Casa de Cabana

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Casa de Cabana

#229656 | FranciscoF | 18 mai 2009 13:00

Estou a tentar reconstruir a genealogia dos morgados da Quinta de Cabana, Quintiães, concelho de Barcelos. Se houver interessados posso trocar elementos de informação.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#229659 | cacr | 18 mai 2009 13:26 | Em resposta a: #229656

Caro Francisco F

Tenho alguma informação sobre a referida casa, que conheço, e tambem sobres os seus proprietarios. se precisar de algo diga.
cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#229702 | FranciscoF | 18 mai 2009 22:03 | Em resposta a: #229659

Ando a fazer uma investigação sobre a genealogia da Família da Casa e Quinta de Cabana.
Consegui reconstituir a linha de varonia dos Morgados da seguinte forma, em linha ascendente:

1) António Félix Machado 2) Joaquim Félix Machado 3) João Félix Machado Falcão Marinho 4) Francisco Ribeiro Ferreira Machado. Ora este Francisco Ribeiro Ferreira Machado, que era capitão de milícias e cavaleiro professo da Ordem de Cristo parece que também era Senhor do Morgadio de Vila Cova, além de Morgado da Casa de Cabana. Seria possível confirmar?
Melhores cumprimentos,
Francisco F.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#229747 | cacr | 19 mai 2009 12:05 | Em resposta a: #229702

Caro Francisco F,

Vou pesquisar os meus apontamentos e depois informo.
Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#229750 | FranciscoF | 19 mai 2009 12:56 | Em resposta a: #229747

Caro Candido Rodrigues,

Muito agradecido. O que me interessava era saber se esse Morgadio de Vila Cova existiu efectivamente e onde foi ele parar.
Cumprimentos,
FF.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#229751 | cacr | 19 mai 2009 13:07 | Em resposta a: #229750

Caro Francisco F.

Como lhe disse vou pesquisar pois não estou em casa e não tenho elementos comigo.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#229782 | cacr | 19 mai 2009 18:55 | Em resposta a: #229702

Caro Francisco F.

Os dados que abaixo indico foram retirados da obra de José Joaquim Saleiro Brandão dedicada à obra poetica do Abade Beirão que inclui um anexo com a genealogia do referido Abade que é descendente da familia Machado da Casa da Cabana.
O vinculo da Casa da Cabana foi instituido em 14 de Março de 1652 por Manuel Álvares Machado (bisavó do referido Francisco Ribeiro Ferreira Machado).
- Manuel Álvares Machado cc Madalena de Novais e Araujo em 1595.
- Maria de Araujo Machado cc Martin Ferreira da Costa de Vila Cova
- Hieronima Ferreira Ferraz cc Baltazar Correia do Rego
- Francisco Fernandes Ribeiro (Francisco Ribeiro Ferreira Machado cc Luisa Sotto- Mayor (Luisa Marinho Sotto-Mayor).

Como pode verificar o avô do Francisco era Natural de Vila Cova, provavelmente daí a ligação, mas é uma suposição da minha parte pois não tenho elementos que confirmem. Aqui no Genea existem dados sobre a Casa da Cabana e seus proprietarios.
Como esta Casa é uma das que estou a estudar e sobre a qual tenho alguma informação, gostaria de lhe pedir, caso seja possivel, se me pode fornecer informação que possui sobre este casa.
Sempre ao dispor, cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#229965 | FranciscoF | 21 mai 2009 03:26 | Em resposta a: #229782

Caro Cândido Rodrigues,

Grato pelo esclarecimento. Não conheço a obra que menciona, mas suponho que se refere ao poeta Lima Brandão, Abade da Igreja de São Mamede de Coronado. O que gostaria de saber - ainda que de forma sumária - é como entronca ele na família Machado da Casa de Cabana, pois não o descubro nas minha notas.
Quanto a Martim Ferreira da Costa, de Vila Cova, era fidalgo da Casa Real, como diz Felgueiras Gaio, mas de facto também nada consegui apurar sobre a existência do tal morgadio de Vila Cova.
Uma outra questão que estou a averiguar é a da varonia da actual Casa de Cabana. Pelas minhas contas essa varonia provém, efectivamente de Baltazar Correia Rego, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo e pai do referido Francisco Ribeiro Ferreira Machado. Confere com os dados em seu poder?

Cumprimentos,
Francisco.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#230077 | cacr | 21 mai 2009 22:45 | Em resposta a: #229965

Caro Francisco,

Ainda me socorrendo da obra de José Joaquim Saleiro Beirão "Abade beirao - Biografia e Obra Poética" aqui lhe deixo a ligação do referido Abade, que se chamava Joaquim Gonçalves Gomes Beirão (que não é o mesmo que refere) à Casa da Cabana em Quintiães:

1 - Francisco Fernandes Ribeiro Machado cc Luisa Sotto Mayor
2 - João Felix Machado cc Maria Ferreira da Silva
3 - José Felix Machado cc Maria Dias de Sá
4 - Rosa Dias Felix cc José de Sá
5 - Josefa Dias de Oliveira cc José Gomes
6 - Rosa Dias Gomes cc Domingos José Gonçalves
7 - Padre Joaquim Gonçalves Gomes Beirão (1892-1981)

Este é um ramo da familia que se fixou na freguesia de Fragoso graças ao casamento, em Fragoso - Barcelos, de José Félix Machado com Maria Dias de Sá.
Qualquer informação mais nao hesite em dizer. Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#230232 | FranciscoF | 23 mai 2009 03:34 | Em resposta a: #230077

Caro Cândido Rodrigues,

Muito obrigado pela sua informação que permitiu-me, efectivamente, encontrar no meio dos meus muitos apontamentos notícia do Padre Joaquim Gonçalves Gomes Beirão, professor do Seminário de Braga e, mais tarde, pároco de Fragoso. De facto, tinha-me enganado na minha pesquisa inicial e fora dar a outra pessoa.
O bisavô do Abade Beirão era José António de Oliveira e Sá, da Casa do Poço e casado com Rosa Dias Félix. Certo? No entanto, pesquisei no BD e não encontrei nenhuma destas pessoas.
A propósito, quem são os actuais proprietários da Casa de Cabana? E confirma-se que a respectiva varonia entronca em Baltazar Correia Rego? Descobri, entretanto, que este Baltazar consta, de facto, na BD do GeneAll.
Cumprimentos,
Francisco F.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#230557 | cacr | 26 mai 2009 22:23 | Em resposta a: #230232

Caro Francisco F.

A Casa da Cabana ainda se encontra nas mãos de um descendente de Manuel Alvares Machado, embora o mesmo não aconteça com uma parte das propriedades que compunham o rico património desta Casa.
Aqui fica a linha desde o instituidor do Vinculo da Cabana até ao seu actual propriétario:

1 - Manuel Alvares Machado - D. Madalena De Novais Araujo
2 - D. Maria Araujo Machado - Martim Ferreira da Costa
3 - D. Hieronima Ferreira Ferraz - Baltazar Correia do Rego
4 - Francisco Ribeiro Ferreira Machado - D. Luisa Marinho de Sotto Mayor
5 - João Felix Machado - D. Maria Josefa Ferreira
6 - Joaquim Felix Machado - D. Maria Joaquina da Silva Rosa
7 - António Felix Machado - D. Ana Julia do Rosário
8 - José Machado do Vale - D. Ermelinda Gonçalves Pereira de Barros
9 - Antóni Machado do Vale - D. Ermelinda Gonçalves Pereira de Barros
10 - Alfredo Machado Pereira do Vale - D. Angelinha Pereira miranda da Silva
11 - António da Silva Machado (actual proprietario da Casa da Cabana).

Com os melhores cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#230741 | FranciscoF | 29 mai 2009 04:21 | Em resposta a: #230557

Caro Cândido Rodrigues,

Obrigado pelos esclarecimentos fornecidos.
Estou agora a investigar a ascendência do instituidor do vínculo da Casa de Cabana, Manuel Álvares Machado e de sua mulher Madalena de Novais e Araújo. Quanto a esta senhora creio que entronca na família Araújo estudada pelo Felgueiras Gaio. Relativamente aos pais de Manuel Álvares Machado estou ainda a investigar.
Tem alguma informação?
Melhores cumprimentos,
Francisco F.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#230850 | cacr | 30 mai 2009 15:43 | Em resposta a: #230741

Caro Francisco F.

Sobre os ascendentes de Manuel Álvares Machado possuo alguma informação mas que ainda não tratei, pois trata-se de um trabalho efectuado pelo Dr. Fernando Falcão Machado (também ele um descendente do referido Manuel Álvares Machado) e que foi publicado no Jornal "O Barcelense" entre 1937 e 1941, trabalho esse que estou a ler e a retirar as devidas notas.
Mal tenha algo de concreto informo. De qualquer maneira se tiver informações que possa partilhar, agradeço pois esta é uma das familias que estou a estudar.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#231255 | FranciscoF | 04 jun 2009 12:28 | Em resposta a: #230850

Caro Candido Rodrigues,
Muito obrigado pelas informações prestadas. Também possuo uma cópia (incompleta) dessa série de artigos do Dr. Falcão Machado publicada no "Barcelense".
Se eu deparar com mais alguma informação de interesse não deixarei de o avisar.
Cumprimentos,
Francisco F.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#251897 | picopi | 18 mar 2010 19:27 | Em resposta a: #230557

Caro Cândido,
Gostava de saber se D.Ermelinda Gonçalves Pereira de Barros foi casada duas vezes, ao que me parece, com dois irmãos, desde já agradeço a atenção e qualquer informação que me possa dar. Sou tetraneta da senhora em causa.
Cumprimentos
Susana Cunha Barros

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#251929 | cacr | 19 mar 2010 18:55 | Em resposta a: #230557

Rectificação:

8 - Jose Machado do Vale - D. Maria Joaquina Pereira da Silva

Pelo laso as minhas desculpas,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#251930 | cacr | 19 mar 2010 19:03 | Em resposta a: #251897

Cara Susana Cunha Barros,

Obrigado pela chamada de atenção pois tratou-se de um erro meu ao transcrever os dados. A esposa de José Machado do Vale foi D. Maria Joaquina Pereira da Silva.
A sua tetra avo D. Ermelinda, casada com António Machado Pereira do Vale, procede da casa dos Barros de Sao Paio de Antas e era filha de José Gonçaves Pereira de Barros e de D. Maria de Jesus Gomes, da cas dos Limas de Belinho, ambas freguesias do concelho de Esposende.
Gostaria de lhe pedir, se não for muito incomodo, a sua ascendencia até a D. ermelinda, pois estou estudando varios ramos da casa da Cabana, pelo que seria uma grande ajuda. Pode tambem contar com a minha ajuda para o que precisar.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#251936 | picopi | 19 mar 2010 20:14 | Em resposta a: #251929

Caro Cândido Rodrigues
Desde já muito obrigada pelo esclarecimento, como pediu envio os meus antepassados até D.Ermelinda:
D. Ermelinda casou com António Machado Pereira do Vale
Tiveram 9 filhos:
José,
Cândida,
Alfredo,
Maria da Graça,
Maria Amélia,
Maria da Conceição,
Maria Bernardete,
Augusto e
Maria Etelvina Machado Pereira de Barros(minha bisavó) que casou com José Gonçalves Pereira de Barros, da Casa dos Barros de Belinho, eram primos.
Estes últimos tiveram 7 filhos
Alfredo Machado Pereira de Barros (meu Avô),
Manuel,
Maria Ermelinda,
Maria da Graça,
Amélia,
Lúcia,
José.
O meu avô Alfredo casou com Maria de Lurdes Alves Pereira (sobrinha do Abade de Belinho P.Albino) e tiveram 3 filhos :
Manuel Augusto Pereira de Barros (meu pai)
José Gonçalo Pereira de Barros
Maria José Pereira de Barros
Para mais informação sobre a Casa dos Barros marque o Tópico "Barão de Maracanã" aqui no forum
Este último, segundo dados recolhidos era tio da avó de D.Ermelinda e foi quem mandou construir a Casa dos Barros.
Cumprimentos
Susana Cunha Barros

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#251952 | TABacelar | 20 mar 2010 03:00 | Em resposta a: #251930

caros confrades

Os meus tetravós José Machado do Vale e Maria Joaquina Pereira da Silva casaram aos vinte e dois dias do mês de Março do ano de mil oitocentos e setenta e quatro na Igreja de Santa Maria de Quintiães, Concelho de Barcelos, Diocese de Braga, com dispensa apostólica de consanguinidade em 3º grau, ele com 25 anos filho legítimo de João Fernandes do Valle e sua mulher Josefa Maria de Miranda e ela de vinte e três anos, filha legítima de António Félix Machado e de sua mulher Ana Júlia do Rosário.
Foram testemunhas o Padre Francisco José da Rosa e Domingos Martins Cancella.

Deste casamento nasceram
Maria , Júlia e

António Machado Pereira do Vale (sucessor do vínculo e da Capela e Casa da Cabana) que casou com Ermelinda Gonçalves Pereira ( meus bisavós) falecidos em 27/8/1940 e 28/12/1946 respectivamente, na Casa da Cabana. Quintiães.

Tiveram os já referidos 9 filhos: José , Cândida Alfredo, Maria da Graça, Amélia, Maria Etelvina, Maria, Maria Bernardete, Augusto e
Maria da Conceição Machado Pereira do Vale (minha avó) que casou com Domingos Alberto Bacelar Pinto

Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#251953 | TABacelar | 20 mar 2010 03:32 | Em resposta a: #230741

Caro Francisco F.

António Félix Machado c/ D. Ana Júlia do Rosário é meu 4º avô.
Também eu possuo a cópia incompleta do Livro e Memorial da Casa da Cabana do Dr. Fernando Falcão Machado.
Atenta a data da sua mensagem, nas suas investigações conseguiu alguns elementos da ascendência de Manuel Alvares Machado e D. Madalena Novais e Araújo que possa partilhar ?
Desde já grata pela atenção.
Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#252001 | FranciscoF | 21 mar 2010 05:15 | Em resposta a: #251953

Agradeço que me faculte um e-mail para onde eu possa responder.
Cumprimentos,
FF.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#252003 | TABacelar | 21 mar 2010 10:06 | Em resposta a: #252001

Caro FranciscoF
Obrigado pela sua pronta resposta
O meu mail é: teresaalexandrabacelararrobahotmailpontocom
Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabana

#267865 | João Rocha | 02 jan 2011 23:09 | Em resposta a: #251936

olá

estive a pesquisar a os antecedentes da casa da cabana e descobri este forum.
eu tenho em meu poder a certidão de todos os bens do meu tetra avô (António machado pereira do vale)
encontra-se em fase de restauro.
também estou a tentar saber todos os proprietarios que já passaram por aquela quinta. isto foi uma grande ajuda
neste momento a 3/4 daquela quinta encontra-se na posse do meu avô Antonio da silva machado.

1 - Manuel Alvares Machado - D. Madalena De Novais Araujo
2 - D. Maria Araujo Machado - Martim Ferreira da Costa
3 - D. Hieronima Ferreira Ferraz - Baltazar Correia do Rego
4 - Francisco Ribeiro Ferreira Machado - D. Luisa Marinho de Sotto Mayor
5 - João Felix Machado - D. Maria Josefa Ferreira
6 - Joaquim Felix Machado - D. Maria Joaquina da Silva Rosa
7 - António Felix Machado - D. Ana Julia do Rosário
8 - José Machado do Vale - D. Maria Joaquina Pereira da Silva
9 - Antóni Machado do Vale - D. Ermelinda Gonçalves Pereira de Barros
10 - Alfredo Machado Pereira do Vale - D. Angelinha Pereira miranda da Silva (nunca chegou a ser proprietario desta casa)
11 - António da Silva Machado - Albertina Caridade Fernandes

António Machado do vale faleceu e sua esposa D. Ermelinda doou a parte (3/4) de um filho falecido ao meu avô Antonio da silva Machado que viveu com os avós desde pequeno.

Resposta

Link directo:

Casa de Cabana

#374109 | cacr | 28 set 2016 12:38 | Em resposta a: #267865

Boa Tarde,

Gostaria de entrar em contacto consigo, pode enviar-me um mail para candidorodrigues@aeiou.pt
Cumprimentos

Cândido Rodrigues

Resposta

Link directo:

Casa de Cabana

#411365 | carlosbarros | 18 jan 2019 15:56 | Em resposta a: #251930

Cara Susana

Qual é a tua relação com a casa dos barros em Belinho?
Dos irmãos: Manuel, jose, joao, carlos e Augusto qual é o teu grau de parentesco?

Parece-me que somos primos! vamos a ver..

Resposta

Link directo:

Casa de Cabana

#411370 | TABacelar | 18 jan 2019 23:26 | Em resposta a: #267865

Caro João Rocha

Recebi um alerta deste tópico e só hoje vi a sua mensagem.
Este meu ramo está em stand by.
Como ficou esse restauro?
Somos primos. Sou bisneta de Antonio Machado Pereira do Vale e Ermelinda Gonçalves Pereira e neta da 5ª filha- Maria da Conceição Machado Pereira do Vale (falecida antes da mãe).

Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

Casa de Cabana

#411371 | TABacelar | 18 jan 2019 23:30 | Em resposta a: #411365

Caro Carlos Barros
Então também somos primos.
Sou bisneta de D.Ermelinda Gonçalves Pereira da Casa dos Barros.
Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

Casa de Cabana

#433854 | picopi | 19 mai 2021 20:49 | Em resposta a: #411365

boa tarde
peço desculpa na demora da resposta
mas ainda estou em fase de pesquisa;
a minha relação é a seguinte
Teresa Rodrigues Meira (1802-1885), irmã do Barão de Maracanã
casou com José Manuel de Barros a 23.01.1928
filhos:
João, Manuel, Rosa, Maria, António, José
José que casou com
Maria de Jesus Nogueira Lima a 06.09.1867
penso que os nomes a que se refere são os filhos deste casal, são os meus tetravós.
o filhos destes de nome Alfredo, meu trisavô casado com Maria Gonçalves da Torre
se ajudar a esclarecer tiveram um filho,
João Gonçalves Pereira de Barros (1877-1962) foi médico
não sei se é quem procura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 01:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen