Haplogrupo mtDNA N1b

Este tópico está classificado nas salas: Genética | Famílias | Regiões

Haplogrupo mtDNA N1b

#232069 | MontDias | 16 jun 2009 22:15

Caríssimos,

Venho de receber os resultados do teste de ADN mt. e descobri que pertenço ao haplogrupo N1b. No Projecto ADN Portugal, sou o único com este haplogrupo!!

Gostaria de saber se mais alguém pertence e se temos alguma literatura a esse respeito. Pelo que andei lendo, chamou-me a atenção a ligação que se faz deste haplogrupo aos fenícios, dada a origem da minha linha materna: Tentúgal, Montemor-o-Velho. Ora, em Montemor-o-Velho, existiu um porto e feitoria fenícios, e a minha linhagem materna pode muito bem ter ligação com esse ilustre povo de mercadores do Mediterrâneo!!!

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo mtDNA N1b

#232079 | lmgp | 16 jun 2009 23:02 | Em resposta a: #232069

Caro Tiago,

Também quero solicitar esse teste, podia-me informar quanto tempo é que demoram os resultados a chegar ?

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo mtDNA N1b

#232083 | MontDias | 16 jun 2009 23:25 | Em resposta a: #232079

Caro Luís Portela,

O meu kit chegou aos EUA a 19 de Maio e os primeiros resultados (Y-ADN 1-12)chegaram no dia 5 de Junho, mas como encomendei testes mais detalhados, ainda não tenho os resultados todos... Entretanto já mandaram os do mtDNA. Continuo a aguardar os restantes.

Já agora, deixo-lhe o endereço do projecto de Portugal, fazendo a encomenda por lá temos desconto: http://www.ourfamilyorigins.com/portugal/dna.htm
vá ao fundo da página e clique onde diz "JUNTE-SE A O PROJECTO DE DNA DE PORTUGAL".

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo mtDNA N1b

#232137 | Ricardo de Oliveira | 17 jun 2009 20:58 | Em resposta a: #232069

Na sua página pessoal consta alguma combinação (matches) ?
Os seus resultados aparecem em algum outro lugar do Mediterrâneo ?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo mtDNA N1b

#232146 | lmgp | 17 jun 2009 22:34 | Em resposta a: #232083

Caro Tiago Monteiro,

Obrigado, pelo esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo mtDNA N1b

#232159 | MontDias | 17 jun 2009 23:09 | Em resposta a: #232137

Senhor Ricardo Oliveira,

Não apareceram nenhumas combinações, nem na zona do Mediterrâneo, nem noutra! Pelo que andei lendo, é um haplogrupo raro este N1b... Mesmo no mitosearch.org não há coincidentes com pouca diferença: eu sou o único que tem 6 mutações HVR1 (145A, 176G, 223T, 352C, 390A, 519C) e 13 HVR2 (073G, 106-, 107-, 108-, 109-, 110-, 111-, 152C, 195C, 263G, 315.1C, 522-, 523-). Os restantes têm todos 5 mutações em HVR1 e em HVR2 eu sou o que mais tem, igualmente!!! De facto não tive correspondentes com pouca diferença e o mais próximo é de origem húngara.

Mas o senhor tem alguma informação sobre este haplogrupo?

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo mtDNA N1b

#232357 | Ricardo de Oliveira | 21 jun 2009 02:05 | Em resposta a: #232159

Caro Tiago

O seu haplogrupo é raro e apresenta pequenas frequências na Europa, na África do Norte e no Oriente Médio. Você apresenta curiosas deleções e no futuro um exame completo mitocondrial (FGS) poderia contribuir para desocultar o itinerário percorrido pela sua linhagem materna até Portugal. Na base de dados da Sorenson Molecular Genealogy Foundation (SMGF) há uma combinação no seu HVR1, mas sem a localização da origem. Cada vez mais pessoas fazem os testes e cada vez acontecem mais combinações para a elucidação da história e pré-história da demografia portuguesa. Na internet há bastante informação em inglês sobre o mtDNA N1b, mas devemos esperar mais exames e artigos para uma compreensão mais detalhada das origens do N1b em Portugal.

Melhores Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Haplogrupo mtDNA N1b

#342346 | MontDias | 11 fev 2014 21:08 | Em resposta a: #232357

Acabo de ver que segundo estudos recentes ao possível sangue do Rei Luís XVI, a sua linhagem materna também pertence a este raro haplogrupo N1b.

http://www.eupedia.com/forum/threads/28425-Retracing-the-mtDNA-genealogy-of-Louis-XVI-(haplogroup-N1b)

Será que se tem acesso aos resultados?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen