Conde de Guedes

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Conde de Guedes

#235184 | Cafransan | 28 jul 2009 11:00

Caros Senhores,

Alguém sabe quem foi o 1º conde de Guedes? E qual a sua relação com o Prof. Sousa Lara, que nesta B.D. é identificado como sendo o 2º conde de Guedes.

Desde já agradecido,
Carlos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235188 | joão pombo | 28 jul 2009 11:50 | Em resposta a: #235184

Caro Carlos Santos:

Veja este tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=104139

Infelizmente, também não é muito esclarecedor...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235189 | Cafransan | 28 jul 2009 11:55 | Em resposta a: #235188

Caro João Pombo,

Obrigado pela sua informação.
Peço desculpa por ter iniciado este tópico, mas quando efectuei a busca para saber se este tema já teria sido abordado coloquei “conde de Guedes” e não me apareceu nenhum resultado! Não me lembrei de colocar “condes de Guedes”...só quando fiz uma busca de tópicos apenas por “Guedes” é que me percebi que o tema já tinha sido aflorado.
No entanto a questão continua a ser pertinente, pois ninguém conseguiu esclarecer quem foi o 1º titular e porque razão é o Prof. Sousa Lara o 2º!

Cumprimentos,
Carlos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235199 | joão pombo | 28 jul 2009 14:38 | Em resposta a: #235189

Caro Carlos Santos:

Sem dúvida que a questão continua a ser pertinente.
Já agora faço um apelo aos confrades mais informados nestas matérias no sentido de esclarecerem quem foi o 1º conde de Guedes.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235203 | Cafransan | 28 jul 2009 16:56 | Em resposta a: #235199

Caro João Pombo,

Permita-me estender o seu apelo aos responsáveis pelo Geneall, que se “reconhecem” (pelo menos referem-no como tal) o Prof. Sousa Lara como 2º conde, deverão saber quem foi o 1º.
Após ter lido o tópico que indicou, aproveito igualmente para perguntar quem foi (foram?) o 1º marquês de Pascarolla e de Arena, bem como é que o Dr. Noronha e Andrade descende dele (deles?). Percorrendo os costados do Dr. Noronha e Andrade não consegui vislumbrar qualquer ligação a alguém com estes títulos.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235224 | joão pombo | 28 jul 2009 22:53 | Em resposta a: #235203

Caro Carlos Santos:

Faz muito bem em estender o seu apelo, eu pp. fiquei curioso.
Não deverá ser difícil descobrir quem foi o 1º conde de Guedes, pois o título está elencado no ANP.
Quanto ao título do Dr. Noronha de Andrade, penso que esta família também consta do último ANP.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235232 | LBMSPG | 29 jul 2009 00:48 | Em resposta a: #235224

Ex.mos Confrades,

Foi 1º Conde de Guedes, no Reino das Duas Sicilias, Gregório Guedes, filho de Antonio Guedes Pinto de Sottomayor e s.m. D. Filipa Coelho e neto paterno de António Guedes Alcoforado.

Gregorio Guedes, serviu o Rei D. Filipe IV de Espanha (III de Portugal), e não querendo voltar para Portugal, após a Aclamação, passou a servir D. Filipe IV na Flandres, e posteriormente no Reino de Napoles, onde veio a ser Governador, e onde o Rei o fez varão e Conde. (Felgueiras Gaio, ttº de Guedes, § 13 N10 )

De António Guedes Pinto de Sottomayor, descendem segundo os nobiliários, entre outros os Albuquerque do Amaral Cardoso , Senhores da Casa do Arco em Viseu, sendo o Professor Sousa Lara, um descendente desta ilustre casa.

Com os melhores cumprimentos

LPG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235247 | joão pombo | 29 jul 2009 09:23 | Em resposta a: #235232

Caro LPG,

Obrigado pelo seu esclarecimento.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235248 | Cafransan | 29 jul 2009 09:45 | Em resposta a: #235247

Caro LPG,

Muito abrigado pela sua esclarecedora intervenção.

Pelo que nos diz, o Dr. Sousa Lara a uns séculos de distância, ressuscitou, este é o termo correcto para estes casos, um título que não tem qualquer tradição na sua família, relativamente ao qual haveria (caso o título fizesse algum sentido) muitas pessoas com melhores direitos (já que não é o “representante” dos Albuquerque do Amaral Cardoso, por onde, segundo nos informa, descenderia do 1º titular) e que, ainda por cima, foi concedido a um traidor a Portugal!
Há gostos para tudo...

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#235250 | joão pombo | 29 jul 2009 11:07 | Em resposta a: #235248

Caro Carlos Santos,

Um pouco de polémica não faz mal nenhum!
Na minha opinião, o problema não é o Dr. Sousa Lara ter pedido que o título fosse ressuscitado na sua pessoa.
O problema é que alguém, com poderes para tal, o ressuscitou!
Note que não estou a defender o Dr. Sousa Lara, desde logo porque ele não me incumbiu de tal, mas também porque, confesso, não é figura com que simpatize muito.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#241624 | HenriqueSousaAzevedo | 10 out 2009 15:32 | Em resposta a: #235232

Caro Senhor LPG (desculpe, mas não sei o seu nome) e ademais confrades,

Agradeço as informações que disponibilizou. Já agora, poderia dizer-nos quem foi o 1º Marquês de Lara e em que pariato é que este título foi concedido? Será que o Prof. Dr. Sousa Lara tem algum parentesco com a família medieval espanhola Manrique de Lara?

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#241626 | NISGM | 10 out 2009 16:05 | Em resposta a: #241624

Caro Henrique de Sousa Azevedo,

A família e ascendentes de Sousa Lara, ex-sub da Cultura, salvo erro de Santana Lopes, estão descritos no genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7333

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#241627 | d. soares | 10 out 2009 16:11 | Em resposta a: #235184

Caros Confrades,

Não pude deixar de ler este tópico sem deixar aqui um comentário às vossas afirmações.

Primeiro os títulos não são "ressuscitados" por mero acaso, o Doutor Sousa Lara pode não ser o representante dos Albuquerque do Amaral Cardoso, mas contêm ligações ao título, caso contrario não o teria resgatado do esquecimento histórico.
Segundo, estou a ver que os confrades desconheçem que o Doutor Sousa Lara é o representante em Portugal da Familia Guedes, como tal, não lhe é difiçil conseguir resgatar para si este titulo.
Terceiro, se os próprios descendentes directos (Albuquerque do Amaral Cardoso), não se interessaram pelo titulo, porque motivo algum, um descendente colateral que se interesse pelo mesmo não o pode resgatar para si?
Quarto, o Doutor Sousa Lara não precisa de ir-se "apropriar" (que é aquilo que estão aqui a dar a entender) dos melhores direitos de outros, caso não saibam, e calculo que sim, seu pai é Marquês de Lara, reconhecido pelo Direitos Nobiliárquicos do Reino de Espanha, sendo o único filho rapaz, faz de si o pretendente com mais direitos.
Quinto, aposto que os descendentes dos Albuquerque do Amaral Cardoso, não fizeram o mesmo que o Doutor Sousa Lara na questão monarquica e pelo partido monarquico.

Se este titulo lhe foi consedido, é porque existe causas e factores que levaram a que lhe fosse dado o direito sobre o mesmo e, na minha modesta opinião, que vale o que vale, antes em boas mãos do que em más. Sou muito defensor da história, e se o Doutor Sousa Lara foi "ressuscitar" é porque não quer que este titulo seja mais um que seja esquecido nas malhas da história, grande parte devido à culpa dos descendentes directos. Que ao fazerem, estam a renegar o seu direito sobre os mesmos.

Cumprimentos,

Ricardo de Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#241700 | tiago792001 | 11 out 2009 10:57 | Em resposta a: #241627

Lembrei-me agora que tenho algumas ligaçôes a títulos que foram extintos. Vou contactar os descendentes directos dos titulares...pode ser que ninguém esteja interessado. Não quero de maneira alguma que esse títulos fiquem esquecidos.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#241701 | tiago792001 | 11 out 2009 11:00 | Em resposta a: #241700

errata "esses títulos"

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244714 | DavidMorenodaCosta | 22 nov 2009 05:47 | Em resposta a: #235184

Com tudo respeito, pero o titulo de Conde de Guedes pertenece a família da Costa. O primeiro Visconde de Guedes foi o visconde da Costa. Y os Condes da Costa, aactualmente viven en Sudamérica, específicamente em Chile.

Eu soi filho da condesa da costa, que tambéum es condesa de guedes. E atual conde de Guedes e la condesa da Costa. Donha Maria Angélica da Costa de Brito e Borba.

Asím, la Condesa da Costa é tambéum Condesa de Borba e Marquesa de Brito.

El atual Conde de Guedes em Portugal es un amigo de Dom Duarte, que si bem tiene o tudo respeito da parte da Condesa, no e el correito pretendente.

Excusas por mi português.

Atte.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244719 | LBMSPG | 22 nov 2009 14:12 | Em resposta a: #244714

Ex.mo Senhor,

Conde de Guedes é um titulo concedido por Filipe IV a Gregório de Guedes e reabilitado no Reino das Duas Sicilias (actualmente Itália) pelo Prof. António de Sousa Lara. Visconde de Guedes, o titulo a que se refere, é um Título criado por D. Luis I, rei de Portugal por decreto de 19-12-1867 e por carta de 07-01-1868 a favor de Francisco Guedes de Carvalho e Menezes da Costa, que foi 2º conde da Costa e 1º visconde de Guedes . São dois titulos diferentes em duas familias diferentes, dados em épocas diferentes.

Com os melhores cumprimentos

LPG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244731 | DavidMorenodaCosta | 22 nov 2009 16:37 | Em resposta a: #244719

Excelentísimo Señor


Estoy sorprendido, pues de acuerdo con los datos que manejaba, el Sr. Sousa Lara estaba usando el título entregado por Don Luis, Rey de Portugal.

Estoy sorprendido y me excuso por la confusión.

Muchas gracias.


D.M.D.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244735 | DavidMorenodaCosta | 22 nov 2009 17:10 | Em resposta a: #244731

Aún, a pesar de esto, creo que este Señor no debe ostentar su título en este Sitio Web, porque su título no pertenece al Reino de Portugal, sino al Reino de las Dos Sicilias.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244738 | LBMSPG | 22 nov 2009 17:54 | Em resposta a: #244735

Ex.mo Senhor,

Assim como há estrangeiros a quem foram outorgados titulos portugueses, não vejo nenhum problema, não me faz nehuma confusão e é legal, que portugueses usem titulos estrangeiros outorgados por reis estrangeiros aos seus antepassados...

Com os melhores cumprimentos

LPG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244743 | DavidMorenodaCosta | 22 nov 2009 18:30 | Em resposta a: #244738

Pero tengo entendido que el foro es de exclusividad de Títulos Portugueses, o no¿?
Independientemente de quién los porte. ¿Me equivoco?

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244745 | LBMSPG | 22 nov 2009 18:46 | Em resposta a: #244743

Ex.mo Senhor,

Pelos vistos está totalmente equivocado, como pode verificar se navegar pelas paginas do Geneall. Já agora uma questão. Segundo as referencias existentes em relação ao titulo de Conde da Costa, é ctual representante dos Títulos de Conde e Visconde da Costa, Visconde de Guedes e Visconde de Tardinhade, a Senhora D. Maria Leonor Satúrio Pires de Sequeira Braga, nascida em 1934, que foi casada com o Ex.mo Senhor Gustavo Mata, com descendencia legitima. Qual o seu parentesco com os actuais representantes destes titulos ?

Com os melhores cumprimentos

LPG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244752 | DavidMorenodaCosta | 22 nov 2009 19:58 | Em resposta a: #244745

Muito Simple, porque eu tengo la carta petente firmada pelo Rei.

Y el brazo principal de os da Costa migrau a Sudamérica cuando don Manuel II foi derocado.

Si esa Senhora D. Maria Leonor Satúrio Pires de Sequeira Braga tiene tales dignidades, debe ser porque es cercana al Consejo da Nobreza, y amiga de Dom Duarte. Muitos descendentes direitos de la nobreza portuguesa no Brasil, Argentina, Chile e Perú, han perdido suas dignidades por el Consejo da Nobreza, que es una entidade de direito privado. Y se preocupa de generar "pretrendientes" y no buscar legítimos heredeiros.

Además, esto se suma que casos como el del Conde de Eu, el Conde de Loulé, y tantos outros nobres han padecido similares condiciones en donde la entidad privada Consejo da Nobreza priva a los heredeiros legítimos de sus títulos en favor de naturales portugueses.

Mi abuelo materno es descendente direito del último Conde da Costa. Y si no pudo em sua vida reivindicar sus dignidades es solo por una cuestiom de dinero y no de falta de argumentos.

Saudaçoes


D.M.D.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244766 | LBMSPG | 22 nov 2009 23:19 | Em resposta a: #244752

Ex.mo Senhor,

Algumas considerações à sua mensagem :

O facto de ter em seu poder a carta da concessão de titulo, não faz por si só, que seja o respectivo titular ou representante do titulo ;

- O facto de uma pessoa ser titular, não significa que seja amiga do Instituto da Nobreza ou de SAR o Senhor Dom Duarte. . Os critérios de concessão de titulos são naturalmente outros ;
- O titulo de Conde de Eu, é um titulo da Casa de Orleãs, nada tem que ver com os titulos portugueses ;
- O titulo de Conde de Loulé pertenceu a D. Henrique de Menezes, que morreu em 1480 ... antes da descoberta do Brasil, e este titulo extinguiu-se em 1534 !!! Se se refere aos Duques de Loulé , é uma ilustre Casa , antiga e respeitada, que descende do 1º Marquês , 8º Conde de Vale dos Reis, e 24º Senhor da Azambuja, sendo seu filho 1º Duque de Loulé e 2º Marques de Loulé, que casou com a Infanta Dona Ana de Jesus Maria, fillha de Sua Majestade O Rei Dom João VI e de s.m. a Rainha Dona Carlota Joaquina de Borbon. Esta casa sempre manteve as suas grandezas e prerrogativas, sendo uma das Casas mais próximas da Casa Real, sendo o actual Duque de Loulé Dom Pedro de Mendoça. o legitimo herdeiro, pelo que o seu comentário não tem razão de ser.
- Por fim quero esclarecer-lhe que dizer "descendente directo" é o mesmo que dizer "subir para cima" ou "descer para baixo"... e que o facto de descender de um titular não o faz titular nem representante, sem se verificarem algumas prerrogativas, sendo que uma delas é que descenda de casamento legitimo. Filhos naturais e ilegitimos não se podiam habilitar aos titulos e os filhos legitimados só em raras ocasiões. Não sei qual é o seu caso ...

Com os melhores cumprimentos

LPG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244769 | DavidMorenodaCosta | 22 nov 2009 23:48 | Em resposta a: #244766

Favor de leer esto, que aparece en wikipedia

Sección "CRITICAS"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_da_Nobreza_Portuguesa

Atentamente.

D.M.D.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Guedes

#244792 | arturcs | 23 nov 2009 12:20 | Em resposta a: #244769

Caro David Moreno da Costa,


Agora ataca o INP. Tem algum ressentimento..., ou faria melhor!?

Não é verdade que os processos não possam ser reapreciados!

Por outro lado: queria que SAR D. Duarte Pio não tivesse qualquer ligação. Não vislumbro razão para tal!!


Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen