Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233048 | jomimota | 30 jun 2009 23:32

Caros Confrades,

Abro este tópico, após ter verificado a existência de vários confrades torrienses e outros com interesses na região, como forma de trocar informações, centralizando estas num único tópico, o que facilitará a respectiva consulta.
Como já referi em outros tópicos dispersos, os meus antepassados familiares centram-se quase exclusivamente na região, com excepção do meu apelido "Mota".
Assim na região tenho particular interesse pelas freguesias da cidade (S. Pedro e Santiago, Santa Maria e S. Miguel), Turcifal, Carmões, Freiria, Ventosa e S. Pedro da Cadeira, sendo que os apelidos usados pelos meus familiares são:
Rodrigues, Alves, Carvalho, Canha, Veiga e Fialho.
Espero que este tópico venha a ser do interesse dos demais confrades.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233106 | cverde | 01 jul 2009 19:08 | Em resposta a: #233048

Caro Jorge Mota

Terá por acaso alguma informação que me permita localizar a freguesia da naturalidade de José Maria ALVES Cardoso http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1074342

natural de Torres Vedras (c. 1818) filho de Manuel Alves Cardoso e Maria José Fortunata da Franca?

Desde já agradeço alguma pista.

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233108 | AST | 01 jul 2009 19:09 | Em resposta a: #233048

Jorge Mota e confrades,

A mim interessam os Torres de Torres Vedras.

Atenciosamente,
Aaron

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233116 | zedamas | 01 jul 2009 20:36 | Em resposta a: #233048

Caro Jorge Mota

tenho vários registos de Santa Maria, mas não são da cidade, mas sim duma área geográfica a norte do concelho, que é hoje a Freguesia de campelos, havendo Rodrigues e Alves, duvido que haja ligações, mas só vendo.
tenho o levantamento dos registos de baptismos e casamentos daquela área.
se enviar dados mais concretos posso ver na minha base de dados.

Cumprimentos

Damas

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233119 | biblos | 01 jul 2009 20:40 | Em resposta a: #233048

Caro Jorge Mota,

Pergunto-lhe se na região que estuda nunca ouviu nenhuma referência a alguém conhecido como Conde Faneira. Sei que pessoas relacionadas com esta família moravam num prédio, em Torres Vedras, onde agora está instalada a sede do PSD. Na família existia o nome próprio invulgar de Basaliza ou Basilissa.
Obrigado por qualquer esclarecimento.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233136 | jomimota | 01 jul 2009 21:48 | Em resposta a: #233119

Boa Noite,

Em relação a Conde Faneira, este nome/apelido não me diz nada.
Quanto ao prédio que refere este situa-se em pleno centro de Torres Vedras.
Quanto ao nome próprio Basaliza, lembro-me de o meu pai referir uma Senhora que viva na zona do Castelo (freguesia de Santa Maria do Castelo), com esse nome.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233137 | jomimota | 01 jul 2009 21:51 | Em resposta a: #233106

Caro Confrade,

Pessoalmente nunca me cruzei com os nomes que referiu.
No que diz respeito ao apelido Cardoso, em Torres Vedras, sugere-me uma casa comercial que existiu no Largo do Municipio, que se denominava "Carlos Cardoso".

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233140 | jomimota | 01 jul 2009 22:04 | Em resposta a: #233116

Caro Confrade,

Agradeço desde já a sua atenção.
Para que se possa situar, posso adiantar-lhe que o meu Rodrigues, foi o que deu origem à sociedade "Ângelo Custódio Rodrigues, CRL", meu trisavô e à ACRAL, que tem origem no Turcifal. Quanto ao "Alves", com origem na mesma localidade, aparece-me em resultado do casamento do meu bisavô José Napoleão Pereira Jr(natural de Ventosa / Alenquer) com Maria da Purificação Alves, cuja irmã era casada com Anselmo Torres.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233142 | jomimota | 01 jul 2009 22:05 | Em resposta a: #233106

Caro Confrade,

Pessoalmente nunca me cruzei com os nomes que referiu.
No que diz respeito ao apelido Cardoso, em Torres Vedras, sugere-me uma casa comercial que existiu no Largo do Municipio, que se denominava "Carlos Cardoso".

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233144 | jomimota | 01 jul 2009 22:10 | Em resposta a: #233108

Caro Confrade,

Os únicos "Torres", que conheço são ainda meus primos afastados, e resultam do casamento de um Sr. Anselmo Torres (que não era natural), com uma Sra. Aurora Alves, proprietários de uma Ouriveraria em Torres Vedras. Viveram na primeira metade do Sec. XX.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233148 | mosorio | 01 jul 2009 22:33 | Em resposta a: #233048

Olá Confrade Jorge Mota,

Não esperava mas encontrei antepassados no Turcifal, Cadriceira , o apelido é da Ascenção , o padrinho de baptizado de Eugénia da Ascenção foi um senhor de apelido Miranda da Quinta do Manjapão, conheço bem esta região onde trabalho desde 1980 na área da saúde. Sei que os paroquiais de Abubereira ?/ Mafra estão na TT online,mas não sei como pesquisar. Algum dos confrades pode ensinar-me ?

Melhores cumprimentos

Maria Emília Osório

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233153 | biblos | 01 jul 2009 22:41 | Em resposta a: #233136

Caro Jorge Mota,

Agradeço-lhe as informações. Por acaso não conhece o apelido da Senhora que refere? Procuro uma senhora de nome Basaliza, que já no início da décade de 60 teria idade avançada. Trata-se de uma parente afastada, que o meu pai visitava em criança, na altura do Carnaval. Depois, o contacto perdeu-se.
Julgo que essa família teria também ligações à praia de Santa Cruz e a uma quinta na zone de Torres Vedras, mas tudo isto são memórias da primeira infância de meu pai. Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233155 | cverde | 01 jul 2009 22:48 | Em resposta a: #233137

Muito obrigado pela pronta e amável resposta. É possível que exista alguma ligação.

Cumprimentos

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233158 | cverde | 01 jul 2009 23:03 | Em resposta a: #233116

Caro Damas

Terá por acaso na sua base de dados da freguesia de Campelo alguma informação sobre José Maria ALVES Cardoso (c. 1818) filho de Manuel Alves Cardoso e Maria José Fortunata da Franca?

http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1074342

Desde já agradeço alguma pista.

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233160 | zedamas | 01 jul 2009 23:17 | Em resposta a: #233158

tenho alguns Cardoso, com origem em Paião, Figueira da Foz, não vejo ligação com os seus.

Damas

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233164 | cverde | 01 jul 2009 23:43 | Em resposta a: #233160

Muito obrigado pela pronta e amável resposta.

Cumprimentos

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233185 | jomimota | 02 jul 2009 09:18 | Em resposta a: #233148

Caro Confrade,

Que eu saiba os únicos paroquiais do Distrito de Lisboa que se encontram em linha são os de Torres Vedras (completo), e duas freguesias do concelho de Lisboa.

O sítio tem o seguinte endereço:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/

embora neste momento não se encontre em linha.

Depois é colocar o nome da freguesia no campo "Local", e deverão entre outras coisas aparecer os respectivos paroquiais.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233342 | Vieiraposo | 04 jul 2009 11:35 | Em resposta a: #233048

Caro Jorge Mota

Em pesquisas realizadas no AD Faro, encontrei a ascendência de um tertra avô, cuja avó paterna penso ser de Torres Vedras, embora não tenha a certeza pois a letra não está muito legivel. No entanto vou deixar-lhe os dados, pode ser que me consiga ajudar neste ramo.
Assim:
- Maria da Boa Hora, natural de Torres Vedras CC Francisco Rodrigues da Veiga, natural de Albufeira, Algarve. Deste casamento nasceu João da Luz, natural da frguesia da Sé, Faro que veio a casar com Maria Inácia, natural de Pêra, Silves.

Consegue encontrar alguma ligação entre a Maria da Boa Hora e os Veigas? Intriga-me um casamento entre pessoas de terras tão distantes, por isso penso que ou a Maria da Boa Hora tem ascendência no Algarve ou então o seu marido Francisco Rodrigues da Veiga tem ascendência em Torres Vedras, mas são meras suposições que só serão esclarecidas com a pesquisa que vou efectuar na TT.

Agradeço alguma informação importante,

Cumprimentos

Vieira Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233343 | jomimota | 04 jul 2009 11:47 | Em resposta a: #233342

Caro Confrade,

O apelido Veiga, na minha família só passou a ser usado em 1803, com Manoel Francisco da Veiga, e nem nos seus descendentes ou ascendentes encontro uma Maria da Boa Hora.
De qualquer forma, parece-me que o apelido Veiga no seu caso dizia respeito a Francisco Rodrigues da Veiga, e não à Maria da Boa Hora. Esta, se soubesse a sua filiação já seria mais fácil de fazer alguma ligação.
Contudo o apelido Veiga, dada a sua origem toponimica está disseminado um pouco por todo o país.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#233344 | Vieiraposo | 04 jul 2009 11:56 | Em resposta a: #233343

Caro Confrade,

Como lhe disse este ramo já está esgotado em Faro, terei que pesquisar na TT para encontrar a filiação desta Maria da Boa Hora. Não sei de onde surge o Veiga pois tal apelido não é passo ao meu penta avô que é apenas João da Luz.
No entanto agradeço a sua informação.

Agradeço qualquer informação relevante.

Os melhores cumprimentos

Vieira Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#262652 | Banzai | 22 set 2010 14:30 | Em resposta a: #233148

Olá Maria Emília


Só agora, e por acaso, vi esta sua mensagem. Diga datas e talvez a possa ajudar.
Abobereira pertence à freguesia da Azueira/Mafra.

Responda


JFCunha

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#265062 | CesarMarins | 09 nov 2010 19:03 | Em resposta a: #233048

Prezados,

Procuro referências de Manoel Alves Cardoso (ou Cardozo) casado com Joanna Moreira de Miranda, pais de Antonio Cardoso (Cardozo) de Miranda, nascido em Portugal por volta de 1832 que imigrou para o Brasil.

Antonio Cardoso de Miranda era casado com Júlia. Desconheço se Júlia era portuguesa ou brasileira. Antonio e Júlia são avós da minha avó paterna. Antonio e Júlia faleceram nas décadas que precederam e sucederam a virada do século XIX e estão sepultados na cidade de São José do Barreiro, estado de São Paulo, Brasil.

Encontrei este forum que fala de Manuel Alves Cardosoa partir de pesquisa no Google onde consta em 1829 a existência dessa pessoa na Gazeta de Lisboa.

Agradeço qualquer informação.

Carlos Cesar Silva Marins

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271176 | DanielOliveira | 22 fev 2011 18:34 | Em resposta a: #262652

Caro JF Cunha,


Por sugestão da D. Maria Emília Osório recorro a si para perceber se me pode ajudar no seguinte:

Tenho nos meus antepassados (como hexavó) "Dona Maria Senhorinha Barreto de Pina Buitrago", filha de João Barreto de Pina e Ana Alonso Xavier de Buitrago.


Tem informações sobre estas pessoas / família?


Muito obrigado

Daniel Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271194 | Banzai | 22 fev 2011 23:16 | Em resposta a: #271176

Caro Daniel Oliveira,

Partindo do principio que a sua hexavó Maria Senhorinha é a Maria que nasceu em S. Pedro, Torres Vedras a 15/2/1782, filha de João Barreto de Pina Botelho e de Ana Alonso da Nóbrega Altero Buitrago, informo-o do seguinte: João Barreto de Pina Botelho é neto pela parte materna dos meus heptavós Tomás Nunes da Costa, juiz de fora em Torres Vedras em 1755 e posteriormenta desembargador na Guarda e de Paula de Mendonça e Silva, e Ana Alonso é irmã da minha pentavó Leonarda Severa Perpétua da Nóbrega Altero Buitrago.
Assim temos:
1- Maria Senhorinha
2- João Barreto de Pina
3- Ana Alonso
4- João Ambrósio Barreto de Pina
5- Senhorinha Francisca Madalena de Mendonça
6- António Xavier de Buitrago
7- Antonia Caetana de Almeida Lobo
8, 9- não fiz a genealogia dos Barreto de Pina, mas está no Geneall a partir do avô do 4. Descendem de Gil Vicente.
10- Tomás Nunes da Costa
11- Paula de Mendonça e Silva
12- Alonso Abreu de Buitrago
13- Custódia Pereira da Silva
14- Florêncio José de Almeida Quaresma
15- Teresa Maria Arcangela da Silva
20- Francisco Nunes
21- NN
24- Francisco de Buitrago
25- Luísa de Abreu
28- Manuel Pires Quarema
29- Francisca Maria Ferreira
30- Manuel Lobo da Silva
31- Águeda Ferreira
40- Francisco Nunes
41- Silvestra Francisca
42-Pedro Tomé
48- Alonso de Buitrago
49- Isabel de Araújo
60- Francisco João
61- Domingas Lobo
62- João Ribeiro
63- Margarida Gomes
96- Belchior de Buitrago
97- Francisca da Nóbrega
98- Gonçalo Moreira de Altero
99- Margarida de Araújo
194- João de Torres
195- Maria Franca da Nóbrega


É o que lhe posso dizer.
Tenha em conta que o 2 e a 3 são os pais da 1, o 4 e a 5 os pais do 2 e assim sucessivamente.
Espero ter ajudado


com os meus cumprimentos


João Flores Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271195 | vabopi | 23 fev 2011 00:06 | Em resposta a: #271194

Caro João Flores Cunha:

Relativamente ao nº 21 - mãe do nosso ancestral Tomás Nunes da Costa - li "Maria de Jesus" na habilitação deste (Leitura de Bacharéis).

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271196 | DanielOliveira | 23 fev 2011 00:44 | Em resposta a: #271194

Caro João Flores Cunha,

Mais esclarecedor seria impossível. Agradeco-lhe imenso não só pelos dados fornecidos como pela prontidão da apresentação dos mesmos.


Melhores cumprimentos
Daniel Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271197 | DanielOliveira | 23 fev 2011 00:44 | Em resposta a: #271194

Caro João Flores Cunha,

Mais esclarecedor seria impossível. Agradeco-lhe imenso não só pelos dados fornecidos como pela prontidão da apresentação dos mesmos.


Melhores cumprimentos
Daniel Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271292 | vabopi | 24 fev 2011 22:53 | Em resposta a: #271194

Caro João Flores Cunha:

Terá alguma coisa relativa à ascendência da Paula de Mendonça e Silva?

Agradecendo qualquer informação,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271338 | Banzai | 25 fev 2011 19:41 | Em resposta a: #271292

Caro Vasco Galvão:

O que lhe posso dizer é o seguinte.
Tomás e Paula casaram na paróquia de São Nicolau em 1733. O registo encontra-se no LC2 desta freguesia, que como sabe foi arrasada pelo Terramoto, mandado registar a posteriori, 8/2/1793, pelo Cardial Patriarca. Nesta data já ambos tinham morrido. Paula no Varatoto, 1783, onde está sepultada e Tomás antes desta data, mas não sei onde, talvez na Guarda. No referido registo li que Paula era da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Rua Nova. Nos livros desta freguesia encontrei uma Paula nascida em 1705 filha de Manuel da Silva e de Maria Joana. Será esta Paula?

Aproveito para lhe perguntar se conhece as ascendências de Luísa de Abreu, mãe dos filhos do padre Francisco Buitrago, e Custódia Pereira da Silva, mulher de Alonso Abreu Buitrago?

Com os meus cumprimentos,

João Flores Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271356 | vabopi | 25 fev 2011 23:26 | Em resposta a: #271338

Caro João Flores Cunha:

Muito lhe agradeço as informações que me dá. Já tinha procurado sem sucesso o casamento de Tomás e Paula.
Sobre a morte do Tomás, o Dr. António Manuel de Morais no seu livro, referindo o Memorial de Ministros, códice 1075, fl. 340, afirma que quando morreu era Provedor da Guarda havia 9 anos. Possivelmente morreu naquela cidade.

Sobre a Luisa de Abreu "moça limpa", infelizmente nada sei.
A Custódia era filha de António Lopes, natural da freguesia de Real, concelho de Paiva, e de Francisca da Silva, natural da freguesia de Codeçoso do Arco, comarca do Ouvidor de Chaves, termo de Montalegre. (v. Habilitação do Pe. António José de Buitrago, neto da dita Custódia).

Atentamente,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271358 | vabopi | 25 fev 2011 23:30 | Em resposta a: #271356

Errata:

onde está neto da dita Custódia, quis dizer FILHO da dita Custódia, portanto irmão de António Xavier de Buitrago.

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271365 | mba55 | 26 fev 2011 09:07 | Em resposta a: #271356

Caros João Flores Cunha e Vasco Galvão

O Dr. Tomás Nunes da Costa faleceu de repente em Varatojo, onde morava, aos 13 de Julho de 1781 e está sepultado no Seminário de Varatojo, conforme registo no LO3 de TV - S. Pedro e Santiago, F158vº.

Cumprimentos,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271378 | vabopi | 26 fev 2011 13:55 | Em resposta a: #271365

Cara Margarida Antunes:

Obrigado pela indicação (F156vº). Felizmente temos aqui neste e em outros tópicos, um excelente grupo de interessados na região de Torres Vedras.

Atentamente,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271381 | Banzai | 26 fev 2011 14:45 | Em resposta a: #271356

Caro Vasco Galvão:

Diz na sua última mensagem que o Pe. Antonio José de Buitrago é neto da Custódia, sendo assim quem são os pais deste. É que o "registo de Brazão de Armas e Sentença de Justificação de Nobreza de D. António José de Buitrago Capelão Fidalgo da Casa de Sua Magestade e Prior da Vila da Castanheira e de seu irmão D. António Xavier de Buitrago" diz que eles são filhos de D. Alonço Abreu de Buitrago e de sua mulher Dona Custódia Pereira da Silva.

Com os meus cumprimentos

João Flores Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271389 | lenabarret | 26 fev 2011 16:59 | Em resposta a: #271196

Caro Daniel Oliveira

Depois de vêr a tabela tão bem elaborada pelo nosso amigo J.Flores Cunha, venho dar mais uma ajuda:

Assim continuando com a mesma numeração, temos:

8- Cptº Miguel Barreto de Pina

9-D. Isabel da Rocha Trigueiros

16-João Barreto de Pina

17-Marianna Godinho Botelho

32-Manoel Barreto de Pina

33-Maria de Pina Botelho

64-Martim Barreto de Pina

65-Leonor de Faria

128-Luis Vicente de Crastro

129-Joanna de Pina

356-Gil Vicente

357-Milicia Rodrigues

Estes dados encontra-os no Geneall a partir de Miguel Barreto de Pina, se poder ajudar em mais alguma coisa , disponha.

Helena Pina

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271392 | vabopi | 26 fev 2011 17:21 | Em resposta a: #271381

Caro João Flores Cunha:

Vejo que não reparou na minha mensagem seguinte com a errata.

Cumprimenta

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271401 | mba55 | 26 fev 2011 19:33 | Em resposta a: #271381

Caros João F Cunha e Vasco Galvão

Têm algum conhecimento sobre os ascendentes de Manuel Teles de Gouveia e de sua sogra Maria de Sousa de Vasconcelos?

Relativamente ao 1º encontrei no LB1 de S.Pedro e Santiago um Manuel baptizado a 7 Fev 1662 filho de Mateus de Gouveia e de Ana Maria Teles. Será este o nosso antepassado?

Grata por qualquer informação,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271443 | vabopi | 27 fev 2011 14:30 | Em resposta a: #271401

Cara Margarida Antunes:

Sobre o Manuel Teles de Gouveia:

Era filho de Mateus de Gouveia e Ana Maria Teles, casados em 2ªs núpcias dele. Este Mateus tinha casado com Mécia Trigueiros em Sta Maria do Castelo 25.7.1649 de quem teve uma filha Doroteia Trigueiros.
Ainda este Mateus, foi "Meirinho da Correição", proprietário da Vara até 19 de Agosto de 1675 em que a passou à sua filha do primeiro casamento e sabe-se que fez "Venda de Mateuz de Gouvea Meirinho da Correyçaõ de Torrez Vedraz Viuvo de Mecia Trigueyros de h~ua vinha em Sacavem que lhe deixou sua Tia Izabel Duarte e a vende a D.os Vaz por 450- em L.ª em 23 de Fevr.º de 1658 fl. 2."

Sobre a Ana Maria Teles só tenho os filhos:
Manuel Teles de Gouveia bp 13.2.1662
Josefa Maria bp 13.3.1663
João bp 3.12.1664
Ângela bp 23.11.1668

Sobre a Maria de Sousa de Vasconcelos não tenho nada. Só que terá casado e vivido em São Miguel de Palhacana, Alenquer.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271448 | mba55 | 27 fev 2011 15:15 | Em resposta a: #271443

Caro Vasco Galvão

Muito obrigada pela confirmação das minhas "suspeitas" em relação ao Manuel Teles de Gouveia.

Em relação à Ana Maria Telles posso adiantar que era filha de Graciana Teles e , creio que do marido desta, Filipe Marques de Almeida, conforme consta no registo do óbito da Graciana ocorrido em Varatojo a 23 Mai 1685 - TV S. Pedro e Santiago LO1 fl 100vº (I106).

Quanto à Maria de Sousa de Vasconcelos aguardemos que os assentos de Alenquer fiquem "online".

Mais uma vez, muito obrigada.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271463 | Banzai | 27 fev 2011 18:37 | Em resposta a: #271401

Caros Margarida Antunes e Vasco Galvão

As duas referências que encontrei relativas a Maria de Sousa Vasconcelos foram no LC1 Turcifal fl57v (2º casamento de Francisco Botelho de Lemos) e fl114 do mesmo livro (casamento da filha Antónia de Lemos Botelho com Manuel Teles de Gouveia, viúvo de Margarida de Gamboa).

Cumprimenta

JFCunha

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271475 | mba55 | 27 fev 2011 19:30 | Em resposta a: #271463

Caro J F Cunha

Infelizmente também só consegui encontrar essas referências relativamente à Maria de Sousa de Vasconcelos. Penso que só se conseguirá mais alguma informação quando se tiver acesso aos registos paroquiais de Alenquer. De qualquer modo, obrigada por ter respondido à minha questão.

Cumprimentos,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271481 | lenabarret | 27 fev 2011 21:45 | Em resposta a: #271443

Caro Vasco Galvão

Depois de ler uma referencia a um apelido Trigueiros, será que me sabe dizer quem eram os pais de D.Isabel da Rocha Trigueiros? Eu já vi que casou em 1693 TV21-C1-75,com o meu antepassado Cpt Miguel Barreto de Pina, só que o registo está em muito mau estado e não consigo ler.

Com os meus melhores cumprimentos

Helena Pina

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271486 | vabopi | 28 fev 2011 00:24 | Em resposta a: #271481

Cara Helena:

No http://digitarq.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=150707&FileID=_2504936
parece-me ler "....Luis Botelho Trigueiros já defunto e de Mª do Rego Pinheira(?)...."
mas a verdade é que não tenho nenhuma formação em paleologia.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#271603 | lenabarret | 01 mar 2011 21:34 | Em resposta a: #271486

Caro Vasco Galvão

Obrigado, pelo menos já dá para eu ir à procura .
Cumprimentos

Helena Pina

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307281 | Souzares | 01 jun 2012 18:15 | Em resposta a: #271448

Caros confrades
Alguém sabe explicar quais os fundamentos da ascendência do sogro deste Mateus Teles de Gouveia, de nome Francisco Botelho de Lemos, apresentada no Geneall em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1244945
Os assentos paroquiais mencionados, disponíveis on-line, ou não existem ou pertencem a outras pessoas.
No nobiliário do Felgueiras Gayo e na Pedatura Lusitana não é possível encadear esta sequência de ascendência.
Cumprimentos,
Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307337 | vabopi | 02 jun 2012 17:07 | Em resposta a: #307281

Caro Confrade,

O sogro de Manuel Teles de Gouveia está aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1197513
é referido em A. Ferreira do Amaral, Barretos e Outros

esse outro que referiu é um homónimo.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307340 | vabopi | 02 jun 2012 17:53 | Em resposta a: #307337

Caro Confrade,

Completando a minha msg anterior, aqui fica o baptismo do Francisco Botelho de Lemos (filho), que foi sogro do Manuel Teles de Gouveia:
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3671157
a fls 58v. (último assento)

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307363 | Souzares | 03 jun 2012 01:23 | Em resposta a: #307340

Caro Confrade
Muito obrigado pela pronta resposta.
Não tinha acedido ainda aos assentos paroquiais de S. Tiago de Torres Vedras, apenas consultei a Paróquia de São Pedro e Santiago, o que explica as dificuldades apontadas.
Contudo, consultados os novos assentos, constato que os mesmos não permitem aceder às ascendências de Francisco de Lemos Botelho e de Filipa da Cunha Soares, conforme indicadas no Geneall. Será que essas ascendências vêm mencionadas no livro de A. Ferreira do Amaral, Barretos e Outros?
Cumprimentos,
Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307371 | vabopi | 03 jun 2012 11:01 | Em resposta a: #307363

Caro Confrade:

Os Botelho de Lemos são tratados em "Barretos e Outros" ao longo de 28 págs que só parcialmente estão reproduzidos na BD do Geneall. Entre as fontes nele indicadas, encontram-se além de inúmeros assentos, Chancelarias Régias e da Ordem de Cristo, Mercês, Sanches de Baena, Andrade Leitão, e outros autores.

Se procura alguma informação específica que conste do livro, poderei ajudar.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307383 | Souzares | 03 jun 2012 13:51 | Em resposta a: #307371

Caro confrade

Antes de mais o meu muito obrigado pela amabilidade colocada na pronta disponibilidade da sua resposta.
O particular interesse sobre esta família Lemos Botelho advém de um casamento de um meu ancestral ANTÓNIO JOSÉ DA CUNHA TELLES, filho de Francisco da Cunha Teles e de sua mulher Maria da Costa, batizado a 08/09/1678, na Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena de Mós, em Tarouca, que casou a 16/05/1720, na Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo em Torres Vedras, com FRANCISCA DE LEMOS BOTELHO, batizada a 16/10/1701, na Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo em Torres Vedras, filha de Manuel Telles de Gouveia e de sua mulher Antónia de Lemos Botelho.
O que conheço basicamente destes Lemos Botelho de Torres Vedras é o que está tratado no Geneall e disponibilizado nos registos paroquiais acessíveis on-line, ou seja:
Manuel Teles de Gouveia, batizado a 13.02.1662, na Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo em Torres Vedras, filho de Mateus de Gouveia, M. 14/09/1676, e de Ana Maria Teles (M. 10/07/1686), neto materno de Filipe Marques de Almeida e materno de Graciana Teles (M. São Pedro, Varatojo 23.05.1685).
Viveu na sua quinta do Varatojo.
Casou no Turcifal, em 23.12.1700, com Antónia de Lemos Botelho batizada a 03/05/1677, na Igreja Paroquial de S. Miguel do Pereiro de Palhacana, em Alenquer, filha de Francisco Botelho de Lemos, batizado a 09.09.1647 na Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo em Torres Vedras, M. 12.10.1698, e de Maria de Sousa e Vasconcelos, da freguesia de S. Miguel de Palhacana.
Este Francisco Botelho de Lemos era filho de outro Francisco Botelho de Lemos, morreu em São Tiago 03.10.1665, casou com Filipa da Cunha Soares (M. Torres Vedras, São Tiago, em 04.09.1678).

Estes são os dados que disponho, recolhidos com base nos registos paroquiais acessíveis pela internet. Vejo que o Geneall desenvolve ainda sem divulgar as fontes de:
• Os pais de Filipa da Cunha Soares (Rodrigo da Cunha Soares e Maria Francisca de Brito);
• Uma série de ancestralidade do Francisco Botelho de Lemos que casou com Filipa da Cunha Soares.
A questão que lhe pedia o favor de informar é se esse livro “Barretos e Outros” confirma ou não este desenvolvimento do Geneall.
Agradecendo desde já toda a disponibilidade manifestada, subscrevo-me,
Com os melhores cumprimentos,
Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307403 | vabopi | 03 jun 2012 18:51 | Em resposta a: #307383

Caro Confrade (e primo!):

Descendo também do Manuel Teles de Gouveia e Antónia de Lemos Botelho, mas por outra filha destes, a minha 8ª avó Iria.

Sobre a sua ascendente Francisca, Augusto Ferreira do Amaral, sem lhe apontar a descendência, diz apenas:
"D. Francisca de Lemos e Gouveia, baptizada em Torres Vedras (Santa Maria do Castelo) a 16-11-1701 (TV SMC - B1, fls 129). Casou na mesma freguesia a 16-5-1720 (TV SMC - C1, fls 69) com António José da Cunha Veloso, natural de Mós, filho de Francisco da Cunha e de Maria da Costa."

Sobre Filipa da Cunha Soares:
"... filha de Rodrigo da Cunha Soares, natural da Quinta da Graciosa, termo do Porto e de Maria Francisca de Brito, neta paterna de António Soares de Albergaria e de Maria da Cunha de Faria"

Sobre os ascendentes de Francisco Botelho de Lemos (pai), constam apenas os que estão reproduzidos na BD do Geneall até à geração Diogo Fernandes Galhardo/Veríssima de Ribafria Botelho.

Permita-me ainda que corrija a informação do baptismo do Manuel Teles de Gouveia, que foi na data que indicou mas em São Pedro e Santiago. Igualmente o Francisco Botelho de Lemos (filho), foi baptizado na data indicada, mas em São Tiago.

Ficando à disposição, cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307416 | Souzares | 03 jun 2012 20:30 | Em resposta a: #307403

Caro confrade e primo

A Antónia de Lemos Botelho, irmã da sua 8.ª avó, é minha 6.ª avó, por dois lados, quer da parte da minha avó materna, quer pelo lado da avó paterna; agora é só questão de fazer contas ao parentesco.
Obrigado pelas explicações apresentadas, as quais permitiram ficar a saber mais alguma coisa sobre estes ramos da minha família.
Se desejar conhecer este ramo da família que de Torres Vedras veio radicar-se no Norte é só pedir.
Mais uma vez agradecendo desde já toda a disponibilidade manifestada, subscrevo-me,
Com os melhores cumprimentos,
Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307438 | Souzares | 04 jun 2012 11:48 | Em resposta a: #307403

Caro confrade e primo

Permita-me ainda que lhe coloque mais uma questão:
Não será este Rodrigo da Cunha Soares (natural da Quinta da Graciosa, termo do Porto, filho de António Soares de Albergaria e de Maria da Cunha de Faria) irmão de António Soares da Cunha, natural da Graciosa, casado com D. Maria de Carvalho, que refere Felgueiras Gayo em Abreus § 44 N.º 10 e que passo a transcrever:

“9 D. Maria da Cunha Perestrelo mulher de António Soares de Albergaria teve
10 António Soares da Cunha natural da Graciosa casado com D. Maria de Carvalho § 68”

O nome do pai é comum António Soares de Albergaria, a localidade também é comum Graciosa ou “quinta da Graciosa”, o nome da mãe apenas difere num apelido: Faria versus Perestrelo. Os supostos irmãos têm os mesmos apelidos só que por ordem inversa.
Esta ascendência de António Soares da Cunha mencionada por Felgueiras Gayo em Abreus § 44 N.º 10, está ainda reproduzida no Genea em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182577
Com os melhores cumprimentos,
Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307441 | Banzai | 04 jun 2012 13:52 | Em resposta a: #307403

Caro Vasco Galvão:

Penso que a ascendencia de Francisco Botelho de Lemos (pai) poderá ser justificada pelas HFSO do seu genro Rodrigo Oliveira da Fonseca, que eu não li.
Da obra de Rogerio Figueiroa Rego, "Alguns Sumários das Notas dos Tabeliães de Torres Vedras" vol.I vemos que João Botelho de Lemos casado com Camila da Silva era filho de Fernão Botelho de Lemos. Na "Pedatura Lusitana" de Cristovão Alão de Morais, que foi juiz de fora em Torres Vedras de 1662 a 1666, lemos que este João era filho de um outro João. Trata-se certamente de uma gralha dos editores.

Cumprimenta,

JFCunha

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307484 | vabopi | 04 jun 2012 22:37 | Em resposta a: #307441

Caro João Flores Cunha:

Muito lhe agradeço a contribuição para esta questão. Assim que possível vou ver as Habilitações que refere, e de que eu desconhecia a existência.

Cumpromenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307487 | vabopi | 04 jun 2012 22:49 | Em resposta a: #307438

Caro Confrade:

É muitp provável que assim seja, dificilmente não serão irmãos.
Seria óptimo se fosse possível a confirmação noutra fonte. Procurei na Pedatura - que tenho à mão - mas não encontrei nada de útil para o caso. Pode ser que a HFSO referida pelo confrade João Flores Cunha traga alguma luz.
Darei notícias se assim for.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307598 | vabopi | 06 jun 2012 17:40 | Em resposta a: #307484

Caro Confrade Souzares e João Flores Cunha:

Como se esperava, não se retira do processo de HSO do Rodrigo Oliveira da Fonseca informação decisiva sobre se o Rodrigo da Cunha Soares e o António Soares da Cunha serão ou não irmãos. Confirma que o Rodrigo da Cunha Soares foi filho de António Soares de Albergaria e de Maria da Cunha de Faria, da Quinta da Graciosa "termo da vila da Bemposta, meia légua fora da vila, e oito léguas da cidade de Coimbra no caminho do Porto". Refere-se a S. João de Loureiro, onde existe a capela da Graciosa, no concelho de Oliveira de Azeméis.

Refere ainda - o que poderá ser uma boa pista - que o Rodrigo da Cunha Soares teve um irmão padre João Francisco, benificiado na Igreja de Santa Maria do Castelo, em TV.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#307612 | Souzares | 06 jun 2012 21:59 | Em resposta a: #307598

Caros Confrades

Uma pista:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:gZDZKJ3YKC0J:www.geneall.net/P/forum_msg.php%3Fid%3D175354+%22Pinheiro+da+Bemposta%22+Graciosa&cd=2&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt
Está de acordo com as indicações geográficas indicadas.
Continuemos a investigar que lá acabaremos por chegar.
Com os melhores cumprimentos,

Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#308582 | mba55 | 19 jun 2012 17:32 | Em resposta a: #307598

Caros confrades

Já há muito tempo que também eu me questiono se Maria da Cunha de Faria e Maria da Cunha Perestrelo serão a mesma pessoa. Tendo agora conhecimento que o padre João Francisco é irmão de Rodrigo da Cunha Soares, descobri que no seu assento de óbito ocorrido a 13 Jan 1640 (TV SMC M1 F157vº I154) consta como sua testamenteira a sua sobrinha Isabel Soares cc Diogo de Bairros. Ora esta Isabel foi madrinha de 2 crianças na freguesia de S.Pedro e S.Tiago. Num dos registos vem como Isabel Soares da Cunha, irmã de Filipa da Cunha, noutro vem como Isabel Soares de Pina, sobrinha do padre João Francisco beneficiado em Sta Maria do Castelo. Ora de onde vem este apelido Pina? De Antónia de Pina Mascarenhas cc Bento da Cunha Perestrelo, supostamente sua bisavó? Já agora, refiro ainda que Filipa e Isabel tinham um irmão, também ele padre, chamado Manuel da Cunha.

Cumprimenta,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#308589 | vabopi | 19 jun 2012 19:05 | Em resposta a: #308582

Cara Margarida:

Com mais esse excelente e elaborado contributo seu, parece não restarem dúvidas de que Maria da Cunha de Faria e Maria da Cunha Perestrelo serão a mesma pessoa, e portanto Rodrigo da Cunha Soares irmão de António Soares da Cunha Q.E.D. !

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#308591 | mba55 | 19 jun 2012 19:27 | Em resposta a: #308589

Caro Vasco

Também concorda comigo. É bom saber isso.

E em relação a Maria Francisca de Brito cc Rodrigo da Cunha Soares, sabe quem são os seus ascendentes?

Cumprimenta,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#308675 | vabopi | 20 jun 2012 14:44 | Em resposta a: #308591

Cara Margarida,

Infelizmente nada posso adiantar relativamente a Maria Francisca de Brito. É referida em "Barretos e Outros" mas apenas como mãe de Filipa da Cunha Soares, sem mais informação.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#365295 | tcmrico | 21 jan 2016 17:31 | Em resposta a: #233048

Boa tarde. Estou a fazer uma investigação genealógica e gostava de encontrar familiares do Sr. Daniel de Oliveira casado com D. Francolina Pereira. Foram dos primeiros colonos de Cabinda. Creio que alguns dos descendentes residem em Torres Vedras.

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#365329 | ruiarias07 | 23 jan 2016 03:04 | Em resposta a: #233048

Boa noite,

Tenho dúvidas sobre onde se encontra a dita Quinta da Graciosa, àguas doces, e Lugar da Sanguinheira, de onde provém alguma da minha ascendência, a qual vou indicar:

1.JOÃO GONÇALVES PALMEIRO nasceu no dia 6 de Julho de 1727, em Ponte de Sor. Filho de João Gonçalves nº 2 e de Margarida Pires de Almeida, Filha de Francisco Pires e de Brites de Almeida.

2. JOÃO GONÇALVES nasceu em 1695, em Coimbra, Couto de Cadima, São João da Quintã, Lugar da Sanguinheira. Filho de Manuel Fernandes Valentim nº 3 e Ana Francisca (quando casou já era viúva de Domingos Tomé). Foi solenemente Baptizado no dia 13 de Outubro de 1695, na Igreja se São João da Quintã. Foram seus Padrinhos: o Padre Francisco Mendes, e Baptista Rodrigues Serena.

3. MANUEL FERNANDES VALENTIM nasceu no Distrito de Coimbra, Concelho de Cantanhede, Lugar da Sanguinheira. Filho de Manuel Fernandes Valentim nº4 e Catarina Fernandes. Era morador no Lugar da Graciosa. Casou-se com Ana Francisca, no dia 7 de Janeiro de 1688, na Igreja de São João da Quintã. Foram Padrinhos de Casamento: Manuel Cristóvão e João Fernandes.

4. MANUEL FERNANDES VALENTIM nasceu no Distrito de Coimbra, Concelho de Cantanhede, Freguesia da Tocha, Lugar da Água Doce, Quinta da Graciosa. Casou com Catarina Fernandes que nasceu no Distrito de Coimbra, Concelho de Cantanhede, Freguesia da Tocha, Lugar da Água Doce, Quinta da Graciosa. Tiveram três filhos:

- Manuel Fernandes Valentim
- Ana Francisca
- Juliana Antónia

Muito Agradecido.

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#365332 | saintclair | 23 jan 2016 13:30 | Em resposta a: #365329

#365170 | saintclair | 17 Jan 2016 11:09 | Em resposta a: #365164

-
Caro Rui;
... Só por mera curiosidade, de que ano era o documento
que abordava esse Procurador de Causas?
Fica à espera da sua resposta.
Obrigado
Saintclair

Resposta

Link directo:

Zona Gandaresa

#365344 | saintclair | 23 jan 2016 21:28 | Em resposta a: #365332

-
Caro Rui;
Pelos dados obtidos, os seus familiares terão ido da zona Cantanhede/ Tocha,
para a zona " Caramela"..... Pinhal Novo.... Palmela.
As zonas que menciona situam-se nas freguesias de Cantanhede e Tocha,[Gandareses].
Sc.

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#365345 | ruiarias07 | 23 jan 2016 21:40 | Em resposta a: #365332

Boa noite,

E antes demais muito agradecido.

O Procurador de Causas era de Proença-a-Velha, mas deixou a sua descendência em São Miguel d'Acha. Chamava-se João Crisóstomo Nunes, que nasceu por volta de 1793, e faleceu no dia 29 de Agosto de 1865 em São Miguel d'Acha, era filho de João Crisóstomo Nunes, Lavrador, natural de Proença a Velha, e de Maria Vicente. Casou com Dona Constança Delfina, natural de São Miguel d'Acha, filha de Gonçalo José Antunes Cordeiro e de Maria Gertrudes Freire.

E já agora disse-me que esta malta de Cantanhede, é da Caramela? Pinhal Novo e Palmela, são os do Distrito de Setubal? Agora fiquei para aqui baralhado. :)

Muito agradecido.

Rui

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#365346 | ruiarias07 | 23 jan 2016 21:49 | Em resposta a: #233048

Agora percebi. Os meus Ascendentes como vê, e neste ramo, sairam de Cantanhede e entraram em Ponte de Sor no inicio do século XVIII. Se outros filhos do Manuel Fernandes Valentim se fixaram no Pinhal Novo, isso já não sei.

Mas tenho uns primos de apelido Tempera, descendentes deste casal que foram de Ponte de Sor para o Pinhal Novo na década de 40.

Agradecido

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#365347 | saintclair | 23 jan 2016 21:51 | Em resposta a: #365345

-
Caro Rui;
Obrigado pela sua informação.
Envio um tópico que ainda é recente para vc.
analisar sobre a vinda dos Gandareses para zona
Distrito de Lisboa, pois o Distrito Setúbal só foi criado
muito mais tarde.[ano 1926 pela ditadura militar].
http://geneall.net/pt/forum/167759/caramelos-movimento-migratorio-da-regiao-de-coimbra-para-palmela-de-finais-do-sec-xviii-ate-ini/#a365052
Cumptºs
Sc.

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#365387 | ruiarias07 | 25 jan 2016 04:56 | Em resposta a: #233048

Tenho algumas coisas também da Zona de Torres, Palhacana, Dois Portos, Carmões, Carvoeira. Tenho alguns Mendonças, mas que já vão para Cabanas de Tormes e tenho-os até 1600. Ferreiras e Oliveiras, Leais. Motas apareceram-me uns mas o apelido perdeu-se e continuou como Rodrigues.

Resposta

Link directo:

Torres Vedras - História, Gentes e Lugares

#437643 | SofiaOPina | 18 nov 2021 17:38 | Em resposta a: #271194

Boa tarde,
a minha linha é a mesma, sendo que a D. Maria Senhorinha Barreto de Pina e Buytrago será minha 5ª avó;

tenho dificuldade em ler a lista ; pode ajudar-me sff?
muito obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 08:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen