Santo António de Lisboa na Baía, Brasil
Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Brasil
Caros Confrades,
Acabei de ter conhecimento pela TV (desconhecia) neste momento, que o nosso Santo António de Lisboa, também é comemorado na Baía. É pois o Santo mais popular do Brasil.
Gostaria que debatessemos esta comemoração, ou seja a origem desta comemoração. Portuguesa, concerteza.
Aos Confrades brasileiros, o que nos têm a dizer sobre este assunto.
Cumprimentos,
Celeste Correia Saraiva
Link directo:
Olá Prima Celeste,
Eu lhe escrevo não para falar de Santo António mas para te dizer que encontrei o casamento de seus antepassados Bento Fernandes e Domingas Luís, em Alcains, em 07.01.1601. Ele filho de Tomé Fernandes e Catarina Gonçalves. Ela filha de Sebastião Gonçalves. A mãe de Domingas Luís não foi citada mas talvez seja fácil localizá-la em algum batismo, não da Domingas, que pode ter nascido cerca de 1583 e os livros de batismos de Alcains iniciam em 1586, mas de algum irmão dela.
Também estou achando que seus antepassados Domingos Gil e Domingas Pires podem ser os avós de meu antepassado Manuel Antunes Quarentinha. Os membros desta família eram conhecidos como Quarenta ou Quarentinha. Eu até hoje não consegui localizar o casamento de Manuel Antunes Quarentinha e Maria Fernandes, mas há fortes indícios de que ele seja filho de Manuel Gil e Maria Antunes ou de Domingos Gil e de Grácia Antunes, eles, ambos filhos de Domingos Gil e Domingas Pires.
Beijos
Lourval
Link directo:
RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil
Oi Lourval,
Agradeço-te, como sempre as tuas pesquisas.
Agora quanto ao St. António... fez um "milagre"!,.Foi preciso pôr este tópico para conseguir falar contigo ): doutra forma não não conseguia falar . Andamos mesmo desencontrados no tempo ):
Já solicitei os teus pedidos ao Arquivo e já recebi os que pedi a Castelo Branco.
Beijos
Celeste.
Link directo:
Esqueci-me:
com mais esses parentes quantas vezes já somos primos???
... como já te disse: AINDA SOMO GÉMEOS com tanta ligação entre nós ):):):
C.C.
Link directo:
Prezada Celeste,
ceio que está se referindo ao nosso Santo António de Padova, certo? Padroeiro de centenas de cidades no brasil...
Cumprimentos,
Fernando Caldeira.
Link directo:
Caro Fernando Caldeira,
Sim refirome ao nosso Santo António de Padova.
Desconhecia que fosse padroeiro de centenas de cidadas brasileiras.
Estamos sempre a aprender. Este fórum é um grande veículo de informação.
Agradeço.
Os meus cumprimentos,
Celeste Correia Saraiva
Link directo:
Prezada Celeste,
Além de ser padroeiro de diversas cidades, Santo Antônio, junto com S. João e S. Pedro formam o trio de santos comemorados em junho, as "festas juninas", extremamente populares aqui. Além de ser também muito comemorado por todos aqueles que desejam casar pois, é o santo casamenteiro.
Um abraço do Brasil
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP
Link directo:
Caro Marcondes Ferreira
Tanto quanto julgo saber existe ainda outro santo padroeiro de cidades Brasileiras,que é o S.Gonçalo,que originou inclusive cidades com o nome de Amarante.No calendario relegioso a festa é a primeira do ano a 10 de Janeiro.Em tempos li um livro sobre a vida do primeiro governador geral do Brasil,Tomè de Sousa que quando no fim de um remoto ano do sec:XVI rumava as capitanias do sul,partindo de S.Salvador da Baia dizia que esperava estar de volta a tempo da festa de S.Gonçalo.Por aqui se pode aferir do tempo das viagens naquela época.
Aspectos interessantes que este tema dos Santos padroeiros sugerem:
Cumprimentos
Luiz de Macedo
Link directo:
Cara Celeste, Santo Antonio é realmente o santo mais famoso do Brasil. Na minha cidade, Osasco, Santo Antonio é o padroeiro, por escolha de Antonio Agu, imigrante italiano fundador de Osasco e grande devoto do santo. Hoje, 13 de junho, é feriado municipal e ocorrem várias missas na igreja matriz da cidade, a Catedral de Sto. Antonio. Também por religiosidade dos católicos, Antonio é o nome mais comum na cidade, e são frequentes as placas de agradecimento por graças alcançadas.
Em Portugal a festa também é grande como no Brasil?
Abraços,
Andrew
Link directo:
Caro Andrew,
As festas dos Santos populares são de grande tradição em Portugal.
Santo António, comemora-se em Lisboa, sendo por isso um dia feriado.
Na Av. da Liberdade, uma das maiores e principais de Lisboa as marchas populares, representado os diversos Bairros de Lisboa desfilam com toda a ponta. No final existe um júri que avaliará a melhor marcha.
Nos Bairros típicos de Lisboa, principalmente em Alfama à "farra" toda a noite. A tradição são as sardinhas assadas.
Também nesse dia, ou uns dias após, como o Santo é "casamenteiro" a Câmara Municipal de Lisboa, com patrocínio de algumas empresas realiza o casamento do Santo António. Antigamente casavam os casais com recursos mais percários. Hoje, com a democracia, o mesmo não acontece, casando outro tipo de noivos. Ainda não compreendi como se faz a selecção.
Na verdade, tanto o Santo António, como o S. Pedro e o S. João são festejados em Portugal há imensos anos.
Em Portugal também são depositadas flores e velas no adro da Igreja de Sto. António, agradecendo graças e desejos (geralmente tem a ver com doenças). A fé
é muito forte.
Os meus cumprimentos,
Celeste Correia Saraiva
Link directo:
corrijo:
"à farra" - há farra
C.C.S:
Link directo:
Celeste,
uma curiosidade: você sabia que o Padroeiro de Lisboa é São Vicente? E neste dia não é feriado? Quase não há comemoração?
Fernando Antonio Caldeira.
Link directo:
Fernando Caldeira,
Sim sei. Na verdade não é feriado, não se compreendendo a razão.
... mas não sei bem se será o padroeiro de Lisboa, ou tem a ver com a municipalidade!!!
Hei-de fazer a minha investigação na internet.
C.C.
Link directo:
Prezada Celeste Correia Saraiva,
Tive conhecimento que no Arquivo Nacional, do Rio de Janeiro, na coleção e sala "Dr. Orlando Guerreiro de Castro", o referido Doutor escreveu e publicou (?) um extenso Artigo sobre Santo Antônio de Lisboa, da qual não tive oportunidade de ler.
Ótima semana vindoura. Fraterno abraço.
Samuel de Castro
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 22:37