Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-Real

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia

Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-Real

#235470 | SUÃO | 01 ago 2009 00:29

Caros Confrades,

Para completar o meu título de Côrte-Real necessito urgentemente de saber onde encontrar a menção a um Lourenço Vaz Côrte-Real, dado na BD do GENEALL como nascido na Ilha do Faial, Açores, e como filho de João Vaz Côrte-Real e de sua mulher Maria Abarca, o qual foi marido de Brites Pereira, de que teve geração.

Se por um feliz acaso alguém o encontrar peço por favor que me ceda a respectiva referência.

Cumprimentos e antecipados agradecimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Renovo pedido sobre esta fantástica personagem

#235683 | SUÃO | 04 ago 2009 07:59 | Em resposta a: #235470

Caros Confrades,

Para completar o meu título de Côrte-Real necessito urgentemente de saber onde encontrar a menção a um Lourenço Vaz Côrte-Real, dado na BD do GENEALL como nascido na Ilha do Faial, Açores, filho de João Vaz Côrte-Real e de sua mulher Maria Abarca, e marido de Brites Pereira, de quem teve geração.

Se por um feliz acaso alguém o encontrar peço por favor que me ceda a respectiva referência.

Cumprimentos e antecipados agradecimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-Real

#235687 | fsrogeiro | 04 ago 2009 12:02 | Em resposta a: #235470

Caro Miguel Côrte-Real,

Através da pesquisa de livros do Google por "João Vaz Corte-Real" (entre aspas e sem assento circunflexo no Côrte-Real), encontra-se referência a "Dona Bárbara Pereira, casada com Lourenço Vaz, filho do donatário de Angra, João Vaz Corte Real", excerto da página 46 de O Instituto, revista scientífica e literária, Instituto de Coimbra, 1922.
De notar que na BD do Geneall está Bárbara e não Brites.
Será esta a fonte que procura?

Cumprimentos,
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Renovo pedido sobre esta fantástica personagem

#235688 | fsrogeiro | 04 ago 2009 12:08 | Em resposta a: #235683

Apenas uma rectificação: a pesquisa foi feita por Lourenço e não por João.

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-

#235690 | SUÃO | 04 ago 2009 14:10 | Em resposta a: #235687

Caro Filipe Rogeiro,

Muito obrigado pela sua dica. É uma grande ajuda. Irei consultar a referida publicação com vista a sondar a fonte citada para tal personagem e filiação, já que estou convicto que na realidade não existiu nenhum Lourenço Vaz Côrte-Real.

Depois darei notícias.

Os meus agradecidos cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-

#235694 | 2Fátimas | 04 ago 2009 15:01 | Em resposta a: #235690

Caro Confrade,

"estou convicto que na realidade não existiu nenhum Lourenço Vaz Côrte-Real" ?
Então o seu pensamento é provar a inexistência de um seu antepassado?

Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-

#235697 | SUÃO | 04 ago 2009 16:24 | Em resposta a: #235694

Cara Fátima,

Se não existiu um Lourenço Vaz Côrte-Real filho do capitão-donatário João Vaz Côrte-Real, como poderá ser antepassado de alguém?

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Faial RE:Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz

#235698 | kolon | 04 ago 2009 17:28 | Em resposta a: #235697

Caro Miguel Côrte-Real

Talvez isto lhe possa ser útil. http://listsearches.rootsweb.com/th/read/AZORES/2001-05/0989802007

1) MARIA PEREIRA was daughter of LOURENCO VAZ and BARBARA PEREIRA; paternal granddaughter of JOAO VAZ CORTE REAL and ?; maternal granddaughter of JOAO GARCIA PEREIRA (from Faial)
2) question: was this JOAO GARCIA PEREIRA the same that married Isabel Pereira Sarmento (Roxo)? Father of Gaspar Garcia Pereura Sarmento, Sebastiao Pereira Sarmento and Joao Garcia Pereira Sarmento?
3) This JOAO VAZ CORTE REAL was the same who was son of Vasco Anes Corte Real?

Não sei se existe na Ilha do Faial algum arquivo onde se possam estar os documentos, mas seria uma via por onde procurar.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Faial RE:Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz

#235706 | SUÃO | 04 ago 2009 19:04 | Em resposta a: #235698

Caro Manuel Rosa,

Agradeço-lhe o site que me fez o favor de indicar. Mas para o efeito do meu trabalho a sua utilidade é nula. Que essa informação corre já eu sei. Constateio-o aqui mesmo na BD do Genea. Mas como no meu título de Côrte-Real ele é omisso, nomeadamente na bem conhecida descendência do capitão donatário João Vaz Côrte-Real, por prudência quero verificar a fonte donde emana o suposto Lourenço Vaz Côrte-Real filho do anterior.

Mas não se dê a mais trabalhos.

O assunto para mim também pouca dúvida oferece. Sobre a biografia e a descendência do capitão donatário tem o já velhinho mas ainda o melhor trabalho publicado sobre Côrte-Reais: Ernesto do Canto, "Os Corte-Reaes. Memoria Historica acompanhada de muitos documentos inéditos, 1883, pp. 18-24.

E que bom seria que muitos dos actuais estudos genealógicos do século XXI, ao menos se aproximassem da qualidade deste, bem velhinho de 120 anos!

Com os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Faial RE:Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz

#235711 | kolon | 04 ago 2009 19:57 | Em resposta a: #235706

Caro Manuel Côrte-Real

As coisas velhas também têm o seu lugar não quer isso dizer que as novas ou as velhas estão perfeitas. Obras perfeitas só Deus as faz. Os mermurações muitas vezes têm raízes verídicas.

Talvez já tenha notícia deste historiador mas se acaso não, aqui vão alguns livros que podem trazer alguma novidade de António Ferreira de de Serpa: http://www.triplov.com/map/dicionario/aaa/antonio_ferreira_serpa.htm

Dados Genealógicos e biográficos de algumas famílias fayalenses (2 vol.);
Armaria Hortense
Os Flamengos na Ilha do Faial. A família Utra (Hurtere), Lisboa, 1929

Se houve um Côrte-Real no Faial poderia estar ligado à família do Capitão de lá tal como se ligou o cavaleiro Martin Behaim.
Não são familias que investiguei mas toca-me o interesse por ser assunto sobre o local onde nasci.

Com os meus cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Faial RE:Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz

#235719 | SUÃO | 04 ago 2009 21:09 | Em resposta a: #235711

Caro Manuel Rosa,

Eu sei que neste ambiente genealógico que nos vai cercando, de trocas e baldrocas, é muito fácil darmos largas à nossa imaginação.

Mas...por favor, não me transforme em Manuel Côrte-Real, pois como as coisas estão ainda corro o sério risco de aparecer em alguma publicação por capitão de S. Jorge e Angra; e meu pai, que Deus tem e que tanto quero, a ser preterido em favor de Vasco Anes Côrte-Real. E caso isso sucedesse, logo outro perigo eminente se somaria: o ser postado como tal por estas "autoestradas internacionais" ...

Espero que entenda isto apenas como uma nota de bom humor!

Os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Faial RE:Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz

#235789 | jobe00 | 05 ago 2009 22:55 | Em resposta a: #235719

Mateus Machado Fagundes(Se.XVIII) na sua Genealogia referente à Ilha de S.Jorge que pertenceu a Ernesto do Canto e que serviu de fonte ao Padre Azevedo da Cunha,diz o seguinte: Álvaro Nunes Pereira era filho de Álvaro Pires Cavaleiro de Cristo e Sargento-mór do Algarve e de Catarina Anes - (Nada tendo a ver com os Pereiras do Faial, comento eu) foi casado com Maria Pereira filha de Lourenço Vaz e Bárbara Pereira do Faial. O Padre Cunha di-la filha de João Garcia Pereira. Diz ainda que Lourenço Vaz era filho de João Vaz Corte -Real donatário do Castelo de Angra e desta ilha de S.Jorge. Isto a ter confirmação documental pode lançar a pista da existência de outros Pereiras no povoamento das ilhas e de um Corte-Real que paira como um fantasma na ascendência de Jorgenses!
Onde foi colher estas informações, não faço ideia. No Arquivo dos Condes de Povolide sei que existe informação relevante referente à ilha de S.Jorge. Há antigas transacções entre Vasco Anes Corte-Real e Martim Afonso de Mello - quiça no Arquivo Ficalho possa haver também alguma referência.
Se algo mais me aparecer sem ter a etérea e fátua consistência dos duendes, dar-lhe-ei conta.
Bom Trabalho e um abraço,
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-Real

#235796 | rafael | 05 ago 2009 23:47 | Em resposta a: #235470

Caro confrade Miguel Côrte-Real

Boa noite.Não procuro alvíssaras,claro. Também, minha culpa,não li todas as msgs deste tópico com a atenção que merece e talvez já aqui esteja mencionado o trabalho que vou referir.Peço desculpa se for dedundante.
Certamente conhece de longa data o trabalho (tenho fotocópia). Trata-se do estudo com o título - ........... .. .....(não consigo ler ) E SEQUÊNCIA DA GENEALOGIA E HERÁLDICA DO TÍTULO CÔRTE-REAL -de João Afonso Côrte-Real-Porto 1973.

Os melhores Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Faial RE:Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz

#235813 | SUÃO | 06 ago 2009 09:36 | Em resposta a: #235789

Caro João Bettencourt

Agradeço-lhe as informações. Conheço o arquivo dos Condes de Povolide, especialmente no que se refere à documentação relativa a Côrte-Reais. É de facto riquíssima, por abundante em testamentos, instituições de morgados, dotes e arras, composições, partilhas, etc, etc. Não há rasto de tal personagem. Assim como nos núcleos clássicos da TT: Chancelarias, etc, etc, etc. Nem estatuto tinha para filho bastardo do dito suposto pai. Bastardias nos Côrte-Reais não é coisa rara: mas não deixam de aparecer filhados e documentados nas fontes primárias.

Tudo se desenha segundo a clássica construção dos nobiliários. Aparece ligado a gente oriunda do Algarve? É Vaz... Pois então componha-se o tradicional ramalhete! É o habitual. As incompatibilidades estatutárias entre uns e outros? Não importam!

Avisá-lo-ei de imediato caso surjam novidades extravirtuais.

Um abraço, bom trabalho e boas férias do

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-Real

#235814 | SUÃO | 06 ago 2009 09:39 | Em resposta a: #235796

Caro Confrade Rafael Carvalho,

Muito obrigado pelo seu cuidado. Por acaso conheço e até tenho o trabalho que fez o favor de indicar.

Bem haja!

Os meus agradecimentos e cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Documentos Antigos da Horta, Faial RE:Alvíssara

#236044 | kolon | 09 ago 2009 01:11 | Em resposta a: #235719

Caro Miguel Côrte-Real

Peço desculpa pelo erro no nome. Não levo nenhum bom humor a mal. Se não fosse o humor andávamos todos doidos.

Não sei se aqui tem alguma coisa que lhe aproveite já que parece ser de tempos muito tardes mas deixo se acaso não tem conhecmento do local:
Documentos Antigos da Horta
http://arquivodigital.uac.pt/dah/index.html


Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-Real

#236726 | Matilde Souto Pires | 17 ago 2009 21:47 | Em resposta a: #235814

Senhor Miguel Corte Real

Não sei se esta informação lhe interessa:

o lourenço vaz corte real está nas familias da Genea,com muita ascendencia e descendencia

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Alvíssara a quem encontrar Lourenço Vaz Côrte-Real

#274786 | mgeniella | 18 abr 2011 18:01 | Em resposta a: #236726

Does Lourenco Vaz Corter-Real exist? My Sao Jorge-based ancestry depends on the outcome.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen