Quinta da Anta, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Quinta da Anta, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão

#234270 | mignoutel | 15 jul 2009 16:26

Caros confrades,

Tenho um avoengo, morador na freg.ª de Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão, que é designado por Simão Afonso “danta” ou “Danta”.
Na altura em que recolhi este dados, tendo consultado o dicionário geográfico, fiquei com duas imformações:
1.º Quinta da Anta, freguesia de Pinheiro de Ázere, Sta Comba Dão.
2.º lugar da Anta, freguesia do Vimieiro.

Parecendo mais verosível a primeira hipótese pergunto.
Algum dos confrades conhece a referida quinta d'Ánta, freguesia de Pinheiro de Ázere, Sta Comba Dão?
Se sim, a quem pertenceu?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Anta, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão

#234365 | mignoutel | 16 jul 2009 21:40 | Em resposta a: #234270

Estou a referir dados recolhidos nos paroquiais do séc. XVI
Alguém conhece esta quinta d'Anta?
Se é que ainda existe!

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Anta, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão

#234482 | JFMenéndez | 18 jul 2009 01:20 | Em resposta a: #234365

Caro Miguel Noutel

Como sabe, ambas as freguesias (Vimieiro e Pinheiro de Ázere) pertencem ao Concelho de Santa Comba do Dão.

Desconheço se anteriormente se produziram alterações, significativas, nos limites destas freguesias, mas é possível que essa antiga quinta se estendesse por uma e outra freguesia. Ainda hoje persistem várias referências com a designação "Anta", duas delas como topónimos.

No Vimieiro há uma Capela de Anta e um lugar chamado Lameiros de Anta. Em Pinheiro de Ázere existe um Bairro Real d' Anta.
E ainda na margem esquerda do Dão, também na freguesia do Vimieiro, há um pequeno lugar chamado Anta, aquele que vem referido no dicionário corográfico de Agostinho Rodrigues de Andrade.

Quanto à "sua" quinta, nem um vestígio, pelo menos na net. O que não quer dizer que outro confrade, mais afortunado e informado, lhe não possa trazer aqui algum dado mais concreto.

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Anta, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão

#234524 | mignoutel | 18 jul 2009 17:51 | Em resposta a: #234482

Caro Filipe Menéndez,

Obrigado pela sua resposta.
Pois as duas referências, que indico (a quinta e o lugar) são extraídas, precisamente, se bem me lembro, do dicionário corográfico, e não, geográfico, como por lapso referí.

Inclinei-me para a quinta, pois a referênicia que tenho é que tenho é que Simão Afonso residia na freguesia de Pinheiro de Àzere.

Um tetera neto daquele Simão Afonso, Bento Ribeiro, tb meu avoengo, é o único a ser natural do Rojão Grande (Couto do Mosteiro do Bispado de Coimbra), freguesia do Vimieiro.

cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Anta, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão

#234556 | JFMenéndez | 19 jul 2009 11:26 | Em resposta a: #234524

Caro Miguel Noutel

Lamento não lhe ter podido dar informação mais concisa e substancial sobre a Quinta da Anta.

Em tempos (já lá vão mais de 15 anos) consultei os paroquiais do Vimieiro por me interessar pesquisar Loureiros, os Loureiros do Rojão Grande, antepassados de minha mulher e Mirandas (que eu pensava serem) de Pinheiro de Ázere. Estes últimos revelaram-se um engano que me atrazou as pesquisas mais de um ano (só de ano a ano é que me podia deslocar à Casa Amarela). Efectivamente encontrei Mirandas, mas que não tinham nada a ver com os da família da minha mulher que são naturais de Ázere, na margem direita do Mondego, e não de Pinheiro de Ázere, por onde também passaram e residiram, mas só pelos finais do séc. XIX.

Não tenho aqui à mão os meus apontamentos do Rojão e de Ázere, mas, que eu me lembre, não transcrevi quaisquer assentos relativos a Ribeiros.

Melhores cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Anta, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão

#234611 | miguelnoutel | 20 jul 2009 15:04 | Em resposta a: #234556

Caro Filipe,

Agradeço o seu voluntarismo.
Os dados que tenho, também os recolhi na casa amarela, em Viseu, já nos anos de 2006/2007.
Se calhar. já nos cruzámos por lá!

O que eu tenho, copiado dos meu apontamento, é o seguinte:

Ribeiro, de Celas, Coimbra e Santa Comba

1.1 Simão Afonso “danta” ou “Danta” (será o lugar da Anta, fr.ª do Vimieiro, ou a quinta, fr.ª de Pinheiro de Àzere?), parece f em Pinheiro d’Àzere a 17/5/1575 (mas aparece um padrinho Simão Afonso, com Guiomar de Gouveia, em 1580 onde se diz, “morador no Vimieiro”) = Leonor Gonçalves, f Pinheiro de Àzere a 4/3/1571
2.1 Simão Ribeiro, morador no Pinheirinho, parece f a 29/12/1592 (aparece um Simão Ribeiro, padrinho em 21/9/1576) = (Pinheiro de Àzere a 4/11/1571) Joana Francisca (filha de Francisco Fernandes = Ana Gonçalves – f a 4/2/1468?, m.res no Pinheirinho, fr.ª de Pinheiro d’Àzere, Santa Comba Dão e irmã de Leonor Francisca, m.ora em Pinheirinho = Pinheiro de Àzere a 27/4/1572 João Roque, m.or na Guarita, fr.ª de S. João d’Areias)
3.1 Domingas Simões = Domingos Lco (Lourenço) (filho de Amador Lourenço = Susana Francisca, m.res no lugar de carido, fr.ª de S. Martinho da Òvoa)
3.2 Domingos, b Pinheiro de Àzere a 13/10/1572
3.3 Simão, b Pinheiro de Àzere a 25/7/1574
3.4 Joana Ribeiro, do Pinheirinho, Pinheiro de Àzere, St.ª Comba Dão, b a 4/1/1579 = (Pinheiro de Ázere a 16/1/1600) Pêro (Pedro) Fernandes, de Dardavaz, Tondela
4.1 António Ribeiro, do Pinheirinho, Pinheiro de Àzere, St.ª Comba Dão, f a 16/1/1655 “m.res no Pinheirinho, . Em o lugar de Castelejo fr.ª de S. João de Áreas. não fez testamento. ficarão por seus her.os sua molher E filhos de que foi este termo q assinei. Mês E era ut supra. Frei João P.ra” = (1) Inês Roiz (2) (Pinheiro de Àzere a 7/8/1646) Maria Henriques (filha do P.e Lic.º Adrião de Abarca e Gouveia - Maria Antunes, m.ores em Pinheiro de Àzere)
5.1(1) Miguel, b Pinheiro de Àzere a 14/5/1643
5.1(2) António, b Pinheiro de Àzere a 12/5/1647 (terá morrido em criança?)
5.2(2) Tomé, b Pinheiro de Àzere a 28/12/1648
5.3(2) Maria, b Pinheiro de Àzere a 29/9/1650
5.4(2) António Ribeiro, b Pinheiro de Àzere, St.ª Comba Dão, a 3 ou 13/?/1652 (aparece como "f.º de Ant.º Rib.ro, do Pinheirinho e de sua molher ...Henriques..." - assento muito danificado) = (Vimieiro a 25/1/1680) Antónia Fernandes (filha de Manuel Dias Caramelo)
6.1 Bento Ribeiro, do Rojão Grande, b Vimieiro, St.ª Comba Dão, 17/10/1697 = (Sé Nova, Coimbra a 20/2/1730) Bernarda Maria de Abreu Bacellar, de Cellas, mas b S. Tiago, Coimbra a 27/2/1706 (filha do L.do em Medicina Manuel de Abreu Bacellar – Maria Tereza Roiz)

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 out 2024, 16:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen