Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

#233588 | francandrade | 08 jul 2009 10:56

Bom dia,

Procuro os dados relativos ao nascimento de Domingos Pacheco, um antepassado meu que terá nascido por volta de 1640 (presumivelmente em alguma freguesia do concelho de Paredes ou do concelho de Lousada ). Este Domingos Pacheco casou, em 31 de Janeiro de 1664 em S. Miguel de Beire, Paredes, com Maria Fernandes, e este casal teve uma filha Anna Pacheco, nascida a 23 de Março de 1678 em S. Miguel de Beire, Paredes.
(Esta Anna Pacheco casou a 9 de Dezembro de 1709, na freguesia de Beire, Paredes, com Manuel Rodrigues, tendo este casal tido pelo menos um filho, Manuel Rodrigues Pacheco, que nasceu a 28 de Março de 1716 na freguesia de Beire, Paredes. Este Manuel Rodrigues Pacheco casou a 8 de Dezembro de 1759 -- com Joana Luísa Rita Pinheiro, natural de Bitarães, Paredes -- e veio a falecer em 23 de Setembro de 1798, na Casa da Portela em Bitarães, Paredes. Dele descendem os Pachecos da Casa da Portela em Bitarães).
Domingos Pacheco terá falecido a 26 de Março de 1713, em S. Miguel de Beire.
O problema é que, apesar de todos os elementos familiares apontarem para a possibilidade de Domingos Pacheco ter nascido em Beire, a verdade é que, nessa freguesia, não consegui encontrar o seu assento de nascimento. Poderá ter nascido em qualquer outra freguesia, presumivelmente dos concelhos de Paredes e de Lousada, concelhos onde se concentravam muitas pessoas de apelido Pacheco, com ligação à família Pacheco Pereira (Casa do Valinho, Casa de Ledesma, Quintas da Feira e de Ventoselas, nas freguesias de Beire, Paredes, Santa Maria de Alvarenga, Lousada, Santo Estevão de Barrosas, Lousada).
Se alguém tiver qualquer elemento que me possa fornecer muito agradecerei.
Francisco Pacheco de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

#233715 | camac41 | 09 jul 2009 01:04 | Em resposta a: #233588

Caro Francisco Pacheco de Andrade

Na minha base de dados tenho o casamento em 1694 na fregº de Carvalhosa, Paços de Ferreira, de um Domingos Pacheco com uma Maria Nunes. Este Domingos Pacheco, é filho de outro Domingos Pacheco ambos naturais da fregª de Santa Eulália de Barrosas do concelho de Lousada, não indica o nome da mãe. Possivelmente o Domingos Pacheco pai poderá encaixar com o Domingos Pacheco que procura

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

#233724 | jpm2353 | 09 jul 2009 04:11 | Em resposta a: #233588

Caro Francisco Pacheco de Andrade,

Tenho uma antepassada minha de nome Maria Pacheco de Andrade, nascida a 11.2.1671 em Sta. Maria do Outeiro (Cabeceiras de Basto), filha de Inácio João e de Catarina Pacheco (esta do lugar dos Encourados). Não consegui recuar mais pois os assentos começam em data posterior ao nascimento dos pais.
Como os apelidos são semelhantes e as zonas relativamente próximas, o concelho de Cabeceiras de Basto poderá ser uma pista a considerar...
Há mais tópicos no fórum, onde constam Pachecos de Andrade, procure, pois pode ser que tenham alguma informação útil para si.

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

#233762 | francandrade | 09 jul 2009 14:48 | Em resposta a: #233724

Caros Carlos Leal Machado e João Peixoto de Magalhães

Muito obrigado pelas mensagens que me enviaram. Devo, no entanto, esclarecer que não existe qualquer relação entre os meus apelidos Pacheco e Andrade. Os meus Pachecos vêm da Casa da Portela, em Bitarães, Paredes, enquanto que os meus Andrades são de Santo Tirso, onde todos residiram pelo menos desde a segunda metade do séc. XVII.
De todo o modo, é para mim muito interessante a referência à freguesia de Santa Eulália de Barrosas. É que eu já havia procurado em Santo Estevão de Barrosas e nada encontrara. Mas, Santa Eulália é ao lado; apesar de hoje estar já integrada no concelho de Vizela, pertenceu realmente ao concelho de Lousada e é bem possível que os meus Pachecos por lá andassem no séc. XVII. As datas são possíveis e vou portanto tentar encontrar algo em Santa Eulália de Barrosas. Também é para mim interessante a referência ao casamento desse segundo Domingos Pacheco com uma Maria Nunes. É que um filho da minha antepassada Anna Pacheco (filha do Domingos Pacheco que procuro) veio a casar com uma senhora que era neta de uma ... Maria Nunes. Podem ser apenas coincidências, mas vou tentar descobrir algo mais. Se o conseguir, direi algo neste fórum.
Muito obrigado pelas vossas mensagens e pelas dicas interessantes.
Com os meus cumprimentos,
Francisco Pacheco de Andrade
Muito obrigado pelas interessantes dicas,

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

#233778 | camac41 | 09 jul 2009 18:39 | Em resposta a: #233762

Caro Francisco Pacheco de Andrade

Entre em contacto comigo através de camacarrobaclixpontopt que eu envio-lhe o assento de casamento do referido Domingos Pacheco
Com os meus cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

#330134 | fraandrade | 01 jun 2013 10:25 | Em resposta a: #233762

Caros Carlos Leal Machado e João Peixoto de Magalhães,

Acabo de descobrir um interessante Assento de Nascimento na freguesia de Santa Eulália de Barrosas:

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=9f8905233d&view=att&th=13efcadc44a60487&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P866WOrkv3J_sNjtnHHmoMR&sadet=1370078287637&sads=V3E4kbUE_eV2SFoYl3f7wfsfWH0

"Ao primeiro de Fevereiro de 1643..... Domingos, filho de Gonçalo Ribeiro da Costa e de Ana Pacheca, sendo padrinho Francisco Pacheco de Barrosas. "

Este Domingos, nascido em 1643, pode muito bem ser o meu antepassado Domingos Pacheco que se estabeleceu mais tarde em Beire... e que é antepassado comum dos Pachecos das Casas de Cabovila e da Portela, em Bitarães - Paredes.

Fica este apontamento,

Com os meus cumprimentos
Francisco Pacheco de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Pacheco - Domingos Pacheco

#330138 | fraandrade | 01 jun 2013 11:35 | Em resposta a: #330134

Este Domingos Pacheco pode não ser ainda o meu antepassado, apesar da incrível coincidência de nomes....

O Confrade Carlos Leal Machado chamou-me a atenção para um assento de casamento em 1694, na freguesia de Carvalhosa, Paços de Ferreira, de um Domingos Pacheco com uma Maria Nunes. Este Domingos Pacheco era filho de outro Domingos Pacheco, mas referia Carlos Leal Machado que eram "ambos naturais da freguesia de Santa Eulália de Barrosas".

Ora, o Domingos Pacheco meu antepassado teve efectivamente um filho Domingos Pacheco, mas nascido em Beire por volta de 1670.

Será apenas coincidência de nomes? Ou no referido assento de Carvalhosa haverá um erro, atribuindo ao filho a naturalidade do pai?

Mas que as datas de nascimento de um e outro Domingos Pacheco encaixam nos meus Pachecos, isso é verdade....

Algum dos confrades tem elementos sobre estes Pachecos de Barrosas? Vou tentar passar um dia pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, para ver o livro de Abílio Pacheco de Carvalho,

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 05:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen