Casa da Agrela

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Património

Casa da Agrela

#229405 | joaopecegueirodias | 15 mai 2009 00:04

Aos confrades,

O que é Casa da Agrela? É um lugar, uma família (v.g. Casa de Bragança, Casa de Bobadela...) uma aldeia? Alguém poderia me esclarecer?

Desde já agradeço
João Dias

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#229645 | joaopecegueirodias | 18 mai 2009 05:21 | Em resposta a: #229405

Prezados Confrades,

Alguém poderia me ajudar com a Casa da Agrella ou Quinta da Agrella na freguesia Duas Igrejas, no Concelho de Paredes? Gostaria de alguma informação sobre um proprietário da Quinta da Agrela chamado Capitão António José Ribeiro Leal, por volta de 1850.

Com meus cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#229825 | MLS | 20 mai 2009 00:29 | Em resposta a: #229645

Caro João Dias Rezende Filho

O que sei é isto: natural da R. de Trás, da freguesia de Nossa Senhora da Vitória, da cidade do Porto e morador na sua quinta da Agrela, freguesia de Duas Igrejas, filho de António José Ribeiro Leal e de D. Ana Joaquina de São Boaventura, também natural da R. de Trás, casado com D. Joana Aurélia da Silva, natural da R. do Almada, da freguesia de Santo Ildefonso, da cidade do Porto, filha de Estêvão António da Silva e de sua mulher D. Mariana Felizarda da Costa, da R. do Almada.

Com os melhores cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#229880 | joaopecegueirodias | 20 mai 2009 16:44 | Em resposta a: #229825

Prezada Maria de Lourdes Santarém,

Obrigado pelos dados, mas eu já os possuía pois tenho a transcrição do assento de casamento de meus tetravós Manoel Coelho Pecegueiro e Delfina Carolina Leal que se casaram em Duas Igrejas no dia 04 de novembro de 1851. O que eu gostaria de saber é se ainda existe esta Quinta da Agrella ou algum outro tipo de informação sobre ela.

Com meus melhores cumprimentos e meu agradecimento pela disponiblidade em ajudar.

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#230021 | f.g | 21 mai 2009 16:57 | Em resposta a: #229880

Tenho um tio por afinidade que era descendente da casa da Agrela, freguesia de Duas Igrejas, Paredes.

Era terceiro neto do Cap. António José Ribeiro Leal (natural da rua de Trás, freguesia da Vitória, Porto, faleceu a 22/21/1856, Duas Igrejas), casado com Miquelina Coelho Barbosa (natural de Duas Igrejas), e eram moradores na casa da Agrela, Duas Igrejas.

A casa da Agrela ainda existe na dita freguesia, e pode encontar se procurar nas imagens do Google em "casa da Agrela" "Duas Igrejas".

f.g

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#230436 | joaopecegueirodias | 25 mai 2009 14:36 | Em resposta a: #230021

Prezados Confrades,

Estou fazendo, como já sabem pelo tópico, uma pesquisa sobre o Capitão António José Ribeiro Leal. Em alguns assentos de baptismos e casamentos de filhos seus, da Freguesia de Duas Igrejas, ele é citado como "Senhor de sua Casa e Quinta da Agrela, na Freguesia de Duas Igrejas, Comarca de Penafiel", em outros assentos está apenas "morador de sua Casa e Quinta da Agrela".

Alguém dos senhores ou senhoras (no sentido do costume polido e não de foros de nobreza, rsrsrs, apesar de saber que neste fórum há muitos Senhores de Ilustres Casas e Morgados, agora falando seriamente) saberiam, por gentileza, dizer-me se esta Quinta da Agrela ou Casa da Agrela, de fato e de direito, constituía-se em um verdadeiro Senhorio, no sentido nobiliárquico(Perdoem-me se não sei colocar bem os termos e usar as palavras exatas)? Se é de fundação antiga, ou recente? se o Capitão Ribeiro Leal sempre foi o proprietário desta Casa? (há, inclusive, um brasão, uma cota d'armas nesta casa, estas armas perteceriam à Família Leal ou a um antigo proprietário da Casa/Quinta/Solar da Agrela? Alguém poderia indicar-me uma bibliografia ou uma fonte onde pudesse esclarecer minhas dúvidas?

Desculpe o excesso de questionamentos, mas é que moro no Brasil, e este site é meu grande aliado (na verdade, todos os genealogistas que freqüentam-no é que o são) em minhas pequenas pesquisas genealógicas.

Com meus melhores cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#230626 | joaopecegueirodias | 27 mai 2009 18:00 | Em resposta a: #230436

Renovo meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#231738 | joaocardoso | 11 jun 2009 18:31 | Em resposta a: #230626

viva pessoal...

sou natural de Duas-igrejas, paredes e conheço a casa da agrela... vim parar neste forum de paraquedas pois tb tava a procura da origem daquela casa....
nao sei muito dela... mas posso responder a algumas perguntas....

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#231985 | joaopecegueirodias | 15 jun 2009 23:46 | Em resposta a: #231738

Exmo. Sr. João Cardoso,

Peço-lhe, então, sff, que investigue um pouco sobre a Casa da Agrela. Gostaria de saber se era um morgado da família do Capitão António José Ribeiro Leal, se ele está ainda sepultado na capela da casa, conforme eu encontrei no registo (assento) de óbito dele e, se for possível, que o senhor me mande fotografias da casa.(pode ser por e-mail).Também gostaria de saber quem é o atual proprietário da casa.

Meu e-mail, para um contato mais rápido, é joaopecegueirodias@hotmail.com

Desde já agradeço imenso ao senhor e qualquer outra informação que souber será muito útil e importante,

Com meus cumprimentos,
João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#234237 | joaopecegueirodias | 15 jul 2009 02:09 | Em resposta a: #231738

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#240285 | joaopecegueirodias | 25 set 2009 23:38 | Em resposta a: #231985

Renovo o pedido ao Sr. João Cardoso e a todos os confrades.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#240637 | joaopecegueirodias | 29 set 2009 17:25 | Em resposta a: #240285

Renovo o pedido ao Sr. João Cardoso e a todos os confrades.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#240811 | joaopecegueirodias | 01 out 2009 01:28 | Em resposta a: #231738

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#249543 | joaopecegueirodias | 09 fev 2010 01:28 | Em resposta a: #240811

Renovo meu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Agrela

#257739 | joaopecegueirodias | 02 jul 2010 19:05 | Em resposta a: #249543

Renovo meu pedido a qualquer um dos confrades que me puder ajudar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen