Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia

Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#231739 | murat | 11 jun 2009 18:39

Caros Confrades,

Será que alguem que tenha o CB VII, poderá ver se nele consta alguns destes nomes:

Manuel Carvalho da Cunha n.15.7.1761 filho de Baltazar Carvalho da Cunha e Luisa Teresa Teixeira da Silva (Ourilhe).
ou

Joao Carvalho Pinto,Molares filho de Gonçalo Carvalho e Maria Pinta (o?) cc Theresa da Motta esta filha de José da Mota e Gracia Gonçalves todos de Molares?


Grata pela colaboração,

Murat

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#231782 | fravasconcelos1 | 12 jun 2009 14:29 | Em resposta a: #231739

Murat

Pude constatar de Manuel Carvalho da Cunha, na pág. 81 dos CB VII:

N. a 23.7.1761, em Santiago de Ourilhe (Celorico de Basto), C. a 23.9.1802, em Ourilhe, c Luísa Teresa Teixeira de Carvalho, n. a 15.12.1780, ib., filha de José Teixeira da Silva e de sua mr. Maria Luisa Carvalho; neta paterna de Manuel Gonçalves e de sua mr. Luisa Carvalho da Cunha, da Vinhaça.
Filha conh.:
Maria Carvalho da Cunha, n. a 23.12.1803, em Ourilhe, C. a 27.11.1822, na mesma freguesia de Ourilhe, c João Carvalho Pinto, nat. de Molares, filho de José Carvalho Pinto e de sua mr. Maria Gonçalves de Carvalho.

O referido Manuel C. da C. filho de Baltasar Carvalho da Cunha, n. a 2.2.1742, em Santiago de Ourilhe (Celorico de Basto), onde fal. a 10.3.1803, sem test.; C a 22.2.1764, em S. Miguel de Gémeos, c Luisa Teresa da Cunha, n. a 3.2.1744, ib., e fal. a 5.1.1798, em Ourilhe; filha de Amaro da Cunha e de sua mr. Maria Coelho, da loc. da Quintela, em Gémeos.
Irmão de
Maria Carvalho da Cunha, n. a 13.7.1766, em Ourilhe, s.m.n.
António C. da C., n. a 17.4.1771, ib., onde m.m.
António C. da C., n. a 22.8.1773, ib., s.m.n.
Maria C. da C., n. 13.7.1778, ib., s.m.n.

Notas: Existe ascendência para além de Baltasar Carvalho da Cunha.
Do João Carvalho Pinto, que visse, não encontrei referências.



Até breve

F. Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#231784 | fravasconcelos1 | 12 jun 2009 14:34 | Em resposta a: #231782

Murat

Por lapso indiquei que Luisa Teresa Teixeira de Carvalho era neta paterna de Manuel Gonçalves... Corrigir para neta materna.

Grato pela atenção

F. Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#231806 | murat | 12 jun 2009 23:31 | Em resposta a: #231782

Caro F.Vasconcelos,

Muito obrigada pela ajuda, os Carvalho Pinto, são da Breia,Molares,resta-me ter paciencia e ir pedindo pelos nomes as restantes certidões.

Com os meus cumprimentos,


Murat

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#233274 | murat | 03 jul 2009 13:43 | Em resposta a: #231784

Caro F.Vasconcelos,

Sem querer abusar, será que com estes dados :

Miguel Alvares cc Maria do Carvalho, pais de Gonçalo Carvalho

este casado em 1707 com Maria Pinta, filha de Gaspar de Carvalho e Ana Francisca (da Casa Nova?),Molares

me poderá indicar se existem referencias nalgum dos volumes do livro em causa?

Tenho a indicação que nesse ou no "Pinto Alvares de Carvalho" existem referencias mas como ainda não consegui arranjar a obra, está a ser dificil confirmar .

Grata pela atenção,

Isabel F.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#233277 | murat | 03 jul 2009 14:26 | Em resposta a: #231784

F.Vasconcelos,


Esqueci-me do mais importante...
Gaspar de Carvalho e Ana Francisca pelo menos constam no CB VII,pág.274, segundo base dados Genea.

Mais uma vez grata pela atenção

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#233292 | fravasconcelos1 | 03 jul 2009 16:44 | Em resposta a: #233277

Isabel

No CB pág. 274 refere-se:
ao filho desse casal (João Carvalho, b. 15.8.1647, f. 17.10.1728) e (c. 21.5.1674) sua esposa (Maria Teixeira, b. 9.1.1650,f. 17.2.1727).
O desenvolvimento está em ascendentes desta e descendentes deste casal (5 filhos e mais alguns netos).

Na página 111 refere:
Ascendentes de Gaspar Carvalho (b. 10.4.1663 em Sto André de Molares) e seus dois casamentos
1º casamento (em 11.8.1681 em Sto André de Molares) com Ana Francisca (de Corredais) ("com dispensa de 3º e 4º graus de consaguinidade).
2º casamento (22.1.1687 em Sto André de Molares) com Margarida ou Maria Teixeira (de S. Bartolomeu do Rego em Celorico de Basto).
Filha do 1º casamento:
Maria Pinto (N. 1.11.1682 em Molares-Celorico de Basto) casamento em 1.12.1707 na mesma freguesia de Molares com Gonçalo Carvalho, filho de Miguel Álvares e de sua mr. Maria Carvalhos (de Corredais, em Molares); s.m.n.
Filhos do 2º casamento:
Manuel Carvalho, b.16.1.1689 em Molares; s.m.n.
Mariana, b.6.1.1692; s.m.n.
Teodósia Carvalho, b. 4.1.1694; s.m.n.
João Carvalho, b. 8.3.1699; s.m.n.
Maria Carvalho, b.30.7.1701; s.m.n.
José Carvalho, b.10.11.1704; s.m.n.

Até breve
F. Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#233303 | murat | 03 jul 2009 18:26 | Em resposta a: #233292

Caro F.Vasconcelos,

Obrigada pela ajuda, deu para entender algumas das minhas duvidas.
O grau de parentesco e as variantes nos nomes dos registos paroquiais, é que complica.
Cumprimentos

Isabel F.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#233853 | murat | 10 jul 2009 17:28 | Em resposta a: #233292

Caro Vasconcelos,

Mais uma vez agradecia caso seja possivel, para tentar recuar no tempo se me poderia ver se existe, algo sobre estas pessoas e para tentar perceber qual a ligação possivel, entre elas:

José da Mota cc Gracia Gonçalves 7.6.1719 Molares

Este filho de Jose da Mota (capitão) e de Senhorinha Gonçalves (solteira)

Tendo sido testemunhas:

Torcato da Mota e seu filho José da Mota (estes constam na pag.154)

José da Mota e Senhorinha Gonçalves pelo menos tinham outra filha chamada Catarina.


Grata,pela atenção

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#233914 | fravasconcelos1 | 11 jul 2009 12:19 | Em resposta a: #233853

Isabel

Sobre Torcato da Mota (CB, VII, pág. 153 e 154):

Torcato da Mota, N 14.4.1681 em Arnoia, onde c (16.3.1708) c Ângela Gonçalves, filha de João Gonçalves e de sua mr. Maria Fernandes, do loc. de Cimo de Vila. ib.

Filhos:
1 José da Mota, n. 21.2.1709, em Arnoia; s.m.n.
2 Joana da Mota, n. 22.11.1712, ib., onde c (22.5.1731) c António da Silva, n. 20.1.1697, em Quinchães (Fafe), filho de António Fernandes e de sua mr Maria da Silva. Filhos: António da Mota e Silva (n. 6.9.1732, em Arnoia, s.m.n.); Torcato da Mota e Silva (n. 1.4.1735, ib, s.m.n.); Maria (n. 17.7.1739, ib, s.m.n.); Luisa Teresa (n. 18.4.1744, ib, s.m.n.); Ana Maria da Mota e Silva (n. 26.9.1747, ib, s.m.n.).

Filho de José da Mota, suc. na quinta da Torre, cc Maria da Mota.

Neto paterno de Gonçalo Gonçalves, fal. em Arnoia, suc. na quinta da Torre e do (2º casamento, em Arnoia a 22.10.1634) c Isabel da Mota, fal. a 26.12.1647, ib, filha de Pedro Martins, do Prado em Britelo e de Benta Luís (casados em Arnoia a 27.1.1613); neta paterna de Luis Fernandes, do Prado em Britelo e de Isabel da Mota, do Casal em Arnoia, já cit., no parágrafo 1º, nº XI.

Sobrinho paterno de P. Baltasar da Mota (cg; casa da Boucinha em Arnoia), Pedro da Mota, Gonçalo da Mota, Jerónima da Mota, Paula da Mota (ccg; Motas de Andrade, de Caçarilhe-Celorico de Basto), Ana da Mota (c) e Senhorinha da Mota.

Irmão de Maria da Mota (ccg), Alf. Fernando da Mota e Joana da Mota.


Nota: de José Mota e Gracia Gonçalves, de momento, não os localizei.

Até breve
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#233924 | murat | 11 jul 2009 16:36 | Em resposta a: #233914

Vasconcelos,

Gracia era filha de Francisco Martins ou Martinho (a copia do acento está em mau estado) e de Domingas Gonçalves.

No assento de Baptismo de Teresa da Mota, filha de Jose da Mota e de Gracia Gonçalves de 21.11.1728,Molares tenho o seguinte:

Padrinhos Torcato Teixeira,filho de Joam Carvalho e Ana Teixeira e Catharina,solteira filha de José da Mota e Senhorinha Gonçalves de Sam Miguel de Caçarilhe.
O que me leva a crer que José da Mota e Senhorinha Gonçalves já estivessem casados.
Como a ADB, me avisou que por motivos de ferias deveria fazer os pedidos em Agosto até lá vou ter aguardar para confirmar quem seria este José da Mota.

Se entretanto encontrar alguma coisa,sobre os mesmos, grata ficaria pela informação.

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#246082 | murat | 16 dez 2009 09:40 | Em resposta a: #233292

Caro F.Vasconcelos,

Sem querer abusar será possivel ajudar-me de novo ,em relação a estes senhores:

Tendo encontrado o casamento de Miguel Alvares e Maria do Carvalho,no ano 1669, cheguei a outro beco sem saida aparentemente ....

Maria do Carvalho, é filha de Gonçalo Carvalho e de Domingas Gonçalves.(os mesmos que já constam na BDGenea)

O problema é mesmo o Miguel , o nome do pai parece a abreviatura de Sebastião (Sbam.?) e a mãe é Isabel Gonçalves, nas testemunhas indicadas temos o seguinte "Antonio da Silva, e seu pay Franc.Alvares(fica a duvida Pai de quem...) e Dos.Frco."
E o Alvaresparece mais Alves ,sinceramente.Ora como não se encontrou o casamento dos pais em Molares,não se pode andar mais para trás , pois podemos cair em erro devido a nomes identicos ou mesmo iguais.

Será que com tempo me poderá fazer o favor de ver ,se há, algum Sebastião Alvares de Molares cc Isabel Gonçalves,no CB?

Grata antecipadamente,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#265133 | francesca | 11 nov 2010 18:01 | Em resposta a: #233292

Caro(a) F. Vasconcelos,

Sabe dizer-me se algum destes João Carvalho ... teve ligações com as terras da Feira?

Grata pela atenção,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#295014 | joaopedro1969 | 18 jan 2012 16:35 | Em resposta a: #231739

Caro Senhor Carvalho de Basto

Tenho algumas dúvidas, se pudesse esclarecer agradecia, com registos em latim se não fosse pedir muito.

1. Como é que tem a certeza absoluta que Guterres é da Gasconha, sendo o iniciador da casa dos Cunha ?

2. Como pode afirmar que veio com Conde Dom Henrique da Gasconha e é parente ?

3. D. Hugo Soares Belfaguer, de onde vem este apelido, Belfaguer ?

Vou explicar o seguinte, eu ando à procura dos meus antepassados e de acordo, com a Monarchia Lvsitana, da Casa de Faugoas (Falga ou Felgar) da casa de Miremont, da casa de Foix, da casa de Aragão e dos registos das Cronicas dos Principes das Asturias, das Cronicas dos Frades Menores, da Igreja Católica de Toulouse e da Santa Sé.

Descobri que D. Raymond IV de Foix é parente por pais a Afonso VI de Castela, Tio do Conde Dom Henrique da Borgonha, tb do Conde e Duque Raymond de Borgonha, em que estes dois são primos casados com filhas de Ricardo II de Inglaterra. Que Raymond IV de Foix é de facto D. Frei Raymond de Falgario (Felgar) de Foix. Este Foix é tio avô do Rei D. Afonso Henriques e do Rei D. Afonso VII de Castela

O Conde Dom Henrique tem um cunhado chamado Raymond de Falgar (Felgar) de Toulouse. A minha origem Felgar, vem de Equitane, também de Fougeres (norte de França com ligações a Inglaterra), de Anjou (Maine/Blois/Foulques com ligações a Flandres e Alemanha) e da Gasconha do ano 864, por parte de meu antepassado Principe Arnaud de Gasconhe é familiar directo aos Berangarios de Aragão e ao Conde de Paris Geraldo I (752-778).

O que procuro saber se tem algum registo de Guterres como originário da Gasconha, o Conde D. Henrique tem familiares em Toulouse (domínio de Falga) directos ao pai deste.

Será que os historiadores e geneologistas portugueses, enganaram se nos nomes ?

A casa de Faugoas (Felgar), criou mais de 300 branches (ramos familiares) só em França, tivemos ligações a Reis de França que são de facto como prova documental que possuo do livro da Nobreza em França, falta Inglaterra, Alemanha, Espanha, Suiça, Itália, Flandres, Russia, Dinamarca, Escócia, Jerusalem e na Persia.

Porque será que só possuo registos familiares em Portugal a partir de 1893, quando tenho registos de Forais de D. Dinis de 1281, de D. Manuel I de 1514 e de um outro registo do Mosteiro da Maia de 1010 de um Senhor Felgires ?

Os meus melhores cumprimentos

João Felgar

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#295017 | joaopedro1969 | 18 jan 2012 16:56 | Em resposta a: #295014

Caro Senhor Carvalho de Basto

É só para corrigir uma questão que acima, afirmei que as filhas foram casadas sim com os Pais de Conde D. Henrique e Raymond de Borgonha. Porque estes foram com as filhas de Afonso VI de Castela

A minha teimosia levou me a descobrir algo que nunca pensei, tenho primos em França, são Duques na Alemanha, Principes e tudo relacionado com a casa de Faugoas

As minhas desculpas

Os meus melhores cumprimentos

João Felgar

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#295070 | joaopedro1969 | 19 jan 2012 12:16 | Em resposta a: #295014

Bom dia Sr. Carvalho de Basto

Como lhe posso lhe comprovar em relação ao Mosteiro da Maia, de um tal Senhor Felgires. Na minha família na Alemanha e França aparece este tipo de nome, Filgeriis ou Felgeriis ou Fulgeriis ou Fulgario ou Felgar

(...) O topónimo Vilar do Senhor (ou, corrigindo, de Senhor), como anterior que é à Nacionalidade, pode porventura dever-se a uma dama que figura num documento dos princípios do Séc. XI e que foi do cartório do mosteiro de Moreira (da Maia), (...). Trata-se de "domna" Senior Felgires, que em 1010 lega a seu neto, presbítero Odório, para que ele recomende ao Céu a sua alma dela, a terça parte de certa "villa", que ela havia adquirido com seu marido Cendamiro Ansures, declaradamente com aquele fim piedoso: "et nos inmentes in tuos vodicos et in tua oratione et in omne tua memoria" (Dip. et Ch. nº 214). (...)".



Os meus melhores cumprimentos

João Felgar

Resposta

Link directo:

Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#437469 | saulofranco | 08 nov 2021 00:59 | Em resposta a: #231739

Prezados,
Boa noite!

Se possível e oportuno, gostaria de solicitar que o proprietário da obra realizasse uma breve verificação, que em muito me auxiliará.

No CB, vol. VII, na pág. 120, consta Pedro da Mota, abade da Freguesia de São Miguel de Caçarilhe, falecido em 22/11/1675 como FILHO DE Luís Fernandes e Isabel da Mota?

Se puderem me auxiliar, antecipadamente agradeço. Vou deixar meu endereço de e-mail: saulo_franco@yahoo.com.br

Cordiais saudações,
Saulo

Resposta

Link directo:

Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#437478 | OAOJ | 08 nov 2021 18:45 | Em resposta a: #231739

Boa tarde
Não encontrei referencia ao referido Abade Pedro da Mota, mas, apenas a Ana da Mota que casou em Arnóia (Celorico de Basto), mas não há registo de filhos. Ana era realmente filha de Luís Fernandes (Sr. da Quinta do Casal, e de sua mulher Isabel da Mota.
No entanto há uma nota, relativa a Luís Fernandes, ligado ao Mosteiro de Pombeiro, que deverá procurar ou solicitar no ADB(Arquivo Distrital de Braga)-Convento de Pombeiro, Livro 5, folha 27 verso (Pr. de 1587); aí poderá encontrar mais informações.
Cumprimentos
João Afonso

Resposta

Link directo:

Carvalho de Basto ,pedido de Ajuda

#437482 | saulofranco | 08 nov 2021 23:19 | Em resposta a: #437478

Prezado João Afonso,

Muito obrigado pela atenção. Vou procurar a referida fonte de informação indicada.

Saudações,
Saulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen