Pedido de Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedido de Ajuda

#235049 | Turlu | 26 jul 2009 13:05

Caros Confrades,
Tenho um ascendente, António Teixeira Brasil (*cerca de 1705 no Topo, São Jorge +1795) cc Paula Correia cujo assento de casamento constava de um livro que se perdeu.
Assim, não tenho nenhum documento que mencione a sua ascendência.
Dos seis filhos que conheço do casal em causa, 4 foram apadrinhados por João Teixeira Brasil sendo que em alguns assentos menciona ser este filho de André Teixeira Brasil e sua mulher Isabel Dias, o que me leva a supor que na altura seria menor de idade ou solteiro.
A questão que quero colocar é se será abusivo da minha parte supor que este João Teixeira Brasil seja irmão de António Teixeira Brasil (o que não é mencionado nos assentos de baptismo) e por consequência ser este último filho de André Teixeira Brasil e Isabel Dias.
Existe um assento de baptismo de um António, Filho de André Teixeira Brasil e de Isabel Dias, que nasceu em 21/12/1705. No assento de óbito de António Teixeira Brasil, diz que ele faleceu com cerca de 92 anos o que lhe daria uma data de nascimento aproximada de 1702 e não em 1705 como consta no assento de baptismo referido. Em 1702 não encontrei nenhum António filho de André e Isabel.

Agradeço qualquer contributo

Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda

#235495 | Turlu | 01 ago 2009 10:53 | Em resposta a: #235049

Renovo o pedido

Cumprimentos

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda

#235497 | MontDias | 01 ago 2009 13:05 | Em resposta a: #235049

Caro Miguel Santos,

Eu daria quase por certa esta sua dedução! De facto esse João Teixeira Brasil deveria ser irmão de António Teixeira Brasil. Essa diferença de 3 anos na idade à data da morte é irrelevante...

No entanto, há que verificar, por volta de 1702-1705, se encontra mais algum registo em que apareça como pai um Teixeira Brasil, para além de André Teixeira Brasil: Poderá dar-se o caso de em vez de João e António serem irmãos, serem primos direitos pelo lado paterno. Caso não apareça mais nenhum pai por essas datas com esses sobrenomes, penso que poderá como certa essa dedução.


Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda

#235517 | Turlu | 01 ago 2009 16:54 | Em resposta a: #235497

Caro Tiago Monteiro Dias,

Muito obrigado pela sua resposta.

De facto tudo me leva a crer que João e António Teixeira Brasil sejam irmãos.

No entanto irei seguir o seu conselho e tentar encontrar um António filho e um outro Teixeira Brasil que não o citado André. Julgo que o não irei encontrar até porque tenho pesquisado bastante o Topo naquele período e não me lembro de ter encontrado mais nenhum António filho de um Teixeira Brasil.


Com os melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 02:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen