Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#230743 | Maria M Luz | 29 mai 2009 04:28

Para concluir parte do meu estudo genealógico gostaria de encontrar o Óbito de Dona GUIOMAR FRANCISCA HENRIQUES DE OLIVEIRA, (nome de solteira), viúva do Cap. Mór Francisco Ferreira da Cunha, falecida depois de 1794. Ela morava na Rua da Ajuda e poderia ser encontrada como GUIOMAR HENRIQUES DA CUNHA (nome de casada)
Agradeço contribuições para este fórum.
Atenciosamente
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251337 | Gilson Nazareth | 10 mar 2010 16:46 | Em resposta a: #230743

Cara Maria da Luz,
O Carlos Barata informou-me que tem a larga descendância de Francisco Alvares Veloso de Castro. Caso lhe interesse secreca para o Carlos no CBG.
Por outro lado encontrei no meu arquivo a informação que pede:
-Guiomar Catarina Henriques da Cunha faleceu com testamento aberto em 3-5-1806 RJ-VER BN Sec.Mss.12-3-18-Registro de testamenros/Resíduos Eclesiásticos.
Abraço
Gilsomn Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251338 | Gilson Nazareth | 10 mar 2010 16:49 | Em resposta a: #251337

Cara,
Desculpe-me pelos erros ao digitar
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251342 | Eduardo05 | 10 mar 2010 17:38 | Em resposta a: #251338

Olá Gilson,

Você, por acaso, tem notícia de algumas famílias que um nosso Confrade aqui no Forum busca? As famílias são, exatamente transcritas do texto do Confrade Eduardo Seixas:
Forbes
Brederode
Bessa Pinto / Pinto Bessa
Forbes Bessa
Picanço (médico da Corte que vivia na zona da Igreja da Candelária or volta de 1820)

Com um forte abraço do
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251390 | Maria M Luz | 11 mar 2010 04:45 | Em resposta a: #251338

Prezado Sr. Gilson
Agradeço sua valiosa colaboração, que prontamente transcrevi "ipsi literis" no meu trabalho genealógico incluindo seu nome como fiel colaborador.
Saberia entretanto me dizer como posso ter a cópia deste documento?
Ainda sou amadora em genealogia, apenas doze anos de pesquisas nos arquivos catarinenses, mas sem muitas "manhas" das quais possuem genelogistas experientes como o Sr.
Um grande abraço e mais uma vez obrigada de coração.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251391 | Gilson Nazareth | 11 mar 2010 05:12 | Em resposta a: #251342

Eduardo,
Tudo certo?
São todas família já estudadas,só o Bessa é que pode ser das não pesquisadar,depente de que Bessa.
Peça ao rapaz os seus fins de linha.
Pessoalmente não me lembro de Eduardo Seixas, de onde devo conhecê-lo?
Abração
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251392 | Gilson Nazareth | 11 mar 2010 05:14 | Em resposta a: #251390

Cara Maria Helena,
Pode pedir na BN, do RJ.
Tenho primos Luz,de Santa Cartarina:Pinto da Luz.
Abraço
Gilson
P.S. Intreressou-se pela descendência carioca?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251447 | Eduardo05 | 12 mar 2010 03:10 | Em resposta a: #251391

Olá Gilson,

Tudo bem e com vc? Há muito nós não nos vemos. Andei brigando muito na justiça com o condomínio onde moro, por causa da reforma de um apartamento que comprei. Agora está praticamente tudo resolvido. O Dalmiro chegou a vir aqui, mas não havia, na época, ar condicionado na sala e foi uma canícula que acabei impondo aos meus convidados, num lanche que ofereci com a presença, entre outras pessoas, do professor Otto de Alencar de Sá Pereira, da Alba e do Pareto, que andam sumidos. Imagine você que ouvi dizer que o professor Otto está sendo processado por alguém do Círculo Monárquico, o que é um absurdo. Insistiram muito que eu fosse vice-presidente daquele Círculo, mas eu não quero mais aborrecimentos e fiz bem em declinar várias vezes os convites que me fizeram.
Obrigado pela informação a respeito dessas famílias. É que o Eduardo Seixas é Rocha Leão e não sei dizer se aparentado com as famílias às quais aludi, na minha mensagem anterior, transcrevendo a lista fornecida por Eduardo Seixas. Contava-lhe que minha prima, D. Maria José Paranhos era casada com o Menino de ouro, dos Condes de Itamarati e transcrevi a descendência do Menino de ouro que a prima D. Marieugénia Catta-Preta de Faria registrou numa genealogia, da qual foi autora. Irei pedir-lhe seus fins de linha e enviarei mensagem a você, tão logo os receba. Agradeço-lhe pela ajuda nesse meu pedido a você, para ajudar o Eduardo Seixas, que é deste Forum. Eduardo Seixas chegou a enviar-me o seu email, mas ainda não tenho dados, parar enviar ao Seixas.

Abraço forte do
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251450 | Maria M Luz | 12 mar 2010 06:01 | Em resposta a: #251392

Me interesso por genealogia em geral, mas esta senhora que estou procurando, viveu na Vila do Desterro, hoje Florianópolis e foi dona de muitos bens e foi falecer no Rio de Janeiro. Ela é minha ancestral por parte materna.
Agradeço sua resposta e fico a sua disposição para os assuntos genealógicos.
Em tempo Já leu a obra de Márcio Pinto da Luz " A Descendência Pinto da Luz - Um casal de Açorianos - Uma Grande Descendêencia Brasileira "? Estou lendo agora.
Um abraço
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251520 | Eduardo05 | 13 mar 2010 03:25 | Em resposta a: #251391

Caro Gilson,

Eduardo Seixas acaba de me enviar os dados dos fins de linha e ainda menciona a família Vergueiro. Eu não sabia que os Cordeiro (de quem sou descendente) são ligados aos Vergueiro. Até agora nenhum Vergueiro tenho na minha ascendência. De qualquer modo, trarnscrevo aqui a mensagem de Eduardo Seixas. Há um nascimento em Niterói e pensei que talvez você tenha uma ficha genealógica no seu arquivo genealógico a respeito dessas pessoas.

Por outro lado, também lhe peço desculpas pela quantidade de informações que lhe peço. Apesar de a genealogia puxar uma família aqui e outra ali, logo formando um núcleo cheio de nomes, não quero assoberbá-lo de pedidos, porque sei que você tem várias ocupações e pesquisas.

Eis aqui a transcrição da mensagem de Eduardo Seixas, que ma enviou no assunto Rocha Leão, Itamarati, porque ele também é Rocha Leão e eu sou primo da D. Maria José Paranhos, casada com o Menino de ouro.
"Caro Confrade Eduardo
Muito obrigado pela imediata resposta à minha pergunta e aqui ficam algumas perguntas:
Maria Alexandrina Pianço nasceu em 1825 em Niteroi? c.c Joaquim de Bessa Pinto nascido no Poto Portugal.Ela era filha de António Alexandre Picanço (médico na Côrte ?) e de Angelina Ludovina Vieira. Seriam estes dois nascidos em Portugal Continental ? Qual a sua origem? Teriam mais filhos? Haverá descendência?
Andrade Brederode.
Alguns foram para o Brasil,será que por aí ficaram? Apenas se conhecem os Teixeira Homem de de Brederode. E os Soares de Anrade que tanto tinham no Brasil no inicio do séc.XVIII e se ligaram aos Brederodes , será que ficaram alguns? E de Nicolau Vergueiro nascido em Vale da Porca junto a Macêdo de Cavaleiros, Trás-os-Montes? Sei que chegou a ser Regente algum tempo e foi bucar casais ao Minho, Alemanhã e Itália aquem distribuia terras para cultivar pagando estes em espécie, quem serão os descendentes? Ele vivia em São Paulo. Apareceu aqui na televisão em Portugal uma reportagem que infelizmente só vi parte. Dos Vergueiros do Continente - Transmontanos, sei alguma coisa pois a minha mulher também deles é descendente. Os Vergueiro e Cordeiro estão muito ligados.
E por hoje não pergunto mais nada para os não assustar.
Enviando os meus cumprimentos e agradecimentos
Eduardo"

Agradeço-lhe toda a ajuda que você puder prestar ao Confrade Eduardo Seixas.
Abraço do
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#251962 | Gilson Nazareth | 20 mar 2010 10:50 | Em resposta a: #230743

Cara Maria Helena,
Tudo certo?
Será que vc localizaria estes meus antepassados?
Luiz Martins de Souza(antes Luiz Martins de Campos)n.Freg.S.José(de Terra Firme?)Santa Catarina.Filho de Aurélio José e Polucena Inácia de Jesus.
Casado S.João da Barra,RJ, em 18-06-1825, com Josefa Maria Lancaster de Jesús(Sinhá Princesa)
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253066 | Maria M Luz | 12 abr 2010 22:55 | Em resposta a: #251962

Caro Gilson
Só hoje, depois de uma gripe intensa. volto a ver os recados deste fórum. Com certeza, vou fazer uma busca nos livros de São José, e ver o quie posso conseguir sobre seus antepassados.
Entretanto também estou precisando encontrar o documento de batismo (pode ser sóo conteúdo do mesmo, oui foto digital) não precisa ser documento do Arquivo Eclesiástico: é sobre Antônio dos Santos Xavier, batizado na Freguesia da Sé, no Rio de Janeiro, acredito que por volta de 1760. É da minha ascendência materna.
Ficaria muito feliz por ter o teor deste batizado.
Um grande abraço.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253080 | Gilson Nazareth | 13 abr 2010 03:41 | Em resposta a: #253066

Maria Helena,
Tudo certo?
Vc tem os pais dele?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253085 | lucres | 13 abr 2010 14:06 | Em resposta a: #253066

Para completar minha genealogia, preciso informações sobre os pais de Antonio Lourenço da Silva Bragança, casado com Felisberta
Augusta Duarte Belfort(filha dos Barões do Gurupi e Viscondes de Belfort) .O casamento ocorreu na Freguesia de Sant'Anna em 29/04/1865, precedendo escritura d arros,lavrada no mes anterior no cartorio do tabelião Fialho, ensimada no do escrivão Leite da 1ª Vara do Juizo Municipal, livro 245, fls 141,maço 87. Testemunhas Cons° Vieira de Mello e Senador Dantas.Antonio Lourenço morreu na guerra do Paraguai(inexiste atestado de óbito) e está dificil localizar os documentos do cartório do tabelião Francisco José Fialho, que tambem lavrou o contrato prénupcial em 04/04/1865 na cidade do Rio de Janeiro.
Agradeço muito se puder ajudar-me.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253111 | Maria M Luz | 13 abr 2010 22:54 | Em resposta a: #253080

Caro sr. Gilson
Os pais de Antônio Xavier dos Santos eram Francisco Xavier dos Santos e Maria de Jesus.
Francisco Xavier dos Santos (1739/1804) no Rio de Janeiro, era militar, encontrei-o no posto de sargento. É nome de rua no Bairro do Encantado (Rio de Janeiro) - Fonte : Jornal do Brasil de 25/03/1963. Francisco era alcunhado de "Xavier das Conchas" por ser um artista muito atuante nos fins do século XVIII e início de XIX, por fazer trabalhos sacros (oratórios) em conchas, folhagens e tecido. Fez também trabalhos no Passeio Público do Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253113 | Gilson Nazareth | 13 abr 2010 23:08 | Em resposta a: #253111

Cara,
Xavier das Conchas era mais do que istoi era NATURALISTA.O Imperador o levou para trabalher dentro da Quinta da Boa Vista.
Vouipesquisar.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro-Dúvida???

#253255 | lucres | 17 abr 2010 15:44 | Em resposta a: #251447

DÚVIDA??? Maria José Paranhos foi casada com o "menino de ouro"dos condes de Itamarati ou com.......pai de Antonio Lourenço da Silva Bragança.Achei essas 2 informações nas pesquisas de Eduardo.Obrigada por algum escarecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253298 | Maria M Luz | 18 abr 2010 05:36 | Em resposta a: #253080

Prezado Sr. Gilson Nazareth

Esta semana fui por duas manhãs na Curia de Fpolis e fiz buscas sobre seu ancestral Luis. Olhei com toda atenção os livros lá existentes que se iniciam no livro Nº3 (1784/1801), Livro 3A (1803/1805) e L4 (1806/1820). Encontrei vários batismos com o nome de Luis, apenas dois não pude ler por causa da má qualidade de conservação dos mesmos. Até poderia ser dele, pois fiz as contas sobre a data encontrada.
Inclusive fiz fotos digitais que esta semana colocarei no arquivo de minhas imagens para ver se fica melhor ou dê para ler alguma coisa.
Também pensei em fazer buscas sobre o casamento dos pais dele, entretanto os livros de casamento só se iniciam em 1848. (L1 - 1848/1860) e por isso a idéia ficou inviável. Os pais dele são nascidos também em São José? Pois encontrei uma Polucena e também fotografei, porém não sei quem são seus pais, para ver se é a mesma..

Se o Sr. quiser posso enviar por email as fotos digitais que fiz, basta que me mande seu endereço de email.
Por ora um grande abraço.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253339 | Gilson Nazareth | 18 abr 2010 22:33 | Em resposta a: #253298

Maria Helena,
Obrigado pelo interesse.
Meu email é:deventer@uol.com.br
Não pude,ainda, ver o Xavier das Conchas, mas vou fazê-lo.
Grande abraço
Gilson
PS Como estão,ai, os banhos de casamento?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Rio de Janeiro

#253348 | cseixas | 19 abr 2010 00:26 | Em resposta a: #251520

Caro Confrade Eduardo
Vi o seu interesse na tentativa de esclarecer os meus pedidos e por isso lhe agradeço o empanho.
Aproveito para informar que todas os nomes por mim mencionadas pertencem à minha família. Os Rocha Leão são da parte de minha avó paterna- Maria das Mercês Sousa Soares de Lima da Rocha Leão. Todos os outros são da parte de meus avós maternos. Os Soares de Andrade, os Teixeira Homem de Brederode, Andrade Brederode são do lado de minha avó materna-Camilla de Brederode Cardoso Alves Guimarães. Os outros por mim mencionados Picanço. Forbes ( c.c. Maria do Carmo Calazans Rodrigues filha dos Barões de Taquari) e os Bessa Pinto, Pinto Bessa e Forbes Bessa são todos os mesmos Bessas, de quem descende meu avô materno José Maria Forbes Magalhães de Bessa Pinto. Era gente com poder económico. A dita Avó Maria do Carmo era Aia da Imperatriz. Voltaram para Portugal em meados do século XIX. Uma prima direita de meu avô Bessa Pinto, nascida em Portugal por volta de 1900 (assinava Forbes Bessa) resolveu já adulta ir para o Brasil tomar conta do que aí tinha e não ficar na mão dos "administradores". Era o que todos deveriam ter feito.Logo que tenha notícias concretas do seu Roque Cordeiro entrarei em contacto. Os Cordeiros de minha mulher, assinavam por vezes no inicio do sec XiX Cordeiro Manso e estão muitissimas vezes ligados entre si e com os Vergueiros. Havemos de desvendar este assunto.
Enviando os meus cumprimentos e agradecimentos
Eduardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 18:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen