Estrangeiros: Portugal/ Renascimento, Idade Média

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Estrangeiros: Portugal/ Renascimento, Idade Média

#232318 | AST | 20 jun 2009 15:10

Caros confrades,

Interesso-me em estrangeiros que tenham imigrado para Portugal durante a Idade Média ou Renascimento, até talvez a Idade Moderna (aproximadamente 1800).

Tenho especial interesse nos sobrenomes Otterbein, Hamilton, Waltensperger, Renouf, Frame, Hemman, Hammond, Hambleton, Ellis e outros de grafias semelhantes ou relacionados. Estes indivíduos não necessariamente teriam deixado descendentes com esses sobrenomes em Portugal, mas possivelmente posteridade que assinasse versões aportuguesadas dos mesmos ou até nomes totalmente portugueses (quiçá toponímicos).

Alguém teria quaisquer informações?

Atenciosamente,
Aaron S-A-LL-F-E-R-T-O-RR

Resposta

Link directo:

RE: Estrangeiros: Portugal/ Renascimento, Idade Média

#232339 | José Allen | 20 jun 2009 22:27 | Em resposta a: #232318

Prezado Aaron

Da lista e nomes que apresenta só localizo George e William Hammond, ingleses, que nos livros de "Imposição do Vinho" figuram como "Jorje e Guilherme Hamão".
Entre 1713 e 1723 George Hammond foi consignatário de 87 navios entrados pelo porto do Douro.
Por outro lado, entre 1710 e 1726 adquiriu 6.679 pipas de vinho das quais exportou 5.961.
Nalgumas exportações os seus despachos são assinados por John Page, noutras por John Hammond e Charles Hammond.
A partir de 1727 e até 1735 aparece como exportador William Hammond, que nesse período adquire 5.563 pipas e exporta 5.259.
O negócio parece deteriorar-se em 1734, ano em que exporta cerca de 50% da média anual. Em 1735, ultimo ano de actividade, William Hammond exporta apenas 67 pipas - uns 10% da média habitual
Como importador, George Hammond recebeu principalmente fazendas, cereais, aduelas, bacalhau e carvão, mas os manifestos referem 37 produtos diferentes.
FONTE : Baco & Hermes - O Porto e o Comércio Interno e Externo dos Vinhos do Douro, por António Barros Cardoso, Porto, 2003

Resposta

Link directo:

Estrangeiros: Portugal/ Renascimento, Idade Média

#232341 | AST | 20 jun 2009 22:44 | Em resposta a: #232339

Prezado José Allen,

Muito interessante. Fico curioso por saber o histórico desses senhores e se continuaram a viver em Portugal e se deixaram descendência nesse país. Tentarei descobrir mais acerca deles. Muito obrigado por os ter trazido a minha atenção.

Coincidentemente, o seu sobrenome também muito me interessa, apesar de eu não o ter incluído, por esquecimento, em minha mensagem original. Allison, Allen e Ellison são sobrenomes relacionados aos que eu citei. Isso tem se comprovado com os resultados de testes de DNA - geralmente, principalmente em se tratando do cromossomo Y, essas famílias apresentam grande semelhança genética com os citados anteriormente, o que indica um ancestral masculino em comum em um período relativamente recente (Idade Média). Qual seria a origem de seu nome em particular?

Atenciosamente,
Aaron

Resposta

Link directo:

RE: Estrangeiros: Portugal/ Renascimento, Idade Média

#232369 | José Allen | 21 jun 2009 10:34 | Em resposta a: #232341

Prezado Aaron
Não creio que os Hammond tenham deixado descendência em Portugal (entenda-se : descendência do ramo que mencionei na mensagem anterior).
Quanto à origem do meu ramo Allen, só consigo segui-los, com base documental, até 1641, em Westminster, Londres.
Apesar do muito que investiguei sobre a minha família, nunca encontrei qualquer ligação com os outros apelidos que refere.
Cumprimentos
José Alberto Allen

Resposta

Link directo:

RE: Estrangeiros: Portugal/ Renascimento, Idade Mé

#232384 | AST | 21 jun 2009 17:21 | Em resposta a: #232369

Prezado José Allen,

Recomendo o seguinte website; http://freepages.family.rootsweb.ancestry.com/~allisonellisondna/results.htm . Uma pessoa de sobrenome Allen com quem tenho estado em contato é identificado como N45224 nessa página. Como se pode ver, apesar de ter sobrenome Allen, ele se encaixa sob os Allison de Strathaven. Os participantes do projeto sobre esta família tem realizado genealogia genética através da empresa Family Tree DNA (www.familytreedna.com). Caso se interesse, é altamente provável que possa ligar sua árvore à deles através de testes, descobrindo ancestrais em comum que permitam o progresso de suas pesquisas.

No caso de sua família, saberia me informar se possuem alguma ramificação em Portugal em que o sobrenome Allen tenha sido substituído por outros de sonoridade mais portuguesa? Caso deseje me contactar por e-mail, sinta-se livre.

Atenciosamente,
Aaron

Resposta

Link directo:

RE: Estrangeiros: Portugal/ Renascimento, Idade Mé

#232426 | José Allen | 22 jun 2009 09:09 | Em resposta a: #232384

Prezado Aaron
O primeiro Allen do meu ramo que se estabeleceu em Portugal foi George Allen (*Westminster, Londres 1698 + Porto 1772). Os seus descendentes por linha masculina ou feminina, legítimos ou ilegítimos, sempre usaram a grafia Allen.
Melhores cumprimentos
José Alberto Allen

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 07:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen