Nepomuceno

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Nepomuceno

#231189 | mnrochaavo | 03 jun 2009 14:26

Entre vários papéis de um tio meu, Francisco José Nepomuceno, encontrei a cópia de apontamentos de José Maria Nepomuceno, arquitecto na segunda metade do séc.IXX e por sua vez tio paterno de meu tio e pai de Ernestina Nepomuceno Talone, onde se dá conta de :
Os ascendentes Nepomuceno terem vindo para Portugal com o séquito da Arquiduquesa de Áustria, Dona Mariana, mulher de D. João V, sendo originários da Boémia. Essa família deve ter tomado o apelido Nepomuceno pois eram senhores de Nepomuz, uma terra perto de Praga, na antiga Boémia, além de familiares de S. João Nepomuceno, contemporâneo do nosso S.Nuno de Santa Maria ou Nuno Álvares Pereira.
Talvez esta informação possa interessar a algum descendente de José Maria Nepomuceno, pois meu tio (cunhado de minha avó Delmira Tornelli Costa Netto)Francisco José Nepomuceno não teve descendência e não temos conhecimento de outros descendentes, a não ser talvez a família Ayala, pois ainda conheci uma prima de meu tio - Júlia Ayala.
Manuela Netto Rocha mnrochaavo@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#231202 | biblos | 03 jun 2009 16:03 | Em resposta a: #231189

Cara Manuel Netto Rocha,

Por acaso os Nepomucenos que refere não estão ligados ao Montijo (antiga Aldeia Galega do Ribatejo), onde viveram homónimos, senão, os mesmo?

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#231219 | mnrochaavo | 03 jun 2009 20:34 | Em resposta a: #231202

Os "meus" Nepomuceno viviam em Lisboa, pelo menos por 4 gerações até 1945, mas nos apontamentos encontrados está anotado que têm conhecimento de que existem mais Nepomuceno em Aldeia Galega do Ribatejo. Não sei dar mais indicações, a não ser que o nome do Nepomuceno mais antigo que conheço é Manoel Joaquim Nepomuceno, com o curso da antiga Academia de Marinha, casado com Gertrudes Magna das Dores Corrêa Lobo, descendente de antiga nobreza de Alpiarça, falecida em 3-12-1887, aos 94 anos, nascida portanto em 1793, o que nos dá uma aproximação do nascimento do marido. É interessante a proximidade de Alpiarça e Aldeia Galega, Montijo actual, para a possibilidade de se tratar de dois ramos da mesma família. Como já disse, haverá descendentes Nepomuceno Talone? Os primos Ayala ainda saberão da ligação aos Nepomuceno? Espero que mais alguém nos responda.
Manuela Netto Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#231227 | biblos | 03 jun 2009 21:47 | Em resposta a: #231219

Cara Manuela,

Obrigado pelas informações. Não lhe posso adiantar muito relativamente aos Nepomucenos do Montijo a não ser que existirao casamentos entre parentes colaterais meus e esta família. Tinham também propriedades que faziam fronteiras com as da minha família. Seguirei este tópico com todo o interesse!

Cumprimentos,
João Capella Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#231274 | mfcr | 04 jun 2009 17:02 | Em resposta a: #231227

Caro João Ramos

Em relação aos Nepomucenos da actual cidade de Montijo, antigo Concelho e Vila de Aldeia Galega do Ribatejo, oferece-me dizer o seguinte:

1º. Manuel José Nepomuceno, nasceu em Aldeia Galega do Ribatejo, actual Montijo, a 19 de Dezembro de 1795, filho de João Nepomuceno, natural da Freguesia de S. Lourenço de Alhos Vedros, e de Ana Isabel, natural da Freguesia de S Pedro, Concelho de Palmela. Faleceu em Aldeia Galega do Ribatejo ( Montijo), em 29 de Março de 1870, com 74 anos de idade.
Depois de enviuvar de Mariana Eugénia do Salvador Rozado, viria a ter 4 filhos com Maria da Nazaré Gomes Coelho: Manuel Gomes Nepomuceno, Francisco José Nepomucemo Serrano, João Ernesto Nepomuceno e Joaquim Gregório Nepomuceno.
Manuel José Nepomuceno, foi um lavrador abastado do concelho, tendo sido vereador da autarquia por diversos períodos, entre oa anos de 1845-1848, 1850-1851, 1857 e 1864-1868. Assumiu as funções de Presidente da autarquia entre 1 e 15 de Março de 1857. Exerceu ainda, as funções de Administrador Substituto do Concelho, em 1857.
O Manuel José Nepomuceno e o seu filho Manuel Gomes Nepomuceno, fazem parte
da Toponimia da cidade de Montijo, de onde retirei estes apontamentos. " Toponimia do Concelho do Montijo, Volume I, Edição da Câmara Municipal, autor, Dr. Francisco Correia".

2º. No Século XIX, o solar dos Patos, em Alcochete, foi vendido aos Nepomucenos, de Aldeia Galega do Ribatejo. Estes Nepomucenos, acrescentaram-lhe um 3º. piso, tendo vendido posteriormente, ao Senhor Estevão de Oliveira.
Fonte: http://coisasdealcochete.blogspot.com/2006_11_01_archive.html

Não sei se estes Nepomucenos têm alguma ligação com os constantes em 1)

3º Actualmente, existe Nepomucenos em Montijo. Aliás, tenho alguns Pilar Nepomuceno referenciados, que guardo, pois tenho um avô Aldeano Rafael Pilar de Figueiredo, nascido no Século XVII, que está parado. Tenho a ideia, que os meus Pilares, se juntaram aos Nepomucenos. Este apelido não é muito comum.

Com os melhores cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#231320 | biblos | 05 jun 2009 01:42 | Em resposta a: #231274

Caro Manuel Rufino,

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Os Pilares que se refere serão certamente os Pilar da Costa Nepomuceno, que se uniram aos Gouveias e Dimas do Montijo. Conheço os seus actuais descendentes mas não a sua ascendência...
Sei que um Nepomuceno, Francisco Pereira Nepomuceno, casou em 1901 com Hortência Maria Rodello, do Samouco. Estes Rodellos são ainda parentes de minha avó, que tem origens no Samouco - Caetano d'Almeida, Fernandes da Cruz Vespeira, Tavares Fontes e Almeida Villa Cova.

Aproveito a sua intervenção para lhe perguntar algo relativamente à família Sousa do Montijo, que através da leitura de outros tópicos, me apercebi que estuda.

Tenho:

1. Maria Joana de Sousa Mendes * Aldegalega do Ribatejo 20.3.1877

2. Joaquim Manuel Mendes * Aldegalega do Ribatejo 3.9.1844
3. Elisiária Carlota de Sousa * Aldegalega do Ribatejo 7.6.1849

4. Manuel Mendes de Bastos
5. Joana da Piedade
6. Manuel de Sousa Croinha
7. Guilhermina dos Ramos

8. Joaquim Mendes
9. Maria Caetana
10. Manuel do Nascimento (ou Nepomuceno... não está muito legível)
11. Maria Angélica Eugénia
12. José de Sousa Croinha
13.Maria da Piedade
14. Francisco de Sousa
15. Maria de São José

Todos de Aldegalega.

Pergunto se algum dos nomes em epígrafe lhe diz alguma coisa.
Obrigado por qualquer informação.

Cumprimentos,
João CR

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#231338 | jpga | 05 jun 2009 11:53 | Em resposta a: #231320

Boas,

A minha família tem o apelido de Nepomuceno de Gouveia, e pelos dados que tenho até ao meu Tetra-avô que se chamava Ladislau Nepomuceno de Gouveia e nasceu na primeira metade do século XiX na ilha da Madeira, em Machico (Porto da Cruz). Desde pequeno que também ouço, da minha avó, a história de que os Nepomucenos vieram para Portugal no Séquito de uma Duquesa da Austria, D. Maria Ana Josefa Antónia de Áustria. É engraçado que não encontro registo de nenhum Nepomuceno de Gouveia antes de 1800 na ilha da Madeira.

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#231420 | mfcr | 06 jun 2009 01:25 | Em resposta a: #231320

Caro João Ramos

Não tem que agradecer, o importante é a partilha.

1) Quanto ao Francisco Pereira Nepomuceno, Manuel Mendes de Bastos, Estevão da Cruz Vespeira, Joana da Piedade e etc. tenho-os referenciados como padrinhos de diversos antepassados, pois Aldeia Galega do Ribatejo, Samouco, Alcochete e Alhos Vedros, era " uma familia grande ".

2) Quanto aos seus avoengos nrs. 10 e 11 Manuel do Nascimento e Maria Angélica, pode ser coincidência, mas tenho uns cujas datas de nascimento são contemporâneas, o que não quer dizer nada, senão vejamos:

Casou a 25.08.1860, em AGR, Manuel Tavares Castanheira e Maria Amélia. Ele é filho de António Tavares Castanheira e de Maria Joana de Bastos. Neto paterno de José Tavares e de Maria Tavares. Neto materno de Manuel de Bastos e de Antónia Maria de Bastos.
Ela é filha de Joaquim Gomes e de Joaquina da Cunha da Encarnação.Neta paterna de MANUEL DO NASCIMENTO e de MARIA ANGÉLICA. Neta materna de João Cordeiro e de Mónica Roza.

3) Tenho um Tio Avô Cristiano, que nasceu a 07.11.1885 em AGR e casou a 21.08.1909 em AGR com Constância Mendes de Bastos. Tudo indica ser neta do Manuel Mendes de Bastos e da Joana da Piedade.

4) Quanto aos Tavares Fontes, refere-se a Francisco Almeida e Francisca Tavares Fontes ?, que tiveram Maria Cândida Almeida, que veio a casar com Joaquim Pais Tavares Castanheira ?, se assim fôr tenho informações do Joaquim Pais.

5) O meu endereço é : manuel.rufino@netvisao.pt

Com os melhores cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#268442 | ac2dc | 12 jan 2011 11:02 | Em resposta a: #231338

Bom dia

Estou tentando descobrir a origem da minha família e como o lado materno tem o apelido Nepomuceno de Gouveia, também nascidos no porto da Cruz, penso que talvez o Tetra-avô de jpga, Ladislau Nepomuceno de Gouveia, de alguma maneira esteja relacionado com a minha família. jpga, peço-te se pudesses enviar mais alguma informação sobre o teu Tetra-avô poderia ser muito útil para mim.

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#271039 | sargent22 | 21 fev 2011 01:14 | Em resposta a: #231420

Boa Noite,
vi este tópico a partir de uma pesquisa da Internet, e gostaria de colocar umas questões, o meu nome é Gonçalo Rodrigo Marques Sargento, natural da cidade de Montijo, já que tem tanta informação de algumas familias da cidade gostaria de perguntar se alguma vez se depararam com alguns indicios da minha familia Sargento? Notei também que mencionam pessoas do apelido Bastos, o meu avô paterno nascido no Montijo era dos Bastos, Joaquim Bastos Sargento, eu já a algum tempo que ando a tentar descobrir algo sobre a origem do meu apelido mas até agora nada, se puderem ajudar agradeço. Obrigado

g.sargento23@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#271081 | mfcr | 21 fev 2011 18:27 | Em resposta a: #271039

Caro Gonçalo Rodrigo

Já respondi para o endereço indicado.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nepomuceno

#299944 | Gessica | 16 mar 2012 05:49 | Em resposta a: #231338

bom ,queria saber se minha Avô também fazia parte dessa família,o nome dela era Maria rosa Nepomuceno e seu esposo era Jose francisco de souza,será que tem algum parentesco?tenho muita curiosidade pra saber sobre meus avós paterno ja que não convivi cm meu pai,se souberem de alguma coisa me comunique por favor.
obrigada e descupa-me se incomodo

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#360669 | jorgemferr | 22 ago 2015 02:07 | Em resposta a: #231189

Cara Manuela Netto Rocha,
estou a fazer um livro sobre os cemitérios de Lisboa.
Assim encontrei no cemitério do Alto de S. João, Jose Maria Nepumeceno, arquitecto, falecido em 17-06-1895.
Gostaria de saber se me poderá ajudar a encontrar alguém da família, pois precisava de uma foto do referido Nepumeceno, e também falar sobre o Jazigo onde o mesmo se encontra.
Obrigado pela ajuda
cumprimentos
Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#416313 | valentina66 | 17 jul 2019 00:20 | Em resposta a: #231189

Olá, sou brasileira de São Paulo e recentemente descobri que José Maria Nepomuceno é meu tetra-avô. Ele teve uma filha de nome Maria Palmyra Teixeira Nepomuceno (Guimarães), que nasceu e se casou em Lisboa/Portugal e mudou-se para o Brasil, onde sua filha caçula nasceu, que é minha avó (Valentina Guimarães). Eu gostaria muito de receber cópia dos apontamentos que você tem do meu tetra-avô, você pode enviar ? Estou obtendo documentos para tentar conseguir cidadania portuguesa para minha mãe e depois para mim. Meu e-mail é claudiajesus.adv@gmail.com. Você sabe dizer se a família Nepomuceno é descendente de judeu sefardita ? Obrigada

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#416314 | valentina66 | 17 jul 2019 00:23 | Em resposta a: #360669

Olá Jorge, li sua mensagem somente agora. Sou brasileira de São Paulo e recentemente descobri que José Maria Nepomuceno é meu tetra-avô. Ele teve uma filha de nome Maria Palmyra Teixeira Nepomuceno (Guimarães), que nasceu e se casou em Lisboa/Portugal e mudou-se para o Brasil, onde sua filha caçula nasceu, que é minha avó (Valentina Guimarães). Você precisa de contato por que ?
Posso ajudar ? Estou obtendo documentos para tentar conseguir cidadania portuguesa para minha mãe e depois para mim. Você sabe dizer se a família Nepomuceno é descendente de judeu sefardita ? Eu entrei em contato com o cemitério de Lisboa e recebi resposta, com mensagem de onde meu tetra-avô está enterrado. Meu e-mail é claudiajesus.adv@gmail.com.

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#416315 | valentina66 | 17 jul 2019 00:29 | Em resposta a: #231219

Olá Manuela, onde você conseguiu essas informações ? Gostaria de ter cópia de documentos. Descobri recentemente que José Maria Nepomuceno é meu tetra-avô. Sou brasileira e estou fazendo pesquisas para saber se tenho direito a cidadania portuguesa. Minha bisavó Maria Palmyra Teixeira Nepomuceno (Guimarães) é filha de José Maria Nepomuceno, nasceu em Lisboa, se casou e mudou para o Brasil, onde teve uma filha (Valentina Guimarães) minha avó. Você consegue me ajudar a conseguir documentos da família em Portugal ? Meu e-mail: claudiajesus.adv@gmail.com obrigada

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#416316 | valentina66 | 17 jul 2019 00:32 | Em resposta a: #231338

Olá, sou tetra-neta de José Maria Nepomuceno e gostaria de saber se você tem algum registro ou documento da origem da família. Você sabe se há origem de judeu sefardita ? Estou tentando juntar documentos para dar entrada com pedido de cidadania portuguesa, sou brasileira. Minha bisavó era filha de José Maria Nepomuceno. Meu e-mail claudiajesus.adv@gmail.com obrigada

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#416318 | valentina66 | 17 jul 2019 00:40 | Em resposta a: #231274

Olá Manuel, como vai ? Sou brasileira e recentemente descobri que José Maria Nepomuceno é meu tetra-avô. Ele teve uma filha de nome Maria Palmyra Teixeira Nepomuceno (Guimarães) que nasceu em Lisboa, se casou e mudou-se para o Brasil. No Brasil teve uma filha que é minha avó (Valentina Guimarães). Você pode compartilhar comigo documentos da família ? Meu e-mail é claudiajesus.adv@gmail.com Gostaria de ter documentos para tentar obter cidadania portuguesa para minha mãe e depois para mim. Obrigada

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#416382 | mnrochaavo | 18 jul 2019 19:13 | Em resposta a: #416313

Enviei cópias de vários documentos para o seu endereço electrónico...nesses documentos referia tudo quanto encontrei entre os papéis de meu tio Francisco José Xavier Nepomuceno, sobrinho de José Maria Nepomuceno . Continuo esperando mais notícias
Cumprimentos
Manuela Netto Rocha

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#441679 | Thiago Nepomuceno | 23 jun 2022 18:01 | Em resposta a: #231338

Oi qual o seu nome? Pq li sua história e somos parentes, entre em contato 55 (11) 98589-0010

Resposta

Link directo:

Nepomuceno

#441687 | mnrochaavo | 24 jun 2022 18:09 | Em resposta a: #441679

Sou Manuela Netto Rocha
mnrochaavo@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen