Encontrar certidão de nascimento de minha avó

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230566 | pichi | 27 mai 2009 00:01

Hola a todos,

sou nova no forum...necessito da certidão de nascimento de minha avó. Sei que ela nasceu em Tras os Montes, desconheço a freguesia. O nome dela era Aurea Salgado, data de nascimento 23/09/1910; filiação: Augusto dos Santos Salgado e Arminda de Jesus Salgado.
Tenho a esperança de que alguém possa me ajudar. Existe algum orgao que faz uma busca geral? Por exemplo, no Rio de Janeiro, enviando email ao DETRAN com o nome, tipo de registro e data do fato, eles fazem uma busca do registro da pessoa em todo estado do Rio. Existe algum orgao em Portugal onde se possa pedir para fazer pesquisa de registros?

Desde já agradeço a todos vossa atenção. Espero que alguém possa me ajudar a encontrar a certidão de minha avó...

beijim,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230568 | amrr | 27 mai 2009 00:22 | Em resposta a: #230566

Cara Ana,

Se não souber a freguesia ou, pelo menos, o concelho de origem, vai ser muito difícil.

Por acaso, os seus Bisavós emigraram para o Brasil? Em que ano, aproximadamente?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230569 | amrr | 27 mai 2009 00:42 | Em resposta a: #230566

Cara Ana,

Pesquisando no site do Arquivo Distrital de Vila Real (distrito de Trás-os-Montes), encontrei o seguinte registo, relativo a emissão de passaporte:

------------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1646/2161
- Cota original
5226
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 27/12/1912
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: António Salgado
Idade: 25 anos
Freguesia: São Vicente da Raia
Concelho: Chaves
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Arminda de Jesus (esposa, 23 anos) e Aura da Ascenção (filha, 3 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 643

--------------------------------------------------------------------------------------------

Dadas as várias coincidências/proximidades, há muitas possibilidades de se tratarem destes elementos serem os seus antepassados. Vejamos:

- António Salgado Augusto dos Santos Salgado (há a possibilidade de leitura errada do primeiro nome: Augusto / António);

- Arminda de Jesus (esposa) Arminda de Jesus (esposa);

- Aurea (filha) Aura da Ascenção (filha)

- Data de nascimento: 23/09/1910 3 anos em 27/12/1912

Acho, então, que deve pedir mais informações (fotocópias, inclusivé) ao ADVR, relativas a este registo.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230570 | pichi | 27 mai 2009 00:43 | Em resposta a: #230568

Hola,

obrigado por responder :-)

Pois, pelo que sei minha vó já era adulta quando meus bisavós foram para Brasil.
acredito que por volta de 1930/36.

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230571 | MCNN | 27 mai 2009 00:44 | Em resposta a: #230566

Olá Ana

Pesquisando no site do Arquivo Distrital de Vila Real, encontra-se este pedido de passaporte para o Brasil.


- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1646/2161
- Cota original
5226
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 27/12/1912
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: António Salgado
Idade: 25 anos
Freguesia: São Vicente da Raia
Concelho: Chaves
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Arminda de Jesus (esposa, 23 anos) e Aura da Ascenção (filha, 3 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 643


Exceptuando o nome do seu bisavô, o resto parece bater certo, não é ?

Se fõr este o pedido do passaporte dos seus familiares, já sabe o Concelho e a Freguesia onde procurar o que pretende.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230572 | amrr | 27 mai 2009 00:45 | Em resposta a: #230566

Na mensagem anterior desapareceram alguns caracteres.
Aqui vai de novo:

----------------------------

- António Salgado Augusto dos Santos Salgado (há a possibilidade de leitura errada do primeiro nome: Augusto / António);

- Arminda de Jesus (esposa) Arminda de Jesus (esposa);

- Aurea (filha) Aura da Ascenção (filha)

- Data de nascimento: 23/09/1910 3 anos em 27/12/1912

----------------------------

AR

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230573 | amrr | 27 mai 2009 00:49 | Em resposta a: #230570

Outra vez.
Ufffffffffff.

----------------------------

- António Salgado ==» Augusto dos Santos Salgado (há a possibilidade de leitura errada do primeiro nome: Augusto / António);

- Arminda de Jesus (esposa) ==» Arminda de Jesus (esposa);

- Aurea (filha) ==» Aura da Ascenção (filha)

- Data de nascimento: 23/09/1910 ==» 3 anos em 27/12/1912

----------------------------

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230576 | pichi | 27 mai 2009 00:56 | Em resposta a: #230571

Ola Arlindo

muitíssimo obrigado por sua rapida e amável ajuda...
Adoraria que estes dados fossem relativos a minha família...tentarei me comunicar com a conservatoria desta freguesia que aparece em sua pesquisa.

tenho o óbito de minha avó e certidao de casamento de meu pai que constam os nomes de minha avó e bisavós.
Cres que podiam haver se equivocado de Aurea Salgado para Aura Ascençao?
Antonio para Augusto é mais proximo...
penso de verdade que é muito provavel que tenhas razao e estou rezando por isso...assim já terei a freguesia onde minha vó foi registrada e poder fazer o pedido do registro, graças a sua amavel ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230578 | amrr | 27 mai 2009 01:06 | Em resposta a: #230576

Cara Ana,

Parece-me que será bem possível.

- A confusão enntre Aura e Áurea é óbvia.

- Aura Ascenção é o nome de baptismo, com certeza. Aura (ou Áurea) Salgado já considera o apelido de família. Com 3 anos de idade ainda não se utilizava o apelido.

Pode, então, tentar obter cópia do registo de baptismo junto da Conservatório do Registo Civil de Chaves. Digo do registo de baptismo, e não de nascimento, porque o Registo Civil obrigatório, em Portugal, só teve início em 1911, ou seja, após a implantação da República.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230581 | pichi | 27 mai 2009 01:13 | Em resposta a: #230569

Olas

Quero deixar aqui meu agradecimento sincero, de coração a boa vontade e vossa rápida ajuda.
Tenho esperaça de que estes dados são os que vão me ajudar em meu propósito.

Obrigado sr Armindo e sr Mario :-)

já lhes direi futuramente neste forum, se os dados eram de minha família...tenho quase certeza que sim.

Especiais saudações e até breve!
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230582 | pichi | 27 mai 2009 01:16 | Em resposta a: #230578

Não querendo abusar de sua boa vontade, sabes se o registro de baptismo serve para fins de obter nacionalidade portuguesa??

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230614 | M.Ribeiro | 27 mai 2009 16:02 | Em resposta a: #230582

Ana

Vi que você abriu outro tópico com o mesmo título deste, o que não é indicado. Dê continuidade ao assunto neste mesmo tópico, para que todos possam ver que tipo de ajuda você já teve e possam entender o que você está contando agora.

Respondendo a sua pergunta, sim, registro de batismo é o nome dado ao documento que você precisa para dar entrada no pedido da nacionalidade. É o que chamamos de registro de nascimento. Mas você fala que esta sua antepassada é sua avó. Para que você possa tirar a sua nacionalidade portuguesa é necessário que o seu pai ou a sua mãe, o que for o/a filho/a da sua avó a tirem antes de você.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230617 | M.Ribeiro | 27 mai 2009 16:27 | Em resposta a: #230614

Ana

Respondendo aqui ao que foi colocado no outro tópico aberto por você, deixe-me dizer-lhe que você não precisa recorrer a nenhum site de buscas. Basta entrar no site do Arquivo Distrital de Vila Real e pedir a certidão de nascimento de sua avó, Áurea, nascida em 23/9/1910, filha de António Salgado e Arminda de Jesus, na freguesia de São Vicente da Raia, Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real, dados que já foram confirmados pelo Arlindo Rodrigues.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230655 | amrr | 28 mai 2009 00:18 | Em resposta a: #230582

Cara Ana,

Sim. Para tal deve pedir uma Certidão de Nascimento à Conservatória do Registo Civil de Chaves, pois o Arquivo Distrital de Vila Real, para a freguesia de S. Vicente, só tem registos até 1903.

Conservatória do Registo Civil de Chaves
Rua das Longras e do Olival, Loja 34, 3º Piso, Edifício Charlot
5400-093 Chaves

Telef.: 276 301 170
Fax: 276 301 179
E-mail: crc.chaves@dgrn.mj.pt

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230670 | pichi | 28 mai 2009 08:08 | Em resposta a: #230655

Olá a todos,

muitíssimo obrigado por toda essa ajuda :-)

Telefonei ontem para a conservatória de Chaves. Falei com a sra Lurdes e lhe comentei que lhes havia enviado email com os dados...me disse que não haviam recebido...então lhe pedi o email deles pra averiguar se era o mesmo, e sim era o mesmo...e disse então a sra Lurdes para enviar-lhes outra vez...o farei tão logo tenha confirmado os nomes de meus bisavós...estou esperando falar com minha mãe para que me confirme...ontei passei o dia inteiro tentando falar com ela, mas não foi possível nem por celular, nem por fixo...espero confirmar isso hoje e em seguida enviarei o email com os dados. Mas estou quase certa de que meu bisavó se chamava Antonio e não Augusto. Meu irmão mas velho se chama Antonio, talvez se chama assim por meu bisavô.
O documento de óbito de minha avó consta o nome de meu bisavô como Augusto, mas como pedi a minha tia que me dissera por telefone talvez tenha se equivocado ou a caligrafia da pessoa que escreveu fora a causa da confusão.
Pedi a busca da certidão de nascimento de meu pai e estou tentando pedir a busca da certidão de casamento dos meus avós, com estes documentos acho que terei mas dados de minha avó...
Não pensava que era tão complicado...ufffffffff
Lhes agradeço muito muito vossa atenção :-)

Meus mais siceros cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230681 | MCNN | 28 mai 2009 11:24 | Em resposta a: #230670

Olá Ana

Há um aspecto de que queria alertá-la.

Se aquele pedido de passaporte disser respeito à sua família, a sua avó Aura (ou Aurea) é referida como tendo 3 anos.

Tendo esse pedido de passaporte sido feito em 1912, isso quereria dizer que a sua avó não teria nascido em 1910, mas sim em 1909 (ou mesmo em 1908).

Claro que pode ser apenas um erro de transcrição, mas não seria a primeira vez que se descobria, passados muitos anos, que um familiar nosso afinal tinha nascido num ano diferente daquele que nós julgavamos (e que o nosso próprio familiar julgava). Isso já aconteceu comigo.

Presumo que terá dito à conservatória para procurar no ano de 1910.

Caso não encontrem nada, diga-lhes para procurarem nos livros dos anos anteriores (1909 e 1908). não vá dar-se o caso da sua avó não ter nascido em 1910.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230685 | pichi | 28 mai 2009 12:37 | Em resposta a: #230681

Olá sr Mario,

pois foi exatamente o que passou. Mas eles tiveram a boa vontade de buscar segundo os dados que lhes enviei e me enviaram o seguinte:
"Informo V.ª Ex.ª que o assento de nascimento ( baptismo) respeitante a Aura d' Ascenção se encontra registado nesta Conservatória sob o n.º 17/1909 ( freguesia de São Vicente)."

Estive, faz alguns minutos, falando com a sra Lurdes da conservatória de Chaves, e ela me informou que consta no registo o nome de meu bisavó como "Augusto Salgado" e bisavó" Arminda de Jesus Salgado", que são os nomes que tenho e que foram copiados da certidão de óbito de minha avó, salvo que na certidão, o nome do meu bisavô consta como "Augusto -dos Santos- Salgado" Tenho minha dúvida também em relação ao nome de minha avó. Que na certidão de óbito está como "Aurea Salgado" e não "Aura d'ascenção".
Mas tem um detalhe que lembro, que meu pai certa vez comentou que escreveram mal o nome de minha avó em alguma documentação sua e que ele teve que fazer a retificação, porque haviam escrito "Aura" ao invés de "Aurea"...(minha avó morreu meu pai tinha 2 anos de idade) mas e o nome "d'ascenção" que nunca havia escutado alguém da família mensionar antes???
Ou seja, o nome "Aura" pode estar correto, mas que passa com "d'ascenção"? e também "dos Santos" que consta na certidão de óbito que é nome do meu bisavô??
De toda maneira, já fiz o pedido da certidão que encontraram, me enviarão por correos...
Também pedi a busca do registro de nascimento de meu pai...e vamos ver se coincide os nomes...
Se não coincide, terei problemas...

Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230687 | MCNN | 28 mai 2009 12:57 | Em resposta a: #230685

Olá Ana

Quanto ao "d'Ascensão", deveria tratar-se de um nome próprio que a sua avó não terá usado. Ãquando dos baptismos raramente o apelido constava do nome do baptizado, pelo que seria altamente improvável que no assento de baptismo da sua avó constasse Aura (ou Aurea) Salgado.

O normal seria apenas constarem um ou mais nomes próprios.

Quanto ao nome do seu bisavô, era bastante comum as pessoas usarem várias variações dos seus nomes ao longo da sua vida, pelo que nem sempre usavam todos os apelidos (nem todos os nomes próprios).

Já que está em contacto com a Conservatória, já pensou em pedir-lhes para procurarem o assento de casamento dos seus bisavós ? Eles muito provavelmente terão casado na mesma freguesia onde nasceu a sua avó. Talvez o assento de baptismo da sua avó contenha a freguesia onde os seus bisavós casaram.

Se encontrarem esse assento, era interessante ver qual o nome que o seu bisavô então usou (e já agora o nome dos pais dele, que deverão constar desse assento).

Talvez encontre aí o "Santos" que falta.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230688 | pichi | 28 mai 2009 13:18 | Em resposta a: #230687

Vayaaaa!!!....
pois não havia pensado nisto...amanhã falarei com a sra Lurdes que foi muito amável conmigo. Espero que ela possa me ajudar, porque suponho que para pedir o registro de casamento de meus bisavós, teria que saber a data, não??

Lhe agradeço muito que esteja me ajudando...

Obrigado

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230689 | MCNN | 28 mai 2009 13:46 | Em resposta a: #230688

Ana

Vai sempre necessitar da ajuda de alguém da Conservatória.

Pode, em primeiro lugar, perguntar-lhes se no assento de baptismo da sua avó consta o local onde os seus bisavós se casaram.

Se o assento de baptismo da sua avó indicar como local de casamento dos seus bisavós uma outra freguesia que não aquela onde a sua avó foi baptizada, esse assento deverá ser procurado nos livros de casamentos dessa outra freguesia (a qual poderá pertencer a essa Conservatória ou não).

Se indicar como local de casamento a freguesia onde a avó nasceu (ou se não indicar o local de casamento), então a Conservatória terá de procurar nos livros de casamento de 1909, de 1908, de 1907 e aí por diante, sempre recuando no ano até encontrar o casamento dos seus bisavós.

Partindo do princípio que a Conservatória só tem os livros posteriores a 1903, isso quererá dizer que, caso os seus bisavós tenham casado antes dessa data, a procura desse casamento deverá ser continuada no Arquivo Distrital de Vila Real.

Mas isso é altamente improvável dada a idade da sua bisavó quando foi para o Brasil, pois tinha 23 anos em 1912 (de acordo com o pedido de passaporte).

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230691 | pichi | 28 mai 2009 14:05 | Em resposta a: #230689

Que bom que tenho vossa ajuda!!

Eres un cielo sr Mario!

Amanhã falarei com a sra Lurdes. É bastante provavel que eles tenham se casado na mesma freguesia onde se realizou o baptismo de minha avó....pelo que sei eram muito religiosos e acredito que frequentavam a mesma paróquia. O que me faz pensar que se casaram e batizaram a criança na mesma paróquia...assim espero...
É um quebra-cabeças e as peças parecem estar bem escondidas...

Obrigado,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230706 | pichi | 28 mai 2009 17:26 | Em resposta a: #230576

Olá,

estava aqui pensando e se este registo é o de minha avó, como vou provar que é a mesma pessoa que consta como mãe de meu pai em seus documentos, já que os nomes estao diferentes? nos documentos de meu pai diz que ele é filho de "Aurea Salgado Martins"(nome de casada).
Se na identidade do meu pai consta "Aurea Salgado Martins" como progenitora, deve ser porque em sua certidão de nascimento está escrito assim, já que é necessário apresentar a certidão para tirar a identidade.
E se no registro de nascimento de meu pai consta um nome e no registro de minha avó consta outro nome, como posso provar que seria a mesma pessoa?
Além do mais, se o nome de meu avô em um documento consta "Augusto dos Santos Salgado" e em outro somente "Augusto Salgado" como provar que é a mesma pessoa?
Não acredito que se basearão em possibilidades na hora de julgar se sou ou não neta de minha avó...acho que deverá estar tudo claro e coincidindo...que opinam?

Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230707 | pichi | 28 mai 2009 17:51 | Em resposta a: #230689

Olá sr Mario,
coloquei uma mensagem no forum e gostaria de saber sua opinião.
Desde já lhe agradeço,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230723 | Ju saturno | 28 mai 2009 21:58 | Em resposta a: #230566

Olá

Gostava imenso de encontrar a certidão de nascimento do meu tio.Mas tenho pouquiíssima informação.

Apenas sei que nasceu Carreiras S.Miguel ..Vila Verde e que faleceu no Brasil qdo ainda jovém.

Julio pinheiro Cardoso...Ou Julio Cardoso...Nascido em Carreiras S. Miguel.Vila Verde

Mto obrigado
Ju

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230728 | cverde | 28 mai 2009 23:06 | Em resposta a: #230723

A freguesia de Carreiras (S. Miguel) pertence ao concelho de Vila Verde e distrito de Braga pelo que o assento paroquial do seu tio deverá estar no Arquivo Distrital de Braga / Universidade do Minho.

No entanto terá de tentar saber a data ainda que aproximada do nascimento do seu tio (talvez através do registo de óbito e/ou eventual casamento aí no Brasil) e o nome dos pais. Diz que faleceu jovem. Com que idade aproximada? Em que ano?

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230752 | MCNN | 29 mai 2009 12:47 | Em resposta a: #230706

Olá Ana

Aquilo que pergunta não sou capaz de responder.

Creio que o melhor será obter essa informação junto de um advogado no Brasil que tenha experiência neste tipo de casos, pois creio que o seu problema não é nada incomum.

O que vou dizer agora pode ser um grande disparate, mas penso que, tendo em vista eliminar a discrepância que existe entre o nome com que a sua avó foi baptizada (Aura da Ascensão) e aquele que usou no Brasil (Áurea), será necessário que se proceda à "rectificação" do nome da sua avó aí no Brasil (por forma a que fique como Aura da Ascensão), o que é feito através do que penso chamar-se de "Accção de Rectificação de Registro Civil".

Não sei é se basta rectificar apenas o nome da sua avó na certidão de nascimento da Ana (onde deve constar como avó paterna), ou se é necessário igualmente rectificar o nome da sua avó no casamento dos seus pais, no baptismo do seu pai, no casamento da sua avó, etc.

Mas o que acabei de escrever vale muito pouco pois é apenas aquilo que penso, e dada a minha ignorância neste assunto, não se fie muito na minha opinião.

Repito, consulte um advogado no Brasil e consulte o consulado português por forma a saber exactamente quais os passos certos a dar.

Pode também abrir um tópico neste forum exclusivamente para saber quais os procedimentos a tomar em casos similares ao seu, em que os ascendentes usaram no Brasil nomes parecidos (mas distintos) daqueles com que foram registados nos seus países de origem. Eventualmente algum frequentador deste forum terá já passado por uma situação idêntica, e terá uma opinião muito mais fundamentada do que a minha sobre o que fazer nesses casos.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230757 | pichi | 29 mai 2009 14:00 | Em resposta a: #230752

Olá sr Mario,

Tens razão. E vejo um tanto complicado...seria mudar todos os documentos desde as nossas certidões...
O que ainda tenho dúvida é se realmente este registo encontrado é o de minha avó.

Muitas pontos coincidem: datas, nomes com algumas modificações. Fico pensando se na possibilidade de que existira duas famílias com nomes parecidos na mesma época. E que talvez, a de minha avó estivesse em outra freguesia...

Estou confundida, e não sei muito bem se sigo buscando ou sigo insistindo com este registo.

Vou pedir a busca da certidão de casamento dos meus avós no Brasil e ver o que passa, que nomes constarão na certidão...

Bom, uma vez mas lhe agradeço muito,

é confortador saber que não estamos sós.

Muito obrigado,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230890 | MCNN | 31 mai 2009 00:53 | Em resposta a: #230757

Olá Ana

Em primeiro lugar, peço encarecidamente que deixe de me tratar por sr. Mário, caso contrário passarei a tratá-la por Sra. D. Ana.

Para ajudá-la a ter a certeza se este registo é ou não o da sua avó, a Ana pode, para além de procurar o registo de casamento em S. Vicente entre Augusto Salgado e Arminda de Jesus, procurar igualmente os registos de óbito dos seus bisavós no Brasil.

Quem sabe se os seus registos de óbito não conterão algum pormenor sobre o seu local de nascimento.

E mesmo que não façam referência ao local de nascimento, muito provavelmente conterão a idade que tinham quando faleceram.

Com base nessa idade, veja se o seus anos de nascimento (calculados a partir do ano de falecimento e da idade que tinham quando faleceram) são compatíveis com os daquelas pessoas que constam no pedido de passaporte (aonde constam as suas idades).

Para terminar queria fazer-lhe algumas perguntas. Talvez exista algum relato na sua família, feito pela sua avó ou pelo seu pai, que lhe permita responder a alguma das seguintes questões:

- Sabe o nome dos avós (paternos ou maternos) da sua avó ?

- Sabe se os seus bisavós seriam primos entre si ?

- Tem notícia de que a avó paterna da sua avó também tenha emigrado, alguns anos mais tarde, para o Brasil ?

- Sabe se o seu bisavô Augusto emigrou primeiro para o Brasil sozinho, tendo depois regressado a Portugal para levar consigo a sua família (esposa e filha) para o Brasil ?

A razão destas minhas perguntas, à primeira vista descabidas, é simples.

Os registos, anteriores a 1903, de S. Vicente são já pesquisáveis via internet.

Fui dar uma olhadela neles e, uma vez que S. Vicente era aparentemente uma paróquia muito pequenina, tem poucos registos pelo que demorei menos de 5 minutos a encontrar os assentos de nascimento do Augusto e da Arminda de Jesus que constam no pedido de passaporte (procurei com base nas idades que teriam aquando do pedido de passaporte).

E sabe que mais ? Eram primos direitos, pois tinham os mesmos avós paternos.

Desconfiei logo assim que descobri o assento de baptismo de Arminda de Jesus (foi o primeiro que encontrei) e reparei que o pai dela tinha Salgado como apelido (chamava-se Venceslau José Salgado, filho de José Salgado e de Antónia Gonçalves).

Já o pai de Augusto chamava-se João Salgado, e também era filho de José Salgado e de Antónia Gonçalves.

A mãe desta Arminda de Jesus (de nome Cecília) terá emigrado para o Brasil em 1924 (de acordo com um pedido de passaporte onde consta ser mãe de um Luis Antonio Salgado, o qual era por sua vez irmão de Arminda de Jesus).

Finalmente, existe um pedido de passaporte em 1910 de um Augusto Salgado, cuja idade é compatível com a do "António" (que já se comprovou, pelo registo de baptismo de Aura da Ascensão, que era de facto Augusto) que pediu o passaporte em 1912 para si e para a sua esposa Arminda de Jesus e para a sua filha Aura da Ascensão.

Desculpe lá o interrogatório, mas se algum destes factos coincidir com algum relato existente na sua família, será mais um indício (a somar aos já numerosos indícios que existem) de que este pedido de passaporte é de facto o dos seus bisavós e da sua avó.


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230901 | pichi | 31 mai 2009 11:55 | Em resposta a: #230890

Não, por favor, Sra D. Ana soa prá lá de formal e me sentiria uma avozinha(risos)...

Ok...Mario, primeiro quero agradecer sua imensa ajuda, pois na verdade estou só neste caso, já que a nacionalidade só interesa a mim, meus irmãos talvez nem entendam o valor, o que significa para mim obter-la. E pagar um advogado é bastante caro...no momento e justo por não ter a nacionalidade, os trabalhos que tenho são "insignificantes"...e não me sobra muito para "extras"...te copiei abaixo o link para minha página web para que me "conheça" um pouco...trabalho de vez em quando em navios de cruzeiro, mas ultimamente está sendo muito de vez em quando, pois antes os navios trabalhavam com pessoal de fora da comunidade europeia sem problemas, mas agora, a maioria das companhias que navegam pelo mediterraneo, estão contratando somente pessoal com passaporte europeu...Estou com projeto de lançar um disco em catalão (vivo em Barcelona) já estou na 5ª canção, mas não poderia assinar com nenhuma gravadora e menos ainda fazer divulgação do cd...
Já deveria haver pedido a nacionalidade faz tempo, mas fui deixando pra depois dada a dificuldade do tema...
Bom, aqui te deixo o link...espero que gostes de musica :-)
http://jazz-performer.6te.net

Agora voltando ao tema de minha avó, pois...estive falando com minha mãe e o que consegui de informação foi sobre os irmãos de minha avó que nasceram no Brasil que se chamavam Demétrios, Olympio(ou Olimpio), Luis e Mario Salgado.
O que estou tentando fazer e que está um pouco difícil, porque dependo de meu irmão menor para faze-lo e como ele está de mudança para outro estado, está bastante atarefado, é conseguir os telefones dos primos de meu pai, filhos dos irmãos de minha avó, para ver se consigo o máximo de informações possível sobre a família de minha avó.
É uma ótima idea(como todas as que me tens sugerido) pedir a busca dos óbitos de meus bisavós para comparar as idades deles com as idades das pessoas que constam no registo de passaporte que encontrastes.
Creo que encontrar alguma informação sobre local de nascimento deles é pouco provável, já que no óbito de minha avó somente diz que ela é natural de Portugal, nada mais, nos óbitos deles provavelmente não será distinto.
Guardarei as perguntas que me fizestes para perguntá-las aos meus primos quando tenha seus contactos, quem sabe eles possam me ajudar a saber se meus avós eram primos, e se não me equivoco, não seria o primeiro caso na família de meu pai, porque parece que tio Mario(irmão de minha avó) era casado com uma prima...

Estou ansiosa esperando as certidões que pedi...a busca de óbito de bisavós e de casamento de meus avós, como não sei data exata, só poderá ser feita pessoalmente na Central de Certidões do Rio de Janeiro, liguei pra eles e não ha possibilidades de fazer nem por correio, nem por internet...pedirei a alguém pra fazer a busca por mim...

É bastante provavel que meu bisavô tenha emigrado primeiro e depois levado a família...me estranha que só depois de um período de 3 anos sem ter nenhum filho, meus bisavós tiveram 4 no Brasil, talvez seja porque meu avô não estava com minha avó em Portugal neste período de 3 anos e sim sozinho no Brasil...

Vou preparar um questionário com cuidado, para quando fale com meu primo obter as respostas que possam me ajudar...

Muitíssimo obrigado Mario, de coração! Fico feliz por ter sua inteligencia e boa vontade conmigo.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230909 | amrr | 31 mai 2009 12:57 | Em resposta a: #230901

Cara Ana,

Confirme-me: a Aura da Ascenção Salgado era sua avó paterna?

Qual o nome dos seus pais da Ana?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230916 | pichi | 31 mai 2009 13:27 | Em resposta a: #230909

Olá Armindo,

Que alegria saber de ti.

Quero aproveitar para dizer que entrar neste forum foi como encontrar um tesouro...é muito bom saber que todavia existem pessoas dispostas a ajudar neste mundo tão calculista e egoísta...
Lhes agradeço a todos do forum, muito muito.

E sim, minha avó Aura ou Aurea é mãe de meu pai, depois de casada com meu avô, passou se chamar Aurea Salgado Martins.
Meu pai se chamava Victor Martins e minha mãe Maria Helena Martins...depois da separação passou a chamar-se outra vez Maria Helena de Souza.

Estou aguardando a certidão de meu pai para ver se consigo mais informações.

saludos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230919 | pichi | 31 mai 2009 14:19 | Em resposta a: #230890

Estou montando uma versão baseando-me nas infos que tenho de minha família e infos encontradas por vós nos registos de passaporte...
seria assim: meu avô Augusto Salgado viajou para o Brasil em 23/02/1910 - deixou filha Aura(Aurea) nascida em 23/09/1909, Aura(Aurea) tinha então 5 meses de idade quando meu avô emigrou a Brasil.

retornou para buscar a família viajando então Arminda, Aura e Augusto para o Brasil em 27/12/1912. Aura(Aurea) tinha então 3 anos.
Minha avó teve 4 irmãos nascidos no Brasil, minha avó era a única portuguesa, segundo infos que tenho da família.
Minha avó morreu em 02/04/1939 deixando um único filho(meu pai) de 2 anos que segundo a família conta, ele nasceu prematuro con sete(7) meses em 16/01/1937, o que suponho então que meus avós se casaram em Maio de 1936(mes das noivas), então minha avó se casou com 26 anos de idade(já que era Maio e minha avó fazia aniversário em Setembro), deu a luz a meu pai com 27 anos de idade e morreu aos 29 anos, faltando 5 meses para cumprir os trinta...a família comentava que minha avó morreu joven, que não tinha nem 30 anos...
O período de tempo que este casal ficou sem ter filhos...minha avó, única portuguesa no meio de 4 irmãos brasileiros...me faz pensar que sim , se trata da mesma pessoa do registo...mas...a vida ás vezes é muito irônica e acredito que seja melhor colher mais dados...
Tenho esperança de que esta história acima, seja a história de minha família :-)

um grande abraço,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230926 | amrr | 31 mai 2009 15:10 | Em resposta a: #230916

Ana,

Então o apelido Martins veio do seu avô paterno. Como é que ele se chamava?

Até já,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230927 | pichi | 31 mai 2009 15:14 | Em resposta a: #230890

Requerente: Venceslau José Salgado
Idade: 44 anos
Freguesia: São Vicente
Concelho: Chaves
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Luís (filho, 11 anos) e António (filho, 8 anos)
Destino: Brasil

Minha avó tinha um tio chamado Luis, meu pai lhe tratava de tio Luis...talvez seja este do registo...me lembro de haver ido visitá-lo no hospital...eu o vi somente desde a porta e me impressionou muito(por isso ainda me lembro) que ele estava muito muito magro, parecendo uma caveira, já estava muito velhinho e doente...eu tinha uns 5/6 anos, não sei exatamente...
Quanto ao outro filho Antonio que seria o outro tio de minha avó, segundo este registo, não lembro de nada referente a ele.

Se esta é minha família, então quer dizer que meus tataravós emigraram para Brasil antes de meus bisavós...e sabe-se lá se começou aí...
Ao parecer, temos familiares no Brasil que até meu pai desconhecia...

Afinal quase esqueço do proposito de minhas buscas...(risos) está tomando conta de mim uma imensa curiosidade de saber mais sobre meus antecedentes, que espero que sejam estes...

um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230928 | pichi | 31 mai 2009 15:27 | Em resposta a: #230926

exato...meu avô se chamava Carlos Martins

Até já :-)

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230929 | amrr | 31 mai 2009 16:00 | Em resposta a: #230927

Cara Ana,

Para a tentar ajudar, deixo-lhe aqui mais algumas questões:

1- Em que local nasceu o seu pai?

2- Em que data e local casaram os seus pais?

3- Em que local casaram os seus avós paternos?

4- Em que localidade faleceu a sua avó Aura?

Até já,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230930 | pichi | 31 mai 2009 16:22 | Em resposta a: #230929

Pedi uma busca da certidão de nascimento de meu pai, mas ainda não recebi instruções para que envien por correo. Pedi ao cartório da Tijuca que é responsavel por varias freguesias, entre elas a que moravam meus avós e nasceu meu pai.
Te envio dados abaixo do que tenho:

1- Em que local nasceu o seu pai?
Nasceu em Vila Isabel - Rio de Janeiro

2- Em que data e local casaram os seus pais?
08/12/1960 em Guadalupe - Rio de Janeiro

3- Em que local casaram os seus avós paternos?
provavelmente em Vila Isabel em Maio 1936 - nõ tenho certeza absoluta

4- Em que localidade faleceu a sua avó Aura?
creio que em Vila Isabel...eles moravam neste bairro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230932 | amrr | 31 mai 2009 16:49 | Em resposta a: #230930

Ana,

A sua bisavó ARMINDA DE JESUS SALGADO foi o sétimo filho de VENCESLAU JOSÉ SALGADO e CECÍLIA MARIA.

Terá tido ainda mais irmãos? Todos terão chegado à idade adulta?
Tem aqui muitos motivos de interesse para querer saber mais sobre os sua família.

Até já,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#230933 | pichi | 31 mai 2009 17:04 | Em resposta a: #230932

uau!!!

se esta é de verdade minha família, sim que tenho muito a descobrir...levaram a sério quando disse Jesus: "Crescei e multiplicai-vos"...(risos)
minha avó tinha seis tios e até agora eu só sabia de um...

Ana

Resposta

Link directo:

Árvore de Costados de Ana martins

#230935 | amrr | 31 mai 2009 17:36 | Em resposta a: #230933

Ana,

Com os dados de que dispomos até ao momento, elaborei um primeiro esboço da sua Árvore de Costados.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

-----------------------------------------------------------------

1 - ANA MARTINS

====================================
PAIS

2- VICTOR MARTINS
n. a 16/01/1937 em Vila Isabel, Rio de Janeiro, Brasil.
c. a 08/12/1960, em Guadalupe, Rio de Janeiro, com:
3- MARIA HELENA DE SOUSA

====================================
AVÓS

4 - CARLOS MARTINS

c. cerca de 1936, com:
5 - AURA DA ASCENÇÃO SALGADO
n. a 23/09/1909 na freg. S. Vicente da Raia, conc. Chaves, dist. Vila Real, Portugal.
f. a 02/04/1939.

====================================
BISAVÓS

10 - AUGUSTO DOS SANTOS SALGADO
n. a 08/10/1887 em S. Vicente, freg. S. Vicente da Raia, e foi b. a 26/10/1887 na mesma freg.
A 27/12/1912 foi-lhe emitido passaporte para viajar para o Brasil com a sua esposa e filha Aura.
c. com:
11 - ARMINDA DE JESUS SALGADO
n. a 07/05/1889 em S. Vicente, freg. S. Vicente da Raia, e foi b. a 19/05/1889 na mesma freg.

====================================
TRISAVÓS

20- JOÃO SALGADO
n. freg. S. Vicente da Raia.
Lavrador (1887).
c. na freg. S. Vicente da Raia, com:
21- MARIA JOAQUINA
n. freg. S. Vicente da Raia.
Lavradora (1887).

22- VENCESLAU JOSÉ SALGADO
n. em S. Vicente, freg. S. Vicente da Raia.
Lavrador (1889).
c. na freg. S. Vicente da Raia, com:
23- CECÍLIA MARIA
n. em S. Vicente, freg. S. Vicente da Raia.
Lavradora (1889).

====================================
TETRAVÓS

40- JOSÉ SALGADO =44

41- ANTÓNIA GONÇALVES =45

42- JOÃO PARDETINHA

43- ANA DO OUTEIRO

44- JOSÉ SALGADO =40

45- ANTÓNIA GONÇALVES =41

46- JOÃO MANUEL LINDA

47- BÁRBARA DE ARAÚJO

====================================

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230939 | pichi | 31 mai 2009 18:35 | Em resposta a: #230935

Minha Árvore de Costados está crescendo...como conseguem estas infos??uffa...estive pesquisando no site do Arquivo Distrital de vila Real e não consegui muita coisa....
Que bom que tenho vosso grande apoio...

Achei esta info:
Venceslau Jose Salgado viajou para o Brasil em 1892 levando com ele os filhos Luis e Antonio.
Quem sabe nem todos emigraram a Brasil...somente consta que emigraram dois filhos: Luis e Antonio:

Registo de passaporte - Datas Vila Real, 06/06/1892 - Nível de descrição Documento Simples - Dimensão e suporte 160x210 mm.; Papel - Âmbito e conteúdo Requerente: Venceslau José Salgado
Idade: 44 anos
Freguesia: São Vicente
Concelho: Chaves
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Luís (filho, 11 anos) e António (filho, 8 anos)
Destino: Brasil

Bom. Agora é esperar as certidões, principalmente a de nascimento de meu pai. e ver a filiação que consta em seu registo...e se consta como mãe "Aurea Salgado" estou perdida...não sei como faria para provar que se trata da mesma pessoa...mesmo que eu comprove com familiares que a Aura d'ascenção do registo é a mesma Aurea mãe de meu pai será complicado...como poderei pedir para retificar o nome dela na certidão de meu pai? baseando-me em que?? Que provas poderei eu apresentar para afirmar que a Aura d'ascenção é a Aurea Salgado?? agora só me resta esperar as certidões e averiguar...

Obrigado Arlindo por minha Arvore...é emocionante descobrir e reviver épocas passadas de nossos antepassados.

Assim que tenha as certidões...que acredito que vai tardar um pouco...disseram 10 dias para responder, depois as enviam por correio...calculo de 20 dias a um mes chegará em minhas mãos...e seguramente lhes passarei todos os detalhes...

Muito Obrigado!
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230943 | amrr | 31 mai 2009 19:09 | Em resposta a: #230939

Ana,

Existe um site que referencia todos os livros de registo paroquial que já se encontra disponíveis para consulta online:

http://etombo.com

Salvo melhor opinião, penso que a primeira coisa a fazer será, assim que receber a certidão de casamento dos seus bisavôs (Augusto e Arminda), enviá-la ao Arquivo Distrital de Vila Real solicitando que o casamento seja averbado ao registos de nascimento/baptismo de ambos.

Depois, quando tiver as certidões de óbito dos mesmos bisavôs, deve também enviá-las ao Arquivo Distrital de Vila Real para que os óbitos sejam averbados aos respectivos registos de nascimento/baptismo.

Acredite que isto será uma grande ajuda para conseguir os seus intentos.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230945 | pichi | 31 mai 2009 19:45 | Em resposta a: #230943

Ah! não sabia deste site...só sabia do Arquivo Distrital de Vila Real...tentei pesquisar no site do Distrito de bragança, mas ali não permitem fazer pesquisas...só pedidos de registos...é que apesar de todas as coincidencias, queria tirar de vez a dúvida de que talvez exista a Aurea que busco em Tras os Montes nascida em 23/09/1910...

Acho que o maior problema será a certidão de nascimento de meu pai. Baseado em que provas poderia pedir para retificar sua certidão, caso conste na filiação Aurea Salgado e não Aura Ascenção?

e muito obrigado, assim que chegarem as certidões as enviarei ao Distrito de Vila Real, não antes de assegurarme que a Aura d'ascenção do registo de passaporte é de facto minha avó...espero que seja...se não teria que começar do zero...o que não sei é se será mais difícil: provar que a pessoa do registo é minha avó ou começar de novo...uffff

Que bom que tenho vossa ajuda...não sabeis o quanto agradeço!

Um abraço,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230948 | amrr | 31 mai 2009 20:37 | Em resposta a: #230945

Ana,

Então, o que deve fazer já é solicitar fotópias de todo o processo de obtenção do referido passaporte ao Arquivo Distrital de Vila Real. Lá encontrará mais informações, com certeza.

Ana, neste momento, eu tenho 99,99% de certezas de que Aura e Áurea eram a mesma pessoa.

Conheço muitos casos em que nem a própria pessoa sabia com que nome exactamente tinha sido registado. Toda a vida os familiares a tratavam por um nome e só quando era necessário um documento, por exemplo no caso do óbito, é que os familiares descobriam que afinal o nome era outra. Nestes casos ambos os nomes são válidos, desde que se prove que a pessoa usou mais que um nome (ou um nome diferente) durante a sua vida.

E no caso da sua avó foi isso que aconteceu, quase de certeza.
Imagine, a sua avó terá chegado bebé ao Brasil, os pais não sabiam ler nem escrever, por isso, com certeza não saberiam como se escrevia Aura, nem pronunciar correctamente o nome.
Quando, no Brasil, tiveram que realizar um registo, quem o fez, redigiu o mesmo da maneira que os familiares sempre o trataram.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230950 | amrr | 31 mai 2009 20:58 | Em resposta a: #230939

Ana,

Uma curiosidade que pode servir de exemplo para si.

O primeiro filho de Venceslau José Salgado e Cecília Maria, de nome BÁRBARA MARIA, nasceu na freg. S. Vicente da Raia a 12/10/1878, e foi baptizada a 20/10/1878. Esta era irmã da sua bisavó Arminda de Jesus Salgado.
No assento de baptismo da Bárbara foi realizado o seguinte averbamento:

«1- Casou catolicamente com Manuel Domingues, no dia 20 de Março de 1910, na Igreja do Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro, Brasil. Assento de casamento n.º 40 de 2003 da Conservatória do Registo Civil de Chaves. Boletim n.º 17, Maço n.º 1 ano de 2003. Arquivo Distrital de Vila Real 06 de Março de 2003. P'O Director (...) »

Verificamos que um seu parente, provavelmente também para dar início a um processo de obtenção de nacionalidade, mandou registar na Conservatória de Chaves, em 2003, um casamento realizado no Brasil em 1910.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230952 | pichi | 31 mai 2009 21:11 | Em resposta a: #230948

Acredito em ti, mas meu medo é que o governo Portugues na hora de julgar e conferir os documentos para conceder minha nacionalidade, use isto como obstáculo para negar-me-la.
Pelo que ouvi dizer, eles não medem esforços para dificultar o processo: uma virgula, uma acentuação, uma letra... já é motivo para pedir mais documentação, mais provas...assim me disseram...

Pedirei esta semana ao Arquivo Distrital de Vila Real as fotocópias de todo processo de obtenção dos passaportes.

Obrigado Armindo, de verdade!

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230954 | pichi | 31 mai 2009 21:29 | Em resposta a: #230950

Tem parente que nem conheço...não faço idea de quem poderia ser...tem algum meio de saber quem fez o averbamento deste casamento??Talvez este parente poderia me ajudar a saber detalhes de minha avó e de meus outros antepassados.

Também terei que fazer o averbamento...registar o casamento de minha avó que também se casou no Rio de Janeiro.

Muito bom saber que a irmã de minha bisavó também se casou no Rio de Janeiro, seguramente devo ter muitos parentes que não conheço e acredito que nem meu pai sabia.

Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#230991 | pichi | 01 jun 2009 09:54 | Em resposta a: #230950

Olá Armindo e bom dia,

solicitei por email as fotocópias dos registos de obtenção de passaporte de meus parentes e recebi a seguinte resposta desde o Arquivo Distrital de Vila Real:

Ex.ma Senhora,
Informo V.ª Ex.ª que nos processos de passaportes apenas constam os registos descritos na nossa página web.

Com os melhores cumprimentos,

O Director,
Manuel Silva Gonçalves

Que faço? Copio diretamente da página web deles?

Um abraço,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231055 | amrr | 02 jun 2009 00:12 | Em resposta a: #230991

Ana,

Sendo assim, peça para, pelo menos, eles conferirem junto do original se o nome que lá está é mesmo António ou se é Augusto e quem inseriu os dados no sistema informático é que leu mal.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231057 | amrr | 02 jun 2009 00:16 | Em resposta a: #230954

Ana,

Veja, junto da Conservatória do Registo Civil de Chaves, se eles lhe podem dizer quem pediu, em 2003, que o referido registo de casamento lá fosse registado.
Quase de certeza que no assento de casamento consta o nome de que solicitou o registo.

Não será difícil com os dados que eu lhe dei, tem o número do assento e tudo.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231162 | pichi | 03 jun 2009 10:30 | Em resposta a: #230991

Olá Bom Dia!!

Acabo de receber o registo de minha avó.

Subi o arquivo para un site que acredito que poderão vê-lo ali. aqui está o link:
http://filesocial.com/c3adm
Talvez peçam nome de usuario e senha...se assim for, avisame e les passo em privado ok??

Um abraço,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#231163 | pichi | 03 jun 2009 10:35 | Em resposta a: #230890

Olá Mario

Espero que estejas bem :-)

deixei link para ver, se queres, o registo de minha avó.

um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231164 | pichi | 03 jun 2009 10:38 | Em resposta a: #231055

Olá Armindo,

o registo de minha avó acho que só quem escreveu o entende...(risos)

Bom deixei o link aqui no forum, se acaso queres dar uma olhada.

um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231186 | amrr | 03 jun 2009 14:16 | Em resposta a: #231164

Ana,

Até nem é muito difícil ler este assento.

Deixo-lhe em baixo a transcrição do mesmo.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

----------------------------------------------------------


N.º 17
S. Vicente
Aura da Ascenção

Aos dez dias do m~es de outubro do ano de mil novecentos e nove, nesta Igreja Paroquial de nossa Senhora

da Natividade de S. Vicente, Concelho de Chaves, Diocese de Bragança, baptizei solenemente um indivíduo do

sexo feminino a quem dei o nome de Aura da Ascenção que nasceu nesta freguesia às sete horas da manhã do

dia vinte e três do mês de Setembro do referido ano, primeiro do nome e na ordem de filiação, filho

legítimo de Augusto Salgado e Arminda de Jesus, lavradores, naturais e moradores em S. Vicente, onde foram

recebidos e são paroquianos, neto paterno de João manuel Salgado e maria Francisca, materno de Venceslau

josé Salgado e Cecília maria. Foram seus padrinhos Sérgio dos Santos, viúvo, lavrador e Elisa Salgado,

solteira, naturais e moradores em S. Vicente, Os quais todos sei serem os próprios. E para constar lavrei

em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos o assino com o padrinho.

Vai colada uma estampilha de cem réis. Era ut supra

O padrinho Sérgio dos Santos
O Pároco José Centena[?] Fernandes Teixeira

-------------------------------------------------------------------

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231193 | pichi | 03 jun 2009 15:18 | Em resposta a: #231186

Olá Armindo....

Acabo de falar com o primo de meu pai(meu primo em 2º grau) filho de tio Luis irmão de minha avó.....o registro encontrado é de facto de minha avó...uaaaau!!!!!

Me disse também que lembra muito bem da irmã de minha bisavó Arminda que se chamava Barbara...

Quanto ao nome Aura d'ascenção ele disse que a conhecia como todos conheciam, somente como "Aurea" mas que ele que também teve que retificar um documento por erro na certidão de seu pai Luis(irmão de minha bisavó)...e que é só levar a certidão de meu pai que constará os nomes de meus bisavós e pedir para retificar na propria conservatória onde meu pai foi registado.

Lhes agradeço tanto tanto!!!

Bom ainda falta bastante caminho para seguir, mas pelo menos agora estou certa que estou no caminho certo!!! estarei por aqui em breve seguramente com alguma dúvida!

Muito obrigado :-)

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231195 | pichi | 03 jun 2009 15:30 | Em resposta a: #231186

uma coisinha....pelo que meu primo me contou, parece que na verdade ela se chamava "Aurea"...ou seja, esta era a vontade de meus bisavós, o que ao parecer "Aura" foi um erro na hora de escrever...
o que retifico??? de Aurea para Aura...ou de Aura para Aurea.
Creio que o menos complicado seria mudar de Aurea para Aura que é como está no registo de minha avó, mas qual o procedimento correcto? retifico a certidão de meu pai e então ela passaria a se chamar "Aura" ou a certidão de minha avó e ela então passaria a se chamar "Aurea?? saberia me dizer??

um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231208 | amrr | 03 jun 2009 18:02 | Em resposta a: #231195

Ana,

Segundo a minha modesta opinião:

- O nome "oficial" da sua avó é realmente AURA, mesmo que ela, durante a vida, tenha utilizado AUREA. Pois é assim que ela consta nos documentos existentes em Portugal (p.ex. registo de baptismo e pedido de passaporte).
Eu sei que dizer que este era o nome "oficial" vale o que vale, pois o registo civil obrigatório só teve início em 1911, e o documento que tem é um registo de baptismo. No entanto, em Portugal, para datas anteriores a Abril de 1911, estes documentos têm a mesma validade de registo de nascimento.
Por isso, se a Ana quer provar, em Portugal, que é descendente de avó Portuguesa, não deverá seguir o caminho de tentar alterar os documentos de cá.
Parece-me que o que tem a fazer é:

- 1º - Ou corrige o nome da sua Avó nos documentos do Brasil ou consegue provar (através de documentação) que a sua avó AURA durante a sua vida também utilizou o nome Aurea, e depois consegue que essa informação seja averbada ao seu registo de nascimento/baptismo.

- 2º - Depois, tem mesmo que registar em Portugal o casamento e o óbito da sua avó. Por exemplo, na Conservatória do Registo Civil de Chaves.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

PS - O meu nome é Arlindo, não Armindo. :-)

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231210 | pichi | 03 jun 2009 18:33 | Em resposta a: #231208

Sim, me parece que é assim...ou seja terei que retificar a certidão de nascimento de meu pai, a de casamento e óbito de minha avó...

registar o casamento de minha avó em Portugal, quer dizer fazer o averbamento desta certidão à sua certidão de baptismo no concelho de Chaves?

Estou muito feliz por haver confirmado os dados de minha família.

Muitíssimo obrigado, penso que não teria encontrado sem vossa ajuda...ou tardaria muitíssimo para encontrá-la.

Resposta

Link directo:

RE: Árvore de Costados de Ana martins

#231228 | amrr | 03 jun 2009 22:43 | Em resposta a: #231210

Ana,

Se tomarmos como exemplo o que os familiares da irmã da sua avó, de nome Bárbara Maria, que registaram em 2003, na Conservatória do Registo Civil de Chaves, o registo de casamento da mesma, celebrado em 1910 no Rio de Janeiro, a Ana terá que:

1º - Registar o casamento e óbito da sua avó na Conservatória de Chaves (ou na Conservatória dos Registos Centrais, é uma questão a confirmar).

2º - Solicitar que estes registos sejam averbados ao registo de nascimento/baptismo. Isto se não for feito a quando do primeiro passo, é óbvio.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar certidão de nascimento de minha avó

#231239 | MCNN | 04 jun 2009 02:17 | Em resposta a: #230901

Olá Ana

Após alguns dias de ausência, constato com alegria que ocorreu uma evolução bastante importante na sua pesquisa, a qual permitiu que a Ana esteja já convencida que os registos de que temos estado a falar correspondem, de facto, aos dos seus antepassados.

Para ser sincero, eu pessoalmente estava já convencido disso, uma vez que seriam já demasiadas as coincidências (de nomes, de lugares, de datas) para que assim não fosse. Mas o importante era a Ana chegar a essa conclusão para poder passar para a etapa seguinte sem dúvidas e/ou hesitações.

E, no seu caso, teve como bónus o facto de nesta pesquisa ter descoberto bastantes familiares cuja existência desconhecia.

De todas as formas, e apesar de dissipadas as suas dúvidas, creio que não perderá nada em pedir à Conservatória de Chaves para procurar o assento de casamento dos seus bisavós, pois atendendo a que se trata de uma paróquia muito pequena não devem precisar de mais do que dez minutos a encontrar esse assento.

E a razão pela qual penso que esse assento pode vir a ser importante no futuro prende-se com o "dos Santos" que o seu bisavô terá utilizado no Brasil, e que constitui ainda o único "mistério" sem explicação.

Sem querer ser pessimista, lembre-se de que não é de excluir a hipótese de lhe serem levantadas dificuldades pelo facto de, no assento de baptismo da sua avó, não constar o "dos Santos" no nome do seu bisavô. Mas talvez ele o tenha usado no seu casamento com a sua bisavó, daí a razão pela qual penso que pode ser importante consultar esse assento. De qualquer forma, se ele também não usou o "dos Santos" no seu casamento, não há-de ser por isso que a Ana não conseguirá provar que a sua avó era portuguesa.

Uma coisa que pude constatar na breve olhada que dei aos assentos de baptismo de São Vicente foi que muitas crianças foram baptizadas com o "dos Santos", e sem que algum dos pais ou avós tivessem Santos no apelido, o que me leva a concluir que o "dos Santos" era também usado como nome próprio.

Sobre os próximos passos a dar, e já que vive em Barcelona (cidade que adoro), lembre-se que pode sempre recorrer aos serviços do Consulado Português em Barcelona, que concerteza estarão em condições de a orientarem. Aliás, creio mesmo que poderá conduzir todo o processo de obtenção da nacionalidade portuguesa através do Consulado em Barcelona (o qual penso que fica perto da Praça da Catalunha)

De todas as formas, deixo-lhe o link de uma página do Instituto dos Registos e Notariado com a legislação portuguesa aplicável

www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/legislacao-aplicavel/

Deixo-lhe igualmente o link do Consulado de Portugal em Barcelona

www.secomunidades.pt/web/barcelona

Finalmente, deixe-me dizer-lhe que consultei a página cujo link amavelmente deixou e concluí que a Ana só precisa mesmo é que lhe seja dada uma oportunidade, porque o resto (voz, presença em palco, figura) já tem que chegue e sobre, fruto concerteza de muito trabalho e da graça de Deus.

Vá-nos pondo a par da evolução do seu caso, pois concerteza irá ter um final feliz.

Alguma dúvida que tenha não hesite em colocá-la pois alguém concerteza a procurará ajudar.

E lembre-se que esteve já muito mais longe do objectivo a que se propôs.

Boa sorte (ou, se preferir, bona sort)


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 19:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen