Família de Casteição (lugar de Chãos)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Família de Casteição (lugar de Chãos)

#230032 | f.g | 21 mai 2009 17:25

Sou descendente do Capitão Rodrigo José Amado (natural de Casteição, filho de Domingos Amado e de sua mulher Maria da Conceição, moradores no lugar da Sanzala) e de sua mulher Maria da Conceição (natural de Casteição, filha de Francisco Ramos e de sua mulher Brizida Maria, moradores no lugar de Chãos), casaram a 02/06/1755, Casteição e moradores no lugar de Chãos.

f.g

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (lugar de Chãos)

#230036 | Nelita | 21 mai 2009 17:43 | Em resposta a: #230032

Sou descendente de Maria de Barreiros, natural de Casteição (Quinta da Serra) casada com Miguel de Almeida, de Souropires.

Aguém me ajuda?

Cumprimentos

Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (lugar de Chãos)

#230039 | f.g | 21 mai 2009 17:53 | Em resposta a: #230036

Prezada Nelita,

Da Quinta da Serra, era natural Maria Madalena de Aguiar, filha do Cap. Manuel Luís Gomes (Almeida) Lamego, casado com Angélica Maria de Aguiar Ramos (natural da freguesia da Prova). Neta paterna de Pedro Gomes Alves "Lamego" (natural de Casteição) e de sua mulher Maria Lourenço, moradores no lugar de Chãos, Casteição.
A Maria Madalena de Aguiar casou a 10/09/1791 (Cogula-Trancoso) com o Dr. Inocêncio António Duarte de Gambôa Infanção (natural de Santa Eufémia, Pinhel).

Cumprimentos
f.g

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (lugar de Chãos)

#230107 | Nelita | 22 mai 2009 10:35 | Em resposta a: #230039

Caro f.g

Muito obrigada pelas informações, mas neste momento ainda não sei se Manuel Luís Gomes de Almeida, descende de Miguel de Almeida. Este nascido talvez nos princípios de 1700, filho de Manuel Francisco, de Gouveia (?) e de Ana de Almeida, de Sernancelhe.
Ele casou com Maria de Barreiros, de Casteição e esta família Barreiros era de Casteição. Descendo de um dos filhos João de Almeida, que nasceu em Casteição e se casou com Antónia de Aguiar, de Sezures, Viseu, Um dos filhos deste casal António de Almeida, nasceu em Paipenela e casou em Várzeas de Trevões, com Teresa Maria de Aguiar. Só tenho data de casamento deste último casal.
Se nas suas pesquisas encontrar alguma informação agradeço.
Alguns Paroquiais de Casteição estão no Arquivo de Lamego.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (lugar de Chãos)

#230120 | f.g | 22 mai 2009 12:36 | Em resposta a: #230107

Prezada Nelita

Já agora informo do assento de baptismo do Manuel Luís Gomes (Almeida) Lamego, que se encontra na Câmara Eclesiástica de Lamego – Casteição – Livro de Baptismos de 1732 a 1735.

Aos nove dias do mês de Julho de mil e sete centos e trinta e cinco veio aos exorprimos e aos Santos Óleos Manuel filho legitimo de Pedro Gomes Alves, e de Maria Lourença do lugar de Chãos desta freguesia Neto pela parte paterna de Pedro Alves e de Maria Gomes naturais e moradores que foram no mesmo lugar de Chãos desta freguesia e pela Materna de Manuel Lourenço e Domingas Luís naturais e moradores em a freguesia de Papinela termo de Marialva deste Bispado o qual por nascer em perigo de vida foi Baptizado neste caso de necessidade pelo Capitão Pedro Gomes Lamego que nele insinuou de modo como que o baptizara de que fiquei certo não ser necessário … testemunhas presentes Manuel Rodrigues do lugar de Chãos e António Jorge, e Padrinho o dito Capitão Pedro Gomes Lamego e sua sobrinha Ana do mesmo lugar dos Chãos de que diz este termo que assinei hoje dia era ut supra / o Abade Encomendado José Teixeira de Carvalho

Pena é esta freguesia ter os assentos paroquiais dispersos (e aleatórios nos anos), nomeadamente em Lamego e na Torre do Tombo (com cópia destes no Arquivo da Guarda). Em tempos estudei muito esta freguesia e dei muitas voltas para tomar a sequencia genealógica do meu ramo.

Cumprimentos,
f.g

Resposta

Link directo:

RE: Família de Casteição (lugar de Chãos)

#230124 | Nelita | 22 mai 2009 13:06 | Em resposta a: #230120

Caro Coonfrade:

Exorcismos deve estar mal escrito no Assento de baptismo. Mesmo assim obrgada.

Também tenho ido muito a Lamego e a outros Arquivos, mas nesse ramo familiar ainda não fui muito longe.

Se ainda tiver registos de Casteição de 1700, ou anteriores agradeço, pois me seriam muito úteis.

O João Braz mandou-me dos EUA a assinatura do meu antepassado António de Almeida que encontrou nos Livros de Penela. Também já vi em Lamego a de seu pai João de Almeida nos Livros de Casteição, mas áinda não tenho a fotocópia dessas certidões.
Na próxima visita ao Arquivo penso pedi-las.
No entanto um Capitão Pedro Gomes já servia de padrinho de baptismo nessa altura a crianças do meu ramo familiar, mas ainda não encontrei ligações.

Também um padre António Soveral das Neves, abade, aparece como padrinho de baptismos.

Um dia espero chegar a alguma conclusão.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 03:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen