Militar Brasileiro - José Francisco de Sequeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Brasil

Militar Brasileiro - josé Francisco de Sequeira

#234280 | hmscs | 15 jul 2009 18:37

Caros Amigos,

Procuro informação sobre o meu 5º avô, chamava-se José Francisco de Sequeira, era Militar Brasileiro, terá nascido na primeira década do século XIX e falecido nos anos 30. O seu nome aparece em vários textos (inclusive aqui no geneall) como José Egídio Rodarte, o que me parece ser incorrecto, porque tenho registos paroquiais feitos em Portugal onde consta o primeiro nome que menciono.

Terá casado com Maria da Conceição Neves Cordeiro (ou cordero) e gerou dois filhos: o Aureliano Pedro Constantino Cordeiro (nasceu em 1832 no Rio Grande do Sul) e o Eduardo Cordeiro.

A minha 5ª avó voltou a casar (no Rio de Janeiro), com António Gomes Brandão, Visconde de Carregoso.

Ficarei muito grato a quem me possa dar ou ajudar a pesquisar informação adicional.

Cumprimentos,
Helder

Resposta

Link directo:

RE: Militar Brasileiro - josé Francisco de Sequeira

#235811 | Rodarte | 06 ago 2009 07:19 | Em resposta a: #234280

Prezado Sr. Helder,

Não tenho informações sobre José Francisco de Sequeira. Posso, todavia, repassar-lhe as informações que possuo a respeito de José Egydio Rodarte da Gama Lobo (que é o nome completo do militar com o qual seu 5º avô vem sendo confundido). José Egydio Rodarte era natural de Lisboa, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Pena. Não tenho a data. Era filho de João Rodarte da Gama Lobo [Lisboa, c.1783/ Montevidéu, 17.03.1826], também militar morto em campanha, que se casou aos 2 de outubro de 1805, em Lisboa, na freguesia de Santa Isabel, com D. Maria Rita da Silva. [ADL, Livro 10-C, fl.128v]. Na ocasião da morte de José Egydio Rodarte, sua mãe, D. Maria Rita da Silva Rodarte, conseguiu que o governo imperial brasileiro pagasse-lhe uma pensão, o que me leva a crer que esse José Egydio Rodarte morreu solteiro...

Espero que essas informações tenham alguma valia...

Cordialmente,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Militar Brasileiro - josé Francisco de Sequeira

#235843 | hmscs | 06 ago 2009 18:08 | Em resposta a: #235811

Prezado Sr. Claus Rodarte,

Agradeço-lhe a resposta que deu à minha mensagem, com o seu contributo para o esclarecimento da verdade sobre o primeiro marido da Maria da Conceição Neves Cordeiro (Brandão).

De facto, também acaba por concluir que não deve ser a mesma pessoa, mas não deixam de ser estranhas as referências que são feitas ao casal (José Egydio Rodarte/Maria ...) em diferentes livros e enciclopédias, ao qual acresce a circunstância (coincidência?) de, aparentemente, terem estado, geográfica e historicamente, muito próximos um do outro.

Com efeito, a minha 5ª avó nasceu em Montevideu, em 5 /08/1811, filha de um cirurgião da armada espanhola, chamado António María Cordero e foi baptizada na igreja matriz dessa cidade.

Será que a explicação é outra? Sabe em que ano e onde é que faleceu o seu ancestral?

Na expectativa de podermos ir um pouco mais longe na pesquisa,

Com os meus melhores cumprimentos,

Helder

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen