Registro em Matosinhos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Registro em Matosinhos

#229294 | joaopecegueirodias | 14 mai 2009 00:25

Prezados confrades,

Alguém poderia me ajudar a encontrar um registro de nascimento e/ou batismo em Matosinhos?

Trata-se do meu trisavô Joaquim Júlio Corrêa de Matos (não sei se ele foi registrado com o nome Matos, porque depois nunca assinou o nome Matos) que nasceu em 13 de março de 1857, em Matosinhos (não sei a freguesia mais creio que tenha sido a do Senhor Bom Jesus de Matosinhos). O nome dos pais dele são António Júlio Corrêa de Matos e Custódia Maria de Jesus. Gostaria de saber as origens dele em Matosinhos (que á época de seu nascimento, salvo engano meu, chamava-se Bouças).

Desde já agradeço.

Com meus cumprimentos,
João Dias Rezende Filho
Maranhão-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229332 | Canelas | 14 mai 2009 14:39 | Em resposta a: #229294

Boa tarde

Indicando os dados que possui, contacte o Arquivo Distrital do Porto, preferencialmente, por via electrónica (qualquer motor de busca lhe indicará o respectivo site).

Boa sorte

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229338 | M.Ribeiro | 14 mai 2009 15:50 | Em resposta a: #229294

Prezado João Dias Rezende Filho

Você pode se registrar pela internet no Arquivo Distrital do Porto e fazer a pesquisa online. Encontrando o que procura, é só pedir o documento ou a xerox dele. Desta maneira você pode pesquisar outras freguesias que já estão online, caso não encontre o que procura na freguesia de Matosinhos. Dará um pouco de trabalho, mas você ficará independente para conseguir o que precisar.

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229339 | M.Ribeiro | 14 mai 2009 15:55 | Em resposta a: #229338

Facilitando as coisas para você ...

Http://www.adporto.pt


Marli

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229344 | M.Ribeiro | 14 mai 2009 16:24 | Em resposta a: #229339

Caro João Dias

Depois de registrado no ADP entre com o seu código de utilizador e a senha.

Depois dê um click em Pesquisar no arquivo, Pesquisa avançada, Pesquisar apenas documentos com imagens, e coloque o Título "baptismos". Não coloque datas. Estas você verá quando chegar aos documentos.

Antes vai precisar preencher a referência de Matosinhos, que eu espero que alguém do fórum indique qual é, porque eu não saberia dizer a referência de nenhuma freguesia.

E que alguém me corrija se eu estiver enganada nas minhas orientações para o João, por favor...

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229348 | M.Ribeiro | 14 mai 2009 17:21 | Em resposta a: #229344

Caro João Dias Rezende Filho

Entrando no site www.etombo.com/paroquia/matosinhos vi que os registros de batismo de Matosinhos que estão Online só começam a partir de 1863. Deve ser por isto que você pede ajuda a alguém do fórum. Alguém que possa ir lá, obviamente.

Desconsidere então o que escrevi antes, por favor. A intenção foi ajudar.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229356 | joaopecegueirodias | 14 mai 2009 18:12 | Em resposta a: #229348

Prezada Marli Ribeiro,


Obrigado pela ajuda. Agora não sei, minha ignorância não consegue pesquisar nada, toda pesquisa que eu tento fazer o resultado é sempre que "não foram encontrados registos". Coloquei até simplesmente o nome Silva, e nenhum registo foi encontrado. Creio que seja eu que não sei utilizar o sistema, ou será porque eu não coloquei o número de referencia de Matosinhos? Sabes onde posso encontrar este número?

Abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229399 | M.Ribeiro | 14 mai 2009 23:48 | Em resposta a: #229356

Caro João

Como eu disse acima, com as referências eu não posso ajudá-lo. Eu utilizei apenas a de Campelo, Baião, Porto. E não sei onde pesquisar por elas. Se você quer mesmo pesquisar Matosinhos, talvez enviando um email para o ADP você consiga saber qual é a referência. Mas acima também explico que a data que você precisa provavelmente não está Online. Se conseguir a referência siga a orientação que dei para poder obter resultados na pesquisa. Primeiramente você terá acesso ao livro de assentos de batismo e não ao nome do seu antepassado. Depois que conseguir visualizar o livro é só seguir as datas para achar o que lhe interessa. Mas, repetindo, o ano de nascimento do seu antepassado não está Online, e o melhor é escrever para o ADP para conseguir o documento ou xerox dele, caso exista.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229418 | M.Ribeiro | 15 mai 2009 01:17 | Em resposta a: #229399

Caro João

Tente a referência PRQ/PMTS06 para Matosinhos.

Também pode pesquisar em http://etombo.com É só seguir as indicações dos locais. É bem mais fácil.

Boa sorte.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229482 | Marco | 16 mai 2009 00:55 | Em resposta a: #229294

Caro João

A freguesia de Matosinhos ainda não tem para esta data as imagens on-line, deve pedir uma pesquisa ao Arquivo distrital do Porto ou a alguém que possa fazê-la por si, isto se este seu avô tiver sido baptizado na fregª de Matosinhos, claro
Cumprimentos
José antónio Reis

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229516 | M.Ribeiro | 16 mai 2009 16:01 | Em resposta a: #229482

Caro José António Reis

Foi isto o que expliquei acima para o João, infelizmente depois de ter dado esperança para ele mesmo pesquisar... Para azar dele, os registros online, em todas as 10 freguesias do concelho de Matosinho, começam na década de 60. Vi que estava faltando a freguesia de Senhora da Hora, não sei o porquê. Como ele não tem certeza da freguesia, mas tem a data do nascimento do antepassado, se as datas online começassem antes ele mesmo poderia pesquisar. Mas nas minhas pesquisas, por acaso, e não sei como, visualizei 1 livro de batismo com as datas de 15/10 de 1857 a 31/12 de 1859.
É isso aí.
Cumprimentos.
Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229641 | joaopecegueirodias | 18 mai 2009 02:43 | Em resposta a: #229516

Prezada Marli,

Pois é, não há livros de baptismos da freguesia do Salvador de Bouças de Matosinhos do ano de 1857. Mesmo este livro que a senhora fala, talvez não servisse no caso de ele ter sido baptizado ainda muito novinho (com um mês, dois meses), pois ele nasceu em março e este livro inicia em outubro. De fato não tenho 100% de certeza de que ele(meu avô Joaquim Júlio Corrêa) tenha sido batipzado na freguezia de Matosinhos, mas tenho 98% de certeza, pois na certidão de baptismo de minha bisavó (nascida aqui em São Luís-Brasil) há a seguinte informação: filha de Joaquim Júlio Corrêa, negociante, nascido em Matosinhos, districto do Porto, Reino de Portugal. Além do que ele possuia casa em Matosinhos, na Rua Conde do Alto Mearim. E minha bisavó e meu avô, filho dela, não falavam de outra coisa, a não ser dos 'encantos de Matosinhos' das 'festas de Matosinhos', das 'Procissões de Matosinhos' , do 'Salvador de Matosinhos' do 'Porto de Matosinhos' etc etc... nunca se referiam a Leça da Palmeira, por ex., o que me faz pensar que ele, de fato, tenha nascido e sido baptizado na freguesia do Salvador de Matosinhos.

Com meus cumprimentos e meu agradecimento pela anteção e ajuda,

João

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229678 | M.Ribeiro | 18 mai 2009 15:51 | Em resposta a: #229641

João

Caso tenha interesse, gostaria que me enviasse o seu email para que eu possa encaminhar para você a resposta que recebi do Arquivo Distrital do Porto em relação aos livros de 1857.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229689 | joaopecegueirodias | 18 mai 2009 19:41 | Em resposta a: #229678

Cara Marli,

Com certeza tenho muito interesse. Meu e-mail é joaopecegueirodias@hotmail.com

Muito obrigado pela sua ajuda.

Abraços
João

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229822 | Marco | 20 mai 2009 00:25 | Em resposta a: #229689

Caro João Dias Rezende Filho,

Joaquim, filho legítimo de António Júlio Correia e de Custódia Maria de Jesus, naturais desta freguesia de Matosinhos, neto paterno de Joaquim Correia dos Santos e de Francisca Rosa, naturais desta, neto materno de José António Gomes, natural de Lavradas, Arcebispado de Braga e de Ana Maria de Jesus, desta, nasceu a 13.3.1857 e foi b. a 19.3.1857, na igreja paroquial da fregª de Matosinhos, sendo padrinhos, Joaquim Favela, da rua de Santa Ana e Ana, filha de Joaquim Henriques, da Taipa.
Á margem: foi passada cédula pessoal em Matosinhos a 14.8.1924

ADPRT, Registos Paroquiais, freguesia de Matosinhos, concelho de Matosinhos, Livro B-8, f. 186

Nota: a freguesia de Lavradas deve ser no concelho de Ponte da Barca

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#229882 | joaopecegueirodias | 20 mai 2009 16:50 | Em resposta a: #229822

Prezado José António Reis,


Agradeço-lhe muito que tenha encontrado o assento do Batismo de meu trisavô Joaquim Júlio. Como o senhor o encontrou para mim gostaria de saber, por gentileza, qual a profissão dos pais e avós dele e qual o padre que o batizou.


Com meus melhores cumprimentos,
João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#230628 | joaopecegueirodias | 27 mai 2009 18:01 | Em resposta a: #229882

Renovo meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#234468 | joaopecegueirodias | 17 jul 2009 22:45 | Em resposta a: #229822

Renovo meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#234602 | M.Ribeiro | 20 jul 2009 11:49 | Em resposta a: #234468

João

Tem um tópico de 11/09/2007 dirigido especialmente a José António Reis com o título "José António Reis - preciso de ajuda". Tente chamar a sua atenção por lá, porque acho que este tópico aqui está passando despercebido para ele.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#234661 | joaopecegueirodias | 21 jul 2009 02:46 | Em resposta a: #234602

Prezada Marli,


Agradeço pelo aviso.

Abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#237498 | joaopecegueirodias | 26 ago 2009 19:08 | Em resposta a: #229822

Prezado José António Reis,


Agradeço-lhe muito que tenha encontrado o assento do Batismo de meu trisavô Joaquim Júlio. Como o senhor o encontrou para mim gostaria de saber, por gentileza, qual a profissão dos pais e avós dele e qual o padre que o batizou.


Com meus melhores cumprimentos,
João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#237563 | Marco | 27 ago 2009 01:14 | Em resposta a: #237498

Caro confrade,

De momento, não penso ir ao Arquivo do Porto.
Peço desculpa, mas só lá para Outubro
cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Registro em Matosinhos

#237567 | joaopecegueirodias | 27 ago 2009 02:09 | Em resposta a: #237563

Prezado Dr. José António Reis,

Não precisa se desculpar. Obrigado.
O sr. faz pesquisas por encomenda? Como seria a forma de pagamento?

Meus melhores cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 15:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen