Ajuda no AD de Viana Do Castelo - Um agulha no ...

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ajuda no AD de Viana Do Castelo - Um agulha no ...

#234636 | LFGONCALVES72 | 20 jul 2009 22:41

Caro Confrades,

Venho solicitar a vossa ajuda para tentar tambem d'ajudar um confrade françês que procura algumas informações sobre o avo materno. A mãe deste confrade nunca conheçeu o pai e as informaçãoes são mesmo poucas. Fora da data de nascimento e do suposto local do nascimento não hà mesmo nada. Não hà Nemhuma informação em relação o nome dos pais da pessoa procurada.

As unicas informações conhecidas são as seguintes :

Nome : Manuel Gonçalves (muito comum e pouco discriminante confesso).

Data de Nascimento : 3/12/1901 em Viana de Castelo.


Bem, apreciava mesmo se algum confrade, que tenha a disponibilidade para se deslocar ao ADVCT, tente de verificar nos registros paroquiais de Viana Do Castelo, o baptismo de um Manuel Gonçalves nascido o 3 de dezembro de 1901. Provavelemente baptizado no dito mês o em Janeiro de 1902. Imagino que será como procurar um agulha no palheiro, mas por vezes hà milagres !


Nota :

1 - Não consigo obter a lista do fundos disponiveis no AD de Viana do Castelo (o link do website do ADVC não funciona), mas

penso que os registros de baptismo de 1901 (de Viana Do Castelo) devem se encontrar-la ?

2 - Não dei conselho o tal confrade françês para escrever o ADVC Visto que as informaçãos são tão poucas e que a primeira

hora de pesquisa deve-ser paga !

Obrigado

Com os meus melhores cumprimentos,

L.F. Gonçalves, Paris - França.


http://www.genealogie.com/v4/forums/recherches-genealogiques-reste-du-monde-recherche-des-donnees-sur-mon-grand-pere-ne-au-portugal-et-ayant-fait-un-passage-en-france-t1246633.html

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Viana Do Castelo - Um agulha no

#234683 | mtavares | 21 jul 2009 16:38 | Em resposta a: #234636

Caro Gonçalves:

Aconselho-o a tentar um contacto telefónicocom o Arquivo distrital. Não tenho aqui o nº à mão, mas creio que não terá dificuldades em encontra-lo. Telefone e verá que vai encontrar da parte de qualquer pessoa desta arquivo uma amabilidade fora de série.
Se, 100 anos após o nascimento os registos de baptismos tenham de estar no ADVC, não é impossível que ainda os consiga nas Conservatórias de Registo Civil.

Outra questão a ter em conta é a freguesia. Se for da cidade, só há 2- Monserrate e Santa Maria Maior. Senão for da cidade, e se não souber qual a freguesia, torna-se mais complicado, embora não seja impossível.

cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Viana Do Castelo - Um agulha no ...

#234685 | cacr | 21 jul 2009 17:10 | Em resposta a: #234636

Caro L F Gonçalves,

Aqui lhe deixo os contactos do ADVC que como disse o confrade MTavares são pessoas muito solicitas e amaveis pelo que pode tentar um contacto telefónico.
Se não sabe a freguesia é complicado pois o concelho é composto por quarenta, o que torna a busca demorada e dessa data pode haver livros no Arquivo mas, como disse o mesmo confrade, pode haver ainda livros na Conservatória. Por isso é que saber a freguesia era 90% do trabalho feito. Tente junto da pessoa saber se tem mais alguma informação (correspondencia, passapportes ou outros que possam dar uma ideia da localidade.

Arquivo Distrital de Viana do Castelo
Rua Manuel Espregueira, 140
4900-318 – Viana do Castelo
Telf.: +351 258 800 620/3
Fax: +351 258 800 629

E-mail Geral: mail@advct.dgarq.gov.pt

Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Viana Do Castelo - Um agulha no ...

#234698 | LFGONCALVES72 | 21 jul 2009 21:03 | Em resposta a: #234685

Caro Confrades,

Obrigado pela ajuda.

Bem, não tenho duvidas sobre a amabilidade das pessoas do Arquivo visto que sempre foi assim em relação a mim no AD da Guarda, de Castelo Branco e na TT. Infelizmente não posso fazer chamadas internacionais durante o dia (do meu trabalho so posso fazer chamadas locais).

Se algum confrade, que frequente com regularidade o Arquivo, possa fazer esta pesquisa ainda bem. Caso contrario a unica possibilidade que tenho para ajudar o meu colega francês, sera de enviar um email para o Arquivo. Com tão pouco dados (Um nome e uma data de nascimento e com muitas duvidas sobre a freguesia do nascimento) não sei se irão dar algum credito o meu pedido.

Tambem avisei o meu colega sobre o facto que se o baptismo não se encontrar nos paroquiais de Viana do Castelo então a pesquisa tornas muito complicada. So se ele tiver a possibilidade de se deslocar a Portugal (Mas infelizmente não fala portugues e isto tambem não ajuda !)

Obrigado.

Cumprimentos,

Luis Filipe Gonçalves.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Viana Do Castelo - Um agulha no ...

#234702 | cacr | 21 jul 2009 21:28 | Em resposta a: #234698

Caro Luis Filipe Gonçalves

Efectivamente com tao poucos dados é complicado, pois pode haver a sorte de encontrar na primeira freguesia a ver como na ultima. Se o seu colega pecisar de ajuda pelo facto de não falr portugues talvez possa ajudar. no próximo mes, ainda não sei ao certo os dias, vou estar no ADVC para fazer umas pesquisas para mim e posso tentar procurar, mas como lhe disse é dificil e não terei tempo suficiente para ver todas as freguesias até porque pode implicar deslocações à conservatória. De qualquer maneira vou tentar.
Pode pedir ao moderador o meu mail para mais informações.
Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Viana Do Castelo - Um agulha no ...

#234709 | LFGONCALVES72 | 21 jul 2009 21:51 | Em resposta a: #234702

Cara Candido Rodrigues,

Muito obrigado pela a sua proposta. Irei então pedir o seu email o Moderador e informar o meu colega françês que talvez havera uma possibiliade de ajuda durante o mês de Agosto.

Penso que basta verificar nos registros de baptismo de Viana do Castelo unicamente. Se tiver a possibilidade de ver mais ainda bem, caso contrario, a sua ajuda so em relação a cidade de Viana do Castelo jà e muita e mais que preciosa.

Com os melhores cumprimentos,

Luis Filipe Gonçalves.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 set 2024, 12:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen