Manoel Ferreira da Silva Couto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Manoel Ferreira da Silva Couto

#231942 | jpcouto | 15 jun 2009 14:26

Sei que o meu Trisavô, viveu no Brasil, na Bahia? por volta de 1858/9 onde foi um dos fundadores da "Fundação da Sociedade Portuguesa de Beneficiência Dezasseis de Setembro" mas não consigo obter mais informações sobre a sua estadia no Brasil.
Se alguém souber mais alguma informação fico agradecido.

Cumps,
João Couto

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#232168 | luis262 | 18 jun 2009 00:40 | Em resposta a: #231942

Boa noite,

Suponho que se estará a referir à Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro fundada na Baia em 14 de Agôsto de 1859.
segundo pude ver na net o acto de fundação da mesma sociedade teve a assinatura dos sócios fundadores,
Joaquim Ricardo Pimentel Batista, Dr. José da Rocha de Miranda Figueiredo, MANOEL FERREIRA DA SILVA COUTO, Fernando Pereira da Cunha, Cândido Augusto Pires Aguiar, Antônio Joaquim Pereira da Silva, Antônio Joaquim Rodrigues, José Joaquim Gonçalves, Augusto Francisco dos Santos, Guilherme Marinho Galvão, Manoel de Lemos Ribeiro, Antônio Ferreira de Resende.

Ora é possível que se trate de Manuel Ferreira da Silva Couto nascido em Cinfães, Souselo a 27.02.1824, filho de António Ferreira da Silva e de Rosa Maria Vieira da Silva. Era proprietário e casou com Emília Augusta, nascida no Porto, Miragaia e foi bp. em Vila Nova de Cerveira, Sopo.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144153
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144154

Sei de um filho des casal, de nome Manuel Ferreira da Silva Couto, n. Porto, Bonfim a 12.08.1859, médico.Sei também que este último tinha propriedades no Brasil.Na certidão de nascimento é referido que os pais residiam no Porto na Rua Bela da Princesa.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=136040
Se consultar as páginas do Geneall e achar qu pode existir alguma relação com a pessoa que refere, poderei tentar ajudar pois tenhoo alguma documentação, visto serem familiares de minha mulher.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#232180 | jpcouto | 18 jun 2009 09:21 | Em resposta a: #232168

Bom dia,

Na realidade tratam-se também de familiares meus da parte do meu Pai (Manuel Ferreira da Silva Couto, Engº) falecido em Junho de 2007. Ainda somos familiares.
Não consigo obter informações sobre os anos passados no Brasil por ele ou o seu Pai.

Já agora aproveito para lhe perguntar se sabe o nome dos Pais do General Mateus Luíz Tomás de La Cueva, Avô do meu Pai, porque estou a tentar actualizar os dados na Geneall que no caso dele não tem continuidade.

Penso também que o meu irmão (Manuel Mateus Costa da Silva Couto, Major-General), já trocou msg com o Sr.

Com os melhores cumprimentos,

João Couto

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#232187 | luis262 | 18 jun 2009 11:15 | Em resposta a: #232180

Caro João,

É pois primo da minha mullher.
Apesar da diferença de idades, a Teresa é prima direita do seu falecido Pai.
Troquei em tempos informações com o seu irmão que me fez chegar dados sobre os descendentes do General Manuel Ferreira da Silva Couto ( irmão de minha sogra) e de sua mulher Maria Rita Salema Garção de La Cueva, tendo eu ficado de os enviar para o Geneall, o que fiz. Pedi também uma certidão desta última, citando o local e datas de nascimento indicados por seu irmão, mas da Conservatória responderam-me que não a tinham encontrado.Tratando-se de uma data e local precisos, é possivel que qualquer coisa nãp esteja bem, por exemplo a data indicada ser a do baptismo ou a freguesia não se essa. Trata-se de suposições mas ,a verdade é que se se conseguisse ter acesso à referida certidão poderiam ser conhecidos os pais do General Mateus Luiz Tomás de La Cueva.

A minha cunhada mais velha, Maria Antónia Couto Carneiro, referiu-me em tempos que o avõ e bisavô do João, o médico Manuel Ferreira da Silva Couto, tinha propriedades no Brasil, entre as quais prédios na Av. Rio Branco, Rio de Janeiro. Também mencionou que quando da falência do Banco do Brasil, (suponho que cerca de 1930) a família que residia então na Quinta da Breia- Lovelhe, terá sofrido perdas financeiras importantes no Brasil.

De momento é o que lhe posso dizer.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#232189 | jpcouto | 18 jun 2009 12:01 | Em resposta a: #232187

Caro Luís,

Muito obrigado pela informação.
Sempre somos familiares. Em tempos, na minha juventude e ainda com os meus Pais e Tias vivos fiz uma árvore genealógica dos La Cueva que começava no Juan Cobo de la Cueva e vinha ligar á nossa familia actual só que com o meu casamento e mudanças de casa (já mudei 3 vezes e morei em macau 11 anos) perdi essa preciosidade que tanto jeito me dava agora.
Vou tentar arranjar uma certidão da Avó Maria Rita. Entretanto tenho feito actualizações no Geneall e inseri ontem o brasão dos La Cueva de Portugal e Espanha (mas ainda não o disponibilizaram no site).

Quando souber mais alguma informação comunico.

Com os melhores cumprimentos e um abraço,

João Couto

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#232297 | maria.m | 20 jun 2009 00:46 | Em resposta a: #232187

Tenho lido várias perguntas e respostas sobre a família Couto. Estou ligada a essa família. A sua avó Maria Rita,foi madrinha do meu casamento.Tentei falar com seu irmão enviando-lhe um mail ,mas não recebi resposta, soube depois que esse mail era de um departamento onde já não se encontrava.Conheço bem a quinta da BREIA.Falaremos mais tarde se acusar esta mensagem e me quiser mandar o seu mail.



MARIA.M

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#232598 | jpcouto | 24 jun 2009 14:55 | Em resposta a: #232297

Cara Maria.M,

É com muito gosto que lhe mando o meu e-mail: jgcscouto@gmail.com.
Estou a tentar recolher o máximo de informações possíveis sobre a familia do meu Pai (couto e la cueva).
Se me puder ajudar com alguma informação agradeço.
Infelizmente perdi já os meus Pais e Tias que me podiam ajudar imenso nestas pesquisas.

Melhores cumprimentos,

joão couto

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#238875 | luis262 | 12 set 2009 16:59 | Em resposta a: #232189

Caro Manuel,

Verifico que já foram editadas no Geneall novas páginas de ascendentes La Cueva e Salema Garção.

Entretanto, consegui encontrar mais dados sobre sobre descendentes e familiares de Manuel Ferreira da Silva Couto que já enviei para o Geneall e estou à espera que sejam editados. Assim,

A mulher de Manuel Ferreira da Silva Couto, Emília Augusta, ao contrário da informação de que dispunha, não só nasceu em Miragaia como também aí foi batizada e não no Sopo. temos pois,

1. Emília Augusta, filha legítima de José Francisco dos Santos Rosa ( que também se assinou José Francisco de Oliveira e Silva) n. do Porto Campanhã e de Maria Ermelinda de Oliveira e Silva n. do Porto, Vitória,moradores em Miragaia, neta paterna de Manuel Francisco de Oliveira e Maria dos Santos e materna de António José Lopes Alvite e Maria Angélica da Silva, nasceu a 1.11.1832 e foi b. a 4.11. 1832 em Porto, Miragaia.
Padrinhos : Luis Lopes Alvite e Vicência Maria, moradores na cidade do Porto.- Liv. Batismos de Porto, Miragaia !817/1836 fl. 164.
Do seu casamento com Manuel Ferreira da Silva Couto tiveram, que eu conheça, para além do médico Manuel Ferreira da Silva Couto, n. no Porto, Bonfim a 12 .8.1859 ( de quem a Teresa e o João descendem), uma irmã mais velha,a saber,

2. Maria Ermelinda da Silva, ou da Silva Couto, natural do Rio de Janeiro ,freguesia de Santa Ana, que casou com Joaquim Marques dos Santos, capitalista, n. Paços de Ferreira Serôa, filho de Manuel dos Santos Ferreira e Ana Marques Carneiro. - (Assento de baptsimo do filho Joaquim Marques dos Santos Júnior, que têm a avoenga, -Liv Batismos 1878 fl. 29. Tiveram,

3. Joaquim Marques dos Santos Júnior, médico, n. Porto Bonfim a 6.1.1878, que casou com Maria Adelina Sanches de Vasconcelos Sanches de Castro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1071289.
Tiveram um unico filho,

4. Jorge Gustavo Sanches de Castro Marques dos Santos http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1071290 médico no Porto, com várias obras sobre medecina publicadas, que foi um dos pioneiros do montanhismo nonosso país e o primeiro presidente honorário do Clube de Montanhismo de Portugal. http://www.celtasdominho.org/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=74&Itemid=145
Casou com Antónia Júlia Girão de Azuaga, com geração.

E por ora é tudo.

Um abraço
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Ferreira da Silva Couto

#238923 | luis262 | 12 set 2009 23:02 | Em resposta a: #232189

Caro João,

Peço-lhe imensa desculpa por ter endereçado a minha intervenção escrevendo o seu nome com "Manuel". Foi um lapso que se deverá, talvez, ao facto de ter em mente várias gerações de Manuéis.
Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 03:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen