Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#230439 | ibotelho | 25 mai 2009 15:15

Boa tarde,

Gostaria de saber quem foi o/a primeiro titular desta casa.

Agradeço qualquer espécie de informação, dado tratar-se de antepassados meus.

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#230503 | Miranda 1 | 26 mai 2009 11:53 | Em resposta a: #230439

Boa tarde

O primeiro titular da Capela de Vila Mea de Bornes, foi Frncisco Teixeira Vahia de Miranda.
"Ver em Fidalgos e Nobres de Vila Pouca de Aguiar"

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#230527 | ibotelho | 26 mai 2009 15:45 | Em resposta a: #230503

Boa tarde, Manuel Miranda

Agradeço a pronta resposta que me dá.

Esta Casa de Vila Meã pertenceu ao irmão mais velho do meu Avô que se chamava Acácio Álvares de Sousa Santos e foi médico nas Pedras Salgadas.

Tanto quanto sei, e tenho visto nos sites de genealogia, a minha família descende dos Sousa Machado de Vila Pouca e dos Teixeira Vahia de Miranda.

No primeiro caso já consegui desvendar todos os meus antepassados até à actualidade. Já o mesmo não posso dizer dos segundos, pois não sei de ninguém que possa corresponder à minha geração ou mesmo ao século XIX.

Sei que existem familiares meus em Chaves, Oura, Bornes, Eiriz, Ribeira de Pena e Vila Real mas penso que já nem os conheço.

Melhores cumprimentos

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#230587 | Miranda 1 | 27 mai 2009 06:40 | Em resposta a: #230527

Bom dia Isabel Botelho

Pouco mais posso dizer sobre esta família de Vila Meã de Bornes. Sei que tinha Brasão dos Texeiras e Mirandas. A descrição segue até ao 4o Morgado Luiz António Teixeira Vahia de Miranda, casou com D. Maria Benedita de Figueiredo Sarmento de Sousa Chaves.
Teve uma filha: Joaquina Vahia de Figueiredo Sarmento, Com geração extinta, provavelmente ela teria tios ou tias mas não são mencionados.

Se a Isabel tiver conhecimento dos meus Mirandas da Casa do Cerrado de Montalegre, ou da região não se esqueça que estou deste lado à espera.

Receba os meus Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#230598 | ibotelho | 27 mai 2009 12:28 | Em resposta a: #230587

Caro Manuel Miranda,

Talvez seja uma ideia começar por procurar aqui mesmo por

- José Xavier de Miranda Ataíde Melo e Castro (descendência a partir de Jordão de Miranda)

- Maria da Assunção de Miranda Ataíde Melo e Castro

- Francisco José de Miranda Ataíde e Melo

- José Xavier de Miranda Ataíde e Melo

Espero ter ajudado alguma coisa.

Melhores cumprimentos

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#230625 | Miranda 1 | 27 mai 2009 17:55 | Em resposta a: #230598

Boa Tarde Isabel Botelho

Venho agradecer a sua boa vontade de ajudar, mas estes nomes já são do meu conhecimento. Refiro-me a genealogistas raros ou pouco conhecidos, ou quando se está a pesquisar e de repente se tropeça com um Miranda desconhecido, que foi parar onde não se pensava.
Eu fiz este pedido porque em Montalegre à uma grande falta de registos, foram quase todos destruídos por um incêndio que ocorreu em 1923.

Pode continuar a ajudar que é sempre bem vinda.

Receba os meus cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#231883 | FátimaAragão | 14 jun 2009 20:22 | Em resposta a: #230587

Caro Manuel Miranda,
Estamos aqui no Brasil (eu e minhas irmãs) à procura de nossos ascendentes portugueses para fazermos o nosso livro de genealogia, mas temos muito pouco. Graças a Deus encontramos este site que tenho certeza muito vai nos ajudar. Gostaríamos de lhe passar que o Sr. Luiz Antônio Teixeira Vahia de Miranda e Sra. Maria Benedita Figueiredo Sarmento de Sousa Chaves são nossos tetravós, sua filha Luisa Joaquina Figueiredo Sarmento Vahia casou-se com João Manuel de Souza Aragão em 1835 (nossos trisavós) e tiveram 7 filhos, todos nascidos em Vila Meã, sendo o sétimo Rodrigo Antônio de Souza Aragão que veio para o Brasil e aqui se casou com Marianna Ribeiro de Castro Aragão (nossos bisavós) e tiveram filhos e um deles Sylvio Ribeiro Aragão (nosso avô). Estamos em contacto com uma pessoa deste forum que generosamente vai nos ajudar (Ana Maria Guedes). Por enquanto estamos organizando alguns pedidos para passarmos a ela. Temos certeza de contarmos com outras pessoas também deste forum, parentes nossos ou não, mas pessoas sérias comprometidas com genealogia. Estamos aqui do outro lado, mas inteiramente à disposição para qualquer outra informação que possa vir a agregar.
Atenciosamente,
Fátima Aragão

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#231893 | abivar | 14 jun 2009 22:42 | Em resposta a: #231883

Cara Fátima Aragão:

O seu trisavô João Manuel de Souza Aragão era sem dúvida descendente do homónimo que nasceu em Vila Meã (Bornes) a 15/9/1761 e que foi Ajudante de ordenanças de Vila Pouca de Aguiar e Fidalgo de cota de armas (para Souzas, Machados, Morais e Pintos), sendo filho de João de Souza Machado e Francisca Maria de Morais Pinto, neto materno de José de Morais Pinto, da Quinta das Casas de S. Martinho de Bornes, e Francisca Xavier dos Passos, casados na freguesia de Santa Catarina, Lisboa, a 3/7/1735, os quais eram filhos respectivamente de Sebastião de Morais e Ana Maria Pinto (da referida Quinta das Casas), Manuel Gonçalves Reynao e Lourença Caetana. Sou descendente do casal Sebastião de Morais - Ana Maria Pinto, aqui na base de dados do Geneall, sendo ele este:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179860

Publiquei um estudo acerca destes Morais Pintos da Quinta da Casas na revista Raízes e Memórias (nº 12, Junho de 1996, pp. 3-28 "Alguns exercícios e teoremas genealógicos e respectivas demonstrações - I - Morais Pintos da Quinta das Casas de S. Martiho de Bornes, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real"). Uma série de coincidências felizes permitiram-me determinar a ascendência comum do referido fidalgo de cota de armas e de uma minha ascendente (Rosa Maria de Morais Pinto), nomeadamente o facto de subsistirem os assentos paroquias de Santa Catarina, Lisboa, e a justificação de nobreza do armigerado, na qual se transcreve o respectivo assento de baptismo, também ainda subsistente nos livros de Bornes. Além disso encontra-se no nobiliário de Felgueiras Gayo referência a um Sebastião de Morais contemporâneo do acima referido, do qual se diz "casou em Bornes s.m.n. [sem mais notícia]". A análise dos paroquiais de Bornes dessa época torna quase certo que só pode ser o mesmo, o que permite depois seguir a ascendência que no Gayo se dá a esse Sebastião de Morais, com todas as reservas que os nobiliários devem merecer. É essa ascendência que se pode encontrar aqui na base de dados, seguindo o "link" acima transcrito; até ao referido casal Sebastião de Morais - Ana Maria Pinto, assim com a ascendência desta última, trata-se de ligações documentalmente confirmadas. Apenas a ascendência apresentada para Sebastião de Morais (alguém acrescentou "e Seixas") é apenas baseada no Felgueiras Gayo, tanto quanto sei.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes amp

#234919 | FátimaAragão | 24 jul 2009 14:27 | Em resposta a: #231893

Caro Antônio Bivar,
Desculpe na demora em lhe agradecer pelos valiosos dados que você me passou.
Eu e minhas irmãs estamos montando a nossa genealogia e é um trabalho demorado e de muita pesquisa, como você mesmo sabe. Iremos viajar para o interior de Minas Gerais, aqui no Brasil, para procurar mais informações, pois todos os nossos ascendentes que vieram para o Brasil se fixaram neste estado, na cidade de Rio Novo. Tão breve tenhamos já todos os descendentes de Rodrigo Antônio de Souza Aragão, nosso bisavô, filho de João Manuel de Souza Aragão, nós colocaremos à disposição. Mais uma vez muito agradecida por tudo.
Atenciosamente,
Fátima Aragão

Resposta

Link directo:

RE: Casa Capela de Vila Meã de Bornes "V. Pouca Aguiar

#341772 | FátimaAragão | 30 jan 2014 13:57 | Em resposta a: #230527

Cara Isabel Botelho,
Descendemos também dos Sousa Machado de Vila Pouca de Aguiar e dos Teixeira Vahia de Miranda. O nosso bisavô Rodrigo Antônio de Souza Aragão é filho de João Manuel de Souza Aragão e de Luisa Joaquina Figueiredo Sarmento Vahia, neto paterno de João Manuel de Souza Machado Aragão e Morais e de Genebra Maria Joaquina Souza Leitão de Almeida Pinto (da Quinta do Bucheiro, em Ribeira de Pena) e neto materno de Luiz Antônio Teixeira Vahia de Miranda e Maria Benedita Figueiredo Sarmento de Sousa Chaves.
Rodrigo veio para o Brasil em 30 de abril de 1872 (registro de passaporte) e aqui se casou com Marianna Ribeiro de Castro Aragão e tiveram 11 filhos e um deles o nosso querido avô, Pintor e Restaurador, Sylvio Ribeiro Aragão.
Desde 2009 eu e minhas irmãs pesquisamos muito a nossa genealogia e graças a Deus já conseguimos muita coisa rara.
Isabel, gostaríamos de saber qual a sua ligação com os nossos ascendentes, quem sabe somos primas? Ficaremos muito felizes.
Eu e minhas irmãs viajamos em 2011 para Portugal, região de Vila Real e fizemos algumas descobertas a respeito da nossa família.
Conhecemos aqui no fórum algumas pessoas maravilhosas que muito nos ajudaram na nossa genealogia, inclusive uma meia prima, mas ainda temos algumas dúvidas sobre os Sousa Machado e como você já conseguiu desvendar os seus antepassados, acreditamos que possamos trocar ideias e fazermos novas descobertas.
Melhores cumprimentos,
Fátima Aragão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 03:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen