Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231472 | nuno27 | 06 jun 2009 19:13

Caros colegas,

Procuro informação sobre família do conc. de Penela, dist. Coimbra:

António, n.c. 1770, no lugar de Cabeça Redonda, pertencente à freg. de S. Sebastião da Cumieira (Cumeeira), conc. de Penela.

Era filho de Manuel Freire (ou Ferreira) e de Luísa Maria da Luta, moradores em Cabeça Redonda.

Agradeço qualquer ajuda.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231493 | marsousa | 06 jun 2009 23:46 | Em resposta a: #231472

Caro Nuno Alves


Talvez o possa ajudar. Mas precisava que verificasse o nome da mãe de António que me parece estar incorrecto.

Já agora, poderá indicar a fonte dos dados que aqui colocou?


Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231526 | nuno27 | 07 jun 2009 15:29 | Em resposta a: #231493

Cara Maria Manuela,

Obrigado pela sua atenção.

Os dados são retirados dos registos paroquiais de baptismo da freg. da Serra, conc. de Tomar (ex. B-1, cx. 933, f.73v)

O António, n.c. 1770/1775, em Cabeça Redonda, chamou-se António José Freire Luta, viveu na citada freg. da Serra, conc. Tomar, casou 1.ª vez com Joaquina Maria de Matos, n. Levegada, freg. Serra, e tiveram geração de sobrenome LUTA na freg. da Serra, e posteriormente na de Junceira e na S. Pedro de Tomar. Casou 2.ª vez, e teve geração na Serra.

Nos registos encontrados, a mãe de António, é referida como Luísa Maria, Luísa da Luta, Luísa de Jesus (este talvez hipoteticamente por já ter falecido).

Os melhores cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231528 | agp | 07 jun 2009 16:16 | Em resposta a: #231526

Caro Nuno Alves,

Os paroquiais da Cumeada estão disponíveis no site:

... etombo.com

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231539 | marsousa | 07 jun 2009 18:24 | Em resposta a: #231526

Caro Nuno Alves

Esclarecida a questão do apelido de Luísa, creio que os registos que a seguir indico são os que lhe interessam.

CASAMENTOS DE CUMEEIRA, PENELA, Livro 1 (imagem 85)
Data: 19-4-1762
Casamento de:
MANUEL FREIRE, filho de João Freire e Maria Mendes, do lugar de Machial, freguesia da Lagarteira, com
LUÍSA DE JESUS, filha de António Rodrigues Cazaleiro e Maria Mendes do lugar de Cabeça Redonda (“desta freguesia”)
----------------------------
BAPTISMOS DE CUMEEIRA, PENELA, Livro 1 (imagem 524)
Data: 10-1-1768
Baptismo de:
ANTÓNIO que nasceu a 1-1-1768
filho de Manuel Freire e de Luísa de Jesus, moradores na Cabeça Redonda
neto paterno de João Freire e Maria Mendes, do lugar do Machial, freguesia de São Domingos da Lagarteira
neto materno de António Rodrigues Cazaleiro e Maria Mendes, do lugar da Cabeça Redonda.
---------------------------
Os registos paroquiais do Arquivo da Universidade de Coimbra estão a ser colocados online. Como pode verificar escrevi os números das imagens onde estão os assentos e agora será fácil encontrá-los.
Ainda algumas notas.
Creio já ter visto o apelido Luta nos registos de Cumeeira, mas não sei dizer sequer em qual dos livros.
Lagarteira pertence ao Concelho de Ansião.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231541 | Lourval | 07 jun 2009 18:33 | Em resposta a: #231539

Cara Maria Manuela Pereira,

Tenho antepassados na Cumeeira. A mais recente é Maria Teresa, nascida em 05.10.1796 casada com José Rodrigues Madruga em 28.01.1813. Maria Teresa é filha de António Simões e Maria Teresa.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231572 | nuno27 | 08 jun 2009 11:16 | Em resposta a: #231528

Caro António G. Pereira,

Muito obrigado por esta dica inestimável.

Estava arredado das pesquisas na região de Coimbra e não sabia que já existia paroquiais digitalizados.

Os melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231574 | nuno27 | 08 jun 2009 11:39 | Em resposta a: #231539

Cara Maria Manuela,

Agradeço-lhe muitíssimo esta preciosa e inestimável ajuda que me deu.

Como respondi ao colega agp, desconhecia que estavam Paroquiais digitalizados.

Fui já procurar os ficheiros que referiu, e numa pesquisa mais geral que fiz, parece-me ser este o ramo que procurava. Obrigado.

Relativamente ao nome LUTA, poderá então vir de um dos avós, e só mais tarde ter sido adoptado como apelido. Espero encontrar mais dados a pesquisar estes livros.

Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira

#231600 | marsousa | 08 jun 2009 19:39 | Em resposta a: #231541

Caro Lourval

Os nomes que indica não constam da minha base de dados.
Tenho apenas referenciadas quatro pessoas de Cumeeira, todas do lugar de Vendas dos Moinhos:
FRANCISCO DA SILVA casa em Cumeeira, Penela, a 10-08-1670, com DOMINGAS FRANCISCA. Filhas:
MARIA, b. 19-05-1671
ISABEL FRANCISCA
Descendo de Isabel Francisca que casa com Manuel Rodrigues, de Beco, Ferreira do Zêzere.
Não consegui saber mais sobre este ramo de Cumeeira pois os nomes dos pais dos noivos não vinham indicados no assento de casamento de Francisco e Domingas. Pelos baptismos também não chego lá pois na época há muitos Franciscos e Domingas.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Penela, freg. Cumieira, Freire Luta

#231602 | marsousa | 08 jun 2009 19:44 | Em resposta a: #231574

Caro Nuno Alves

Como poderá ler na resposta que dei ao colega Lourval, não tenho muita coisa sobre Cumeeira pois a não indicação dos nomes dos pais no assento de casamento dos meus antepassados Francisco da Silva e Domingas Francisca impede que prossiga. Ainda que o apelido Silva raramente apareça nos registos dessa freguesia e que provavelmente venha de outro lado. Mas não tenho como descobri-lo.

Em relação a Lagarteira, infelizmente não pertence a Coimbra, pelo que tão depressa não haverá dados online.

Tenho na minha base de dados pessoas da Lagarteira e que têm o apelido Freire, antepassados de um tio meu por afinidade. Talvez ainda sejam parentes do seu Manuel Freire:

D. TERESA MARIA FREIRE DA CONCEIÇÃO, b. 6-04-1815, Paço, Lagarteira, Ansião
Filha de PASCOAL JOSÉ FREIRE e MARGARIDA CAETANA
Neta paterna do Capitão ANTÓNIO FREIRE e MARIA INÁCIA, de Figueiras Podres, Torre de Vale de Todos, Ansião
Neta materna de JERÓNIMO JOSÉ CAETANO e MARIA CAETANA, de Paço, Lagarteira, Ansião

Reparei ainda que o seu antepassado António teve como padrinho “o Doutor Reverendo Manuel João Lobo do lugar de Figueiras Podres, Freguesia de Torre de Vale de Todos”.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 02:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen