Quinta da Lama Redonda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Quinta da Lama Redonda

#232884 | jaboo | 29 jun 2009 01:51

Caros amigos,

Alguém tem informaçoes sobre a Quinta da Lama Redonda, que fazia parte da freguesia de Toes?

Tenho um antepassado Francisco de Sousa que era dai natural (c.1670) casado com Maria do Rosário, esta natural de Goujoim.

Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Lama Redonda

#232891 | tmacedo | 29 jun 2009 08:49 | Em resposta a: #232884

Caro João Braz:

A quinta da Lama Redonda era no século XVII duma família Borges Pimentel de Magalhães, com origem no antigo termo de Vila Real, depois de um seu elemento lá ter casado com a herdeira da quinta. A casa, dessa época, ainda lá se mantém na posse de descendentes da família. O casamento a que me refiro deverá ter sido em meados do século XVII. De memória não me lembro dos apelidos da mulher desse Borges Pimentel. Talvez Guedes seja um deles.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Lama Redonda

#232931 | jaboo | 29 jun 2009 16:16 | Em resposta a: #232891

Caro Antonio,

Obrigado pelos dados. Então essa Quinta era uma casa só? Pensei que era um lugar dentro de uma freguesia. Uma pessoa natural da Quinta da Lama Redonda seria então familiar dos donos dessa quinta (como era o caso dos Soverais da Quinta de Paulo Lopes, em Arnas)?

Também tenho visto que esssa Quinta fazia parte da freguesia de Toes mas em outros lados encontrei que fazia parte de Travanca? Tem alguma ideia acerca disso? Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Lama Redonda

#232941 | tmacedo | 29 jun 2009 18:03 | Em resposta a: #232931

Caro João Braz:

Fica à entrada de Tões, à nossa esquerda quem vem de Armamar.

Conheço a casa e os seus donos.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

Sousas da Quinta da Lama Redonda

#235883 | jaboo | 07 ago 2009 03:03 | Em resposta a: #232891

Caro Antonio Taveira,

Existe no website da DGARQ o processo de uma Helena Maria (que se pode consultar online) que era natural de Stª Senhorinha de Tões, filha de Domingos de Alvarenga, de Fontelo e de Maria de Sousa de Tões, neta paterna de Francisco de Alvarenga e Domingas Fernandes; neta materna de Manuel de Sousa e Ana de Medeiros. Or esse Manuel de Sousa tinham fama de ser cristão-novo, por descender dos Sousas possuidores da Quinta da Lama Redonda.

Lendo o processo, lá aparece o Luis Borges (de que me fala) num testemunho onde se lê que ele tinha casado com uma mulher dessa familia dos Sousas. Infelizmente não aparece o nome dela. Mas terá portanto sido Sousa (talvez até Sousa Pereira).

Eu tenho um antepassado Francisco de Sousa (meu 8o avô) que era natural da Quinta da Lama Redonda e portanto suspeito que era também dessa familia (talvez também neto de Rodrigo de Sousa Pereira, avô por bastardia do dito Manuel de Sousa, acima dito). Tem alguns dados sobre esses Sousas da Lama Redonda?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#235894 | PVF | 07 ago 2009 11:53 | Em resposta a: #235883

Caro João Braz,
A Quinta da Lama Redonda pertenceu, desde o ano de 1335 (1383 de Era) ao Mosteiro de Santa Maria de Salzeda. Certamente que a sua exploração terá sido feita ao longo dos séculos por rendeiros ou por enfiteutas. Não sei em que data começou a exploração pelos membros dos actuais proprietários, que a vieram a adquirir possivelmente no século XIX, quando os conventos foram extintos e os seus bens alienados, por nessa altura já serem enfiteutas.
Digo isto para significar que em relação à época que investiga poder não haver qualauer relação familiar com os actuais proprietários.
Talvez procurando no Arquivo do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, se ele existir, consiga encontrar qualquer informação de contractos de exploração da Quinta, nessa época.
Na Torre do Tombo parece não estar, pois no TT Online no Fundo respectivo, apenas refere: "Contém livros de registo das entradas e profissões dos noviços deste mosteiro, feitos e organizados por triénios de acordo com a administração e nomeação dos abades. Contém também uma bula do papa Júlio II, sobre a igreja de São Miguel de Armamar, que era do padroado deste mosteiro,motivo de litígio entre o bispo de Lamego e o abade de Salzedas."
É pouco, mas é o que se me oferece dizer. Espero poder ter sido de alguma utilidade.
Cumprimentos
Pedro Villa Franca

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#235915 | jaboo | 07 ago 2009 16:11 | Em resposta a: #235894

Caro Pedro Villa Franca,

Agradeço o seu contributo pois é mais uma pista para as minhas investigações. Nao sei quem são os actuais proprietários mas pelo que o confrade Antonio Taveira disse, essa Quinta passou por casamento da familia Sousa à familia Borges Pimentel de Magalhães, isso em meados do séc XVI.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236218 | tmacedo | 11 ago 2009 09:48 | Em resposta a: #235883

Caro João Braz:

A quinta da Lama Redonda julgo que se encontra ainda na posse da mesma família. Inclusive, recordo-me de ter visto entre os documentos da casa, documentação do século XVII sobre os seus possuidores. Mas, como o que me interessava eram os Borges Pimentel de Vila Real, não tomei notas.

Um Luis Borges Pimentel, nascido cerca de 1575 em Vila Real, vivia com sua mulher Isabel Pinheiro (x.n.) na freguesia de S. Pedro. Tiveram entre outros: Teodósia Correia Pimentel, casada na quinta da Lama Redonda, sem geração, e João Correia Pimentel, nascido em 1607 em S. Pedro de Vila Real. Este casou em Celeirós com Francisca de Magalhães. Foram pais de Teodósia de Magalhães Pimentel casada com Lourenço de Sousa Pinto (talvez da quinta da Lama Redonda), José Borges que faleceu solteiro e Luis Borges Pimentel de Magalhães que viveu na citada quinta.

(estes dados na sua maioria foram tiradas da inquirição de genere de 1704, existente no ADB, de um Serafim de Sousa Pimentel, natural de Celeirós, filho de Francisco Borges Pimentel, neto de um António Pimentel Borges e bisneto daqueles Luis Borges Pimentel e Isabel Pinheiro).

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236265 | jaboo | 11 ago 2009 16:37 | Em resposta a: #236218

Caro António Taveira,

Obrigado pelo complemento de informação. Pode dizer-me onde consultou a documentação do século XVII sobre os possuidores da dita Quinta?

Ha de facto no processo da dita Helena Maria, uma referencia a um Lourenço de Sousa, que era irmão do dito Rodrigo de Sousa Pereira.

Também vi no website da DGARQ um processo de Inquisição de Isabel Gomes, xn, mulher do Ldo Pedro Furtado, que vivia na sua Quinta da Lama Redonda, perto de Lamego, isso em meados do sec. XVI. Infelizmente, nesses tempos remotos, a caligrafia é muito dificil de ler. Também existe o processo do dito Pedro Furtado, licenciado e físico, filho de Duarte Furtado. Todos infamados de cristão-novos. Mas esse processo não esta online.

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236269 | tmacedo | 11 ago 2009 17:20 | Em resposta a: #236265

Caro João Braz:

A documentação que referi foi consultada na própria quinta, pertencendo ao seu arquivo particular.

Pode-me resumir os dados genealógicos retirados do processo da citada Helena Maria? Ficar-lhe-ia grato. O processo consta de mais de 700 páginas o que torna morosa a consulta. Isto, no caso de já ter retirado os dados genealógicos.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236272 | jaboo | 11 ago 2009 17:50 | Em resposta a: #236269

Caro António Taveira,

A consulta desse arquivo esta aberta a todos?

Eu agora não posso dar-lhe os dados com certeza mas logo a noite quando estiver em casa mando-lhe isso tudo.

Mas de cabeça penso que vai assim:

Rodrigo de Sousa Pereira (irmão de um Lourenço de Sousa) teve do seu legitimo matrimónio um filho António de Sousa e fora do matrimónio um filho ilegitimo Manuel de Sousa. Esse ultimo casou com uma Maria da Fonseca e foram pais de outro Manuel de Sousa cc Ines de Medeiros, pais esses de Maria de Sousa cc Domingos de Alvarenga, pais da dita Helena Maria.

O dito António de Sousa foi para S.Romão onde casou com uma senhora de nome Pacheco (se não estou errado) e tiveram descendencia em S.Romão (alguma dessa descendencia tambem está referida no processo).

Depois dar-lhe-ei mais pormenores com datas de baptismo, casamento etc.

Lembro-me também que no processo há várias referencias a "Sousas Furtados" também moradores (possuidores?) na dita Quinta mas a ligação aos "Sousas" do Processo não foi estabelecida por ser já antiga. Talvez venha alguma coisa nos processos da Isabel Gomes e seu marido Pedro Furtado ...

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236273 | tmacedo | 11 ago 2009 18:05 | Em resposta a: #236272

Caro João Braz:

A documentação que referi ter visto, por deferência dos donos da casa, não é consultável. Se calhar, nem sei se deveria referir a sua existência.

Como lhe disse o objectivo da minha pesquisa eram os Borges Pimentel, de Vila Real e os Magalhães.

A consulta que vi foi muito breve. Deu-me para me aperceber do interesse do fundo, não sendo importante para a investigação que me interessava.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236275 | tmacedo | 11 ago 2009 18:17 | Em resposta a: #236272

Caro João Braz:

A quinta continua na posse da família "Magalhães de Mendonça Pimentel".

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236312 | jaboo | 12 ago 2009 02:58 | Em resposta a: #236275

Caro Antonio Taveira,

Aqui vão então os dados recolhidos do dito processo (Sousa, de Lama Redonda):

1 RODRIGO DE SOUSA PEREIRA (irmão de Lourenço de Sousa) nascido c.1590 cc N e teve

2 ANTONIO DE SOUSA cc D.ANTONIA de S. Romão. Tiveram
3 GASPAR PACHECO DE LIMA, de S. Romão, pai de
4 D. JOANA de S. Romão cc LUIS PINTO (DE AZEVEDO) de S. Romão, pais de
5 LUIS JOSE PACHECO

RODRIGO DE SOUSA PEREIRA fora do matrimonio teve

2 MANUEL DE SOUSA, nascido c.1620 cc MARIA DA FONSECA, de Sta Senhorinha de Tões, pais de

3 MANUEL DE SOUSA, segue
3 ISABEL, baptizada em Tões a 19/1/1653, sendo padrinhos Antonio Cardoso de Vasconcelos e Rodrigo de Sousa Pereira da Lama Redonda

3 MANUEL DE SOUSA, o "Mascanhas" de alcunha, baptizado em Tões a 13/12/1648, sendo padrinhos Antonio de Sousa e Joana Dias. Perante Jorge Soeiro e Vasconcelos e Maria Dias mulher de Domingos Denis, casou em Tões a 9/5/1689 com ANA DE MEDEIROS, irmã de João de Medeiros, testemunha no processo de Helena Maria, tinha 80 anos em 1734. Ana de Medeiros era tia do Padre Ventura Ribeiro do lugar de Aldeia de Baixo, Armamar. Tiveram

4 MARIA DE SOUSA, baptizada em Tões a 24/8/1682, sendo padrinhos João da Fonseca e Senhorinha de Medeiros. Casou em Tões a 24/2/1707 (testemunhas foram Manuel de Medeiros e Luis Pinto de Sousa Coutinho e André de Medeiros) com DOMINGOS DE ALVARENGA, baptizado em Fontelo a 26/9/1683 (padrinhos José Ferreira e sua sogra Maria Guedes), filho de Francisco de Alvarenga (viuvo de Maria Guedes, filha de Manuel Guedes e Maria Rodrigues) e Domingas Fernandes casados em Fontelo a 12.10.1682 (Testemunhas Manuel Gomes capitão, Antonio Teixeira, José Ferreira e João Ferreira). Neto paterno de Diogo de Alvarenga e Antonia Carvalha. Neto materno de Jeronimo Fernandes e Maria Luis. Tiveram

5 HELENA MARIA, baptizada em Tões a 1/2/1711, sendo padrinhos José de Gamboa e sua mulher Brites Mendes.



No processo a fl.87, diz Luis Pinto Cardoso, sargento-mor de Fontelo de Armamar que "Antão José Vaz Pinto de Vasconcelos capitão-mor que foi neste concelho, homem antigo que faleceu de quase 70 anos e noticiozo de todas as familias deste concelho pai dele testemunha dizia e ouviu dizer muitas vezes que a dita fama era suposta falsa e que aquela familia eram pessoas muito principais e quanto mais atrás melhores tanta sim que um Bispo de Lamego Rdo Antonio Telles na mesma casa de Lama Redonda casou sua sobrinha Dona Maria de Sousa Pereira ... diz ele testemunha que na mão de Luis Pinto de Azevedo do lugar de S.Romão vira uns papeis pertencentes a casa da Lama Redonda dos quais consta a limpeza do sangue da casa da Lama Redonda ..."

No processo a fl.103v e adiante aparece o testemunho de Luis Borges Pimentel de Magalhães, homem casado que vive de suas fazendas, natural de Seleiros e morador na quinta da lama redonda ... ao 7o artigo diz ele testemunha que em seu poder tivera dois instrumentos um de sangue e outro de fidalguia que também pertence à ré que por bastardia descende da mesma familia' os quais papeis ele testemunha entregou a Luis Pinto de Azevedo do lugar de S.Romão concelho de Armamar porque a ele tocavam por sua mulher ser da familias de que os papeis tratavam ... e que na dita geração de que constam os ditos papeis houvera um Beneficiado na Colegiada de Armamar ..."

Também pode-se ler a fls.166: "por quanto o dito Luis Borges [deve ser o Luis Borges Pimentel de Magalhães] casou primeira vez na dita casa de Lama Redonda com uma mulher da mesma familia e enfamada que teve uma filha que casou com um homem também enfamado ..."

Outra testemunha (não levantei o nome nem a folha) diz o seguinte: "consta ser a ré cristã-velha por parte do seu dito avô materno Manuel de Sousa, que era parente de uns possuidores que foram da quinta da Lama Redonda que chamavam Pedro de Sousa Furtado e João de Sousa e outros de cuja geração fora um Antonio Furtado de Brito Beneficiado na igreja de Armamar e servia de Reitor por alternativa com os mais beneficiados na dita igreja ..."


Espero que lhe sirva alguma coisa. Tem algum parentesco com o Luis Borges Pimentel de Magalhães?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#236460 | tmacedo | 14 ago 2009 09:02 | Em resposta a: #236312

Caro João Braz:

Muito obrigado.

Dos nomes que refere é-me familiar o Gaspar Pacheco de Lima. Encontrei-o em Vila Real e Guiães.
Os Borges Pimentel foram por mim estudados há anos. Não descendo do Luis Borges Pimentel de Magalhães. Tenho no entanto familiares próximos que descendem, por varonia, do mais remoto deles que viveu em Vila Real na segunda metade do século XVl.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#241948 | SilverStar | 14 out 2009 13:15 | Em resposta a: #236460

Exmo. Senhor,

Encontrei esta página e as várias missivas quando procurava confirmar uma informação que me foi transmitida pelo meu Pai sobre José Maria de Magalhães Pinto Ribeiro, Juíz Conselheiro, dono da Casa e Quinta do Roçafes, em Travanca de Armamar, tio-avô dos actuais donos da Quinta de Lama Redonda.

Por ter vivido a minha infância muito perto desta família Pinto Ribeiro, posso dizer-lhe que no final da década de 60 a casa pertencia ao Dr. Fernando de Magalhães Pinto Ribeiro, irmão do acima referido Dr. José Maria Pinto Ribeiro e irmão, também, do Dr. Artur de Magalhães Pinto Ribeiro, o fundador das Casas do Douro (pai de Fausto Pimentel Pinto Ribeiro) e cuja vida está ligada à Vila de Mesão Frio, onde está sepultado.

Por morte do Dr. Fernando Pinto Ribeiro a Quinta de Lama Redonda passou para a propriedade de sua filha única, D.
Helena Maria Pinto Ribeiro - Silva Araújo por matrimónio - pois casou com um pioneiro das novas técnias da anestesia moderna, Dr. Manuel da Silva Araújo, falecido em 27 de Abril de 2007.

A quinta de Lama Redonda foi recentemente colocada à venda pela sua proprietária, residente no Porto, neta do Dr. Fernando Pinto Ribeiro, e única herdeira. Como curiosidade, deixe-me informá-lo que é desta família que provem a Dra Maria Margarida Marques Teixeira de Azevedo Pinto Ribeiro Sousa Uva, mais conhecida por Margarida Sousa Uva, Durão Barroso, por matrimónio - o Dr. José Maria Pinto Ribeiro era seu avô materno - pelo que a actual proprietária de Lama Redonda é sua prima.

Espero que estas informações lhe sejam úteis. Ao seu dispôr para mais detalhes, caso seja do seu interesse.

R.M. Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#242534 | gueca | 22 out 2009 13:04 | Em resposta a: #241948

Saudações Silver Star

Só alguns esclarecimentos à sua missiva.
Apresnto-me a todos, antes de mais nada: Maria Alexandra Pimentel Silva Araújo.
Silva Araújo de meu Pai, Manuel Bento Soares Silva Araújo, anestesista e falecido no dia 26 de Abril de 2006 e que por testamento deixou a Quinta de Lama Redonda a meu filho e seu neto, Rui Pedro Araújo Salgado, ficando o usufruto para sua avó Maria Helena ( e não Helena Maria).

Minha mãe (Maria Helena Ferreira de Mendonça Pimentel Silva Araújo), actual usufrutuaria da Quinta de Lama Redonda, é filha do Dr. Fernando Carlos de Magalhães Mendonça Pimentel que não era irmão do Juiz Conselheiro da Casa Grande de Travanca e de Roçafes (Travanca de Armamar), mas sim primo.

Mais esclareço que na sequência do que atrás foi dito, não fui herdeira da Quinta, bem pelo contrario, e em consequência ainda, não fui eu quem colocou a Quinta à venda mas sim o seu proprietário e meu filho, Rui Salgado residente em Bruxelas.
Como Mãe e residente em Portugal, ajudo nessa transacção comercial: eis o meu papel - que cumpro com todo o agrado!

De momento é tudo. tenho a dizer que fiquei muito espantada pelo interesse por Lama Redonda neste forum e gostei de ver o meu amigo Pedro Villa Franca como participante.

Obrigada Silver Star !

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#242569 | jaboo | 22 out 2009 19:11 | Em resposta a: #242534

Cara Maria Alexandra Pimentel Silva Araújo,

Lancei esse tópico porque eu descendo (por via bastarda) de Rodrigo de Sousa Pereira que era proprietário da Quinta da Lama Redonda no principio do sec. XVII. Agradeço os seus esclarecimentos quanto a situação actual dessa Quinta.
Aproveito a ocasião para lhe perguntar se sabe se existem documentos publicados (do tipo genealogias manuscritas) sobre os vários proprietários da Lama Redonda ao longo dos séculos.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#242597 | gueca | 23 out 2009 10:21 | Em resposta a: #242569

Bom dia João Braz,

Muito gosto em conhecê-lo.

Sei que há documentação antiga que foi analisada pelo meu amigo Pedro Villa Franca e que está na posse de minha Mãe. Dada a sua idade e dado que Villa Franca é participante deste Forum, talvez contactar com ele possa ser uma ajuda...

Peço desculpa mas não sou a pessoa certa para o auxiliar neste tipo de matéria... tenho imenso respeito pelos meus familiares e amigos profissionais da Genealogia e da Heráldica, mas eles sabem bem que não tenho esse tipo de perfil...

Votos de boa sorte, obrigada e até sempre,
Alexandra Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#242616 | jaboo | 23 out 2009 16:11 | Em resposta a: #242597

Cara Alexandra Araújo,

Mesmo assim agradeço a sua boa vontade.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#290654 | Artur Pinto Ribeiro | 07 nov 2011 23:21 | Em resposta a: #241948

Boa noite, SilverStar quem é o senhor ? Eu sou bisneto do senhor Artur de Magalhães Pinto Ribeiro, neto de Artur Pinto Ribeiro e filho de Aloísio Cardoso Pinto Ribeiro. preocupei-me à pouco tempo em querer saber mais sobre os meus antepassados, e deparo-me com a tese de mestrado do meu bisavou e com este site em que falam da minha família toda, pff senhor SilverStar queria falar consigo acerca deste assunto, pff contacte-me: arturribeiro125@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#317322 | jaboo | 16 nov 2012 02:54 | Em resposta a: #236218

Caro António Taveira,

Consegui finalmente entroncar os meus Sousas da Quinta da Lama Redonda aos Sousas referidos no processo da Helena Maria. Sou afinal descendente (por bastardia) do Lourenço de Sousa Pinto, da Quinta da Lama Redonda do qual o António me tinha falado há já 3 anos ... o meu 8o avô Francisco de Sousa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=544415) era filho natural do dito Lourenço de Sousa Pinto e de Francisca Pereira, moça solteira de S.Cosmado. Essa Francisca tinha tido já um filho natural com João de Sousa, da mesma Quinta da Lama Redonda, o qual penso era tio materno do Lourenço.

Lourenço de Sousa Pinto era irmão de João Correia de Vasconcelos, da Quinta da Lama Redonda, falecido em Tões a 11/11/1699 (testamenteiro foi o dito seu irmão). Penso que eram ambos filhos de Gonçalo Correia Pinto e sua mulher D. Maria (de Sousa Pereira), da Quinta da Lama Redonda.

Qualquer dado que tiver sobre Lourenço de Sousa Pinto ou esses Correia Vasconcelos/Correia Pinto (que penso eram dos lado de Vila Real) será bemvindo.

Abraços,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#318082 | jaboo | 24 nov 2012 21:09 | Em resposta a: #236218

Caro António Taveira,

Recebi uma notificação do Geneall dizendo que a minha mensagem deixada neste tópico tinha sido respondida mas quando utilizei o link para consultar a resposta, nada ... a mensagem foi apagada. Não sei se foi o António que respondeu ao não mas se foi peço-lhe que mande novamente a sua mensagem.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Sousas da Quinta da Lama Redonda

#318684 | Artur Pinto Ribeiro | 05 dez 2012 15:30 | Em resposta a: #242534

Sra Maria Alexandra Pimentel Silva Araújo , eu sou bisneto do senhor Sr. Dr. Artur de magalhães Pinto Ribeiro , curiosamente também me chamo Artur, ao que percebi a senhora é bisneta de um irmão do meu bisavô, o sr. Dr. Fernando Pinto Ribeiro. Ando a algum tempo para descobrir mais a cerca dos meus antepassados e descobri esta página.

Se me poder ajudar a compreender mais sobre a matéria agradecia imenso, se quiser deixo o meu e-mail, para evitar falar aqui em publico, se necessitar de provas mostrar-lhe-ei por e-mail

Resposta

Link directo:

Quinta da Lama Redonda

#366899 | nc19852a | 10 mar 2016 16:35 | Em resposta a: #232884

Boa tarde, venho por este meio solicitar alguma informação sobre Alice de Araujo Cardoso Pinto n. 1891 e m. 1951-Lisboa, c.c. Alberto Julio Gouveia Xavier de Brito em 7.09.1918 .

Segundo informações orais a dita Alice era descendente dos Senhores da casa de Tões, poderá algum dos confrades me ajudar nesta pesquisa.

Desde j+á grato pela atenção dispendida.

Com os meus melhores cumprimentos.

Alberto Xavier de Brito

Resposta

Link directo:

Quinta da Lama Redonda

#373651 | Marilia Mateus | 08 set 2016 00:32 | Em resposta a: #236275

Boa noite! Sou nova por aqui,descendo da família Magalhães de Mendonça. Há pouco estive em travanca de Armamar e encntrei primas . Gostaria de sabet ,caso me possasm informar de mais descendencia em Castelo Mendo.
Agradeço a quem me informar

Resposta

Link directo:

Quinta da Lama Redonda

#442733 | jaboo | 21 ago 2022 23:52 | Em resposta a: #242534

Cara Maria Alexandra Pimentel Silva Araújo,

Tive muito gosto em conhecê-la este Verão e agradeço uma vez mais a bondade que teve em nos deixar visitar a sua Casa. Foi para mim muito emocionate visitar a quinta da Lama Redonda onde viviam antepassados meus do sec XVII. A quinta e casa estão muito bem conservadas!
Deixo-lhe aqui o meu email se tiver interesse em comunicar em privado:

joaobraz_2000@yahoo.com

Como lhe disse quando nos vimos, no livro sobre os Judeus de Lamego que publiquei em 2017, dediquei um capitulo inteiro sobre esses meus antepassados que foram possuidores da quinta antes dessa passar (por casamento) na sua família. Ainda tenho na minha posse um exemplar do livro que terei muito gosto em enviar-lhe por correio se tiver interesse (ou uma versão pdf desse capitulo).

Gostava muito de continuar esse nosso contacto e poder falar consigo um pouco mais sobre a história da Casa.

Abraço
João Braz

Resposta

Link directo:

Quinta da Lama Redonda

#442814 | Artur Pinto Ribeiro | 25 ago 2022 19:38 | Em resposta a: #442733

"Sra Maria Alexandra Pimentel Silva Araújo , eu sou bisneto do senhor Sr. Dr. Artur de Magalhães Pinto Ribeiro , curiosamente também me chamo Artur, ao que percebi a senhora é bisneta de um irmão do meu bisavô, o sr. Dr. Fernando Pinto Ribeiro. Ando a algum tempo para descobrir mais a cerca dos meus antepassados e descobri esta página."

Esta mensagem foi-lhe enviada à algum tempo, mas nunca tive resposta, talvez seja do seu interesse jaboo

Resposta

Link directo:

Quinta da Lama Redonda

#442815 | Artur Pinto Ribeiro | 25 ago 2022 20:14 | Em resposta a: #242534

Sra Maria Alexandra Pimentel Silva Araújo , eu sou bisneto do senhor Sr. Dr. Artur de Magalhães Pinto Ribeiro, neto de Artur Pinto Ribeiro e filho de Aluísio Cardoso Pinto Ribeiro, curiosamente também me chamo Artur, ao que percebi a senhora é bisneta de um primo do meu bisavô, o sr. Dr. Fernando Carlos de Magalhães Pinto Ribeiro. Ando a algum tempo para descobrir mais a cerca dos meus antepassados e descobri esta página.

Se pretender, contacte-me, poderei enviar imensas fotografias: arturribeiro125@gmail.com

Resposta

Link directo:

Quinta da Lama Redonda

#442820 | jaboo | 26 ago 2022 00:51 | Em resposta a: #442814

Caro Artur Pinto Ribeiro,

Agradeço a sua mensagem. Como deixei nas mensagens deste meu tópico tudo o que tiver relação com a quinta da Lama Redonda é de meu interesse. Sabe como o seu bisavô entronca na familia? Deve de certo ser pelo ramo dos "Magalhães Pimentel" pois este era o apelido de Teodosia de Magalhães Pimentel, esposa do meu antepassado Lourenço de Sousa Pinto, que foi o ultimo dono da quinta antes desta passar para as sobrinhas da dita Teodosia.
Como não conheço a naturalidade desses ramos, ainda não consegui recuar para tras e para entroncar os diversos ramos.
Cumprimentos
João Braz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen