Pedro António Macedo Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos | Brasil

Pedro António Macedo Portugal

#232261 | SaMenezes | 19 jun 2009 16:49

Nos arquivos TT OnLINE

Autos de habilitação de D. Felicia Leonor Rodrigues da Gran, viúva de António José de Sousa e Silva, sua irmã D. Francisca Mariana da Gran Biancardi, viúva de João Baptista Biancardi, filhas do capitão Pedro Rodrigues da Gran e de D. Maria Madanela Matallas da Gran, natural de Barcelona e sua sobrinha D. Micaela Mariana Toussem, casada com Pedro António de Macedo Portugal, filha de João Toussem e de D. Mariana Cecilia Rodrigues da Gran Toussem, natural do Rio de Janeiro. (Documento datado de 1779)

Referência: PT-TT-JIM/JJU/2/161/14

Ora António de Macedo Portugal
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218113
teve um filho chamado Pedro António, nascido em 1723, casado com N..(?)

É possível que seja o mesmo e suponho que viveu no Brasil.
Algum confrade genealogista já "tropeçou" neste Pedro António?

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#232506 | vbriteiros | 23 jun 2009 01:21 | Em resposta a: #232261

Caro José Meneses,

Suponho que esse Pedro António poderá ser da " Casa dos Vasconcelos das Carvalheiras" , porque no meu arquivo sobre propriedades antigas em Gondisalves existe um documento datado de 19.11.1709 relativo à renovação do "Prazo da Levada do Carvalho " na pessoa de Dona Isabel de Macedo Portugal .
No fim do documento existe em caligrafia diferente a seguinte nota : Estes Ittenes são tirados do Prazo do Carvalho feito a D. Isabel da Casa dos Vasconcelos das Carvalheiras.
O Prazo do Carvalho foi feito a 15 de Julho de 1698 ao Reverendo João Jácome pela Confraria de Santiago da Cividade ( 16 páginas , que ainda não consegui ler na totalidade). Esta Confraria era senhora directa de uma grande parte das terras da freguesia de Gondizalves.

Se assim for os assentos de baptismo, casamento e óbito , destes Macedo Portugal, devem estar nos livros da freguesia de Santiago da Cividade.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#232530 | SaMenezes | 23 jun 2009 11:31 | Em resposta a: #232506

Caro Vasco Briteiros

O que me diz é interessante e estranho.
O António de Macedo Portugal que referi anteriormente
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218113
é filho único de António Rebelo de Macedo Portugal e neto de Inácio de Macedo Portugal que dos 3 filhos que há registo só o António e um Miguel Macedo Portugal (cónego em Guimarães) é que tiveram descendência. A descendência do cónego Miguel ficou em Guimarães.
Inácio Macedo Portugal e seu filho António são de facto da Cividade.
De quem será filha a "sua" Isabel Macedo Portugal? Poderá ser outra filha bastarda do Inácio? (Seria a 4ª).
O facto (já encontrei o assento de baptismo) é que há um Pedro António filho do António Macedo Portugal. Apenas quero ter a certeza de que é o mesmo. Como parece que foi para o Brasil tinha a esperança que algum confrade brasileiro já se tivesse deparado com ele.
A sua mensagem deixou-me mais um enigma.

Obrigado
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#232536 | vbriteiros | 23 jun 2009 12:45 | Em resposta a: #232530

Caro José Meneses,

Quando acabar a leitura do dito "Prazo" verei então se há mais dados sobre esta D. Isabel.
Os terrenos ainda existem, com as mesmas "varas " de comprimento + largura e com a levada onde cheguei a dar uns mergulhos. Foram alienados pelos meus Pais em 1952 e agora são um silvado contínuo aguardando o TGV ou a segunda circular de Braga.
Nos fins do Sec.XVIII entraram na posse dos meus antepassados " Brandão do Campos das Hortas". Como ? Não sei! Ainda não tive tempo de ler toda o tombo que herdei.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#232559 | SaMenezes | 23 jun 2009 20:22 | Em resposta a: #232536

Caro Vasco Briteiros

Há de facto uma Isabel Macedo Portugal: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219027
Se não for erro da BD, o pai (Francisco de Macedo) nasceu entre 1005 e 1630 (casamento e óbito da mãe, Brites de Azevedo), em 1700, esta Isabel poderia ter menos de 70 anos de idade. É possível.
Vou vasculhar nos paroquiais da Cividade. Também sei que há um testamento de Brites de Azevedo, referido no Assento de óbito, mas ainda não o encontrei.

Cumprimentos
J. M.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#232597 | vbriteiros | 24 jun 2009 14:54 | Em resposta a: #232559

Caro José Meneses,
Navegando no endereço que me facultou verifiquei:

Isabel, filha de Brites de Azevedo e esta filha de Brites de Couros.

Ora numa outra escritura datada de 18.1.1632 feita na Sacristia da Igreja de Santiago da Cividade , é citada "Biatris de Couros" filha de Cosme de Faria (já falecido). O Tabelião é Cristovam da Costa.
Continuando a navegação vi que Cosme de Faria era o marido de Filipa de Couros e não é dado como pai de Biatris! Erro ? do Gayo ou da BD?
Estes nomes aparecem também no livro "Patriciado Portuense" , que não tenho, mas talvez possa tirar a dúvida.

Os meus dados não me permitem comparar datas de nascimentos,casamentos ou óbitos, porque são tirados de um quadro ( ainda não completo) que fiz em Excel e com o título " Relação das Pessoas mencionadas no tombo da Quinta do Ouvim , sua identificação, morada e razão da citação"
Neste caso Biatris e Cosme são indicados como vizinhos e o doc. cita 19 nomes.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#232727 | SaMenezes | 26 jun 2009 20:11 | Em resposta a: #232597

Caro Vasco Briteiros

Revi uma parte dos paroquiais da Cividade e ainda não encontrei referências a Isabel Macedo Portugal. Podem não haver.

Estou em crer que a sua base de dados pode ser útil para desvendar este caso.

Permita-me no entanto que o corrija. A Isabel de Macedo Portugal é dada no Geneall como filha de Francisco de Macedo e de mãe N.., sendo o Francisco de Macedo filho de Brites (Beatriz?) de Azevedo e de Miguel de Macedo, "o portugal". A mãe N.. será (transcrito do Geneall):

"Segundo NFP, sua mãe seria Maria Ponce de Leon, viúva do duque de Gandia que foi Governador do castelo de São Julião ou da viúva de Francisco de Castilho, governador do Castelo de São João da Foz, no Porto."
O que dá uma história muito "rocambolesca".

Deste Francisco de Macedo ainda não obtive confirmação documental da sua parentalidade, dos outros irmãos existem inquirições de génere, para Oficial do Santo Ofício e até de Leitura de Bacharel. Não encontrei assentos de baptismo. Sei que a mãe (Brites de Azevedo) viveu "nos Arrabaldes da Cruz de Pedra", Maximinos, onde faleceu, já viúva, a 23.09.1630. O pai, Miguel de Macedo, terá falecido "na Índia"(?).

Dada esta história, julgo que a Isabel Macedo Portugal, proprietária em Gondizalves, não será esta, mas tudo é possível. Sendo outra, e sabendo que pela época os "Macedo Portugal" da Cividade ganharam notoriedade e deviam ser únicos, inclino-me mais para que seja mais uma filha ilegítima ou do Inácio ou do Miguel, irmãos de Francisco. (Inácio teve pelo menos 3 filhos de 3 mulheres e o Miguel, cónego em Guimarães, legitimou 6 filhos de 3 mulheres, segundo uma monografia que obtive on-line, "Filhos das Ervas" de António Amaro das Neves http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/1928). Terei que ir a Guimarães procurar o notário onde foram legitimados, sei que foi em 1712.

O lado "Couros" vem da dita Brites de Azevedo que é filha de Maria de Couros Beliagoa (confirmei documentalmente).
Se entretanto, ao completar a sua base, me puder fornecer mais dados, fico-lhe muito agradecido.

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#232729 | SaMenezes | 26 jun 2009 20:30 | Em resposta a: #232727

Corrijo um erro que cometi na mensagem anterior: O Miguel Macedo Portugal, cónego, é filho do Inácio Macedo e não seu irmão.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219049

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#233837 | SaMenezes | 10 jul 2009 14:42 | Em resposta a: #232597

A única Isabel Macedo Portugal que há nesta BD é filha de Francisco de Macedo de Azevedo e de uma Srª Viúva de quem FG tem dúvidas. Veja-se a NOTA constante da ficha.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218044
não quer dizer que não hajam outras...
Resolvi tirar a questão a limpo e até agora consegui o seguinte:

1) Não existem assentos de nascimento dos filhos de Miguel de Macedo e Brites de Azevedo porque os assentos de Maximinos, onde viviam, só se iniciaram em 1618 e a filha mais nova nasceu em 1615.

2) Encontrei na Notas Gerais uma série de Procurações, Outorgas e Doações assinadas por Brites de Azevedo (já viúva) e seu filhos. Num destes doc. os filhos são nomeados c/ a respectiva idade. Mandei tirar cópias para os poder ler com mais vagar.

3) Não mencionam alguma filha (de Miguel de Macedo e de Brites de Azevedo) chamada Isabel.

MAS CURIOSO...
4) Há um assento de óbito (Braga, Maximinos, livro 85) que diz textualmente o seguinte:
"Aos 22 de Novembro de 1637 faleceu Isabel de Macedo moça solteira filha de Francisco digo de Miguel de Macedo e de sua mulher Britis dazevedo ... por sua erdeira ficou sua irmâ Leonor de Macedo"

Isto de dizer "filha de Francisco, digo Miguel ..." é curioso, não é?

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#233952 | vbriteiros | 11 jul 2009 22:37 | Em resposta a: #233837

Em relação ao 4) , lembro-me de já ter encontrado essa expressão em assentos de baptismo e em algumas da minhas escrituras antigas.
Cumprimentos
Vssco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284551 | SaMenezes | 12 ago 2011 17:47 | Em resposta a: #233952

Caro Vasco Briteiros

Por mero acaso encontrei a ligação que faltava e tornou a nossa conversa baralhada.Ao que parece é assim:

Miguel Macedo Rebelo "o Portugal" cc Beatriz de Azevedo (fª de Francisco Azevedo Feio e Mª de Couros Beliago), tiveram, entre outros:
Francisco de Azevedo de Macedo que teve uma filha bastarda em Mª Ponce de Leão: Isabel Macedo Portugal

Esta Isabel Macedo Portugal cc Ant. Azevedo Magalhães (ou Guimarães) Sr. da Quinta da Bouça em Caramos, Felgueiras, Tiveram:
NOTA: tenho em casa uma memória que terá sido raptada pelo futuro marido quando os tios a levavam para o convento

Bento de Macedo Portugal cc Filipa de Couros Beliago (filha do Abb da Graça Matias Nunes de Abreu e de Francisca de Sousa, nat de Covas, VN Cerveira), o dito abb. era Sr. da quinta da Levada em Gondizalves.

Estes, Bento e Filipa tiveram Brites (n. Gondizalves 1697), Jerónimo (Gondizalves,1699) foi frade bento, e anterior a estes, não sei onde nasceram, uma Isabel Antónia. Bento teve uma bastarda de nome Mariana que foi criada pelo casal (Bento e Filipa!)

D. Isabel de Macedo Portugal (a raptada, mulher de Ant. Azev. Magalhães e mãe de Bento) repartiu a morada entre Gondizalves e a R. D. Gualdim na Cividade, e, ao que me parece, sobreviveu ao filho Bento. Este f. em Gondizalves em 1728. D. Isabel deve ter falecido na Cividade.

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284640 | vbriteiros | 14 ago 2011 01:34 | Em resposta a: #284551

Caro José Meneses,

Obrigado pela sua mensagem. Parece que agora posso situar essas terras de D. Isabel. Como tenho agora acesso on-line aos registos paroqiais de Gondizalves, vou tentar ver esses nascimentos qe geralmente indicam o lugar da freguesia.
Depois de férias, em Setembro, voltarei ao seu contacto
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284651 | SaMenezes | 14 ago 2011 11:49 | Em resposta a: #284640

Quinta da Levada.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284657 | JPCBLA | 14 ago 2011 13:19 | Em resposta a: #284551

Caro José Menezes,

Tenho uma antepassada Mariana Clara de Macedo Portugal (falecida em 4/10/1786, Oliveira do Castelo, Guimarães), que casou com um José de Freitas. Sabe-me dizer se poderá ser ou não, a Mariana acima referida? Tenho pouca informação...

Grato pela atenção, cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284660 | SaMenezes | 14 ago 2011 14:04 | Em resposta a: #284657

Caro Pedro Carvalho

São colaterais. Não tenho investigado muito por isso mesmo, não são a linha directa e aparece sempre muita coisa para fazer.
Pode começar por:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1025312

Depois continua em:
http://www.neps.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=Oliveira;lang=pt;p=mariana+luisa+macedo;n=portugal.

É um começo.

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284662 | SaMenezes | 14 ago 2011 14:06 | Em resposta a: #284660

http://www.neps.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=Oliveira;lang=pt;p=mariana+luisa+macedo;n=portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284663 | SaMenezes | 14 ago 2011 14:07 | Em resposta a: #284662

Pf inclua no endereço n=portugal logo a seguir, sem espaço,

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284665 | JPCBLA | 14 ago 2011 15:26 | Em resposta a: #284660

Caro José Menezes,

não vejo correspondência entre a referida Mariana Clara (casada com um José de Freitas) e a Mariana Luísa (casada com um Carlos António Pereira) que me expõe... porque diz serem a mesma pessoa? Ou não compreendi bem a sua resposta.

Grato pela atenção. Cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284670 | SaMenezes | 14 ago 2011 15:47 | Em resposta a: #284665

Caro Pedro Carvalho

De facto não mencionei que eram a mesma pessoa.
Para ter falecido em Oliveira (Guimarães) presumo que seja descendente de Miguel de Macedo, i.e., o mesmo ramo.

Vou tentar mais qq coisa

Cumprimentos
Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284673 | JPCBLA | 14 ago 2011 16:09 | Em resposta a: #284670

Caro José Menezes,

Compreendi. Se conseguir algo mais, agradeço-lhe reconhecidamente.

Meus cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284674 | SaMenezes | 14 ago 2011 16:11 | Em resposta a: #284665

Mais uma vez

De facto em Oliveira do Castelo há uma Mariana Clara de Macedo, f. a 4.10.1786, casada com José de Freitas f. tb em Oliveira a 10.06.1816. Tiveram: Manuel ? 1763, Luísa Joaquina Macedo 1765, Joana Rosa 1767, Genoveva ? 1774. Infelizmente, nesta base de dados não aparecem os pais dela.
Pela idade do filho mais velho, deve ter nascido por 1740, pode portanto ser filha de Mariana Luísa, mas pode tb ser sobrinha ou coisa assim.
Os assentos estão em Guimarães e são os únicos do distrito de Braga que n estão on-line. É pena.

Cumprimetos
Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#284675 | JPCBLA | 14 ago 2011 16:21 | Em resposta a: #284674

Pois, é mesmo pena... Grato por toda a atenção.

Cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#303408 | vbriteiros | 19 abr 2012 01:46 | Em resposta a: #232530

Caro José Meneses,
Encontrei outra escritura desta vez aparece D. Maria Antónia Macedo Portugal, viúva de Manuel da Costa Vasconcelos moradora no Campo de S. Sebastião e está aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=245700.
Os terrenos da " Levada" são os mesmos, no entanto ainda não comparei a escritura onde é citada D. Isabel e a de D. Maria Antónia.
Depois lhe direi.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedro António Macedo Portugal

#303578 | SaMenezes | 20 abr 2012 18:19 | Em resposta a: #303408

RE: Pedro António Macedo Portugal

Resposta

Link directo:

Pedro António Macedo Portugal

#430605 | JPCBLA | 21 jan 2021 19:24 | Em resposta a: #284551

Boa tarde a Todos!

Alguém tem dados biográficos e documentais da mencionada Mariana, filha bastarda de Bento de Macedo Portugal?

Grato pela atenção, votos de saúde,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen