Familia Cardoso Silva de São João Ponte

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#234222 | carlas0fia | 14 jul 2009 22:30

Boa Noite.
Há pouco tempo comecei a detalhar a minha árvore genealógica (num site para redes sociais de familiares), e fiquei deslumbrada! Aos poucos tenho tentado descobrir mais sobre os meus antepassados, mas como sou novata nestas andanças, agradeço atempadamente todas as dicas e orientações que me queiram dispensar.

Infelizmente já não resido em Guimarães, pelo que tenho reunido informação muito espaçadamente, mas do meu lado materno cheguei ao seguinte:

-- Ramo Silva --
(1) António José da Silva, natural da freguesia de São João de Ponte, nasceu por volta do ano de 1878, empregado comercial de profissão, casou com Maria Rosa (2), filho de Domingos José da Silva e Maria de Jesus

(2) Maria Rosa, natural da freguesia de São João de Ponte, nasceu por volta do ano de 1881, costureira de profissão, casou com (1) António José da Silva, filha de Joaquim Ferreira e Joaquina Rosa

-- Ramo Cardoso --
(3) José Pereira, natural da freguesia de São João de Ponte, nasceu por volta do ano de 1881, lavrador de profissão, casou com Antónia Leite Cardoso de Almeida (4) a 13-11-1905 em São João de Brito, filho de José Pereira (5) e Rita Maria (6)

(4) Antónia Leite Cardoso de Almeida, natural da freguesia de São João de Brito, nasceu por volta do ano de 1876, lavradeira de profissão, casou com (3) José Pereira a 13-11-1905 em São João de Brito, filha de António da Silva Cardoso (7) e Maria Emília Leite de Almeida (8)

(5) José Pereira, natural da freguesia de São João de Ponte, lavrador de profissão, casou com Rita Maria (6), filho de Francisco Pereira e Agueda (?) Maria

(6) Rita Maria, natural da freguesia de São João de Brito, lavradeira de profissão, casou com (5) José Pereira, filha de José Pereira e Maria Emília

(7) António da Silva Cardoso, natural da freguesia de São João de Brito, proprietário, casou com Maria Emília Leite de Almeida (8), filho de José Joaquim Cardoso e Rosa da Silva

(8) Maria Emília Leite de Almeida, natural da freguesia de São Tiago de Candoso, proprietária, casou com (7) António da Silva Cardoso, filha de João Leite e Rosa de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#234939 | Beatriz Machado | 24 jul 2009 17:27 | Em resposta a: #234222

Boa tarde Carla
Também eu considero-me uma novata. Confesso que tenho estado um pouco parada no estudo da minha família, pois tenho estudado a família do meu marido que é algarvia.
Quanto à minha família tive a ajuda preciosa de pessoas ligadas ao NEPS, que é um núcleo de pessoas que faz, entre outras coisa, o levantamento genealógico das famílias do Minho e não só. Aconselho-a a visitar o seguinte site onde existem várias freguesias estudadas.

http://www.neps.ics.uminho.pt/

E também eu encontro-me longe de S. João de Ponte, mais precisamente em Loulé, Algarve. A minha familia materna é de Campelos e a paterna de S. João de Ponte.
Por enquanto, parece-me que as nossas familias não se cruzam. Mas nunca se sabe.
Os meus melhores cumprimentos,
Beatriz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#234941 | carlas0fia | 24 jul 2009 17:52 | Em resposta a: #234939

Olá!
Sim, também tenho consultado o NEPS e acho até que encontrei um familiar através da pesquisa em Ronfe. Até já tinha pensado escrever para lá com algumas dúvidas que tenho.

Mas em Agosto acho que conseguirei aprofundar mais este meu ramo materno, porque gostava de ir, num dia das minhas férias, ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
Eu não vivo tão longe assim (Póvoa de Varzim) e ainda tenho alguma família em Campelos, por isso se precisar que pergunte alguma coisa, disponha.

Obrigada,
Carla Sofia

Resposta

Link directo:

Familia Rodrigues Pereira

#243260 | Marcia123 | 01 nov 2009 19:47 | Em resposta a: #234941

Ola

tenho me empenhado em fazer a genealogia da minha familia que tb é de sao joao da ponte,mais particularmente de santo antonio da boa vista,consegui alguns nomes pesquisando os micro filmes da igreja mormon,que possui um acervo muito grande e é aberto para não membros,vale a pena fazer esta pesquisa,é muito gratificante,quem se interessar entre em contato.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#261487 | carlas0fia | 03 set 2010 14:43 | Em resposta a: #234939

Cara Beatriz,

Meu 4º avô, Francisco José da Silva era filho de Manuel José da Silva e de Maria Josefa Ribeiro.
A Maria Josefa Ribeiro por sua vez era filha de Domingos Ribeiro e Ana Maria da Silva, ambos de Ponte, e residentes no lugar da Póvoa, S.J. Ponte.
Agora já tenho a certeza que a Maria Josefa é irmã de seu parente António Ribeiro, e sendo assim as nossas famílias sempre se cruzam! :)

Melhores Cumprimentos,
Carla Lima

Resposta

Link directo:

Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#325887 | jdpcsm | 22 mar 2013 10:33 | Em resposta a: #261487

Bom dia,

não tenho a certeza mas acho que a minha família também se cruza com as suas, a mãe do meu tetra avô José Cardoso de Magalhães era Maria Josefa Cardoso filha de Manuel José Cardoso e de Maria da Silva Salgado (nasceu 1736 em ponte).

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#325892 | carlas0fia | 22 mar 2013 12:14 | Em resposta a: #325887

Olá!
Assim à primeira vista não encontro esses nomes nos meus registos.
Aliás, para já, não tenho ninguém com o apelido Magalhães. Tenho muitos Cardoso e Salgado mas nenhum com os nomes que referiu. Tem mais dados?


Cumprimentos,
Carla Lima

Resposta

Link directo:

Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#325899 | jdpcsm | 22 mar 2013 13:46 | Em resposta a: #325892

Olá,

pois é isso é o mais estranho, pois os nomes que tenho para trás ninguém tem o apelido de Magalhães, nem os pais nem os avós...

José Cardoso de Magalhães casado com Maria Madalena, é natural de São João de Ponte e nasceu a 25-07-1779, trata-se do terceiro filho de nove do casal Francisco José Cardoso e Maria Josefa Cardoso.

Francisco José Cardoso, é filho ilegítimo de Francisco José, do lugar das Varzielas, freguesia de Castelões, concelho de Guimarães, e de Josefa Maria, da freguesia de Requião ou Carreira, do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Casou aos 12-09-1784 em São João de Ponte com

Maria Josefa Cardoso, filha legítima de Manuel José Cardoso (filho de António Cardoso e de Cecília Ribeiro, residentes no lugar do Bairro em São Jorge de Selhor, concelho de Guimarães) e de Maria da Silva Salgado (nasceu a 19-10-1736 em Ponte, filha de João da Silva Salgado, falecido a 11-01-1738 em Ponte, e de Jerónima Francisca Ribeiro, residentes no lugar das Vendas, em Ponte e casaram aos 27-02-1726 em Ponte), casaram aos 18-07-1756 em Ponte, e residentes no lugar da Herdade em São João de Ponte.

Se tiver algum dado que se cruze com estes,

cumprimentos,
Joao

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#325927 | dvl | 22 mar 2013 20:31 | Em resposta a: #261487

Boa noite Carla Lima,

Um dos meus ramos também tem origem em São João da Ponte. As informações que tenho são as seguintes:

Paulo Ferreira, b. 7-6-1895, S. Pedro de Fins de Gominhães, filho de Jerónimo de Moura (b. 12-7-1667, São João da Ponte) e de Maria Ferreira (nat. de S. João da Ponte). Casou a 30-8-1727, S. Torcato, c. Rosa Cardoso da Silva, n. 1-6-1706, S. Torcato, filha de João da Silva, nat. de S. Torcato, e de Mariana Cardoso da Costa, nat. Selho São Lourenço; neta materna do Capitão Francisco da Costa Cardoso e de Maria Mendes.

Por acaso tropeçou em algum destes nomes?

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#325946 | ruifaria3 | 23 mar 2013 11:21 | Em resposta a: #325927

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Há que notar que Paulo Ferreira, senhor da casa do Arrabalde, (local meeiro a São Torcato e Gominhães, que alternava de freguesia por São João, num ano pertencia a São Torcato, no outro a Gominhães) é filho natural de Jerónimo de Moura e de Maria Ferreira, mulher solteira, do Arrabalde. Nesta casa tem ascendência, entre outros, o célebre médico vimaranense João de Meira.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#325997 | dvl | 23 mar 2013 22:12 | Em resposta a: #325946

Caro Rui Faria,

Muito obrigado pela sua resposta. Numas notas do meu Pai, li a certa altura que havia alguma relação com "os Meira", mas não tinha nem tenho a ligação. Aqui no genea aparece Jerónimo de Moura como João da Ponte, o que está errado. Há tempos apanhei nos registos paroquiais um Jerónimo (único com este nome que apareceu no livro), natural de São João da Ponte, filho de António Moura.

Em relação a Maria Ferreira, mais nada tenho para além de ser natural de São João da Ponte e moradora no Arrabalde. Penso que a Quinta do Arrabalde veio através da mulher de Paulo Ferreira, Rosa Cardoso da Silva, que nasceu no lugar e quinta do Arrabalde, filha de João da Silva, natural do Casal do Monte, São Torcato. Nas minhas notas tenho que morava na sua quinta chamada do Monte. Acho que esta quinta ainda existe, mas está em ruínas. Para concluir, apenas sei que João da Silva era filho de Domingos Pires e de Jerónima Gonçalves.

Sobre a descendência de Paulo Ferreira e de Rosa Cardoso da Silva, penso que tenho (quase) tudo. A ascendência é que está com muitas falhas....

Mas como vê, falta-me muita coisa sobre este ramo. Fico-lhe muito grato se tiver mais informações.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#326000 | ruifaria3 | 24 mar 2013 00:26 | Em resposta a: #325997

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

Concordo consigo, também penso que Jerónimo de Moure é filho de António de Moure. Estes Moure têm origem na freguesia de Briteiros (São Salvador), e chegaram a Ponte pelo casamento de Francisco de Moure com Domingas Gonçalves tendo legitimado filhos já nascidos. Embora não tenha identificado o batismo de um António creio que António de Moure poderá ser um desses filhos.
Quanto ao casal do Monte possuo a descendência desde a primeira metade de quinhentos, caso esteja interessado terei todo o gosto em ceder-lhe a informação, basta para tal solicitar o meu e-mail ao moderador.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#326039 | dvl | 24 mar 2013 20:19 | Em resposta a: #326000

Caro Rui Faria,

Mais uma vez, muito obrigado. Já solicitei o seu email ao moderador.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#326061 | ruifaria3 | 25 mar 2013 12:25 | Em resposta a: #325899

Caro João

Um dos apelidos Cardoso, por via de Manuel José Cardoso, filho de António Cardoso de Abreu, tem origem na casa do Preposto, em Guimarães, nos Cardoso Menezes, família bem documentada aqui no geneall pela sua grandeza material, pois António Cardoso de Abreu era filho natural do Padre Domingos Cardoso de Menezes, capelão do Preposto e de Domingas de Abreu do casal do Cardido, São Jorge de Cima de Selho, batizado a 01-jul-1700.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#326064 | ruifaria3 | 25 mar 2013 12:40 | Em resposta a: #326061

Digo, casal do Cardido, São Cristóvão de Cima de Selho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#326150 | dvl | 26 mar 2013 12:19 | Em resposta a: #326000

Caro Rui Faria,

Entretanto, enquanto espero pela resposta do moderador, coloco aqui o meu email: duartevilardebo@gmail.com

Se puder contactar-me, será mais fácil. Desde já agradeço.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#384675 | abelcardoso | 21 set 2017 14:02 | Em resposta a: #261487

Bom dia.
Sou igualmente descendente de Maria Josefa da Silva ,neta de Maria Josefa Cardoso e casada Francisco José, ambos de S.João de Ponte, através de sua filha Joana Maria da Silva (1785) que casando com António Silva, de Corvite se estabeleceram em Guimarães, R. da Calçada (Sta Luzia) como Estalajadeiros. Aí nasceu António Augusto da Silva Cardoso, pintor retratista,fotógrafo e professor fundador da Francisco da Holanda (1831-1894) nesta cidade. Casado com Margarida de Vasconcelos Mota, tiveram em Guimarães: Abel Cardoso (1877-1964) pintor e Director na Francisco da Holanda e o Arqueólogo Mário Cardoso.
Cumps

Resposta

Link directo:

Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#384689 | abelcardoso | 21 set 2017 21:10 | Em resposta a: #325899

Sabe os nomes dos outros filhos de Francisco José e Maria Josefa, diz que foram 9....

Resposta

Link directo:

Familia Cardoso Silva de São João Ponte

#452617 | Marijon | 24 fev 2024 10:55 | Em resposta a: #325899

Bom dia
Também tenho estes antepassados na minha árvore pela parte materna. Conseguiu obter mais alguma informação. Tenho as mesmas dúvidas.
Muito obrigada
Maria João Gouveia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 14:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen