 anos de idade;

III)-CAPITÃO MANOEL CARNEIRO DA ROCHA E SILVA, com 35 anos de idade;

IV)-MARIA JESUINA, com 34 anos de idade (casada com SALVADOR DE TAL);

V)-DONA ANNA QUEROBINA DA ROCHA E SILVA, com 32 anos de idade;

VI)-DONA VENÂNCIA MARIA DA ROCHA, com 30 anos de idade;

VII)-JOAQUIM CARNEIRO DA SILVA, com 16 anos de idade;

VIII)-FRANCISCA MARIA CARNEIRO, com 40 anos de idade (filha do falecido)


No dia 27/06/1835, compareceu CARLOS DA CUNHA SANGUINETEN (marido da Theodora), alegando que não foi regularmente intimado do inventário acima, "por desleixo da sua sogra, D. CONSTÂNCIA MARIA DA ROCHA...".

04)-Em 1844, INVENTÁRIO: VALERIANA MARIA DA ROCHA (INVENTARIADA) e ERMELINDA AMÉLIA DA ROCHA (ERNESTINA AMÉLIA DA ROCHA - INTENTARIANTE - CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO, MAÇO 69, DATA 1844).

Faleceu VALERIANA MARIA DA ROCHA no dia 23/09/1844, deixando os seguintes filhos:

I)-DONA ERMELINDA AMÉLIA DA ROCHA, casada com BERNARDO JOSÉ DE CASTRO MENDANHA;

II)-DONA MARIA CAROLINA (DA ROCHA), casada com BERNARDO LUIS DOS SANTOS;

III)-DONA HEDIVIRGES PERPÉTUA (DA ROCHA), casada com AUGUSTO CESAR PEREIRA DA SILVA;

IV)-DONA MARCELINA EMÍLIA DA ROCHA;

V)-SEBASTIÃO CAMILLO DA ROCHA, com 13 anos de idade.

Na página 8, consta afirmação do SEBASTIÃO; "Por falecimento da minha mãe VALLERIANA TIBURCIA MARIA DA ROCHA?!).


05)-Em 17/04/1854, TESTAMENTO: CONSTÂNCIA MARIA DA ROCHA (TESTADORA - CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO, MAÇO 93, DATA 1854).

Declarou ser filha do CAPITÃO FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA e de DONA MARIA JACINTA PERPÉTUA. Que foi casada com o SARGENTO MOR MANOEL CARNEIRO DA SILVA, já falecido, tendo os seguintes filhos:

FALECIDOS: JOÃO, MANOEL, ANTONIO, TRISTÃO e MARIA.

VIVOS:

I)-FRANCISCO;

II)-FERMINO;

III)-JOSÉ;

IV)-JOAQUIM (CARNEIRO DA SILVA – conf. Inventário do Manoel Carneiro, acima, teria 36 anos);

V)-THEODORA (CONSTÂNCIA DA ROCHA E SILVA – conf. Inventário do Manoel Carneiro, acima, teria 58 anos);

VI)-VENÂNCIA (MARIA DA ROCHA - conf. Inventário do Manoel Carneiro, acima, teria 50 anos);

VII)-CÂNDIDA;

VIII)-JOAQUINA;

IX)-ANNA (QUEROBINA DA ROCHA E SILVA – conf. Inventário do Manoel Carneiro, acima, teria 52 anos);

X)-CONSTÂNCIA (muito provável que seja MARIA DA ROCHA, TAMBÉM); e,

XI)-JOANNA.

Nomeou a CONSTÂNCIA MARIA DA ROCHA, como seus testamenteiros, as seguintes pessoas, na ordem: seu filho JOAQUIM DA ROCHA (o Joaquim que consta no inventário do Sargento Mor Manoel chamava-se JOAQUIM CARNEIRO DA SILVA) seus compadres MANOEL RICARDO PIRES e BENTO LUIZ DOS SANTOS.


OBSERVAÇÕES: Quando ficou viúva do Sargento Mor Manoel, em 1834, a Dona Constância não tinha todos esses filhos. Tudo leva a crer que casou-se novamente, tendo mais filhos e dentre eles, uma que também recebu o nome de CONSTÂNCIA. O mais novo do casamento com o Sasrgento (JOAQUIM), tinha 36 anos, quando do testamento. Logo, tendo a CONSTÂNCIA (FILHA) nascida após o referido Joaquim, era, no mínimo, 20 Anos mais novo que o mesmo. Daí que deveria ter essa CONSTÂNCIA entre 14 e 16 anos, quando do testamento.


06)-Em 07/01/1862, INVENTÁRIO: FELICIDADE JOZEFINA DA ROCHA (INVENTARIADA) e LUIZ JOSÉ DE MEIRA PEIXOTO - INTENTARIANTE - CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO, MAÇO 23, DATA 1862).

Faleceu FELICIDADE JOZEFINA DA ROCHA no dia 11/07/1857, SEM FILHOS.

Detalhe que o viúvo (LUIZ JOSÉ DE MEIRA PEIXOTO), casou em segundas núpcias com a irmã da falecida, DONA THEREZA PERPÉTUA DA ROCHA. A sua primeira esposa (DONA FELICIDADE), não teve filhos.

OS BENS DA FALECIDA (DONA FELICIDADE JOSEFINA DA ROCHA), passaram para os seus pais: JOAQUIM JOSÉ DA ROCHA e DONA FELICIDADE PERPÉTUA DA ROCHA E SILVA, que transferiram para os seus filhos:

I)-JOAQUIM JOSÉ DA ROCHA, menor de idade;

II)-DONA MARIA AUGUSTA DA ROCHA, casada com JOÃO BATISTA NERY;

III)-DONA THEREZA PERPÉTUA DA ROCHA, casada com o inventariante LUIZ JOSÉ DE MEIRA PEIXOTO;

IV)-FRANCISCO JOSÉ JORGE DA ROCHA, casado com DONA CARLOTA JORGINA DA ROCHA;

V)-JOÃO JOSÉ DA ROCHA;

VI)-DONA ANNA JOAQUINA DA ROCHA (que depois é qualificada como ANNA FRANCISCA DA ROCHA), casada com MARIANO FERREIRA DE OLIVEIRA;

VII)-JOSÉ JOAQUIM DA ROCHA.


07)-Em 10/06/1862, INVENTÁRIO: FRANCISCO JOSÉ JORGE DA ROCHA (INVENTARIADO) e CARLOTA JOAQUINA JORGINA DA ROCHA - INVENTARIANTE - CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO, MAÇO 22, DATA 1862).

Faleceu FRANCISCO JOSÉ JORGE DA ROCHA no dia 14/12/1861, era casado com CARLOTA JOAQUINA JORGINA DA ROCHA E NÃO TIVERAM FILHOS.

Os herdeiros são a viúva (CARLOTA JOAQUINA JORGINA DA ROCHA) e a mãe do falecido (DONA FELICIDADE PERPÉTUA DA ROCHA).

08)-Em 29/08/1871, INVENTÁRIO: MANOEL JORGE DA ROCHA (INVENTARIADO) e JOAQUIM MANOEL DA ROCHA - INVENTARIANTE - CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO, MAÇO 59, DATA 1871).

Faleceu MANOEL JORGE DA ROCHA no dia 10/03/1871.

Certamente era viúvo. No inventário nada diz. Apenas tem a relação dos herdeiros, filhos do falecido:

I)-JOAQUIM MANOEL (OU JOSÉ?) DA ROCHA;

II)-FRANCISCO ROGÉRIO DA ROCHA;

III)-JOÃO JORGE DA ROCHA;
IV)-ANTONIO AUGUSTO DA ROCHA;

V)-JOSÉ JOAQUIM DA ROCHA;

VI)-DONA MARIA JESUINA DA ROCHA;

VII)-DONA FRANCISCA CAROLINA DA ROCHA;

VIII)-DONA HENRIQUETA DA ROCHA;

IX)-DONA ANNA HENRIQUETA DA ROCHA;

X)-DONA EMÍLIA ALEXANDRINA DA ROCHA;

XI)-DONA THEREZA CONSTANÇA DA ROCHA, foi casada com JOÃO JOSÉ DA ROCHA, SENDO REPRESENTADA PELOS SEUS FILHOS:

XI.1)-JOAQUIM FLORENCIO DA ROCHA;

XI.2)-DONA MARIA AMÉLIA DA ROCHA, com 18 anos;

XI.3)-DONA THEREZA PHILOMENA DA ROCHA, com 17 anos;

XI.4)-JOÃO ROBERTO DA ROCHA, com 16 anos;

XI.5)-DONA RITA JOSEFINA DA ROCHA, com 14 anos;


XII)-DONA BEATRIS HERMELINDA DA ROCHA, foi casada com o finado JOÃO JOSÉ BATISTA PIRES, SENDO REPRESENTADA PELOS SEUS FILHOS:


XII.1)-JOÃO PIRES DA ROCHA;

XII.2)-DONA GABRIELLA, casada com ANTONIO LUIS DA SILVA;

XII.3)-FELICTO ROBERTO PIRES, com 18 anos;

XII.4)-GALDINO LUDGERO PIRES, com 16 anos;

XII.5)-MANOEL PIRES FIGUEIREDO, com 14 anos;

XII.6)-DONA BEATRIS HERMELINDA DA ROCHA, com 12 anos.



OBS. NO REG. 143, FLS. 37Vº, DE 16/06/1896 (AMARGOSA/BAHIA), CONSTA QUE UM JOSÉ JOAQUIM DA ROCHA, que tinha 45 anos (nasceu, portanto, em 1851), casou com CONRADA DO AMOR DIVINO, que tinha 25 anos. Esse JOSÉ JOAQUIM DA ROCHA era filho de JOAQUIM JOSÉ DA ROCHA e de CONSTÂNCIA MARIA DE JESUS, que já eram falecidos em 1896.

Esse casal (JOAQUIM E CONSTÂNCIA) é o mesmo pai de ANTONIO JOAQUIM DA ROCHA, que foi casado com MARIA RAIMUNDA BORGES DA SILVA (passou a assinar MARIA RAIMUNDA DA ROCHA).

Se em 1896, o JOSÉ tinha 45 anos, nasceu, portanto, em 1851 (1896 – 45 = 1851). Isso sugere que a sua mãe, CONSTÂNCIA, tenha nascido ENTRE 1835 e 1840.

No inventário de MANOEL CARNEIRO DA SILVA, em 1834, a inventariante é CONSTÂNCIA MARIA DA ROCHA (OU DE JESUS)., que era a sua esposa. Não consta nenhum filho com o nome de CONSTÂNCIA e nem JOAQUIM JOSÉ.

Já no testamento de 1854, feito por CONSTÂNCIA MARIA DA ROCHA, esta declarou que era filha do Capitão FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA e de MARIA JACINTA PERPÉTUA. Declarou, ainda, que foi casada com o dito MANOEL CARNEIRO DA SILVA, com quem teve 16 filhos. DENTRE ELES, APONTOU JOSÉ, JOAQUIM, CONSTÂNCIA E OUTROS.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen