Freguesia de Pega - Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Freguesia de Pega - Guarda

#233323 | LProjecto | 04 jul 2009 00:12

Caros Confrades,

Tenho um ascendente, Custódio da Silva, n. Pega - Guarda, filho de outro Custódio da Silva, n. S. Lourenço de Sande - Guimarães, e de Maria Rodrigues, n. Pega, que se deslocou para a zona de Borba e por lá casou, em 1749, deixando larga descendência.
Qualquer informação será bem-vinda.

Curiosamente, nunca me "cruzei" neste fórum com alguém que tivesse ascendência de Pega.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Pega - Guarda

#233383 | Augusto Tavares | 05 jul 2009 08:14 | Em resposta a: #233323

Caro Luís Projecto Calhau,

Embora não localize o seu Custódio da Silva na minha ascendência, também eu tenho ascendentes naturais daquela freguesia, cujo nome, aliás, se transformou em apelido. Pode procurar em "Pega" no motor de busca aqui do Geneall e encontrará três pessoas que são minhas ascendentes.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Pega - Guarda

#233648 | LProjecto | 08 jul 2009 20:27 | Em resposta a: #233383

Caro Augusto Tavares,

Estive afastado do fórum, como tal, só hoje li a sua intervenção, que aproveito para agradecer. Muito interessante essa informação de toponímico com origem em Pega. Curiosamente, na minha ascendência conhecida, por sinal um número bastante razoável, ainda não me deparei com um caso de toponímico declarado ou, pelo, menos comprovado através de registos paroquiais.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Pega - Guarda

#344513 | LProjecto | 30 mar 2014 08:55 | Em resposta a: #233383

Caro Augusto,

Decorridos quase 5 anos desde a última intervenção neste tópico, seguem mais alguns elementos relativos à minha ascendência da localidade da Pega - Guarda, sobre os quais agradecerei qualquer informação adicional:

LINHA 1

João Mateus, c.c. Maria Gonçalves Valente.
Tiveram: António Mateus, n. Pega, c.c. (11.10.1714 - Pega) Ana Ferreira, b. 26.9.1691 - Pega, filha de Jerónimo Ferreira e de Isabel Jorge. Destes houve:

Manuel Jorge, b. 28.12.1723 - Pega, c.c. (7.8.1745 - Pega) Máxima Maria, b. 6.5.1727 - Pega, filha de Gabriel da Rocha, n. Balazar - Guimarães, e de Paula Fernandes de Oliveira, n. Pega. O referido Gabriel da Rocha, b. 2.8.1691 - Balazar, era filho de Domingos Gonçalves, n. Campo - Balazar, e de Maria da Rocha, n. Vendas - Balazar.
A referida Paula Fernandes de Oliveira era irmã do soldado Paulo Fernandes de Oliveira e de Manuel Gil, filhos de Bartolomeu Gil "o Moço" e de Maria Fernandes, casados na Pega em 16.4.1679, sendo ele filho de outro Bartolomeu Gil e de Maria Gonçalves, e ela filha de Pedro Fernandes e de Isabel Martins, supostamente todos da Pega.


LINHA 2

Simão (Gonçalves?!), que foi casado com Maria Gonçalves, pais de uma Madalena Gonçalves, que casou na Pega em 29.12.1698 com Manuel Rodrigues, n. Pega, filho de Manuel Fernandes e de Maria Rodrigues, n. Trinta.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen