Condes de Sabrosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Condes de Sabrosa

#230892 | HenriqueSousaAzevedo | 31 mai 2009 02:09

Caros confrades,

Gostaria de saber mais sobre o título de Conde de Sabrosa, concedido a José Gonçalves Guimarães Serôdio. Porque motivo foi concedido? Se me puderem facultar alguns dados, quer seja genealógicos ou biográficos, sobre algum dos Condes ficaria muito agradecido.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#230914 | gmg | 31 mai 2009 13:08 | Em resposta a: #230892

Caro Senhor,

Veja no seguinte "link" dados genealógicos de José Gonçalves Guimarães Serôdio:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=29533

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#230961 | gmg | 31 mai 2009 22:15 | Em resposta a: #230892

Veja também a Grande Enciclopédia Portugesa e Brasileira. Pode ter dados adicionais e explicar o porquê da concessão do título.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#231671 | HenriqueSousaAzevedo | 09 jun 2009 22:39 | Em resposta a: #230961

Caro senhor GMG,

Muito obrigado pelo seu auxílio e desculpe a resposta tardia. Confesso que já havia feito algumas pesquisas mas não encontrei nada sobre o título. Vou ver se encontro a obra que indica.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#231673 | gmg | 09 jun 2009 23:02 | Em resposta a: #231671

Não tem de quê! Se puder ajudar, estou à disposição.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246567 | MGGorrell | 27 dez 2009 16:31 | Em resposta a: #230892

Eu queria saber mais sobre os antepassados do 1º Conde de Sabrosa, muito especialmente o seu pai João Gonçalves Guimarães e o seu avô João Gonçalves, dados estes que encontrei por acaso anteontem, por possivelmente ser parentes meus.
Lembro-me muito vagamente de, há muitos anos atrás, estar no Douro com o meu marido e um seu muito amigo Serôdio de Sabrosa, e que este último referia que eramos parentes. Como na altura não estava interessada em genealogia, não liguei nada. Agora, fiquei na dúvida e a coincidência dos nomes e lugares (Guimarães etc.) é muita, sendo muito possível que o João Gonçalves acima referido é irmão do familiar que estou investigando.
Assim, antes de me mergulhar nos arquivos paroquiais para Fermentões e Guimarães, agradeço toda e qualquer ajuda que me possa prestar!
Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246618 | tmacedo | 28 dez 2009 11:33 | Em resposta a: #246567

Cara Magdalena:

Todos os Serôdios do concelho de Sabrosa, tanto quanto já vi, descendem de Francisco Gonçalves Serôdio e sua mulher Joana Eufrásia, avós maternos do 1.º conde de Sabrosa, que viveram no lugar de Fermentões, freguesia de Passos, concelho de Sabrosa, em casa que ainda está na posse de seus descendentes, meus primos. Constam da base de dados do Geneall. Para além da Benedita (mãe daquele) tiveram um António Gonçalves Serôdio casado em Celeirós com Cândida de Sousa (com geração), um, creio que José Gonçalves Serôdio, casado em Fermentões. Esta localidade nada tem a ver com a freguesia do mesmo nome no concelho de Guimarães.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246620 | MGGorrell | 28 dez 2009 11:57 | Em resposta a: #246618

Caro Antonio,

Na base de dados do Geneall, consta que o pai do 1º Conde de Sabrosa, João Gonçalves Guimarães casou com Benedita Gonçalves Serôdio, e o seu pai é dado como *Guimarães, Fermentões. Mais, os avôs paternos são indicados como sendo João Gonçalves e Luisa Antunes Guimarães, sem mais proveniência.
Eu conheço Fermentões no Douro, mas pergunto-me porque está indicado Guimarães no Geneall. Será erro de quem introduziú os dados? Mesmo assim, uma irmã do 1º Conde está indicada como Maria da Conceição Gonçalves de Guimaraens Serôdio. Entretanto, meu João Gonçalves não era de Guimarães (era de Ucha, Barcelos) embora uma sua irmã casou em Sande, perto de Fermentões-Guimarães.
T.b. tenho sempre presente esse comentário de que os Guimaraens do Vinho do Porto (hoje ingleses, mas originalmente portugueses) e os Serôdio do Douro eram parentes. Será que um seu primo tem mais informações sobre a genealogia da familia?

Cumprimentos,

Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246621 | tmacedo | 28 dez 2009 12:19 | Em resposta a: #246620

Cara Magdalena:

Os avós paternos João Gonçalves e Luisa Antunes também são de Fermentões, freguesia de Passos, concelho de Sabrosa. Garanto-lho por me serem familiares nas minha investigações que, no entanto, nunca incidiram nesta família.
Quem introduziu os dados no Geneall terá feito confusão com a freguesia do concelho vimaranense. A Luisa Antunes talvez seja familiar de um Francisco Antunes Guimarães que vive em Celeirós (Sabrosa e não Braga) no início do século XIX. Talvez este e a tal Luisa Antunes tenham antepassados de Guimarães, tendo adoptado o apelido de origem toponímica quando se afastaram do berço.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246632 | HenriqueSousaAzevedo | 28 dez 2009 14:57 | Em resposta a: #246621

Caro António Taveira,

Sempre supus que houvesse uma ligação entre o 1º Conde de Sabrosa e os meus Serôdios, mas não tenho qualquer prova. A minha linha é a seguinte: Maria Jacinta Serôdio (* Santarém, Tomar 26.05.1899 + Lisboa, Lisboa 06.03.1998) cc. João Rosa Barata Salgueiro (* Portugal, Madeira 26.01.1894 + Tomar 30.10.1966), que mais tarde cortou o "Barata Salgueiro" por querelas familiares, tiveram: Antónia Serôdio Rosa (* Santarém, Tomar 21.12.1920 ) cc. António José de Sousa (* Torres Novas, Salvador 1919 + Lisboa, Lisboa 09.01.1994) tiveram: Maria do Carmo Serôdio Rosa de Sousa ( a minha mãe). Tem algum dado sobre estas pessoas?

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246675 | tmacedo | 29 dez 2009 09:46 | Em resposta a: #246620

Cara Magdalena:

Envio-lhe o pouco que tenho sobre Serôdios de Fermentões, família que não estudei.

Cumprimentos,

António Taveira

SERÔDIOS DE FERMENTÕES:

1- Francisco Gonçalves Serôdio. Casou com Joana Eufrásia. Moradores em Fermentões.
1.1- António Gonçalves Serôdio. Casou em Vilarinho de S. Romão em 08.02.1836 com D. Cândida de Sousa, natural do lugar de Paradelinha, filha de António Ribeiro Falcão e de sua mulher Ana de Brito e Sousa.
1.1.1- D. Maria Bernardina da Conceição. Nasceu em Paradelinha em 27.07.1840. Baptizada em Celeirós a 05.08. Foram padrinhos Bento Gomes e sua filha Maria do lugar de Jou, de Jales. Casou com António Botelho Carneiro, filho de Francisco Botelho Carneiro e de sua mulher D. Eufrásia Maria Lopes, de Vilarinho.
1.1.1.1- António. Nasceu em Fermentões em 23.06.1877. Foram padrinhos José António Gonçalves Serôdio e D. Inês dos Anjos da Rocha Castro e Sousa.
1.1.2- padre Francisco Adriano Gonçalves Serôdio. Nasceu em Paradelinha em 02.08.1841. Baptizado a 10.08. Foram padrinhos Francisco Gonçalves Serôdio, avô paterno e o padre José Gonçalves, tio.
1.1.3- José António Gonçalves Serôdio. Nasceu em Paradelinha em 08.02.1843. Baptizado a 16.02. Foram padrinhos Francisco Gonçalves Serôdio, avô paterno e a tia deste, Maria Gonçalves, de Fermentões. Recebeu no baptismo o nome de José Augusto. Casou em Passos em 02.09.1872 com D. Inês dos Anjos da Rocha Castro e Sousa, viúva do Dr. Domingos Joaquim de Barros Castro e Sousa, filha do major António José da Rocha e Castro, de Sabrosa, e de sua mulher D. Maria Antónia Telles Petronilha, de Montevideu.
1.1.4- Helena. Nasceu em Paradelinha em 16.10.1844. Baptizada a 24.10. Foram padrinhos Francisco Gonçalves Serôdio, avô paterno, e a tia Helena Gonçalves, de Fermentões.
1.1.5- António Bernardino. Nasceu em Paradelinha em 01.10.1846. Baptizado a 08.10. Foram padrinhos Francisco
Gonçalves Serôdio, avô paterno, e a tia Helena Gonçalves, de Fermentões.
1.1.6- Manuel Gonçalves Serôdio. Nasceu em Paradelinha em 25.11.1847. Baptizado a 03.12. Foram padrinhos Francisco Gonçalves Serôdio, avô paterno, e a tia Helena Gonçalves, de Fermentões. Casou em Vilarinho em 03.08.1896 com Teresa de Jesus, filha de Leonardo Alves e de sua mulher Emília de Carvalho.
1.1.7- Maria. Nasceu em Paradelinha em 14.04.1850. Baptizada a 22.04. Foram padrinhos Francisco Gonçalves Serôdio, avô paterno, e a tia Helena Gonçalves, de Fermentões.
1.2- Benedita Maria Gonçalves Serôdio. Casou com João Gonçalves Guimarães.
1.2.1- Margarida Gonçalves Serôdio. Casou na capela de Fermentões em 09.02.1873 com Estevão Rodrigues do Bairro, de Pensalvos, filho de José Rodrigues do Bairro e de sua mulher Ana Correia Alves. Com geração.
1.2.2- José António Gonçalves Guimarães Serôdio. 1.º conde de Sabrosa.
1.2.3- Outros referidos no Geneall
1.3- Helena Gonçalves Serôdio.
1.4- padre José Gonçalves Serôdio.

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246676 | tmacedo | 29 dez 2009 09:52 | Em resposta a: #246632

Caro Henrique Sousa de Azevedo:

O apelido Serôdio tem a sua origem em alcunha e, assim sendo, existem famílias que o usam sem ligações familiares entre si, um pouco por todo o país e em várias épocas. O Francisco Gonçalves Serôdio avô materno do 1.º conde de Sabrosa terá nascido no final do século XVIII. É o patriarca dos Serôdios do Alto-Douro. Julgo ter sido na sua geração que aquele apelido começou a ser usado na sua família.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246694 | Nelita | 29 dez 2009 14:43 | Em resposta a: #246675

Caro António Taveira:

Também Tenho Serôdios:


1-João Rodrigues, Serôdio, casou com Maria Francisca, Serôdia e foram pais de Manuel Rodrigues Serôdio, que casou a 20 de Fevereiro de 1708 com Ana Fernandes:
Filhos:
José Rodrigues, Serôdio, casou a 18 de Abril de 1744, com Serafina Ferreira

Paula Fernandes Rodrigues Serôdia, casa a 3 de Novembro de 1764, com Manuel Fernandes, Quinteiro

Manuel Rodrigues Serôdio, moço, b. a 8 de Dezembro de 1712; casou a primeiras núpcias com Ana da Costa e em segundas com Mariana Correia Machado de Sousa (cg)

Domingos, b. a 14 de Julho de 1722

Luís Fernandes Rodrigues Serôdio, b. a 11 de Janeiro de 1725, casa a (?), com Maria José Gonçalves, de Santa Luzia, Amieiro, Alijó (cg)

Maria da Conceição da Cruz de Azevedo, b. a 29 de Julho de 1727, casa com José Luís Fernandes (cg)

João Rodrigues Serôdio b. a 1 de Julho de 1730, casa a 10 de Maio de 1766, com Maria Madalena, da Vila de Várzeas, Bispado de Lamego

Há ainda Francisco Rodrigues Serôdio.

Se alguém necessitar de mais informações, envio

Quase todos nasceram na Vila do Castanheiro (hoje Castanheiro do Sul)

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246773 | tmacedo | 30 dez 2009 12:04 | Em resposta a: #246694

Cara Nelita:

Perdoe-me tratá-la por este "petit nom" com que assina as mensagens. Há várias famílias que assinam o apelido sem relações de parentesco entre si. Conheço nos mais diversos pontos do país famílias que o usaram sem nada terem a ver com os Serôdios que durante o século XIX e XX ficaram conhecidos no Alto Douro. Outra coisa não seria de esperar porque o apelido provém de alcunha corrente nos meios rurais.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246785 | Nelita | 30 dez 2009 13:42 | Em resposta a: #246773

Caro António Taveira:

Agradeço a sua explicação. O que me levou apensar em possíveis ligações foi um dos Serôdios ter passado a Alijó e aí deixar descendentes.

Até breve
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sabrosa

#246786 | Nelita | 30 dez 2009 14:49 | Em resposta a: #246785

Caro António Taveira:

Desculpe "a pensar". O que faz não reler.

Cumprimentos:

Nelita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen