Minha avó e seus ancestrais.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil | Formação

Minha avó e seus ancestrais.

#231370 | Lúcia Coelho | 05 jun 2009 18:30

Olá,meus pais emigraram para o Brasil eu tinha 2 meses.Sempre ouvi fascinada muitas histórias de família em especial de minha avó materna e seus ancestrais.Minha mãe, filha dela era nascida na Amadora mas minha avó parece-me era de Lisboa. Minha mãe chamava-se:Maria Júlia Pereira Ferreira Gândara(Ferreira Gândara) do pai: António Morais Ferreira Gândara;nascida há 05/08/1930 na Amadora. Minha avó, chamava-se: Júlia Cândida Pinto Saraiva de Carvalho da Fonseca Pereira ,acho q/ natural de Lisboa.Gostaria de saber data de nascimento,seus pais e se possível sua ancestralidade.Aqui de longe nunca pude fazer muita coisa,mas com Vocês, agora, é uma luz no fim do túnel! Vocês são nossos anjos,obrigada por existirem! Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231375 | cverde | 05 jun 2009 18:58 | Em resposta a: #231370

Cara Lúcia

Se bem entendia a sua mãe Maria Júlia Pereira Ferreira Gândara nasceu em 05.08-1930 no concelho da Amadora pertencente ao distrito de Lisboa http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=168 e era filha de Júlia Cândida Pinto Saraiva de Carvalho da Fonseca Pereira.

O primeiro passo será obter a certidão de nascimento da sua mãe através da CONSERVATÒRIA DO REGISTO CIVIL DA AMADORA
que lhe dará o nome dos seus avós e bisavós paternos e maternos e, possívelmente lugares de origem.

Leia aqui
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Quaisquer dúvidas e avanços nas suas buscas vá colocando aqui neste tópico (não abra mais para não dispersar a informação).

Boa sorte

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231379 | Lúcia Coelho | 05 jun 2009 19:34 | Em resposta a: #231375

Luís Figueira

Agradeço sua pronta resposta e vou ver quais certidões devo ter,para começar as pesquisas.Obrigadíssima,Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231406 | cverde | 05 jun 2009 23:26 | Em resposta a: #231379

A certidão de nascimento da sua mãe deverá, em princípio, referir a idade que a sua avó tinha naquela data (1930) pelo que, sendo assim, não será complicado chegar ao ano de nascimento da sua avó e obter cópia do respetivo assento.

Reparei agora que parte da sua árvores de costados já se encontra na Base do Geneall em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1228024

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231418 | Lúcia Coelho | 06 jun 2009 01:18 | Em resposta a: #231406

Caríssimo Luís Figueira, para elucidar, minha avó teve um primeiro casamento,com o médico José da Costa Esteves , filho de Raphael da Costa Esteves,onde teve três filhos irmãos de minha mãe: Viriato Pereira Esteves,Engenheiro civil,das obras públicas do Além Mar, formado em Coimbra, já falecido .Fausto Pereira Esteves,Vice-Consul de Portugal em Nova York,já falecido. E Ísis Pereira Esteves,foi secretária executiva do presidente da Phillips portuguesa,já falecida.Não sei se isso ajuda(debaixo p/ cima).Depois do divórcio casou-se com meu avô,António Morais Ferreira Gândara,família da Marinha Grande,ele era militar da aeronáutica e aposentou-se como alto funcionário do Ministério do Ultramar(assim diziam).Desse casamento nasceram Maria Júlia Pereira Ferreira Gândara Alves, q/ emigrou p/o Brasil já casada c/ dois filhos ,Comendador António Lúcio Pereira Ferreira Gândara , advogado e empresário,aqui no Brasil e Mário Guilherme Ferreira Gândara morto na infância.Então minha mãe dizia que minha avó tinha aproximadamente trinta e seis anos quando ela nasceu,tendo então a avó nascido por volta de 1896 ou 97.Na minha certidão o nome de minha avó ,segundo minha mãe não estava completo mas era:Júlia Cândida Saraiva da Fonseca Pereira Ferreira Gândara Descupe-me a ignorância,mas quando pedi ajuda era porque não tenho registros. E quando respondi que ia procurá-los me dei conta de nem saber como!Não sei onde foi parar o registro de minha mãe! Veja que absurdo! Me empolguei e contei uma novela desculpe-me! Um abraço Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231439 | cverde | 06 jun 2009 11:19 | Em resposta a: #231418

O endereço da Conservatória do Registo Civil da Amadora é:

Conservatória do Registo Civil - Amadora
Av. Cardoso Lopes, 29-B
2700 AMADORA
Tel: 214946877/4926747 Fax: 214915601

Também pode pedir a certidão de nascimento da sua mãe utilizando o "PORTAL DE CIDADÃO / Certidões on - line" ( http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt ) onde tem que se registar.

Pode antes tentar o contato telefónico com a Conservatória a confirmar a existência do registo e a melhor maneira de lhe enviarem a certidão.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231481 | LL | 06 jun 2009 20:55 | Em resposta a: #231418

Cara Lúcia

se a sua mãe nasceu na Amadora em 1930 o registo deve estar na Conservatória do Registo Civil de Oeiras, pois só recentemente depois de Amadora se tornar cidade é que tem Registo civil. Eu própria nasci na Amadora em 1959 e ainda hoje tenho o registo em Oeiras.

Luisa Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231753 | Lúcia Coelho | 11 jun 2009 23:52 | Em resposta a: #231481

Ai! Meus Queridos!
Obrigada por todos os conselhos.Me valeram muito!
Já estou pequisando sobre meus bisavós!Mas de minha bisavó não está fácil!
Não consigo entrar nos registros de´batismo da Cumieira da Diocese de Lamego,sei que ela se chamava Guilhermina Maria Pinto Saraiva (nome de solteira),mas não sei quem eram seus pais,isso que eu gostaria de saber!
Não acho o "canal" em Lamego,seus pais ,avós etc...me ajudem!Lúcia Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231756 | cverde | 12 jun 2009 00:15 | Em resposta a: #231753

A freguesia da Cumieira http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=268 pertence ao concelho de Santa Marta de Penaguião no distrito de Vila Real pelo que os livros de registos paroquiais se encontram no Arquivo Distrital de Vila Real sendo que se encontram disponíveis on-line os seguintes:

Livro de registo de baptismos (1879 - 1879) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de baptismos (1879/07/20 - 1885/12/20) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de baptismos (1880 - 1880) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de baptismos (1881 - 1881) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de baptismos (1882 - 1882) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de baptismos (1898/04/23 - 1900/12/02) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de baptismos (1900/12/12 - 1902/02/15) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de baptismos (1902/02/16 - 1904/06/26) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de casamentos (1879 - 1879) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de casamentos (1880 - 1880) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de casamentos (1881 - 1881) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de casamentos (1883 - 1883) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de casamentos (1884/01/07 - 1884/11/16) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de casamentos (1885/02/07 - 1894/12/23) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de óbitos (1879 - 1879) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de óbitos (1880 - 1880) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de óbitos (1881 - 1881) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de óbitos (1883 - 1883) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de óbitos (1885/01/16 - 1890/06/06) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de óbitos (1890/06/20 - 1895/10/29) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)
Livro de registo de óbitos (1895/11/07 - 1907/05/30) (Fonte: Arquivo Distrital de Vila Real)

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231765 | Lúcia Coelho | 12 jun 2009 07:51 | Em resposta a: #231756

Ah! meus Amigos! que carinho! Mas nâo deu certo! ,até tentei! Pelas histórias e aproximação de datas,minha bisavó deve ter nascido entre (1865/1875),e foi -batizada(sic) na Cumieira,diocesede Lamego .O que não cabe ao que me foi oferecido! Pois se ,minha mãe nasceu em1930,na Amadora,minha avó em Lisboa em Santos-o -Velho em 1895,e era segunda filha.Minha mãe era do segundo casamento dela e teve( minha mãe) com trinta e cinco anos,então minha Bisa...Deve ser dessa data que mencionei(aproximada)
Vejam: o nome de seus pais (da minha bisavó, a que estou pesquisando) era: mãe:Guilhermina Maria Pinto Saraiva(não tenho noção de data nem lugar onde nasceu) Pai:Joaquim José da Fonseca Carvalho,(também sem noção de datas e lugares!)
Muito obrigada,por todo carinho que aliás retribuo.Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231767 | Lúcia Coelho | 12 jun 2009 08:04 | Em resposta a: #231765

Ai, por favor! que Falha horrorosa fiz com minha Bisavó!

Ela não era filha de Joaquim José da Fonseca Carvalho !
E sim sua MULHER!Era casada com ele!
Seus pais não sei quem eram !E gostaria de saber,pois quero chegar lá!
Desculpe-me pela falha!Um grande fim de semana!Lúcia.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231769 | Lúcia Coelho | 12 jun 2009 08:41 | Em resposta a: #231767

Não sei mais como me desculpar!Mas que família confusa tenho!
Minha filha, acabou de me dizer que acabei por confundir tudo para vocês!
Acabo por me desculpar,por um erro que eu mesmo fiz!
Por causa dos homónimos me confundi toda! Vamos recapitular?
Minha Mãe:
Maria Júlia Pereira Ferreira Gândara-Amadora 05/081930
Mãe dela:Júlia Cândida Saraiva da Fonseca Pereira,nascida em -Santos -o-Velho em 09/12/1895

Avó materna:Guilhermina Amélia Saraiva de Carvalho Pereira-Cumieira Lamego +-1865/1875/(esta que procuro) ;Avô materno:António José Vieira Pereira;
Bisavó:Guilhermina Maria Pinto Saraiva de Carvalho;
Bisavô:Joaquim José da Fonseca Carvalho;
Será se agora deu para perceber? O que me confunde é não ter datas! Justo o que estou procurando! Claro, junto com os ancestrais!
Mil desculpas Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#231909 | Lúcia Coelho | 15 jun 2009 01:09 | Em resposta a: #231769

Caríssimo sr.: Luís Figueira:
Que dificuldade estou enfrentando ! Não por falta de um começo! Consegui, os dados básicos ,mas que não consigo é obter mais nada! Se minha avó:
Júlia Cândida Saraiva da Fonseca Pereira;
nasc.:09/12/1895 em Santos-o-Velho;
bats.:06/03/1898 Egreja Nossa Senhora da Lapa de Lisboa;
segunda filha de:
pai;António José Vieira Pereira,bats.:Sé Nova de Coimbra,funcionário púlbico,sem mais dados;
Mãe:Guilhermina Amélia Saraiva de Carvalho Pereira,bats.:na Sé da Cumeeira Freguesia de Lamego,sem mais dados.
Com os dados de minha avó Júlia,não consigo registros ,para obter os dados dos bisavós!
Fiz uma varredura de uns dez anos(1862/1874) na Sé de Coimbra, sobre António José.Leopoldina Ignácia sua filha menor,dizia que o pai casou-se cedo e morreu muito novo +- uns 32 anos, e estimo isso entre 1902/1905.Mas não deu,sem datas é muito difícil!
E as datas oferecidas a pesquisar em Lamego-Vila Real ,me parecem porterior as que necessito! Por Favor me oriente,daqui de longe é uma impotência ,queria estar aí não só para pesquisar mas também para matar saudade dessa minha terra tão querida! Um grande abraço,Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#232977 | Lúcia Coelho | 30 jun 2009 00:02 | Em resposta a: #231909

Por favor reitero meu pedido!
Agradecida Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234239 | Lúcia Alve | 15 jul 2009 03:05 | Em resposta a: #232977

Então niguém quer me ajudar?
Daqui de longe é muito difícil!
Agradeceria muito. Lúcia Alves Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234248 | MariaDavid | 15 jul 2009 09:32 | Em resposta a: #231909

Cara Lúcia

Eu sei quanto é desesperante a busca de um nome, de uma data, para que se consiga prosseguir com uma investigação mas em genealogia é assim mesmo, como costumamos dizer por cá, "trata-se do pão nosso de cada dia".

Quero animá-la e dar-lhe, eventualmente, mais uma hipótese de reflexão.

1 - Os palpites familiares "quase" sempre são de seguir, mas nem sempre batem certo ou são rigorosos. Leopoldina Ignácia diz ter o pai casado muito cedo e morrido muito novo, mais ao menos por volta dos 32 anos. Será que esses 32 anos correspondem à realidade? E se fossem mais 5 ou menos 5? Quando existem dúvidas, o espaço de manobra para pesquisas tem que ser substancialmente alargado, para maior segurança.

2 - De uma maniera geral (embora haja situações diferentes) os casamentos realizavam-se na freguesia da noiva. Sendo Guilhermina Amélia Saraiva de Carvalho Pereira baptizada na Sé da Cumeeira de Lamego, eu começaria por aí, tentando encontrar o registo do casamento dela, a partir de 1900 para trás. Porquê? Porque se a filha dela ( sua avó Júlia Cândida) nasce em 1895, a Lúcia não sabe se ela casou antes ou depois de a filha ter nascido. São muitas as surpresas que se nos deparam quando investigamos a família. Na hipótese de nada encontrar, faria a mesma diligência para a Sé de Coimbra (podia-se ter dado o caso de ela ter ido casar na terra do marido. Por último, talvez ambos já estivessem em Lisboa e tivessem casado em Santos o Velho ou até mesmo na Lapa. São tudo hipótese que tem que equacionar.


3 - Como a Lúcia não tem mais informações familiares sobre os seus bisavós, encontrado o registo de casamento deles, é mais que provável que nesse registo sejam mencionadas as idades com que ambos casaram, profissão dele, freguesias de origem, nomes dos pais, etc.

4 - Tente encontrar em Coimbra, por hipótese, o registo de óbito de António José Vieira Pereira a partir de 1911. Nesse caso, é mais que provável que ainda se encontre na Conservatória do Registo Civil. Por outro lado, veja se há mais que um cemitério em Coimbra. Haja um ou dois, procure os registos de sepultamento sobre seu bisavô. Lá vem mencionada a data de óbito, a freguesia, a data do enterro, as causas do óbito e o lugar onde foi enterrado. Através desses dados arranja pistas para avançar. Considerando a hipótese que ele teria acabado os seus dias junto da filha, em Lisboa, faça o mesmo para essa cidade.

5 - Procure saber se houve mais descendência da parte da sua bisavó e do seu bisavô. Através dos registos de baptismo ou casamento desses descendentes, pode ter a confirmação de nomes e lugares que facilitem as suas buscas.

Não sei se lhe fui de alguma utilidade mas tentei ajudá-la a sair desse impasse. Desejo-lhe boa sorte e, acima de tudo, NÃO DESANIME! Roma e Pavia não se fizeram num dia, como diria minha avó. Mais cedo ou mais tarde vai conseguir a sua árvore. Fazer Genealogia exige muita paciência ...

Cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234300 | MCNN | 16 jul 2009 00:18 | Em resposta a: #234239

Olá Lúcia

Se procurar nos casamentos da Cumeeeira, irá ver que os seus avós casaram em 19/09/1886, e que a sua avó tinha então 17 anos.

Para consultar esse assento de casamento, vá ao site do etombo, procure a freguesia da Cumeeira no concelho de Santa Marta de Panaguião, distrito de Vila Real, clique no link que aponta ao livro que contém os casamentos de 1885 a 1894, avance até 1886 e ... voilá.

Se tiver alguma dificuldade em consultar, diga.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234306 | MCNN | 16 jul 2009 02:19 | Em resposta a: #234239

Olá outra vez Lúcia

Quando na minha outra mensagem disse seus avós, queria de facto dizer seus bisavós.

Já agora, o seu bisavô tinha 28 anos quando casou, o que implica que quando a Lúcia procurou pelo baptismo dele na Sé Nova de Coimbra, fê-lo a partir de uma data posterior à do seu nascimento, uma vez que procurou a partir de 1862.

Volte a procurar na Sé Nova a partir de 1858.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234362 | facs | 16 jul 2009 21:36 | Em resposta a: #231375

CAro Luis Figueira

Permita me uma pequena correcçao, a nossa amigas lucia fala de 1930, ora o que acontece é que a Amadora nesse ano era pertencente do conselho de Oeiras será que o registo dos avós da Lucia nao estarao por Oeiras em vez de ser Amadora

Com votos de bom fim de semana

Facs

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234372 | cverde | 16 jul 2009 23:46 | Em resposta a: #234362

Obrigado pela sua correcção. A mesma informação já havia sido feita num comentário acima que espero a interessada tenha visto:

"Cara Lúcia

se a sua mãe nasceu na Amadora em 1930 o registo deve estar na Conservatória do Registo Civil de Oeiras, pois só recentemente depois de Amadora se tornar cidade é que tem Registo civil. Eu própria nasci na Amadora em 1959 e ainda hoje tenho o registo em Oeiras.

Luisa Lopes"

Votos de um bom fim de semana

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234585 | Lúcia Alve | 20 jul 2009 04:52 | Em resposta a: #234248

Cara Maria,gostei muito das suas dicas,é verdade, ñ adianta anciedade! Acho q/ era isso q/ me atrapalhava.
Ñ desistirei! E a Maria me ajudara!Abraços Lúcia.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234588 | Lúcia Alve | 20 jul 2009 05:49 | Em resposta a: #234306

Caro Mário,
Como suas dicas foram fundamentais!
Tive uma grande emoção qdo vi as certidões q/ me aconcelhou!!
Mas lhe digo : ainda é muito difícil ou eu é q/ ñ sei fazer a coisa certa!
Veja isto:
António José Vieira Pereira, q/ tinha uma irmã Rita Maria Augusta da Fonc(s)eca Miranda Pereira (q/ um pequeno incêndio)no convento de Chelas,pediu abrigo ao convento das Trinas , foi viver lá,e morreu muito velhinha,dizia q/ seu pai,António José Pereira Jr,era um militar(capitão) às ordens do Marquês Gal. Sá da Bandeira.(delírios de velhinha?)
Mas o q/ me deixa intrigada é q/ seu sogro(de António José,avô de Rita) José Joaquim da Fons(c)eca Miranda também era um capitão,q/ lutou c/ os liberais em Santarém.
Esteve no Brasil a serviço (ñ sei de quem )e até "casou-se aqui" e levou sua esposa
e filha p/ Portugal.
Não sei por que ,mas acho q/ há algo invertido,entre sogro e genro(meus delírios).Bem,deixa pra lá...
Nas certidões, ñ constaram nem idades(numa sim,só idade,a q/Mário,mo deu) nem profissões,
e no restante ñ há datas disponíveis.A ñ ser q/ haja outros orgãos de pesquisa q/ ñ conheco e q/ vcs poderão me passar!Um grande abraço Lúcia Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234590 | Lúcia Alve | 20 jul 2009 06:22 | Em resposta a: #234362

Obrigadíssima,pela dica me valeu muito!Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234592 | Lúcia Alve | 20 jul 2009 06:51 | Em resposta a: #234372

Um bom começo de semana,e obrigada!
Segui,os concelhos e obti ótimos resultados.Só ñ consigo datas disponíveis em Vila Real,acho q/ ainda ñ tem tão antigas qto preciso!(Sou muito velha!)
Pois :minha bisavó,Guilhermina Amélia Pinto Saraiva de Carvalho, (nome de solteira),nascida na Cumieira Vila Real,(sem data de registo de nascimento,p/ ser pesquisado) E, seus pais perecem ser de lá: Guilhermina Maria Pinto Saraiva ,de Vila Real (sem datas disponíveis)cc Joaquim José da Fonseca Carvalho, de Veiga (sem datas disponíveis).
Ai, como gostaria de ter tudo isso em mãos!!!
Mas enfim, paciência Um abraço Lúcia Coelho.

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234593 | MCNN | 20 jul 2009 07:26 | Em resposta a: #234588

Olá Lúcia


Ainda bem que conseguiu ver os registos.

Parto do princípio que encontrou o registo de baptismo de António em 07/02/1858 na Sé Nova em Coimbra. Reparou que a mãe dele era brasileira ? Como vê, desse ramo terá de pesquisar aí no Brasil.

Agora tenho de ir trabalhar, por isso tenho de ser muito breve, mas há uma coisa que lhe queria dizer.

Por acaso, com os registos disponíveis hoje na internet a Lúcia pode avançar mais nas pesquisas.

E isso porque os registos de óbito da Cumeeira teem uma particularidade que nem sempre se encontra, ou seja, aquando do óbito são quase sempre mencionados os nomes dos pais dos falecidos, e isso independentemente de serem novos ou velhos, solteiros ou viúvos.

Assim, consulte o registo de óbito de Guilhermina Maria Pinto Saraiva de Carvalho que faleceu em 24/12/1883.

E consulte o registo de óbito de Joaquim José Fonseca Carvalho, que faleceu em 17/10/1900.

Se consultar esses registos, que deve procurar nos óbitos da Cumeeira, ficará a saber a idade com que faleceram e os nomes dos pais deles.

Há mais que eu lhe queria contar, mas tenho de ir agora. Logo eu volto para dizer mais qualquer coisa.


Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234638 | MCNN | 20 jul 2009 23:13 | Em resposta a: #234588

Olá Lúcia

Desculpe hoje de manhã ter-lhe respondido um pouco à pressa, mas hoje tive de ir cedo para Lisboa, e depois ainda tive de ir e voltar de automóvel ao Porto.

Estou um pouco cansado, mas como lhe prometi que voltava aqui hoje para lhe dizer mais qualquer coisa, aqui estou.

Se teve oportunidade de ver o assento de óbito de D. Guilhermina Maria Pinto Saraiva de Carvalho , reparou concerteza que apenas consta o nome do seu pai, que se chamava Manuel Inácio Pinto Saraiva. Quanto à sua naturalidade, dizia apenas que era natural de Vila Real, e tendo ao que me parece 32 anos aquando do seu falecimento (o que aponta para que tenha nascido por volta de 1851.

O panorama à partida não se afigurava muito animador para procurar a sua ascendência (sem o nome da mãe é difícil).

Agora julgo ter uma má notícia para si e uma boa notícia para si.

A má notícia é que julgo ser muito difícil vir a descobrir quem era a mãe de D. Guilhermina Maria Pinto Saraiva de Carvalho.

A boa notícia é a de que, ao que tudo indica, o Manuel Inácio Pinto Saraiva que é seu ascendente tem toda a probabilidade de ser este que já consta aqui no Genea e com a ascendência desenvolvida até sabe-se lá quando:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=400987

As notas biográficas que constam no Genea sobre este senhor são as seguintes:

- Presidente da Câmara de Vila Real

- Fundador da Companhia da Águas de Pedras Salgadas (onde perdeu toda a sua fortuna)

- Morreu solteiro deixando duas filhas reconhecidas

E, ainda de acordo com o Genea, o nomes dessas suas filhas eram Maria de La Salette e ... Guilhermina.

Como vê, por vezes há surpresas engraçadas quando pesquisamos a nossa ascendência.

Finalmente, queria dizer-lhe que os pais de António José Vieira Pereira, a saber António José Pereira Jr e D. Júlia Cândida da Fonseca Miranda (a sua ascendente brasileira) casaram em Lisboa.

Como eu esta semana tenho de ir à Torre do Tombo, se quiser eu vejo-lhe esse assento. Se estiver interessada na cópia digitalizada desse assento de casamento, envie-me um mail para marioc.navarroARROBAgmail.com, que eu na resposta envio-lhe a cópia.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Minha avó e seus ancestrais.

#234691 | Lúcia Alve | 21 jul 2009 19:39 | Em resposta a: #234638

Caro Mário
Repondi sua mensagem anterior,mas acho q/ fiz algum erro e ñ a enviei,
Eu até "dizia" q/ pena ñ poder continuar pela linha materna,mas tudo bem.
E fiquei muito comovida com o resultado. Agora é partir p/ outras!
Do marido de Gilhermina,Joaquim José,ñ tem aida nada diponível em Veiga, certo?
A ñ ser q/ eu ñ saiba fazer as coisas, mas pelo genregis ñ obtenho resultados!
António José Vieira Pereia,nasceu em Coimbra,casou-se na Cumieira e estabe-leceu-se em Lisboa era empregado pùblico,o q/ seria isto?
Seu pai e avós eram de Viseu,onde ñ tem dados!Q confusão! Mas ñ desistirei,claro c/ sua ajuda! Um grande abraço.Lúcia.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 14:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen