Mármore de Portugal - Registros de Exportação

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Cargos

Mármore de Portugal - Registros de Exportação

#230934 | AST | 31 mai 2009 17:16

Prezados colegas,

Possuo duas perguntas:

1- Quais são as maiores jazidas de mármore em Portugal? As mais antigas?
2- Haveria um local centralizado onde seria possível encontrar registros de exportação desse mesmo mármore? A data seria por volta de 1856.

Pesquiso a construção do cruzeiro de Santo Amaro da Purificação, Bahia, erguido em homenagem ao médico Cipriano Barata e às outras vítimas da epidemia de cólera que assolou aquela cidade em 1856. O mármore era português e, segundo tenho conhecimento, também o seu construtor. Imagino que seria possível descobrir o nome do escultor através dos documentos de exportação.

Atenciosamente,
AST

Resposta

Link directo:

RE: Mármore de Portugal - Registros de Exportação

#231555 | Francisco Queiroz | 07 jun 2009 22:02 | Em resposta a: #230934

Esses documentos de envio das pedras, a existirem, devem estar no fundo da Alfândega da Baía que, pelo que sei, podem ser consultados, embora de forma condicionada (pelo menos era assim em 2008).
Do lado português é muito mais difícil encontrar dados sobre esse tipo de exportação de pedras.
Se me enviar uma foto da peça (com detalhe do material), logo lhe direi que tipo de mármore é, caso seja mesmo português...
Cumprimentos
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Mármore de Portugal - Registros de Exportação

#231557 | AST | 07 jun 2009 22:17 | Em resposta a: #231555

Prezado Francisco Queiroz,

Ainda estou tentando conseguir quaisquer textos e fotografias a respeito do cruzeiro. O mesmo foi demolido e tenho tido dificuldades em encontrar registros acerca dele em Santo Amaro da Purificação. O que sei foi o que restou da história oral e me foi passado por Eliseu Mendes da Silva e Zilda Paim, anciãos e guardadores da história oral em Alagoinhas e Santo Amaro, Bahia, respectivamente. Assim que conseguir uma imagem, certamente a enviarei.

Por agora, gostaria de lhe perguntar como faço para pesquisar o fundo da Alfândega da Bahia.

Muito obrigado pela resposta. Fico, desde já, agradecido.

Atenciosamente,
Aaron

Resposta

Link directo:

RE: Mármore de Portugal - Registros de Exportação

#231559 | Francisco Queiroz | 07 jun 2009 23:07 | Em resposta a: #231557

Respondi-lhe em privado.
FQ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 13:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen