Família Estanco de S. Brás de Alportel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235047 | IsabelFont | 26 jul 2009 12:30

Caros confrades,

Existe na família de um colateral meu - José Martins do Estanco - provavelmente nascido cerca de 1840 (pentavô dos meus netos), de quem gostava de saber mais dados.
Principalmente o seu eventual relacionamento / parentesco com Manuel Francisco do Estanco Louro, conhecido advogado, professor e investigador, nascido em 1890 (?) tb. em S. Brás de Alportel, de quem também não conheço a ascendência nem descendência.
Algum genealogista amador, como eu, ou profissional tem conhecimento de mais alguma informação que me possa ajudar?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235097 | mtavares | 26 jul 2009 22:58 | Em resposta a: #235047

Cara Isabel:

Por acaso fui aluno de História no Liceu Pedro Nunes da Drª Maria Lucília Estanco Louro. Sei que tem um irmão que na altura era médico no IPO. Isto foi pelos anos
67, pouco mais ou menos. Sei que era natural de Beja, tal como o irmão, António.
Isto, toco de ouvido, uma vez que a mãe destas pessoas era amiga da minha avó.
Tinham uma tia que foi a primeira mulher a formar-se em Arquitectura, Maria José do Estanco.
Não sei se isto lhe servirá para alguma coisa...

melhores cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235107 | IsabelFont | 27 jul 2009 00:48 | Em resposta a: #235097

Caro Confrade Luís,

Muito obrigada pela sua tentativa de ajuda, mas por agora é curto!
Se conseguisse recuar mais um pouco talvez conseguisse entroncar as pessoas.
Será que Drª Lucília que menciona era mulher do Dr. Manuel Francisco Estanco Louro? Ou talvez irmã?
Acaso consiga mais informações, agradeço o seu contacto.

Cumprimentos e Obrigada
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235128 | mtavares | 27 jul 2009 10:36 | Em resposta a: #235107

Cara Isabel :
As doas pessoas que refiro usavam esses dois nomes por nascimento, não por casamento.
Amanhã, em principio, pergunto à minha mãe o que sabe mais acerca do assunto.

melhores cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235294 | IsabelFont | 30 jul 2009 00:53 | Em resposta a: #235128

Caro Luís,

Fico grata de me puder adiantar algo sobre esta apelido "Estanco", cuja origem aliás gostava de conhecer.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235359 | mtavares | 30 jul 2009 23:33 | Em resposta a: #235294

Isabel:

Conforme lhe tinha dito anteriormente, falei com a minha mãe e apurei o seguinte: A mãe das pessoas que referi, dr mª Lucília e dr António são filhos de uma d. Albertina que era amiga chegada da minha avó(1900-1982), eram mais ou menos da mesma idade, e é que era de Beja e tomou o nome do marido, o dr Estanco Louro que foi professor de liceu em Lisboa , não sei ao certo qual, mas pela ordem natural deveria ter nascido nos últimos anos do século XIX.
Apenas sei que a D. Albertina também andou na faculdade de letras de lisboa, embora não tenha concluído o curso.

Apenas sei isto, fragmentos de memória...

Melhores cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235398 | IsabelFont | 31 jul 2009 14:44 | Em resposta a: #235359

Boa tarde
Caro Luís,

Obrigada pelas informações.
E este Dr. Estanco Louro que menciona, seria o tal Dr. Francisco Manuel do Estanco Louro de S. Brás de Alportel, que mencionei na minha primeira mensagem?E, já agora, poderá saber qual o nome de solteira de sua mullher Dª Albertina?

Obrigada, desde já.
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235403 | mtavares | 31 jul 2009 16:12 | Em resposta a: #235398

Olá Isabel:

Disse-lhe praticamente tudo o que sabia o que sabia a respeito desta família. Só posso acrescentar que o casal D Albertina e Dr Estanco Louro viveram em Campo de Ourique, primeiro na rua de Santana à Lapa, num prédio do meu bisavô, depois na rua Almeida e Sousa. E mais não sei.

Lembro-me apenas de uma filha, Vera, da minha professora de História uma vez que nos cruzamos acidentalmente, indo eu com a minha tia.

Lamento imenso não a poder ajudar mais. Mas penso todavia, que as memórias de factos, são um instrumento de pesquisa relevante. Assim comecei há uns anos a pesquisar, a partir de dados orais que fui confirmando, fundamentalmente em Viana.

Melhores cumprimentos e sorte na busca!

luis

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#235409 | IsabelFont | 31 jul 2009 17:13 | Em resposta a: #235403

Caro Luís

Muitíssimo obrigada por tudo!

Acaso descubra + pormenores, aqui estarei aguardando.
Vamos ver se com estes dados chego lá! Obrigada + 1 vez.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família ESTANCO de S. Brás de Alportel

#261448 | cfpp | 02 set 2010 17:33 | Em resposta a: #235409

Cara Maria Isabel,

Não sei se ainda lhe interessa mas, ao percorrer Etombo (Cachopo), registo 45, encontrei o baptismo de Maria Feiteira e ao lado, nos averbamentos:
Em 26 de Nov. de 1899 casou com António do Estanque de 25 anos, natural de Sta Bárbara de Nexe, concelho. de Faro, filho de josé Francisco e de Francisca do Carmo. Mas no averbamento de óbito de 1950, o marido já aparece como ANTÓNIO JOSÉ ESTANCO.

Cumprimentos
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 10:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen