Biografia mais completa de Duarte Sodré
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas
Biografia mais completa de DUARTE SODRÉ
Caros confrades
Ao apresentar uma biografia mais alargada de Duarte Sodré não referi um ponto que pode ser muito importante por ele mencionado no seu testamento, que é o de, por duas vezes, afirmar que Sodré é sua alcunha e seu apelido. Na verdade o apelido já lhe vinha pelo menos do seu bisavô e por isso não seria a "sua alcunha" no sentido que hoje lhe damos. Todavia, é possível admitir que a afirmação de Duarte Sodré possa significar que ele sabia que, na origem, o apelido Sodré foi uma alcunha dada a um seu antepassado. Se assim foi, toda a origem do apelido e família Sodré terá de ser revista.
Seja como for que a investigação evolua parece praticamente certo que a ligação Sodré - Sudley não será a correcta e que se tratou de um erro ou mesmo uma mistificação da primeira metade do séc. XVIII, no tempo em que os Sodré Pereira eram Senhores de Águas Belas. O que foi recentemente publicado na revista Armas e Troféus de 2008 (sem embargo de algumas interpretações que acho incorrectas e outras que o são mesmo) e novos dados muito significativos que entretanto eu próprio detectei implicam que a derivação Sudley - Sodré é altamente improvável e forçam-me a mudar as minhas opiniões anteriores.
É até mesmo possível que os Sodré fossem verdadeiros Portugueses de raiz e não Ingleses, mas isso ainda não me parece o mais provável, pois obrigaria a que os dizeres na laje sepulcral de Duarte Sodré fossem também uma mistificação absoluta e não há uma razão bem fundamentada para o aceitar. Talvez fossem mesmo Ingleses embora a "Casa de grande Senhores" não fosse nem a dos Sudley nem de tão grandes assim... Continuo a laborar nesta questão e, a seu tempo, vou retomá-la, mas hoje julgo que quem mandou escrever a lápide de Duarte Sodré (julgo que um dos seus dois filhos ou um seu irmão) não estava a pensar nos Sudley quando referiu os "grandes Senhores de Inglaterra". Foi ao contrário, quem fez a ligação Sudley - Sodré no séc. XVIII é que estava à procura de quem seriam aqueles "grandes Senhores" e encontrou os Sudley em genealogias britânicas.
cumprimentos
Sérgio Sodré
Link directo:
RE: Biografia mais completa de DUARTE SODRÉ
Senhor Administrador agradecia a eliminação deste tópico que iniciei por engano. Este texto já se encontra no tópico sobre o Testamento de Duarte Sodré
RespostaLink directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 nov 2024, 15:42