Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Brasil

Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231791 | CCS1953 | 12 jun 2009 17:25

Caros Confrades,

Acabei de ter conhecimento pela TV (desconhecia) neste momento, que o nosso Santo António de Lisboa, também é comemorado na Baía. É pois o Santo mais popular do Brasil.

Gostaria que debatessemos esta comemoração, ou seja a origem desta comemoração. Portuguesa, concerteza.

Aos Confrades brasileiros, o que nos têm a dizer sobre este assunto.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231795 | Lourval | 12 jun 2009 20:19 | Em resposta a: #231791

Olá Prima Celeste,

Eu lhe escrevo não para falar de Santo António mas para te dizer que encontrei o casamento de seus antepassados Bento Fernandes e Domingas Luís, em Alcains, em 07.01.1601. Ele filho de Tomé Fernandes e Catarina Gonçalves. Ela filha de Sebastião Gonçalves. A mãe de Domingas Luís não foi citada mas talvez seja fácil localizá-la em algum batismo, não da Domingas, que pode ter nascido cerca de 1583 e os livros de batismos de Alcains iniciam em 1586, mas de algum irmão dela.

Também estou achando que seus antepassados Domingos Gil e Domingas Pires podem ser os avós de meu antepassado Manuel Antunes Quarentinha. Os membros desta família eram conhecidos como Quarenta ou Quarentinha. Eu até hoje não consegui localizar o casamento de Manuel Antunes Quarentinha e Maria Fernandes, mas há fortes indícios de que ele seja filho de Manuel Gil e Maria Antunes ou de Domingos Gil e de Grácia Antunes, eles, ambos filhos de Domingos Gil e Domingas Pires.

Beijos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231802 | CCS1953 | 12 jun 2009 22:15 | Em resposta a: #231795

Oi Lourval,

Agradeço-te, como sempre as tuas pesquisas.

Agora quanto ao St. António... fez um "milagre"!,.Foi preciso pôr este tópico para conseguir falar contigo ): doutra forma não não conseguia falar . Andamos mesmo desencontrados no tempo ):

Já solicitei os teus pedidos ao Arquivo e já recebi os que pedi a Castelo Branco.

Beijos

Celeste.

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231803 | CCS1953 | 12 jun 2009 22:17 | Em resposta a: #231795

Esqueci-me:

com mais esses parentes quantas vezes já somos primos???

... como já te disse: AINDA SOMO GÉMEOS com tanta ligação entre nós ):):):

C.C.

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231804 | FeCaldeira | 12 jun 2009 22:33 | Em resposta a: #231791

Prezada Celeste,

ceio que está se referindo ao nosso Santo António de Padova, certo? Padroeiro de centenas de cidades no brasil...

Cumprimentos,

Fernando Caldeira.

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231809 | CCS1953 | 13 jun 2009 01:05 | Em resposta a: #231804

Caro Fernando Caldeira,

Sim refirome ao nosso Santo António de Padova.
Desconhecia que fosse padroeiro de centenas de cidadas brasileiras.
Estamos sempre a aprender. Este fórum é um grande veículo de informação.

Agradeço.
Os meus cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231816 | Marcondes | 13 jun 2009 04:25 | Em resposta a: #231809

Prezada Celeste,

Além de ser padroeiro de diversas cidades, Santo Antônio, junto com S. João e S. Pedro formam o trio de santos comemorados em junho, as "festas juninas", extremamente populares aqui. Além de ser também muito comemorado por todos aqueles que desejam casar pois, é o santo casamenteiro.
Um abraço do Brasil
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231838 | luizvan | 13 jun 2009 16:25 | Em resposta a: #231816

Caro Marcondes Ferreira

Tanto quanto julgo saber existe ainda outro santo padroeiro de cidades Brasileiras,que é o S.Gonçalo,que originou inclusive cidades com o nome de Amarante.No calendario relegioso a festa é a primeira do ano a 10 de Janeiro.Em tempos li um livro sobre a vida do primeiro governador geral do Brasil,Tomè de Sousa que quando no fim de um remoto ano do sec:XVI rumava as capitanias do sul,partindo de S.Salvador da Baia dizia que esperava estar de volta a tempo da festa de S.Gonçalo.Por aqui se pode aferir do tempo das viagens naquela época.
Aspectos interessantes que este tema dos Santos padroeiros sugerem:
Cumprimentos
Luiz de Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231847 | andrewferreira | 13 jun 2009 21:44 | Em resposta a: #231809

Cara Celeste, Santo Antonio é realmente o santo mais famoso do Brasil. Na minha cidade, Osasco, Santo Antonio é o padroeiro, por escolha de Antonio Agu, imigrante italiano fundador de Osasco e grande devoto do santo. Hoje, 13 de junho, é feriado municipal e ocorrem várias missas na igreja matriz da cidade, a Catedral de Sto. Antonio. Também por religiosidade dos católicos, Antonio é o nome mais comum na cidade, e são frequentes as placas de agradecimento por graças alcançadas.
Em Portugal a festa também é grande como no Brasil?
Abraços,
Andrew

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231860 | CCS1953 | 14 jun 2009 01:45 | Em resposta a: #231847

Caro Andrew,

As festas dos Santos populares são de grande tradição em Portugal.

Santo António, comemora-se em Lisboa, sendo por isso um dia feriado.
Na Av. da Liberdade, uma das maiores e principais de Lisboa as marchas populares, representado os diversos Bairros de Lisboa desfilam com toda a ponta. No final existe um júri que avaliará a melhor marcha.
Nos Bairros típicos de Lisboa, principalmente em Alfama à "farra" toda a noite. A tradição são as sardinhas assadas.
Também nesse dia, ou uns dias após, como o Santo é "casamenteiro" a Câmara Municipal de Lisboa, com patrocínio de algumas empresas realiza o casamento do Santo António. Antigamente casavam os casais com recursos mais percários. Hoje, com a democracia, o mesmo não acontece, casando outro tipo de noivos. Ainda não compreendi como se faz a selecção.

Na verdade, tanto o Santo António, como o S. Pedro e o S. João são festejados em Portugal há imensos anos.

Em Portugal também são depositadas flores e velas no adro da Igreja de Sto. António, agradecendo graças e desejos (geralmente tem a ver com doenças). A fé
é muito forte.

Os meus cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231861 | CCS1953 | 14 jun 2009 01:46 | Em resposta a: #231860

corrijo:
"à farra" - há farra

C.C.S:

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231870 | FeCaldeira | 14 jun 2009 12:52 | Em resposta a: #231861

Celeste,

uma curiosidade: você sabia que o Padroeiro de Lisboa é São Vicente? E neste dia não é feriado? Quase não há comemoração?

Fernando Antonio Caldeira.

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231889 | CCS1953 | 14 jun 2009 22:08 | Em resposta a: #231870

Fernando Caldeira,

Sim sei. Na verdade não é feriado, não se compreendendo a razão.

... mas não sei bem se será o padroeiro de Lisboa, ou tem a ver com a municipalidade!!!

Hei-de fazer a minha investigação na internet.

C.C.

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231891 | Samuel C O Castro | 14 jun 2009 22:34 | Em resposta a: #231791

Prezada Celeste Correia Saraiva,

Tive conhecimento que no Arquivo Nacional, do Rio de Janeiro, na coleção e sala "Dr. Orlando Guerreiro de Castro", o referido Doutor escreveu e publicou (?) um extenso Artigo sobre Santo Antônio de Lisboa, da qual não tive oportunidade de ler.

Ótima semana vindoura. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Santo António de Lisboa na Baía, Brasil

#231892 | CCS1953 | 14 jun 2009 22:36 | Em resposta a: #231891

Caro Samuel de Castro,

Agradeço deste lado do imenso oceano, os meus agradecimentos e uma boa semana.

C.C.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 01:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen