Família Thomaz

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Família Thomaz

#232229 | Matheus61 | 19 jun 2009 03:59

Estou procurando informações sobre meus antepassados.
Comecei a montar minha árvore genealógica e gostaria de saber como encontrar informações sobre os pais, primos e outros familiares de meu trisavô:
EUGENIO PEREIRA THOMAZ, NASCIDO EM 21/06/1905, na cidade de Palheiros.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Família Thomaz

#232236 | francandrade | 19 jun 2009 10:40 | Em resposta a: #232229

Bom dia,

Uma bisavó minha, Eugénia Francelina Coelho, nascida no Rio de Janeiro a 28 de Abril de 1859, na freguesia de Santa Ana, era filha de João Baptista Coelho (natural de Santo Tirso) e de Clara Maria Thomaz. Sei que esta última, cuja naturalidade desconheço, era filha de António Pereira Thomaz e de Elena Joaquina da Conceição. O facto de o seu trisavô se chamar Eugénio Pereira Thomaz (tendo os mesmos apelidos / sobrenomes que o meu quarto avô) deixou-me curioso. Isto, apesar da óbvia diferença de tempo em que ambos viveram. Pode ser apenas uma coincidência de nomes. Mas também pode ser que se trate da mesma família.
Quando fala em "cidade de Palheiros", está-se a referir a uma localidade em Portugal (penso que existe uma freguesia com esse nome no concelho de Murça) ou no Brasil?

Aguardo a sua resposta,
Com os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Thomaz

#232262 | Matheus61 | 19 jun 2009 17:23 | Em resposta a: #232236

Bom Dia!

Primeiro uma correção: eu havia escrito que Eugenio Pereira Thomaz era meu trisavô, mas na verdade ele era meu bisavô.

Vou passar mais algumas informações:
- Meu pai é Waldir Pereira Thomaz, nascido em Santos/Brasil, em 1965.
- Meu avô é Armando Pereira Thomaz, nascido em Santos/Brasil, em 1935.
- Meu bisavô é Eugenio Pereira Thomaz, nascido em Palheiros/Portugal, em 1905, casado com Laurinda Ester Ribeiro Thomaz,
nascida em Santos/Brasil, em 1914 e tiveram 3 filhos, todos nascidos em Santos/Brasil: Walter Pereira Thomaz,em 1933, Eny
Pereira Thomaz, em 1937 e meu avô.
- Meu Trisavô é Adriano Pereira Thomaz, nascido em Portugal, não sei a data de nascimento, mas sei que foi casado com
Joaquina de Jesus Fernandes (ou Joaquina Fernandes de Jesus), e tiveram 5 filhos, todos nascidos em Portugal Adelino Pereira
Thomaz, Ayres Pereira Thomaz, José Pereira Thomaz, Antônio Pereira Thomaz e meu bisavô



Com base nessas informações, veja se há algum grau de parentesco entre a sua família e a minha.

Desde já agradeço o contato.

Aguardo resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Família Thomaz

#232331 | cverde | 20 jun 2009 18:49 | Em resposta a: #232262

Não tem mais nenhuma indicação acerca da naturalidade de Eugénio Pereira Thomaz para além do "lugar de Palheiros"? Quem sabe através do registo de casamento com Laurinda Ester Ribeiro ou do registo de nascimento de algum dos três filhos.

(Existe uma localidade chamada Palheiros no concelho e freguesia de Penacova e distrito de Coimbra que poderá, ou não, ser a terra natal de Eugénio Pereira Thomaz). Poderá sempre contactar o arquivo da universidade de coimbra onde se encontram os livros de registos paroquiais para tentar confirmar: http://www.geneall.net/P/arquivo.php?id=7

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Thomaz

#232940 | Matheus61 | 29 jun 2009 17:55 | Em resposta a: #232331

Consegui o lugar exato de nascimento de Eugênio Pereira Thomaz:

Nascido no luga de: Palheiro de Baixo;
Na Freguezia de: Pala;
No Concelho de: Anortagua (ou Mortagua);
No Distrito de: Viseu.

Matheus

Resposta

Link directo:

RE: Família Thomaz

#232947 | cverde | 29 jun 2009 19:25 | Em resposta a: #232940

De acordo com a informação disponibilizada no site do arquivo distrital de Viseu os livros de registos paroquiais da freguesia de Pala abrangem os anos de

Baptismos 1557-1889
Casamentos 1621-1889
Óbitos 1556-1883, 1885-1889

Assim é provável que o assento de 1905 que procura esteja ainda na Conservatória do Registo Civil de Mortágua. Poderá fazer o pedido da certidão através do Portal do Cidadão / certidões on-line

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Thomaz

#239396 | francandrade | 17 set 2009 10:23 | Em resposta a: #232236

Bom dia,

Acabo de ter acesso ao assento de óbito de minha Trisavó Clara Maria Thomaz, falecida em Santo Tirso em 9 de Julho de 1874. A partir deste assento fiquei a saber que era natural da freguesia de Sant'Ana do Rio de Janeiro (tal como sua filha, minha bisavó Eugénia Francelina Coelho, nascida a 28 de Abril de 1859 ) onde terá nascido pelos anos de 1835/1836 (segundo o assento de óbito, faleceu com 38 anos de idade). Fiquei também a saber que era filha de António Pereira Thomaz e Clara Joaquina da Conceição, naturais do Império do Brasil. Parece que encontrei uma linhagem de antepassados meus bem estabelecidos por terras do Brasil-...o que dificulta a pesquisa genealógica. Penso que os assentos do Rio de Janeiro ainda não estarão disponíveis on-line. Será que se encontrará entre os genealogistas cariocas alguém que esteja pesquisando esta freguesia / paróquia de Sant'Ana e que me possa ajudar?

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Família Thomaz de Santos e São Paulo

#256465 | iglesias43 | 14 jun 2010 00:27 | Em resposta a: #232229

Procuro informações sobre Sr. Sérgio Thomaz, filho de Gaudencio Thomaz e Clementina Thomaz. Sérgio nasceu na cidade de Santos em São Paulo-Brasil em 21 março de 1922, esteve casado com Dona Dalila

Agradeço vossa atenção!

Reginaldo Muniz

iglesias.fenix@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Thomaz de Santos e São Paulo

#343749 | Rosanna | 14 mar 2014 00:26 | Em resposta a: #256465

Posso ajudar. Nessa época 1922, Bertioga e Cubatão pertenciam a cidade de Santos. O mais provável é que a documentação esteja no cartório em Santos. Se o confrade quiser, posso dar uma olhada se exise o registro de nascimento.

Resposta

Link directo:

Família Thomaz

#440134 | mbbenjamin | 24 mar 2022 16:17 | Em resposta a: #239396

Ola Francisco!

Os livros paroquiais e registros civis brasileiros estao em sua maioria incluidos no site do Family Search. Alguns nao estao indexados, mas em sua maioria as fontes do Rio de Janeiro estao disponiveis para consulta online de forma gratuita.

Eu comecaria com uma busca por nome. Se nao encontrar o que esta buscando pelo nome, tente buscar por localidade, pela paroquia e ano.

Boas pesquisas!

Marcia Benjamin

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 15:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen