A quem me possa ajudar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

A quem me possa ajudar

#233209 | anavirtuos | 02 jul 2009 16:21

Boa tarde

Procuro deixar como herança aos meus filhos, a verdadeira história dos seus ascendentes.
Assim, sei que a minha avó paterna nasceu e cresceu na Moita do Ribatejo, juntamente com os seus 13 irmãos e irmãs, sendo ela, Maria Branca da Silva Oliveira a última filha de Nicéphoro d'Oliveira e de Maria da Silva, nascida em 1910 e ano da morte de sua mãe.
O meu bisavô pertenceu à Câmara e esteve ligado à fundação da Loja Boa Viagem ao que consegui apurar. A minha bisavó segundo consta seria filha de um senhor importante e dono de algumas propriedades.
Tenho lido alguns "posts" de pesquisas de sucesso dirigidos ao Senhor Ricardo Silva referentes ao arquivo distrital de Setúbal, onde penso poderem estar alguns registros que me possam ajudar a completar os ramos em falta.
Se alguém neste fórum me puder ajudar, fico desde já muitíssimo agradecida

Ana Virtuoso

Resposta

Link directo:

RE: A quem me possa ajudar

#233218 | hmrb | 02 jul 2009 17:47 | Em resposta a: #233209

Cara Ana


Também eu comecei assim, com objectivo de deixar essa herança aos meus filhos.
No início pensamos que será uma caminhada fácil, mas na verdade não o é. Acabamos por nos viciar nesta pesquisa incessante e enriquecedora. Cada descoberta representa uma conquista.

Vai encontrar coisas engraçadas, registos de vivências passadas e até alguns pormenores que a ajudarão a compreender e a conhecer melhor as suas raízes.


Para começar bem a sua pesquisa aconselho-a a pedir à conservatória da naturalidade dos seus pais cópia não certificada do assento deles. Nesse assento encontrará nomes, datas e localidades que a ajudarão a conseguir saltar para a geração anterior. Esta cópia custa apenas 50 cêntimos. Pode pedi-la através de email e após resposta da conservatória poderá usar o esquema do envio dos 50 cêntimos com um envelope já com a sua morada, colocar tudo dentro de outro e enviar para lá. Eu tenho usado sempre este método e não me tenho dado mal.

Qualquer ajuda diga.


Cumprimentos


Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: A quem me possa ajudar

#233219 | MCNN | 02 jul 2009 17:54 | Em resposta a: #233209

Boa tarde

De facto essa informação que procura deve estar no Arquivo Distrital de Setúbal.

Entretanto, pesquisando na net encontrei a seguinte informação que julgo que igualmente se encontra guardada no supracitado arquivo.

Tratam-se de dois processos de Inventário Obrigatório, pertencentes ao Tribunal Judicial da Comarca do Montijo / Cível.

O primeiro inventário deve estar relacionado com a morte da sua bisavó. Já o segundo inventário calculo que deverá estar relacionado com a morte do seu bisavô.

Deixo-lhe aqui as respectivas referências, pois da consulta destes processos obtém-se muitas vezes informações sobre a vida dos nossos antepassados que não constam nos assentos paroquiais.

Código de referência PT/ADSTB/JUD/TJCMTJ/1/71/2448
Título Inventário obrigatório
Datas 1911
Nível de descrição Documento composto
Âmbito e conteúdo
Maria da Silva Oliveira / Niceforo de Oliveira; apenso: Autos de rectificação-Moita-2ªsecção
Localização física 711228/8
Cota original 01/11

Código de referência PT/ADSTB/JUD/TJCMTJ/1/71/2449
Título Inventário obrigatório
Datas 1924
Nível de descrição Documento composto
Âmbito e conteúdo
Niceforo de Oliveira / Isabel de Oliveira-Moita-2ªsecção
Localização física 711227/6
Cota original 26/24

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: A quem me possa ajudar

#233220 | anavirtuos | 02 jul 2009 18:15 | Em resposta a: #233219

olá outra vez

Que queridos, muitíssimo obrigado.
Fiquei tão contente ao regressar e ler as vossas respostas!
Do fundo do coração um grande bem-hajam

Ana Virtuoso

Resposta

Link directo:

A quem me possa ajudar-2

#233351 | anavirtuos | 04 jul 2009 13:29 | Em resposta a: #233220

Boa tarde

Haverá forma de pedir cópias dos documentos do Arquivo de Setúbal à distância?

Muito obrigado

Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 jun 2024, 20:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen