Pena Verde - Aguiar da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Pena Verde - Aguiar da Beira

#233321 | LProjecto | 04 jul 2009 00:02

Caros Confrades,

Tenho um ascendente, Luís Fernandes, natural do lugar de Mosteiro, freguesia de Pena Verde, concelho de Aguiar da Beira, filho de um Domingos Fernandes e de Maria Galega, que se deslocou para a zona de Bencatel - Vila Viçosa e aí casou em 1691.

Caso nas vossas pesquisas "tropecem" nesta gente... ficarei grato por qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pena Verde - Aguiar da Beira

#233336 | jaboo | 04 jul 2009 06:19 | Em resposta a: #233321

Caro Luis,

Também tenho Galegos de Penaverde.

Domingos Fernandes e Maria Galega (falecida no lugar do mosteiro a 16/3/1693) foram pais de:
1- Maria, b.1/1/1641 (padrinhos foram Antonio Saraiva e Maria de Figueiredo, filha de Marcos Afonso)
2- Pedro Fernandes, foi testamenteiro da mãe
3- Antonio Fernandes. Casou em Penaverde a 26/4/1671 com Maria Ferreira, do lugar de Coruche, Aguiar da Beira filha de Baltazar Nunes e Maria Ferreira. Pais de:
3.1- Manuel b.21/2/1672

Não conhecia a existência do filho Luis (seu antepassado).

Sobre a ascendência de Domingos Fernandes e Maria Galega, nada tenho de certo pois os paroquiais de Penaverde dessa época trazem muita pouca informação. Mas a Maria Galega poderá ter sido irmã de Catarina Galega (cc Domingos Dias do Carapito, meus antepassados; veja em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=199636), Pedro Afonso e Domingos Fernandes de Almeida, esses filhos de Domingos Afonso e Ana Fernandes, todos do lugar do mosteiro.


Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pena Verde - Aguiar da Beira

#233658 | LProjecto | 08 jul 2009 21:07 | Em resposta a: #233336

Caro João,

Estive afastado do fórum, como tal, só hoje li a sua intervenção que muito agradeço.
Excelente notícia... confirma, então, um nosso parentesco remoto através desses "Galegos"?

Confesso que, quando lancei o tópico, não tinha muito esperanças de retorno, pelo que a sua resposta resultou numa agradável surpresa.

Pronunciei-me, num outro tópico, sobre a descendência do casal Maria Galega/Domingos Fernandes, através do seu filho Luís Fernandes:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=217971#lista

Interessante também a possibilidade que coloca em relação à ascendência de Maria Galega. Quanto ao casal Domingos Afonso e Ana Fernandes, pelo que apresenta não seria de excluir a hipótese de um deles ter ascendência "Almeida"...

Já explorou a possibilidade de acesso ao testamento de Maria Galega?


Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pena Verde - Aguiar da Beira

#233722 | jaboo | 09 jul 2009 03:43 | Em resposta a: #233658

Caro Luis,

Há de facto grande probabilidade de termos parentesco por esses Galegos de Penaverde. Penso que todos os Galegos dessa freguesia eram parentes uns dos outros. Tenho agora alguns dos paroquiais de Penaverde digitalizados e poucos foram os "Galegos" que encontrei nessa época. Mas ainda não vi tudo. Depois digo-lhe mais alguma coisa.


De facto, no assento de obito da Catarina Galega aparece como testamenteiro o seu irmão Domingos Fernandes de Almeida. Por isso existe ascendência Almeida num dos ramos. Mas não sei como.

Também poderá haver ligação com outros Galegos do concelho de Aguiar da Beira. Veja esse topico do confrade Oscar Caeiro Pinto (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=226356#lista).

Como já lhe disse, os paroquiais dessa época remota trazem pouca informação e infelizmente, não existem paroquiais antes de 1627 (e esses nossos antepassados Galegos mais remotos nasceram antes dessa data) e há alguns hiatos nos registos o que torna a investigação mais dificil.

Quanto ao testamento da Maria Galega, se existir não sei onde está. Talvez em Lamego?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pena Verde - Aguiar da Beira

#286097 | LProjecto | 31 ago 2011 17:45 | Em resposta a: #233722

Caro João Braz,

Decorridos mais de 2 anos desde a última vez que trocámos neste tópico algumas impressões sobre estes "Galegos", atrevo-me a perguntar-lhe se, entretanto, já conseguiu mais alguns elementos sobre a ascendências de Domingos Fernandes/Maria Galega?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pena Verde - Aguiar da Beira

#286114 | magno | 31 ago 2011 22:20 | Em resposta a: #233321

Também eu tenho ascendentes em Pena Verde, Aguiar da Beira

Manuel da Cunha (cerca de 1700) filho de Manuel Fernandes e de Maria da Cunha

Ana Maria (1793) é filha de Rodrigo e Luísa Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pena Verde - Aguiar da Beira

#286134 | jaboo | 01 set 2011 04:32 | Em resposta a: #286097

Caro Luís Projecto Calhau,

Sim passaram 2 anos e nada mais encontrei. Os hiatos nos paroquiais de Penaverde tornam as coisas muito dificeis de encaixar umas com as outras. E como não vivo em Portugal, não me é possivel ir à TT à procura de outro tipo de documentos que nos possam ajudar. Entretanto, li aqui no forum que os paroquiais da diocese de Lamego (à qual pertencia Penaverde) estão a ser digitalizados por isso será pelo menos mais fácil consultar esses paroquiais ...

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pena Verde - Aguiar da Beira

#286186 | LProjecto | 01 set 2011 17:55 | Em resposta a: #286134

Caro João Braz,

Agradeço a sua resposta. Aguardaremos então pelos paroquiais de Lamego, na esperança de que com mais elementos possamos ligar estes Galegos e Frias. Entretanto, pode ser que algum confrade que estude esta região contribua com mais alguma informação.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Pena Verde - Aguiar da Beira

#421154 | alcardoso2 | 29 jan 2020 17:56 | Em resposta a: #233321

Boa tarde,

Também tenho ascendencia em Mosteiro, Ponte do Abade, Penaverde, Aguiar da Beira.

Domingos Amado (nascido em Aguiar da Beira) casado aos 13.09.1683 em Aguiar da Beira pelo Vigário o Padre Manuel Pinho do Campo Cosme Annes, com Maria de Almeida

Domigos Amado faleceu em Aguiar da Beira, aos 26.04.1707 filho de Francisco Amado e de Ana Francisca (penso que não casaram, pois no registo de casamento do filho Domingos diz solteira).
Domingos Amado tinha um irmão, Manuel Amado, que faleceu em Carmona, reino de Castela, penso que em guerra, por volta de 1702.

Maria de Almeida filha de Domingos Fernandes de Almeida (natural de Moreira, Pena Verde) e de Domingas Gaspar.

Deste casal, Domingos Amado e Maria de Almeida, nasceu:

1) Maria de Almeida * Aguiar da Beira, 08.12.1688 cc (Aguiar da Beira, 18.04.1717) João de Frias * Fornos de Algodres, Queiriz
2) Luísa de Almeida
3) José de Almeida

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

André LC

Resposta

Link directo:

Pena Verde - Aguiar da Beira

#421177 | Pean | 30 jan 2020 10:46 | Em resposta a: #421154

Bom dia,

Deste casal Domingos Amado e Maria de Almeida foi também filho Alexandre de Almeida baptizado em Aguiar da Beira a 21-2-1696 e que casou com Luzia da Ascenção em Folhadosa, Seia. Estes últimos estão aqui na base de dados do geneall.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

Pena Verde - Aguiar da Beira

#421214 | carolinafigueiredo | 31 jan 2020 12:28 | Em resposta a: #233321

Bom dia,

Eu sou do Mosteiro - Penaverde e estava a tentar fazer a minha árvore genealógica, mas a minha familia não tem registos nem nada, e não tem conhecimento das gerações mais antigas.
Até agora consegui encontrar os meu tetra-avós da parte do meu pai, mas como os registos da igreja de Penaverde estão confusos é-me dificl encontrar alguma coisa.
Se alguém tiver informações sobre as familias Figueiredo, Gomes e Lopes agradecia imenso.

Cumprimentos,
Carolina

Resposta

Link directo:

Pena Verde - Aguiar da Beira

#421960 | alcardoso2 | 21 fev 2020 23:00 | Em resposta a: #233321

Boa noite,

Do casal Domingos Fernandes de Almeida (natural de Moreira, Pena Verde) e de Domingas Gaspar, nasceu Miguel Fernandes de Almeida * Aguiar da Beira, Pena Verde, 06.10.1655:

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4796899

TIF 35

Cumprimentos,
André LC

Resposta

Link directo:

Pena Verde - Aguiar da Beira

#427002 | alcardoso2 | 07 set 2020 22:35 | Em resposta a: #233321

Caros confrades,
Encontrei uma inquirição para familiar de Santo ofício de Miguel da Fonseca Amado filho de Luiz da Fonseca e de Sebastiana de Almeida, Neto materno de Domingos Amado e Maria Fernandes de Almeida.

https://geneall.net/pt/nome/3593551/miguel-da-fonseca-amado/

No registo para obtenção de familiar de Santo ofício as testemunhas inquiridas falam de Domingos Fernandes de Almeida bisavô de Miguel da Fonseca Amado e de sua mulher Domingas Cabral galega (ou fulana galega) deve haver aqui algum equívoco pois o padre por vezes menciona como Maria outras vezes Domingas Gaspar e assim deve querer dizer sempre a mesma pessoa que será Domingas Maria Cabral (galega), proveniente de famílias de Galícia.
Refere também que o irmão de Domingos Amado, ou seja, Manuel Amado, era também familiar do Santo Oficio; pelas nossas notas faleceu em Carmona, em 1702.

Deixo-vos o link para melhor a apreciarem o documento:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2341279&FileID=PT-TT-TSO-CG-A-008-001-22344_m0001.tif

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pena Verde - Aguiar da Beira

#453705 | PDAlmeida | 27 abr 2024 22:53 | Em resposta a: #233321

Boa noite, André LC,

Estou a investigar uma ascendência que remonta a Domingos Amado e Maria de Almeida.
Li com atenção o processo para FSO de Miguel da Fonseca Amado, neto daqueles.
Por acaso, conseguiu identificar e prosseguir na ascendência de Francisco Amado, pai do Domingos?

Obrigado e cumprimentos,
Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Pena Verde - Aguiar da Beira

#453706 | alcardoso2 | 27 abr 2024 23:10 | Em resposta a: #453705

Boa noite,
Não consegui progredir nessa ascendência, os únicos dados que tenho são: Francisco Amado natural de Sequeiros casado com Ana Francisca natural de Aguiar da Beira. Deste casamento encontrei Domingos Amado ( +1707) casado com Maria Fernandes de Almeida em Aguiar da Beira 13.09.1683. Encontrei também um irmão Manuel Amado falecido em Carmona em 1702.

Encontrei vários registos de Amados na freguesia de Sequeiros, filhos deste casal Manuel de Aguiar cc Maria Amado

Filhos:

Baltazar Amado * Aguiar da Beira, Sequeiros, 12.11.1636
Maria Amado * Aguiar da Beira, Sequeiros, 1642
Manuel Amado * Aguiar da Beira, Sequeiros, 1645
Sebastião Amado * Aguiar da Beira, Sequeiros, 20.02.1650
António Amado * Aguiar da Beira, Sequeiros, 21.10.1652
Francisca Amado * Aguiar da Beira, Sequeiros, 15.10.1656

Registo baptismos respetivamente:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4796908

Baltazar - TIF 009
Maria - TIF 0013
Manuel - TIF 0018
Sebastião - TIF 0021
António - TIF 0022

Cumpts

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 08:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen