D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#234162 | Panonias | 14 jul 2009 09:22

Caros confrades

Quando eu queria disponibilizar para todos os confrades a descendência de D. Vataça que foi cortada de todas as genealogias, eis que as mensagens que coloquei no tópico "Sangue Provado: um desafio ao Geneall" foram iliminadas pelos responsáveis deste site!!!
Desconheço o que se possa ter passado para que tenham sido forçados a proceder assim, espero que não tenha sido por minha culpa!!! No entanto na medida em que não posso agora dispôr das mensagens que escrevi, peço a gentileza aos moderadores responsáveis deste Site, para que se possível me as enviem para o meu respectivo endereço.
Hoje já tinha uma mensagem para colocar sobre a descendente de D. Vataça, que tal como a mãe também foi uma grande religiosa, assim já não a meto.

Agradeço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#234224 | José-Manuel | 14 jul 2009 23:13 | Em resposta a: #234162

http://www.projectokarnayna.com/

... (A Casa-Museu Lascariz, propriedade de Gilberto de Lascariz, é uma casa
rural de família que conserva uma valiosa colecção de arte sacra além de
mobiliário indo-português
e uma preciosa colecção de 6.000 livros de esoterismo como espólio
literário, que no futuro se pretende tornar disponível ao público para
consulta)

Coisa que me intriga é a de se o Gilberto de Lascariz
pertence à família de D. Vataça de Lascaris?

Cumprimentos,
José Manuel CH-GE

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#234243 | AIRMID | 15 jul 2009 04:44 | Em resposta a: #234162

Caro José Maria

Realmente, o tal tópico, foi apagado!
Mas só pode ser uma manobra de diversão. dos responsáveis deste site, parodiando o clima de espanto e gargalhada que se vive actualmente em Portugal.

Aliás, os últimos tempos têm sido realmente anedóticos.
Desde Licenciamentos Obscuros, a celebrações de contractos sem Concurso Público, passando pela compra de Acções em off-shore, e roubos autorizados na Banca, ao financiamento de um filme espanhol, sobre a União Ibérica, pela Autarquia da Capital potuguesa, tem havido de tudo.

Tudo, claro, em plena crise de Amnésia de todos os intervenientes! Que coitados, são pessoas muito stressadas!!!

Sinceramente, eu não quero acreditar que este clima de comédia sórdida, em que chegamos ao ponto de descobrir que até a ASAE, que se tem divertido a perseguir o pequeno comércio, afinal é Inconstitucional, tenha contagiado os responsáveis deste site.

Mas qualquer que tenha sido o motivo da supressão das mensagens, lamento que isso tenha acontecido, tanto mais que tenho uma dúvida que gostaria de vêr esclarecida.

Não, não é sobre Massália, a Grega, nem sobre o Occitânio, nem sobre Idanha A Velha, ou Monsanto, ou Proença A Velha, com as suas casas de granito, de estilo provençal, nem sobre o facto da Provença, ter sido pertença dos Condes de Toulouse.


É sobre Pedro Gomes, pai de Violante Gomes, a neta de D. Diogo de Viseu.
Suponho que a Religiosa a que se refere, e descupe se me enganei, é Santa Beatriz da Silva de Menezes, filha de Dona Isabel de Menezes e do 1º Alcaide de Campo Maior, D. Rui Gomes da Silva.

Pedro Gomes, e D. Rui Gomes da Silva seriam por acaso parentes?

Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#264544 | josemariaferreira | 29 out 2010 12:58 | Em resposta a: #234243

Cara AIRMID

De facto apagaram o tópico, como há muito tempo também querem apagar o Cristo que renasceu de Panoyas!!!
http://www.livrariabizantina.pt/loja/popup_image.php?pID=271&osCsid=def0bd91f0ea873d10c3189550f1f3e0

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vata%C3%A7a.jpg
A sepultura de D. Vataça na Sé Velha de Coimbra.

http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/3490721.jpg (ampliar para ver bem a águia bicéfala)
Igreja da Boa-Hora em Setúbal, mandada construir em terrenos que foram doados a D. Vataça.

http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Catedral_Primada_-_exterior.jpg
A Catedral Primata das Índias Ocidentais (América) para onde foi transladado
os restos mortais de Cristóvão Colombo.

D. Vataça uma religiosa vinda do Império Bizantino que adoptou a águia bicéfala do voo eloquente de Santo Agostinho!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#264566 | AIRMID | 30 out 2010 02:38 | Em resposta a: #264544

Caro José Maria

Talvez tenha sido apagado, porque o Símbolo gravado no Túmulo de Dona Vataça, na Igreja da Boa Hora em Setúbal, e na Catedral Primata dasa Índias Ocidentais, é o mesmo:

O Sol
O Pássaro
As Asas
As Duas Serpentes

Desde Tiwanaco, na Bolívia, c 17 000-15 000 a.C., passando por Goebekli Tepe, na Anatólia, c 8000 a.C. pela Suméria, pelo Antigo Egipto, pelo Kurdistão, a presença deste símbolo persiste inequivocamente, gravado nas pedras.

Até o Símbolo do Poder, encontrado na Fonte Santa, é composto pelos mesmos elementos.


Saudações

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas Erata

#264567 | AIRMID | 30 out 2010 02:43 | Em resposta a: #264566

Deve lêr-se ...Catedral Primada....

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas Errata

#264568 | AIRMID | 30 out 2010 03:17 | Em resposta a: #264567

Deve ´Lêr-se :

ERRATA

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#266484 | josemariaferreira | 07 dez 2010 21:55 | Em resposta a: #264566

Cara AIRMID


Para adulterarem a História de Portugal tinham que sacrificar alguém sacrificaram Cristóvão Colombo, Ele foi o cordeiro sacrificado, o mesmo cordeiro que consta no brasão da Águia Imperial Bizantina na Cadetral Primada das Américas, na cidade de São Domingos de Gusmão, a CIBDAD MARTA como lhe chamou Cristóvão Colombo!!! Mataram-no mesmo!!!
Mas não o mataram só a Ele mataram também D. Vataça a Senhora de Panoyas, a única localidade no Mundo que teve o privilégio em cujo brasão ostentar a Cristo!!! D. Vataça mataram-na a ela, mataram a sua genealogia e consequente geração!!! Mataram a Vila de Panoyas era preciso esconder a Verdade ao Mundo!!!

A vila de Panoyas da célebre Torre de Ourique, a Torredães de D. Vataça de que ninguém mais falou desde a sua destruição por D. Manuel. Somente se encontra algo muito nebuloso em "Boletim da segunda classe"
Volumes 3-4 da Academia das Ciências de Lisboa. Classe de Sciencias Moraes, Politicas e Bellas Lettras, Edição da Tipografia da Academia de 1909, um ano antes de matarem difinitivamente a Monarquia que foi fundada nos campos de Panoyas-Ourique por D. Afonso Henriques!!!


TORRE DE PANOIAS

"..os três castelos: o de Ourique, o de Garvão e o (Torre) de Panoias, formando o triangulo estratégico que se opporia à passagem dos arábes do Algarve para o norte.
O que leva a crer que da batalha de Ourique resulta a occupação de terras do Alemtejo é a lição que se lê no brasão das quinas, que é tradição corrente e o foi sempre, ter sido criado por motivo da batalha de Ourique."

Não havia nenhum Castelo de Ourique, era o de Ladrões. Ladrões que roubaram a honra de Portugal!!!

Mataram Portugal um Triângulo estratégico que eu há muito vi e que nem foi preciso usar óculos!!!

Era o Tri, entre a Sícilia e a Cornea(lha) ficava um Porto Gral.


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#266737 | josemariaferreira | 13 dez 2010 11:42 | Em resposta a: #266484

Caros confrades


Pronto, está bem!!! D. Vataça era uma religiosa bizantina e seria uma cismática em relação a Roma, assim como seria também o seu pupilo D. Afonso IV.

Não interessam para a História de Portugal!!!


Que o diga o bispo de Silves que se opunha ao Mestre da Ordem de Santiago e por esse motivo teve de refugiar em Sevilha donde escreveu ao Papa a pedir para não ser julgado em Portugal!!!

Ao muy santo padre vigário de Deus verdadeiro senhor padre Clemente ho bispo de Roma e papa da igreia universal. Seu bispo de Silve Frey Álvaro e servo da igeia muy santa cathollica reverença e obedença com toda sogigaçom e veramente de poer e de maaos Santo Padre sabede que Lourenço Vaasquez leigo meestre da Ordem de Santiago em Portugal apellou de mym a vosa Santa See contando essa apellaçom muitos gravimentos que lhe aviamos feito cuidado nos meter medo de muitas apellaçoes que há feito contra mym e meus vigários mais nhuum gravamento que el contem nom contem verdade mais esto faze por muitos graviamentos que há feito a mym e a nossa igreia por os quaes anda em muitas sentenças d'escomunham que poem e nel ho direito e puge eu em nosso bispado e denunçiandolho em esse nosso bispado por escomungado em huum lugar que chamam Tavira e as escomunhooes forom as quaes encorro porque em no tempo que ello era comendador de Mertola me prendeo meus clérigos em esse lugar e rouboume quanto tragiia em minhas azemallas e nossa capeella e os quelezes e paramentos e bulas minhas do Santo Padre Johane vosso antecessor e a nossa mitra faze poer em na cabeça de nua mulher e depois no dicto lugar de Tavira nos cometeo de matar em no logo dos frades meores e depois sacandonos cellebrando em nossa igreia de Santa Maria e rezando a pallavra de Deus fez a sua asuanda com ho corregedor do Algarve que por el rey que avya nome Lourenço Callado e comettonos dentro na igreia de nos matar e fazenos muitas injurias e muitas maas palavras que nos disse em ameaças em tal maneira que por medo délie e do corregedor me convençeo de leixar a pregaçom e a missa ante que se levasse ho Corpo de Deus e fogi da igreia com huum clérigo pêra uha pousada. E DEPOIS ESTE SOBREDICTO MEESTRE COLIGOUSE E COSPIOU CONTRA MYM COM OS SISMATICOS QUE SE CHAMA CABIDOO DE SILVE CA ME ATIRAROM DE SEU BISPADO COM PODER D`EL REY DE PORTUGAL por defender a jurdiçam da igreia pello qual ando desterrado e privado de meu bispado e os cismáticos e escomulgados de muitas escomunhooes dam os sacramentos seendo denunciados e cometem as curas e dam benefícios. E este meestre lhes da a este cismáticos quando pode favor e ajuda contra a igreia e contranos e tomounos a jurdiçam e os dizimos e nom quer dar parte que diz que a puisom aos raçoeiros que ham de servir a igreia mas fazesse bispo do meu bispado honde damoslhe apóstolos refutatoris e supricamos com a igreia de Silve catholica que sobre esto que nom nos dedes juizes em Portugal ca el rey e todollos de seu regno som contra mym por defenssam da igreia. Dados em Sevilha viinte e sete de Setenbre Era de mil e CCC LXXXVII anos.

COM PODER D`EL REY DE PORTUGAL, o rei que nas suas veias mais sangue húngaro corria e que foi pupilo de D. Vataça!!!

De facto o que faz falta é um conde D. Henrique, primo de Raimundo, vindo de França!!!

De facto que faz falta é um Cristóvão Colombo, tecelão, vindo da Itália (para negóciar com os Reis Católicos)!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270047 | josemariaferreira | 06 fev 2011 19:34 | Em resposta a: #266737

Caros confrades


Para adulterarem a História de Portugal tinham que sacrificar alguém sacrificaram Cristóvão Colombo, Ele foi o cordeiro sacrificado, o mesmo cordeiro que consta no brasão da Águia Imperial Bizantina na Cadetral Primada das Américas, na cidade de São Domingos de Gusmão, a CIBDAD MARTA como lhe chamou Cristóvão Colombo!!! Mataram-no mesmo!!!
Mas não o mataram só a Ele mataram também D. Vataça a Senhora de Panoyas, a única localidade no Mundo que teve o privilégio em cujo brasão ostentar a Cristo!!! D. Vataça mataram-na a ela, mataram a sua genealogia e consequente geração!!! Mataram a Vila de Panoyas era preciso esconder a Verdade ao Mundo!!!

D. Vataça uma grande mulher, uma grande religiosa, uma grande Templária, que tal como o seu marido lutaram por Portugal na defesa da tradição céltica enraizada no cristianismo primitivo, tanto no ambito social como político intelectual ou religioso. Foi com a instituição da cavalaria da Ordem do Templo e das novelas bretanhas e da busca do Grall que se evidenciaram os cavaleiros templários, D.Vataça e o seu marido, souberam dar-lhe continuidade!!!

E foi assim que marido e mulher unidos no mesmo ideal escatológico, seguiram em comum a "Estrada das Onze Mil Virgens"

Lutaram ambos por Portugal, lutaram ambos pela Sícilia. Ou não fossem Portugal e Sícília irmanados desde a suas fundações no Tri ou Santíssima Trindade!!!

A mesma Santíssima Trindade que levou Cristóvão Colombo ao Novo Mundo!!!


Saudações fraternas (mesmo para aqueles que não lêem as minhas mensagens)


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270238 | josemariaferreira | 09 fev 2011 11:19 | Em resposta a: #270047

Caros confrades

D. Vataça em Sines fundou uma Horta sob a protecção de Santa Maria de Salas, e desde o tempo de Vasco da Gama que Roma e os seus apoiantes têm tentado salgar os terrenos em redor para que nela nada floreça!!!

D. Vataça em Panoyas fundou uma Horta sob a protecção de São Romão, e desde o tempo de Vasco da Gama que Roma e seus apoiantes não descansaram enquanto a cabeça do Santo e a Horta não desapareceram!!!

Uma e outra teriam, segundo os apoiantes de Roma, uma certa magia negra!!!


Uma "magia negra" que vinha desde os tempos dos Lusitanos!!!



Saudações

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270321 | josemariaferreira | 09 fev 2011 23:48 | Em resposta a: #270238

Caros confrades

Em Sines era a Horta da Barroca e em Panoyas a Horta de S. Romão, desta última ainda eu comi muitas nésperas!!!

E em Sines foi salgado algumas vezes!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270325 | josemariaferreira | 10 fev 2011 00:28 | Em resposta a: #270321

Caros confrades

Em Sines era a Horta da Barroca e em Panoyas a Horta de S. Romão, desta última ainda eu comi muitas nésperas!!!

E em Sines fui salgado algumas vezes!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270419 | josemariaferreira | 11 fev 2011 12:10 | Em resposta a: #270325

Caros confrades


A Horta da Barroca em Sines deixou D. Vataça sob a protecção da Deusa da Fertilidade, para isso construiu junto uma Ermida!!!

D. Vataça era paione e tal como os seus antepassados paiones veneravam Dionísio. Dionísio o mesmo que tinha chegado vitorioso da Índias!!!

Vasco da Gama depois de voltar vitorioso da Índia, imaginando-se algum Priapo lusitano, filho ou sucessor do Deus venerado por D. Vataça, quis para si a Horta da Barroca com a sua Ermida para logo nela ser venerado!!!

Enquanto Vasco da Gama em Sines queria ser venerado na Ermida mandada construir por D. Vataça, a sua irmã D. Teresa da Gama que obteve uma pensão de 20 000 reais, para casar com Lopo Mendes de Vasconcelos, em oposição ao seu irmão quis a Horta de S. Romão em Panoyas!!!

Esta Horta de S. Romão tal com a da Barroca em Sines também deixou D. Vataça protegida pela Deusa da Fertilidade, protectora das Hortas!!!

Foi esta Deusa que Cristóvão Colombo venerou, uma Deusa da Fertilidade que vinha das entranhas da Terra!!! Só Ele superou Dionísio só ele soube plantar cepas nas Índias!!!

Vasco da Gama ainda quis explorar a Horta de D. Vataça em Sines, mas na de Panoyas não tocou Vasco da Gama, porque eu ainda de lá comi muitas nêsperas e uvas!!!!

Ou não fosse eu um paione que veio das entranhas da Terra!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270462 | josemariaferreira | 12 fev 2011 00:03 | Em resposta a: #270419

Caros confrades


Duas hortas duas cepas...


A cepa de Cristóvão Colombo!!!

A cepa de Vasco da Gama!!!

Ambas se iniciaram com um Dom!!!

A cepa de Cristóvão Colombo era uma cepa com origem nas entranhas da Terra, e era base de tronco de uma árvore com raízes profundas!!!

A cepa de Vasco da Gama era falsa não passou de uma cepa torta que em nada progrediu ou melhorou a situação do Mundo, foi uma cepa torta que em Panoyas secou!!!

Cristóvão Colombo era de boa cepa, descendia de Cristo e Madalena!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270532 | AIRMID | 13 fev 2011 04:49 | Em resposta a: #270419

Caro confrade José Maria

Desculpe a pergunta...
Mas afinal o caro Confrade é natural de Ourique, ou de Panoias?
É que na sua página do Facebook, consta como Naturalidade: Ourique.
É que sendo o confrade tão panoniano, estranho a omissão de Panoias.

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270554 | josemariaferreira | 13 fev 2011 16:11 | Em resposta a: #270532

Cara AIRMID

Sabe é que a minha terra há muito que tinha sido retirada dos mapas, há muito é como quem diz, a partir de 1833, quando os maçons franceses a arrasaram!!!

Porque até lá sempre constou dos mapas, quer eles fossem nacionais ou internacionais, sempre neles lá constou Panoyas, Panonias ou Pajones (Paiones)!!!

E o facebook segue as mesmas pegadas, sempre que escrevia Panoias, não aceitava e se escrevia Panóias-Ourique fixava Ourique!!! E assim ficou Ourique.
É que os homens têm destas coisas, quando querem esconder algo, logo Deus levanta o véu e fica-se a saber toda a verdade. E foi assim que tanto fizeram para que Panoyas ficasse esquecida para sempre, que a minha terra fosse perdendo o seu estatuto e que passasse a ser conhecida por Panóias-Ourique!!!

Isto é, a verdade vem sempre ao de cima, é que nos tempos antigos, havia Panoyas com a sua imponente Torre, que ficou conhecida nas crónicas como a Torre de Ourique, e só nos tempos de D. Afonso III e D. Dinis foi fundada a Vila Nova do Campo de Ourique, (actual Vila de Ourique) precisamente a 13 Km, donde existia a célebre Torre de Ourique (ou Torre de Danus) consagrada ao Deus Ourique, também conhecida como Castelo de Panoyas!!!

E foi por esse Deus Ourique que os partidários de D. Miguel, especialmente os padres José Joaquim de Sousa Reis e Marçal José Espada lutaram em Panoyas e na Serra de S. Martinho das Panonias, contra Napoleão, contra os maçons franceses!!!

Já em 1851 houve alguém anónimo que viu exactamente como eu vejo Ourique….


......................................

EMINENTÍSSIMO SENHOR CARDEAL PATRIARCHA.

Havendo chegado aqui á esta terra de Santa Cruz [Brasil] impressa a carta que o Sr. Alexandre Herculano dirigiu á Vossa Eminencia, na qual assevera que a apparição do Senhor J. C. á D. Affonso Henriques no Campo de Ourique em 25 de Julho de 1139 não passava de uma mera invenção, c era verdadeiramente uma fabula, assentei immediatamente logo que isto acabei de lêr de dirigir tambem á Vossa Eminencia uma minha carta a este respeito, afim de que, sendo eu de opinião inteiramente contraria neste ponto á do Sr. Alexandre Herculano, podesse Vossa Eminencia conhecer as razões em que me fundo para sustentar esta contrariedade e divergir da opinião deste tão illustre sabio. Respeitosamente pois, primeiro que tudo, vou á presença de Vossa Eminencia pedir-lhe a graça de poder dirigir-lhe esta minha caria, e supplicar-lhe mais a bondade de desculpar os muitos e graves defeitos que certamente ha de encontrar nestas minhas mal traçadas linhas, pois conheço bem toda a minha insufficiencia, e toda a minha pequenez para escrever em todo e qualquer assumpto, quanto mais em tal objecto; só a intima convicção, e certeza que tenho da veracidade deste caso me poderia fazer dar este passo, para o manifestar a Vossa Eminencia e a essa Nação querida do Senhor. O caso do apparecimento do Senhor J. C. em 25 de Julho de 1139—no Campo de Ourique á D. Affonso Henriques, na fórma que é relatado no juramento dado pelo mesmo Sr. D. Affonso, o qual na opinião do Sr. A. Herculano, é uma fabula, é na minha muito, c muito humilde opinião, um facto real, é um facto exactissimo, e é um facto a existencia do qual é uma verdade mathematica como adiante mostrarei: e por agora somente direi duas palavras de passagem a este respeito. Havendo o Senhor Deos Omnipotente o Pai Eterno creado este Mundo que vemos, o Senhor J. C. seu Filho em Pessoa, pela sua innata bondade, nos descobriu o systema admiravel com que elle foi constituido pelo Pai, e tem sido regido e se, rege desde que foi creado. A saber—Estando o Senhor J. C. um dia em Jerusalem no Templo, ensinando aos seus Discipulos, lhes disse— « Em verdade, e em verdade vos digo que o Filho não pôde de si mesmo fazer cousa alguma, senão o que vir fazer ao Pai, porque tudo o que fizer o Pai o faz tambem semelhantemente o Filho. » (E. de S. J. c. 5. v. 19.)—Seguindo pois este luminoso principio, se reconhece clara, e visivelmente a toda a luz que este facto da apparição do Senhor J. C. no Campo de Ourique á D. Affonso é filho deste systema admiravel, e que a sua veracidade em um gráo de verdade mathematica provém de que elle é fundado nas palavras do Senhor J. C. que são infalliveis: porquanto Elle Senhor J. disse, e jurou que havia de fazer o mesmo que o Pai tivesse feito, e como o Pai tinha apparecido á Abraaham, e nesse acto fazendo-lhc varias promessas tinha nelle e na sua descendencia creado um Povo e Reino novo para si e para nelle reinar, necessaria e infallivelmente o Filho o Senhor J. C. havia de dar este igual passo fazendo tambem semelhantemente o que o Pai tinha feito. Ora como tudo o que se passou na apparição que o Senhor Deos Omnipotente fez á Abraham, segundo se acha relatado no Genesis, é exactissimamente o que se passou tambem na apparição do Senhor J. C. á D. Affonso Henriques, como se acha relatado no juramento dado pelo mesmo Sr. D. Affonso. Segue-se necessariamente que este facto é exactissimo, pois segundo este systema, era impossivel que este caso deixasse de existir, poi isso que o Senhor J. C. o havia de infallivelmente fazer em qualquer uma das Nações da terra segundo o juramento que havia dado.
Por esta succinta exposição verá Vossa Eminencia, que as razões em que me fundo para provar a veracidade deste caso tem por base a autoridade Divina, e são além disto baseado no systema creado pelo Senhor Deos Omnipotente, que o comprova com toda a clareza. Este systema que eu tive a fortuna de descobrir como logo exporei á Vossa Eminencia é exactissimo, e de tal evidencia, que estou intimamente convencido de que, logo que o Sr. A. Herculano delle tome conhecimento, e sobre elle faça as suas sabias e judiciosas reflexões, sem duvida elle muito e muito melhor do que eu saberá expol-o, e á força de convicção será obrigado a confessar que o dito facto do apparecimento do Senhor á D. Affonso é verdadeiro.
À vista pois disto, quanta razão assiste a Nação Portugueza, a essa abençoada Sião, para ter toda a fé neste facto milagroso, e quanto pelo contrario é a sem razão de se lhe querer tirar esta fé, e esta affortunada e preciosa crença? Está evidente pois, quão desagradavel e sensivel terá sido o desgosto que esta heróica Nação ha soffrido, ao ouvir o desengano de que o Senhor não tinha apparecido á D. Affonso, e que sobeja razão não teve o Clero para estranhar semelhante proposição. Sim o Clero, esse tão respeitavel, e tão proeminente braço da Nação, Ministro do Nosso Deos Altissimo, á quem tanto respeito devemos, e que tanto e tanto tem soffrido ha annos a esta parte, muito principalmente desde 1834.... faltava ainda mais a esta abençoada Nação, a Igreja de Sião, e aos seus Ministros o beber esse calix de amargura, cheio de tão afflictivas, e amargas fezes. Esta querida Nação tem, é verdade, de passar e soffrer ainda novos e acerbos trabalhos, e mui proximos estão, mas a duração delles será mui curta e mui pequena, porque assim o diz o systema, e então findos estes, ella terá a sua resurreiçao, terá a sua gloria, e o seu grande triumpho; verá os Reis do Oriente, e povos nunca vistos e nem conhecidos virem em sua procura, e submissos se lhe apresentaram a prestar obediencia como a subditos seus, como está declarado nos Livros Santos, e está annunciado por todos os Prophetas do Novo e Velho Testamento, e maiormente pelo systema moral com que o Senhor Deos Omnipotente creou o mundo, que o explica de uma maneira tão clara e admiravel, como á Vossa Eminencia vou expòí e fazer ver. Antes porém de tudo, eu vou dizer a Vossa Eminência agora o como descobri este systema.
Tendo o Veneravel Sr. Frei Caetano Brandão Bispo do Pará e Arcebispo de Braga, tomado posse no Arcebispado Primaz, o seu primeiro e maior cuidado que teve foi o tratar da educação da mocidade, e para isto fez estabelecer paquella Cidade junto ao seu Palacio, um Seminario de meninos, ao qual deu os mais excellentes estatutos, e os mestres melhores, e mais conspicuos em saber, e em moralidade que naquella Cidade havia; alli se ensinavão varias sciencias, e aos meninos se lhes dava a educação melhor que é possivel em todo o sentido, e erão instruidos na moral a mais pura e sã, livre inteiramente de toda a qualidade de fanatismo, visionario, e superstição; eu tive a fortuna de ser alli admittido de idade de sete annos, e nellc estive nove annos: todas as tardes o Snr. Arcebispo visitava o Collegio, no qual tudo era feito debaixo das suas vistas, eu tive a grande felicidade de agradar a este Santo Varão Apostolico pela minha applicação, e algum approveitamento nos estudos.
Todo o empenho deste Santo Prelado era infundir nos seus meninos, á quem elle chamava filhinhos,; o Santo temor do Senhor, e o amor á Deos e á Patria; alli se ensinava que o Reino de Portugal era abençoado do Senhor, porque Elle o tinha edificado no Campo de Ourique apparecendo á D. Affonso Henriques, seu primeiro Rei; muitas e muitas vezes a conversação familiar deste Santo Varão versava sobre este ponto, pelo que todos os meninos do Seminario tinhão uma crença e firmissima fé neste facto milagroso. Corrêrão os tempos e chegou o anno de 1807, no qual o Reino foi oc-cupado pelas tropas de Napoleão, que o dividio em tres partes, e por um Decreto declarou que tinha acabado de ser Reino, e era riscado da lista das Nações. A Familia Real deixou Portugal, e fez a séde da Monarchia no Brasil, e Portugal ficou na maior orfandade. À vista de tal acontecimento, entrei em duvida se apparicão do Senhor no Campo de Ourique seria verdadeira, porque as promessas alli feitas pelo Senhor, erão que elle seria uma grande Nação, o que me parecia impossivel á vista do estado em que elle tinha iicado, e do poder gigantesco de Napoleão que o tinha destruido. Como porém eu tinha uma fé vivissima em tudo quanto aquelle Santo Varão me tinha ensinado, cheio de confiança, fiz comigo este argumento:—A apparição do Senhor á D. Affonso, e as promessas que á este fez no Campo de Ourique, segundo as quaes o Senhor tem de edificar nesta sua Nação um Imperio Universal, e por isso tem de haver um só Pastor, e um só Rebanho, como consta das Santas Esciipturas, importa uma nova ordem de cousas extraordinarias em o Mundo, e uma regeneração do Mundo todo; a ser assim este acto, é igual em grandeza á Creação, e á Redempção os dous pontos maiores que o Mundo tem tido depois da sua existencia: ora um acto tal tendo de existir, necessariamente está ligado á um systema, porque as obras do Senhor Deos Omnipotente não são feitas aeriamente e nem ao acaso.
Nestes termos disse eu comigo, se é verdade que o Senhor appareceu á D. Affonso, e lhe fez estas promessas que elle declara no seu juramento, tem estas de se realizarem, e neste caso deve isto constar e estar consignado em algum dos quatro Evangelistas que escreverão a vida do Senhor J. C.,os seus actos,e o que disse e ensinou. Resolvi-me pois a ler e estudar os 4 Evangelhos, lendo primeiramente um, acabado este ir ao outro: assim o fiz, e nisto gastei tres annos, lendo por muitas vezes cada um delles : um dia que estava algum tanto distrahido lendo o Evangelho de S. João e o capitulo 5, immediatamente que acabei de ler o verso 19, de repente senti um aballo, e uma sensação summamente extraordinaria, e um raio de luz passou pelo meu entendimento que me illuminou de tal fórma, que conheci que este verso 19 era a base do systema que eu procurava, e que por esta base tudo se podia explicar. A semelhança de um viajante, que tendo-lhe acontecido durante a viagem o achar-se de noite em uma matta escura, perdido, sem atinar com o caminho, e que de repente o clarão de um grande relampago lhe esclarece, e allumia todos os lugares em roda delle, mostrandolhe o caminho verdadeiro, e o ponto aonde tem de ir; assim me aconteceu, que fiquei conhecendo o que procurava, e tive tal transporte de alegria, que fiquei como um louco, e de mim mesmo summamente maravilhado. Cheio do maior prazer, tratei immediatamente de estudar o Testamento Velho, para saber quaes os actos que o Senhor Deos Padre Omnipotente tinha feito desde a creação do mundo até á vinda de seu unigenito Filho o Senhor J. C.; depois passei a estudar e ler o Novo Testamento, para saber quaes os actos feitos pelo Senhor Deos J. C. desde o seu nascimento, até á sua gloriosa subida aos Ceos, e vinda do Espirito Santo sobre os seus Apostolos, para ver se confrontados estes actos davão a inteira semelhança, que segundo o systema, devia entre elles haver, isto é, se o Senhor J. C. tinha feito semelhantemente tudo o que o Pai Eterno havia feito; depois passei a fazer a comparação entre as obras do Pai Eterno e as do Senhor l. C.; e que alegria não foi a minha, quando vi que a uniformidade era em tudo exactissima e que o Misterio da Santissima Trindade é designado por este systema, de uma maneira a mais clara e saliente, e que este misterio, ou as tres Divinas Pessoas que ha em Deos, são a base e fundamento delle! Conseguido isto, continuei com afinco a estudar o systema, e conhecendo que a Igreja devia ter sessenta annos de perseguição e trabalhos, semelhantes aos que tinha tido Sião quando esleve em sugeição estrangeira; estudei o Apocalipse, e a força de estudo vi que S. João descrevia no Apocalipse um Drama, o qual tinha de ser representado durante os ditos sessenta an; nos, e que Sião era o principal em tal Drama; tratei de indagar a data em que este teria principio, e felizmente reconheci que a revolução Franceza de 1789 era o seu começo. Desde então fiz os meus calculos e combinações acerca de diversos periodos do dito Drama, e das personagens que nelle tinhão os primeiros lugares; qual não foi a minha admiração agradavel, quando a experiencia me mostrou que eu tinha acertado, e que o systema era exactissimo, eu mesmo não posso explicar o estado em que me achei. Em consequencia desta minha descuberta, eu continuei sempre acompanhando o systema, isto é,"os acontecimentos que segundo elle devião ir tendo lugar, e seguindo as Leis delle, eu tive varias previsões, as quaes annunciei aqui a alguns amigos, e as manifestei igualmente para Lisboa, e Rio de Janeiro â diversas pessoas. Eu vou expor algumas dellas: annunciei quanto a Portugal a revolução de 1820, a de 1833, e a de 1846: quanto a França annunciei a revolução de 1830, e a de 1848, porque todas ellas esta vão designadas no systema, e devião ter lugar, e acontecer naquelles tempos; além disto annunciei muitas vezes diversos casos particulares contingentes, que tinhão*relação com o systema, e erão delle dependentes, o que tendo a experiencia .conformado com o successo, me fez isto ver a toda a luz que o systema é exactíssimo….

(terminando a carta)
…..O Mundo prestará á essa Augusta e inclita casa de Bragança,[e Viseu e Beja] por ser filha do abençoado tronco do primeiro Rei de Sião o maior acatamento e respeito, e por ella e pelos filhos todos della será repartido o governo do Mundo inteiro, pois assim o declara o Senhor nos livros Santos, e assim o attesta o systema.
Grande e grandissima será então a gloria da casa de Bragança,[Viseu e Beja] essa escolhida e abençoada do Senhor.

O Filho de Sião

...........................................


Portanto o que me foi revelado pelo Espírito Santo no ano de 2005 (a um ignorante como eu!!!) já o fora ao Filho de Sião que escreveu em carta ao cardeal Patriarcal Guilherme Henrique de Carvalho em 1851.

Panoyas é, e sempre foi Ourique!!!

Vila Nova de Ourique apareceu muito tempo depois……

De Panoyas diz-se que foram naturais S. Romão, S. Martinho (de Panonias) e imagine-se até há quem defenda também D. Fabião. Vá lá a gente saber porquê, se toda a gente o faz como natural de Roma!!!

Não existe razão no Mundo porque eu devesse ficar sem ela!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270612 | AIRMID | 14 fev 2011 05:21 | Em resposta a: #270554

Caro José Maria

Talvez o Mal seja mais antigo. afinal a Revolução Francesa, foi apenas mais um passo, que nos conduziu ao Abismo.
A estratégia é muito antiga, e estudada e consertada ao mínimo detalhe.

Não esqueça que Vaticano e Templários foram sempre cúmplices, quer na ocultação do Passado, quer na partilha do Poder.
Os Templários sempre tiveram protecção Papal. Convém recordar que estavam isentos de Impostos, e que quando foi considerado conveniente, atravessar o Atlântico, rumo à América, Clemente V, organizou o Circo da Falsa Morte da Ordem do Templo.

É curioso, que com os Templários, tudo é falso, até a Morte.
E nem poderia ser de outra forma. Afinal são eles quem elege e demite governantes.
Quem escolhe os Papas!

O que torna aquela Guarda Pretoriana Suiça, tão adequada.

Afinal, não é a Suiça a Sede da Banca Mundial?

Airmid

Aluna da Escola Secundária de Panoyas, e não de Ourique, segundo o facebook.

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270623 | josemariaferreira | 14 fev 2011 11:11 | Em resposta a: #270612

Cara AIRMID


Escola Secundária de Panoyas??? Deixe-me rir!!!

Panoyas arrisca-se a ficar sem Escola Primária, quanto mais Escola Secundária!!!

O que lhe valeu foi Nossa Senhora da Conceição!!! Sim a protectora a quem Cristóvão Colombo, venerava!!!

Nossa Senhora da Conceição veio em apoio da Vila de Panoyas, para que a sua Escola não fechasse!!!

Não era a sua Mãe, que Deus tem, tão devota de Nossa Senhora da Conceição???

Então Ela sabia que a sua filha ainda iria aprender muito na Concepção pelo Espírito Santo!!!

Não na Escola Secundária mas na Tri (Trinacria) fundada por D. Vataça. A Verdadeira Escola de Panoyas, onde até se consegue ver as Pirâmides!!!

Em Panoyas nunca reinaram os maçons mas sim os iluminados, que com o seu olho (visão) têm o poder de se infiltrarem e verem todas as coisas!!!

Foi em Panoyas que D. Afonso Henriques e Rogério, vieram, viram, venceram e convenceram S. Bernardo, a não dar luvas para os maçons!!!

E tinham razão D. Afonso Henriques e Rogério da Sicília (Reino da Trinacria), passados 7 séculos, os maçons, bem apetrechados não (com o ladrar) dos cães de S. Bernardo dos Alpes suíços, mas com o dinheiro da Suíça, arrasaram o Banco franciscano de Panoyas!!!

Aprende-se muito com o uivar dos cães em Panoyas, o seu som vem das entranhas da Terra, e eu já os ouvia uivar quando estava nas entranhas da minha Mãe!!!


Saudações fraternas (mas sem luvas)


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#270647 | fertelde | 14 fev 2011 17:56 | Em resposta a: #234243

EStimada Airmid:
"financiamento de um filme espanhol, sobre a União Ibérica"

Pode dar-me mais informações sobre este assunto?

Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#271289 | josemariaferreira | 24 fev 2011 20:28 | Em resposta a: #270462

Caros confrades


A Horta de S. Romão e Horta da Barroca. Duas hortas duas cepas...


A cepa de Cristóvão Colombo!!!

A cepa de Vasco da Gama!!!

Ambas as cepas (gerações) se iniciaram com um Dom!!!

A cepa de Cristóvão Colombo era uma cepa com origem nas entranhas da Terra, e era base de tronco de uma árvore com raízes profundas!!! E foi apoiada por D. João II, pela sua empresa pelicana!!!

A cepa de Vasco da Gama era falsa não passou de uma cepa torta que em nada progrediu ou melhorou a situação do Mundo, foi uma cepa torta que em Panoyas secou!!! E foi apoiada por D. Manuel, pela sua empresa castelhana!!!

Cristóvão Colombo era de boa cepa, descendia de Cristo e Madalena!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#271391 | josemariaferreira | 26 fev 2011 17:05 | Em resposta a: #271289

Caros confrades


Dona Vataça, Senhora de Panoyas, vinda do Oriente casou-se em Portugal com um Martinho, ou Martim nome que significa guerreiro.(em relação a Marte)

De facto Martinho, o marido de D. Vataça tinha esse nome em homenagem a S. Martinho de Panoyas!!!

S. Martinho de Panoyas contemporâneo de S. Romão de Panoyas, ambos guerreiros de um exército Celestial que no Campo de Ourique clamavam pela vinda do Salvador!!!

Vataça tal como seu marido, também ela era guerreira, e faziam ambos parte desse exército Celestial!!!

Então ele seria um soldado e ela uma capitoa!!!

Ele um “soldado de Damasco” e ela uma "capitoa da Sicília",(a terra do Tri) ambos paiones vindos do Oriente, por milagre se encontraram em Portugal!!!

Para continuarem a lutar com a Espada de Damasco (Mágica) do Lidador!!!

Damasco bizantina!!!


....é o coração de Constantinopola; é o fóco do orientalismo: só ahi se vendem armas e outros objectos de grande preço. Neste sitio é mais alto o tecto, o ha mais obscuridade que nos outros bazares: os mercadores destas lojas são velhos de credito bem firmado. Todo o logar é picturesco. Depois de ter-des admirado as espadas de Damasco com riquíssimas bainhas e punhos resplandecentes, guarnecidos de pedras preciosas os punhaes com seus cabos em que scintillam a esmeralda e o diamante, as espingardas embutidas em nácar, prata e ouro, voltae os olhos para outra galeria. Que aspecto respeitável o de tantas venerandas cabeças, cubertas de caãs, coroadas pelos turbantes alvos como a neve! São os turcos do antigo regimen, os restos poéticos do oriente, os destroços da nação , que Mahmud desfigurou, fazendo-lhe adoptar os usos occidentaes: são os consumidores de opio, que o fumam até a dormir, e que não beberiam vinho ainda quando lh'o ministrassem as formosas huris do paraíso musulmano: são os fatalistas que não tomariam o trabalho de se arredarem de um leão furioso, e que duvidam tanto dos milagres de Mafoma como do tamanho do cachimbo por onde fumam. A riqueza das mercadorias, que estes negociantes chãos e abonados vendem, é estupenda; as fazendas mais delicadas alli se encontram, bem corno as mais preciosas; e os preços são incomparavelmente mais baratos que na Europa...




Saudações fraternas


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#271396 | ajrei | 26 fev 2011 18:00 | Em resposta a: #234162

Caro Confrade Zé Maria / Panonias,

Também me interesso pela figura de Dona Vataça, sua ascendência e eventual descendência. Se quiser ter a amabilidade de me disponibilizar os dados a que chegou nesse seu estudo relativo à descendência daquela Senhora, agradeço-lhe já de antemão.
Caso assim o entenda, agradecia que me contactasse para ajreiarrobasapopontopt .


Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#271781 | josemariaferreira | 04 mar 2011 20:13 | Em resposta a: #271396

Caro confrade

Não sei o que se passa com a minha caixa do correio, desde o dia 22 de Fevereiro que não recebo nem posso enviar e mails

No entanto poderá colher alguma informação sobre D. Vataça aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=117095#lista (onde se lê Henrique deve ler-se Guilherme)

Quanto à sua descendência como compreenderá ela será muito abragente na medida que na actualidade ela contará já com milhões de indivíduos!!!


Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#271795 | ajrei | 04 mar 2011 23:56 | Em resposta a: #271781

Caro Zé Maria,

A minha questão relativamente à descendência de Dona Vataça, não é o nº de descendentes actuais, mas sim de que forma você tinha articulado as primeiras gerações da descendência. Ou seja, grosso modo, os dados que pretendeu divulgar e que não o autorizaram a fazê-lo.

Se no tópico que me indicou, fala num filho de Dona Vataça, nascido em Aragão, como é que a descendência passa a Portugal ?

Agradecido,
Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284448 | AIRMID | 11 ago 2011 01:49 | Em resposta a: #271781

Caro Confrade José Maria

A propósito de uma das fases mais obscuras da História de Portugal, em que Dona Isabel de Aragão e Dona Vataça de Lescaris, são personagens chave, preciso de um favor seu:

Será que me pode informar , qual o local onde se encontra O TÚMULO de DOM MARTIN ANES?
Como nunca guardo apontamentos, por vezes fico assim...à toa. Suponho ser no panteão dos Menezes, mas não estou certa.

Antecipadamente Grata

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284529 | josemariaferreira | 12 ago 2011 13:42 | Em resposta a: #284448

Cara AIRMID


Você até parece que não é deste tempo, onde tem andado este tempo todo para me vir agora perguntar onde se encontra O TÚMULO de DOM MARTIN ANES?

O TÚMULO de DOM MARTIN ANES foi destruído, como não poderia deixar de ser, exactamente destruído como foram o mausoléu de D. João II no Mosteiro da Batalha, ou o do seu filho no Castelo de Palmela, ou a de D. Diogo no Convento da Conceição também ele destruído, assim como destruído foi o Palácio dos Infantes, na cidade onde nascera o Príncipe da Paz!!!

Beja a cidade da Paz, a Pax-Júlia!!! Beja, o berço do Príncipe da Paz!!!

O Príncipe da Paz que tinha os Menezes como seus criados, assim como os Corte-Reais que descobriram a América para Cristóvão Colombo!!!

Os Corte Reais trabalharam assim para Cristóvão Colombo!!!

Os Menezes trabalharam assim para Cristóvão Colombo!!!

Um Menezes até tinha um Monte de Ouro na Itália, para o levar, isto é colocar Cristóvão Colombo, em Roma!!!

Ele “já veio ao mundo”, “já nasceu e cresceu”, “vive, mas ainda não reina”, “já veio ao mundo, mas ainda não é Pastor”, “anda agora simplesmente incógnito no meio de vós”, “já está em Roma”. (D. João de Menezes e Silva)

Imagine que até houve outro Menezes, D. Diogo de Menezes, primo-irmão do primeiro que aconselhado pelo Papa foi ter com o anterior Menezes para ver o Monte de Ouro (Montoiro) que ele tinha lá na Itália para pôr Cristóvão Colombo na cadeira de Pedro. E por fim como recompensa enganou o Papa, dizendo-lhe que apesar do Frei Menezes ser português, não o conhecia de nenhum lado!!!

Ora o D. João de Menezes e Silva e D. Diogo Menezes eram primos e descendiam ambos do seu avô D. Pedro de Menezes, 1º Conde de Vila Real!!! http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1043

Os Menezes enterravam-se em Santarém, assim, D. Duarte de Menezes, pai de D. Diogo de Menezes (bispo de Évora) e tio de D. João de Menezes e Silva (Frei/Beato Amadeu) e de Santa Beatriz da Silva, enterrou-se na Capela das Almas, (na qual estava representado o Pelicano) do antigo Convento dos Franciscanos (Menores) de Santarém, mandada edificar pelo sogro de D. Vataça, Senhora de Panoyas, e apesar de ainda se encontrar em construção no ano de 1295, era para a campa de seu pai que Martim Annes, o marido de D. Vataça, queria ser sepultado!!!

Claro que o Convento foi depois todo vandalizado pela revolução francesa e as sepulturas destruídas e profanadas, a de D. Duarte salvou-se e foi removida para a actual Igreja de São João de Alporão localizada na freguesia de Marvila, cidade de Santarém, cujo espólio do museu é constituído por peças arqueológicas provenientes dos templos e conventos profanados ou destruídos na antiga vila!!!

Destas peças, destacam-se várias lápides sepulcrais e mausoléus, nomeadamente o túmulo de D. Duarte de Menezes, proveniente do Convento de São Francisco, e constituído por um arcossólio de pedraria magnificamente lavrada. Sobre a tampa, encontra-se a estátua jacente, encimada por um baldaquino flamejante. A igreja alberga ainda os túmulos de João e Martim de Ocem, provenientes do já desaparecido Convento de São Domingos, e que datam da primeira metade do século XV.
http://www.flickr.com/photos/8724323@N06/5867754322/

O TÚMULO DE MARTIM ANNES ENCONTRA-SE COMO SE ENCONTRAM O DE D. DIOGO E O DOS SEUS CRIADOS, NÃO SE ENCONTRA NADA!!!

PURA E SIMPLESMENTE DESTRUÍDOS, E NÃO HÁ NINGUÉM QUE CONSIGA VER TODA ESTA DESTRUIÇÃO!!!

Porque há pessoas burras e outras que são tão inteligentes, umas são agnósticas, as outras que façam o diagnóstico da vida!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284594 | AIRMID | 13 ago 2011 01:31 | Em resposta a: #284529

Caro Confrade José Maria

Não precisa chamar-me burra. Nem considerar que estou a leste do Mundo...

Porque eu sei quem foram Os Senhores de Oydaluiciuez. E sei quem foi Dom Martin Anes, mesmo sem ter visto o seu Túmulo.
Só preciso de o provar.

Grata pela atenção.
Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284621 | josemariaferreira | 13 ago 2011 17:37 | Em resposta a: #284594

Cara AIRMID

O Burro aqui sou eu, que ando aqui quase há sete anos e ainda não fui capaz de me fazer compreender e como ignorante acabo por me repetir diversas vezes!!! Você pelo contrário, sabe, é uma pessoa directa e muito inteligente, só queria ter o seu Dom, você só precisa reunir todas as provas, para depois fazer o diagnóstico correcto!!!

Agora precisava da prova do tumulo de Martim Anes, o marido de D. Vataça, talvez para verificar se tinha gravado o brasão da sua linhagem, pois é, mas já não existe a prova, os franceses foram implacáveis destruíram todos os seus vestígios!!!

Mas como você saberá a linhagem de Martim Anes não anda a leste, porque ela veio do Leste para Oeste, porque ele, tal como D. Vataça queriam fazer a aliança entre o Ocidente e o Oriente, por isso o brasão da Vila de Panoyas tem um Cristo a apontar (para o Céu) para Oriente e apontar para o Ocidente!!!

A linhagem de Martim Anes obviamente que era a mesma do nosso primeiro Rei de Portugal, a linhagem dos Maia (Umayyade)
Portugal foi fundado por árabes cristãos vindos sobretudo dos territórios do Império Romano do Oriente em auxílio do Ocidente. Eram considerados cidadãos romanos embora a sua cultura fosse árabe muito próxima da grega bizantina. Eles próprios se consideravam cidadãos romanos "Romoi" embora falassem na sua língua, nos documentos escreviam os seus nomes em latim. A dinastia Omíada/Umayyade (em Portugal família Maia) da qual descende o nosso primeiro Rei, assim como o seu aio Egas Moniz ou Martim Anes, o marido de D. Vataça, teria a sua origem cerca de Damasco na Síria dominada pelos gregos bizantinos. Foi durante o Papado Bizantino, um período de dominação bizantina do papado entre 537 a 752 quando os papas necessitavam da aprovação do imperador bizantino, que estes árabes cristãos começaram a vir para a Península.
Os bizantinos de língua grega, da Grécia, Síria e Sicília substituíram assim membros da poderosa nobreza romana na cadeira papal durante este período e impunham assim na Europa Ocidental as suas tradições cristãs orientais, que se reflectiram na arte, bem como na liturgia.

Umas das últimas e mais importantes embaixadas do Leste que veio para Oeste foi a de D. Vataça cerca do ano de 1285, casou obviamente com um árabe de cultura bizantina que já cá estava radicado em Portugal, esse árabe era da linhagem dos Maias que tiveram o seu panteão principal no Convento de S.Tirso cuja fundação tem as suas raízes no Deus grego Dionísio, muito adorado pelos Payones ou Panonios cuja origem foi na região de Panoyas do Campo de Ourique!!!

D. Vataça voltou assim à sua terra de Origem onde construiu o seu Paço Senhorial, a imitar o Pallatium Villae dos Senhores Romanos, só que ao contrário dos romanos, ela, era Senhora e representante de Deus na Terra de Panoyas!!!

Porque os representantes de Deus em Terena/Oydaluiciuez eram os Senhores árabes, seus primos!!!


Eu é que lhe fico grato de se ter lembrado de mim, ou melhor do túmulo do árabe bizantino Martim Anes!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284643 | AIRMID | 14 ago 2011 02:55 | Em resposta a: #284621

Caro José Maria

Um é o Sol, o outro é a Lua.

Poderão eles vêr Os Senhores de Oydaluiciuez De Terena e Da Maia, desde o Tempo em que a Luz Se Fez, até Ô Sianno, onde desapareceram?

Eu nunca me esqueceria de si.

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284647 | HRC1947 | 14 ago 2011 10:51 | Em resposta a: #284643

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284692 | josemariaferreira | 14 ago 2011 23:21 | Em resposta a: #284643

Cara AIRMID

Poderão ver certamente, porque um olho vê o Passado e o outro olho vê o Futuro!!! Então você ficará com um olho que no Presente vê tudo!!!

E então, com um olho que tudo vê, jamais se esqueceria


do Zé Maria.

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#284703 | AIRMID | 15 ago 2011 02:34 | Em resposta a: #284692

Caro José Maria

O olhar do Espírito...

Que atravesssa o Espaço-Tempo.


Airmid

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#344673 | josemariaferreira | 02 abr 2014 22:56 | Em resposta a: #284703

...

A MULA DO LUMIAR

O olhar do Espírito...

Que atraveSSSa o Espaço-Tempo.




D. Betaça, magnânima mulher
Trouxeste Salas a Portugal
Desde os primórdios de Sumer
Para Alumiar um Mundo Novo
A partir deste Porto-Gal
Alumiar com artimanha
Saiu numa Mula montado
Colombo p`las estradas de Hespanha


...

Resposta

Link directo:

RE: D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#344754 | josemariaferreira | 05 abr 2014 18:01 | Em resposta a: #284703

...



ALUMIAR

O olhar do Espírito...

Que atraveSSSa o Espaço-Tempo.



Belo Sol! Senhor Supremo
És Fogo és Deus Universal
Tuas Cumpridas ondas Laranja
Tocam aquecida terra de Portugal
A Nação Filha por ti escolhida
Para nas ondas do Mar mergulhares
Ao largo do Cabo Sacrum sem igual
Para no outro dia despertares
Logo pelo Alvor ao canto do Galo
Para Cumprires e o Mundo Salvares


D. Betaça, magnânima Mulher
Trouxeste Salas a Portugal
Desde os primórdios de Sumer
Para Alumiar um Mundo Novo
A partir deste Porto-Gal
Alumiar com artimanha
Saiu numa Mula montado
Colombo p`las estradas de Hespanha


...

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#350792 | josemariaferreira | 01 out 2014 22:32 | Em resposta a: #234162




...
PANOIAS TERRA DO DEUS CAVALO



Panoias bendita terra vermelha
Por nela ter andado o deus Belo
Suas águas se lançam no Oceano
Seus ares do mesmo Mar sopram
Ventos tão espirituais e famosos
Pelo vale sobem até lá chegar (Vale do Sado)
E as éguas lusitanas emprenham
Sem os machos garanhões acasalar


Poetas antigos de grande qualidade
Deixaram na poesia antiga escrita
Que os poldros nesta terra nascidos
Eram muito ligeiros e velozes
Que mais pareciam voar que correr
Sagrada terra vermelha, pois então
Onde Deus com o vento criou o Cavalo
E a partir do barro vermelho fez Adão


E foi assim cavalgando que os Paiones
Partiram e pela Tróia saíram navegando
A sua Fé a todo o Mundo levando
Juntando-se ao mítico Alexandre
Com trezentos brilhantes cavaleiros
Mais tarde em seu reconhecimento
D. Betaça uma princesa grega veio
Entrou pela mesma Tróia e o Vale subiu


Dos seus avós recordando feitos heróicos
Levada pelos ares, Panoias atingiu
E no fim do vale um Palácio construiu
Com esplêndidos jardins à beira rio
Nas suas paredes várias tapeçarias tinha
Uma com a figura de Alexandre sobressaiu
E no sobre-céu de sua cama onde se deitava
Bordado um Magnífico Céu de Tróia estava


...

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#350864 | josemariaferreira | 04 out 2014 22:12 | Em resposta a: #234162




...
FABIÃO ELEITO PELA POMBA

Fabião foste eleito por Ourique
Pomba que em ti foi pousar
Fabião, D. Betaça de trouxe
Para Ourique em ti eternizar
O divino Culto do Espírito Santo
Que foi dos Reis de Portugal
E a aia da Rainha Santa Isabel
Fez de Panoias a sua Capital


...

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#350906 | gualdim | 06 out 2014 13:19 | Em resposta a: #234162

Caríssimos
Nestes últimos tempos tenho lido tanta coisa.... E tanto do que vocês escrevem, por aqui e por outros lados. Mas só agora estou a fazer a intervenção que tantas vezes me apeteceu fazer :)

ACÇÃO!!!!
Onde está a acção?
Tanto conhecimento, tanta gente interessada, tanta gente boa, tanta gente neste país sem fazer nada e com tanto tempo livre, vamos arregaçar as mangas!

Sou uma pessoa perfeitamente normal, que nada percebe de história.... E como eu, existem muitos mais!

Acredito que temos gente honesta e capaz, só nos precisamos juntar :)

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#350920 | saintclair | 06 out 2014 21:27 | Em resposta a: #234162

-
Caro Confrade;
"Sou uma pessoa perfeitamente normal, que nada percebe de história.... E como eu, existem muitos mais!"

...Sugiro que continue a ler as dezenas de mensagens que foram escritas neste Forum, e
assim obtenha o maior proveito.
http://old.geneall.net/P/forum_msg.php?id=347720
Melhores cumprimentos.
Saintclair
.

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#350921 | gualdim | 06 out 2014 21:35 | Em resposta a: #234162

Obrigada

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#350928 | josemariaferreira | 07 out 2014 12:51 | Em resposta a: #234162


http://zemoutinho.blogspot.pt/2012/12/alma-pomba-branca.html

A POMBA DO VALVERDE


...

Esta noite tive um sonho
A Ribeira do Valverde dividia
Dum lado era Negra noite
Do outro era clara Luz do dia
Dum lado vivas a Ourique
Do outro vivas a Napoleão
Dum lado voava uma Pomba
Do outro voava um Falcão
...

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#413095 | F.Sarzedas | 13 mar 2019 14:07 | Em resposta a: #284621

Caro Zé Maria
Estão referenciadas aqui no Geneal 3 Betaças:

- Betaça da Fonseca * bp 26.07.1590, filha de Diogo Vaz da Fonseca e Gracia Ribeiro. https://geneall.net/pt/nome/436873/betaca-da-fonseca/

- Betaça Fonseca *cerca de 1530, irmã de Diogo Vaz da Fonseca e ambos filhos Diogo Vaz da Fonseca e Mécia Nunes. https://geneall.net/pt/nome/306982/betaca-da-fonseca/

- Betaça... *c.1420 casada com Diogo da Fonseca Coutinho e avó do citado Diogo Vaz da Fonseca. https://geneall.net/pt/nome/140140/betaca/

Não vem referenciado os ascendentes desta ultima Betaça...
Será que haverá alguma ligação entre estas Betaças e a D. Vataça de Lascaris, senhora de Panoyas?

Cumprimentos
Fernando Sarzedas (segundo o Genneall, descendente destas Betaças)

Resposta

Link directo:

D. Vataça de Lescaris-Senhora de Panoyas

#413111 | josemariaferreira | 13 mar 2019 19:20 | Em resposta a: #413095

Caro Fernando Sarzedas


Existe de facto parentesco entre a Senhora de Panoias e uma das Betaça por si referidas. A Senhora de Panoias deixou geração dentro da Casa Urries à qual pertence a D. Betaça que casou com Gonçalo da Fonseca, filho de Vasco Fernandes Coutinho, marechal-mor do Reino de Portugal. Muitos dos portugueses ignoram que descendem desta Senhora de Panoias, porque a sua genealogia foi escondida até ao presente. Eu fiz o estudo da sua genealogia e revelei-a a alguns dos seus descendentes entre os quais está a 10.ª Marquesa de Lierta que assim que soube descender de tão ilustre Senhora foi tratar em Espanha da transmissão do título, pois não o tinha ainda renovado por morte de seu pai.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 20:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen