Familia dos Coelho de Magalhães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia

Familia dos Coelho de Magalhães

#231859 | Kdu | 14 jun 2009 01:30

Pesquizando sobre meus antepassados, COELHO DE MAGALHÂRES consegui achar no site GENEALOGIA BRASILEIRA os seguintes dados fornecidos por Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)...............................


"Ainda não conseguimos confirmar o parentesco entre os dois ramos mais antigos deste sobrenome, que encontramos na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, mas acreditamos que sejam parentes entre eles e, que Joaquim, assim como Luciano José, também tenha vindo de Guarapiranga, MG, onde, por volta de 1775, já vivia um Antônio Coelho de Magalhães (Ig). São eles..............."

Seguindo estas pistas, consegui fazer a ligação deles com meu bisavô Luciano José Coelho de Magalhães de Cantagalo RJ.

Resta saber como vieram de Portugal, como foram parar em Guarapiranga MG, e porque se mudaram para Cantagalo RJ.

Agradeço qualquer ajuda. Meu email: fishing@terra.com.br

Carlos Eduardo Coelho de MagalhãesFamilia Coelho de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#231863 | Gilson Nazareth | 14 jun 2009 02:10 | Em resposta a: #231859

Carlos Eduardo,
Tudo certo?
Existe uma família Coelho de Magalhães,bem antiga,em Marco de Canavezes
Os seus são de onde,em Portugal?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#231873 | Kdu | 14 jun 2009 14:35 | Em resposta a: #231863

Caro Gilson.
Muito obrigado pela atenção. Só consegui rastrear minha familia até 1785 em Guarapiranga , MG. De lá dois irmãos, Luciano e Antonio emigraram atraz de ouro, para Cantagalo RJ. Engraçado é que quase todos os primogenitos de lá para cá, se chamam Luciano e Euripedes.
Não tenho a menor idéia idéia de nossas origens Portuguesas. Estou pensando em contactar um genealogista em Minas Gerais, para pesquizar a vida deles em Guarapiranga. Conhece algum ?
Vou entrar agora no Google Earth, para descobrir onde fica Marco de Canaveses

Abraços
Kdu

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#231875 | Kdu | 14 jun 2009 15:01 | Em resposta a: #231863

Caro Gerson.

Acabei de entrar no Google, para descobrir onde fica Marco de Canavezes. Quando lí sua descrição, me lembrei que meu bisavô Luciano, me tinha dito que nosssa familia tinha terras proximas ao Porto.

Me disseram tambem que a maioria dos Portugueses que emigraram para cá, veio do Norte de Portugal..É verdade ?

Poderia me enviar maiores detalhes sobre a familia que mencionou ?

Abraços

K

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#231937 | MManuel | 15 jun 2009 14:03 | Em resposta a: #231875

Caro Confrade

Entre na Wipipédia pt por lá encontra um José Estevão Coelho Magalhães que nasceu em Aveiro a 26 de Dez 1809 , pode ser que haja algo que lhe diga algo.
Sucesso e um abraço. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#231997 | Kdu | 16 jun 2009 04:43 | Em resposta a: #231937

Muito obrigado Manuel. Vou fazer isto.
Viajo para o interior amanhã. Ficarei uns 10 dias sem acesso a net.
Assim que voltar, torno a contacta-lo.
K

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#232413 | Gilson Nazareth | 22 jun 2009 00:22 | Em resposta a: #231859

Carlos Eduardo
Meus antepassados Coelho de Magalhães são de Santa Eulália de Constance,Marco de Canavezes e descendem dos Magalhães da Barca.`
Minha antepassada deste sobrenome viveu no século XVIII,ainda seria cedo para encontramos nossa possível ligação.
Às ordens,do amigo
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#232423 | Kdu | 22 jun 2009 04:03 | Em resposta a: #232413

Caro Gilson.

Muito obrigado. Pelo que descobrí até agora, só consigo ligar minha familia de hoje, até dois antepassados, Antonio e Euripedes, que migraram de Guarapiranga (MG) para Cantagalo (RJ) em 1785. Me pergunto se entre os seus, os nome Euripedes, Luciano, Maria Amelia, e Fernando, eram comuns ?
Minha preocupação no momento, é saber quando eles vieram para o Brasil.
Muito grato por suas informações. Daqui vou para o Google pesquizar quem foram os Magalhães da Barca, dos quais já ouví falar, mas não me lembro da onde...
Perdoe a ignorancia deste primo pescador.

Resposta

Link directo:

RE: Familia dos Coelho de Magalhães

#236507 | NM | 14 ago 2009 16:05 | Em resposta a: #232413

Procuro informações sobre familia de apelido Magalhães
O meu pai chamava se Lourenço de Magalhães nascido em 1916 porém ja é falecido e sempre omitiu as suas descêndias.
Agradeço qq informação
Respeitosamente
N. Magalhães

Resposta

Link directo:

Familia dos Coelho de Magalhães

#357654 | Valbarbalho | 16 mai 2015 01:56 | Em resposta a: #231859

Prezados,

Recentemente recebi de um amigo o livro: "ALGUMAS NOTAS GENEALOGICAS", publicado em 1939 por um primo na familia, o proeminente professor NELSON COELHO DE SENNA.

Reproduzi o livro no texto: https://val51mabar.wordpress.com/2015/05/10/nos-os-nobres-e-a-avo-do-juscelino-tambem-pode-ter-sido-barbalho-coelho/, publicado recentemente em meu blog. Nele acrescentei algumas conjecturas a respeito dos COELHO DE MAGALHAES do nosso ramo familiar.

Eh possivel que haja mais de um ramo COELHO DE MAGALHAES em Minas Gerais, contudo, o prof. NELSON descobriu uma pessoa que pode ser o ancestral de todos que possam tracar suas ascendencias ao seculo XVIII. Na relacao de sesmeiros, que se encontra na pagina 8 do livro dele, encontra o senhor LOURENCO COELHO DE MAGALHAES, que ja se encontrava em MINAS GERAIS nos idos de 1724.

Como estou distante do Brasil nao estou podendo dar seguimento a pesquisa in loco. Mas creio que o proximo passo, que alguem possa faze-lo, seria buscar a: “Relacao cronologica dos concessionarios de sesmarias em Minas Gerais” (vol. V, ano 1900, pag. 317 a 473) da cit. Revista do Arquivo Publico Mineiro" conforme mencao do autor. Eh possivel que o proprio ARQUIVO PUBLICO MINEIRO tera a revista. Na relacao devera haver a mencao do local onde existiu a sesmaria.

De posse dessa informacao devera facilitar saber a qual municipalidade pertencia. Dai se pode procurar o Arquivo Historico onde os registros se encontram. Possivelmente podera ser encontrados Inventarios e possiveis testamentos, alem de outros documentos, que poderao revelar a ARVORE GENEALOGICA DA FAMILIA COELHO DE MAGALHAES, durante o seculo XVIII e em Minas Gerais.

Neste caso, talvez possamos todos encontrar nossas raizes, tanto em relacao aos nossos parentes naquele seculo quanto aos nossos ancestrais, provavelmente, portugueses, senao ja baianos, pernambucanos ou cariocas.

Resposta

Link directo:

Familia dos Coelho de Magalhães

#357667 | Valbarbalho | 16 mai 2015 14:20 | Em resposta a: #231859

Esqueci-me ontem de especificar do que se trata o livro do prof. NELSON COELHO DE SENNA.

Ele trata por alto dos parentes proximos dele. Inicia, porem, do casal: portugues, Alferes de Milicia, JOSE COELHO DE MAGALHAES e sua esposa EUGENIA RODRIGUES DA ROCHA.

Ele trata um pouco melhor da descendencia do bisavo dele, meu tioquartavo JOAO COELHO DE MAGALHAES e esposa, sua prima carnal, BEBIANA LOURENCA DE ARAUJO. Ele, filho do primeiro casal.

No que nos toca, afirma por meio das tradicoes que JOSE COELHO DE MAGALHAES era filho de outro rico portugues que chegou para MINAS GERAIS no inicio do CICLO DO OURO. Contudo o nome era MANUEL RODRIGUES COELHO. Este MANUEL recebeu sesmaria em 1744, que se localizava no antigo INFICCIONADO, atual SANTA RITA DURAO, antiga Freguesia e atual Distrito pertencente `a municipalidade de MARIANA - MG.

Neste caso, ele revelou a localizacao da sesmaria e os INVENTARIOS poderao revelar o grau de parentesco entre MANUEL e JOSE. O professor NELSON parecia crer que fossem pai e filho, mas nao deixou isso absolutamente decidido.

Ele tambem revela que JOSE COELHO DE MAGALHAES teve uma primeiro esposa: ESCHOLASTICA DE MAGALHAES, a respeito da qual nada nos revela senao que teve filhos com este marido. Nao tenho nenhum dado a respeito deste ramo da familia. E ha a possibilidade de os COELHO DE MAGALHAES do RIO DE JANEIRO, entao, possam descender deste mesmo ramo.

Outros detalhes estao no livro. De minha parte fiz uma descricao paralela do sobrenome BARBALHO, pois, segundo pesquisas do professor DERMEVAL JOSE PIMENTA, a ancestral EUGENIA RODRIGUES ROCHA era filha de GIUSEPPE NICATSI DA ROCHA e MARIA RODRIGUES DE MAGALHAES BARBALHO. Falta encaixa-la no tronco BARBALHO, porem, demonstro que a assinatura estava fartamente disseminada na area de OURO PRETO e MARIANA.

Resposta

Link directo:

Familia dos Coelho de Magalhães

#357672 | Maria Ribeiro | 16 mai 2015 15:41 | Em resposta a: #231859

Em Eixo, Aveiro - a família Coelho de Magalhães teve como representante mais notável, José Estêvão Coelho de Magalhães, considerado o maior orador parlamentar português. Foi combatente pelos liberais durante a guerra civil entre liberais e absolutistas e, em sua homenagem, existe a sua estátua em frente dos Paços do Concelho de Aveiro e, outro, em frente do Parlamento, em Lisboa, pois era unanimemente respeitado.
A família, por parte do pai, os Coelhos de Magalhães, era originária de Espargo, Vila da Feira.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 19:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen