Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#232700 | sirmanda | 26 jun 2009 02:52

Caríssimos confrades,
estou a procura de meus parentes e, sao miguel de carreiras freguesia de vila nova braga o apelido de minha familia é BARBOSA:
MEUS TRISAVÔS: JOSE ANTONIO DE ARAUJO BARBOSA CASADO COM MARIA TERESA DA SILVA VIVERAM NO LUGAR DE MONTE MAIOR FORAM PAIS DE PELO MENOS TRES FILHAS:
-MARIA MADALENA BARBOSA: NASCERA NA FREGUESIA DE SAO MIGUEL DE CARREIRAS A 27 DE MAIO 1859
-CANDIDA MARIA BARBOSA QUE NASCERA NA FREGUESIA DE SAO MIGUEL DE CARREIRAS A 30 DE JULHO DE 1866
-ROSA MARIA BARBOSA :MINHA BISAVÓ , NASCEU NO LUGAR DE MONTE MAIOR DA FREGUESIA DE SAO MIGUEL DE CARREIRAS NO CONCELHO DE VILA NOVA A 23 DE JULHO DE 1862 CASOU-SE COM MANUEL PEDROSA DA AGOSTINHA JÁ VIUVO DE MARIA GONÇALVES E NAS CERA NA FREGUESIA DE SAO MIGUEL DE COIMBRAO LEIRIA A 17 DE DEZEMBRO DE 1846 FILHO LEGÍTIMO DE JOSE PEDROSA DA AGOSTINHA E
MARIA JOAQUINA DO ROSARIO AMBOS DA MESMA FREGUESIA TIVERAM:
FILHA CAROLINA MARIA BARBOSA NASCEU NO LUGAR DE GIESTA FREGUESIA DE RIO TINTO CONCELHO DE GONDOMAR A 30 DE NOVEMBRO DE 1888. EMIGROU EM 16 DE MARÇO DE 1891 COM SEU PAIS PARA O BRASIL ONDE DEIXOU DESCENDENCIA : SOU NETA DE CAROLINA MARIA BARBOSA GOSTARIA DE CONHECER MEUS PARENTES FAMILIA ARAUJO BARBOSA EM SAO MIGUEL DE CARREIRAS E PEDROSA DA AGOSTINHA EM COIMBRAO LEIRIA
PEÇO AJUDA A TODOS , MINHA BUSCA É INCANSÁVEL , É UM SONHO POR FAVOR ME AJUDEM
AGRADEÇO MUITO...
ATENCIOSAMENTE
SIRMANDA
BRASILEIRA , RESIDENTE EM ITAPERUNA ( ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#232826 | ksaraujo | 28 jun 2009 12:30 | Em resposta a: #232700

Cara Sirmanda,

Moro em Braga e posso lhe ajudar com algumas informações particulares sobre os Araujos Barbosas em São Miguel de Carreiras.

Por favor, entre em contacto comigo pelo correio electrónico: k e l s o n (a rr ob a) h o t ma i l . com (escreva tudo junto), está bem?

Abraço,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#232830 | vbriteiros | 28 jun 2009 14:51 | Em resposta a: #232826

Caro Kelson dos Santos Araújo,

Pela sua mensagem concluo que conhece bem S. Miguel de Carreiras e por isso atrevo-me a perguntar-lhe se conhece se conhece o Lugar daas Terças ou campo das Terças? Terá a ver com a Quinta das Rolas ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#232840 | ksaraujo | 28 jun 2009 17:27 | Em resposta a: #232830

Caro Vasco Briteiros,

Desconheço este Lugar ou Campo das Terças que menciona. Nos meus alfarrábios não encontro nada a respeito, infelizmente.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#232848 | vbriteiros | 28 jun 2009 18:25 | Em resposta a: #232840

Caro Kelson dos Santos Araujo

Obrigado pela sua pronta informação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#261101 | ksaraujo | 26 ago 2010 11:23 | Em resposta a: #232848

Prezado Vasco Briteiros,

Caso ainda vos seja de utilidade estas informações, localizei algumas referências quanto aos nomes "Terças" e "Rolas", conforme a seguir:

Ø Monte das Terças, localidade do concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal
Ø Quinta de Terças, localidade do concelho de Chaves, distrito de Vila Real
Ø Terças de Baixo, localidade do concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga
Ø Terças de Cima, localidade do concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga
Ø Terças, localidade do concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro
Ø Terças, localidade do concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga
Ø Terças, localidade do concelho de Vila Nova de Gaia, distrito de Porto
Ø Terças, localidade do concelho de Viana do Castelo, distrito de Viana do Castelo
Ø Terças, localidade do concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo

Como o Vasco poderá constatar, em Braga, temos as "Terças" somente em Cabeceiras de Basto e em Celorico de Basto.

Já no que respeita a alguma ligação com a "Quinta das Rolas", tenho somente estas referências:

Ø Casal de Vale das Rolas, localidade do concelho de Alenquer, distrito de Lisboa
Ø Quinta do Vale de Rolas, localidade do concelho de Seixal, distrito de Setúbal

Espero ter ajudado em algo. Boas pesquisas!

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#261106 | vbriteiros | 26 ago 2010 12:51 | Em resposta a: #261101

Caro Kelson dos Santo Araujo,

Muito obrigado pela sua mensagem e pelo trabalho que ela demonstra.
Entretanto descobri um manuscrito de 1933, que me esclareceu e que descreve : foi pago por Maria Rosa Rodrigues Gonçalves o foro de 4$20 sobre a leira das Terças , terra de lavradio, em S. Miguel da Carreira
(hoje seria multiplicado por 173,77 e dividido por 200,482 , daria 3,64 euros)

O manuscrito acrescenta os outros foros de S. Miguel da Carreira:
- Herdeiros de Bento de Souza pagaram de foro, 3 alqueires de meado, em dinheiro 31$00 ( 1930)
- Herdeiros de António Nunes Pereira Torres, pagaram foro anual de 6 alqueires de meado,
em dinheiro 101.292 centavos. Ficou pago até 1941
- Foro de 15$00 em Stº André de Gondizalves pago por Maria Amélia Brandão Lopes

Estes foros eram devidos à herança de D. Ana Albina Pinto Ribeiro Brandão, moradora ao Campo das Hortas, que foi proprietária da Quinta das Rolas em S. Miguel da Carreira . Vila Verde , herdada de sua tia Ana Benedita Pinto dos Santos Pinheiro moradora na Rua Nova de Sousa ( a casa foi demolida e hoje é um prédio de esquina, onde está a Farmácia Rodrigues ).
Já tenho quase tudo sobre a herança da citada senhora (+1896) e cujos foros (Carreira, Dume, Palmeira, Gondizalves, Aveleda , Porto -"Sacais e Mijavelhas") só puderam ser totalmente liquidados e remidos em dinheiro nos anos de 1940 a 45.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barbosa em São Miguel de Carreiras

#261117 | ksaraujo | 26 ago 2010 17:17 | Em resposta a: #261106

Caro Vasco Briteiros,

Não tem do que agradecer-me.

Fico feliz por já terdes obtido o principal da vossa pesquisa.

Sempre à disposição, envio igualmente os meus melhores cumprimentos.

Kelson dos Santos Araujo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 23:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen