Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#235768 | Saba | 05 ago 2009 18:42

Procuro saber quem era os pais de Antonio Duarte Lopes Correia, e de qual ilha era natural. Foi estudante universitario em Portugal e faleceu em Angola ou no fim dos anos 70 ou principio dos 80.

Muito Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#240741 | Isabelc | 30 set 2009 18:13 | Em resposta a: #235768

Olá Sr. Luís Ramos.

Por acaso vim parar a este site, dade que a genealogia é dos assuntos do meu interesse, o meu nome completo é Maria Isabel Lopes Correia, e sou filha de cabo-verdeanos e daí estar a responder. Não Conheco Antonio Duarte Lopes Correia, mas o pouco que sei diz-me que será natural da Ilha de Santiagos e muito provavelmente de uma destas três localidades: Picos, São Domingos ou São Jorge dos orgãos. Mas há que ter em conta que a ilha é relativamente pequena e os nomes familiares facilmente se difundem. Espero ter sido uma ajuda.
Boa Sorte na busca.
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#240783 | Saba | 30 set 2009 21:12 | Em resposta a: #240741

Cara Isabel:

Apercebo-me agora que escrevi mal o nome. Ele chamava-se na realidade José Carlos Duarte Lopes Correia, e e' pai duma amiga minha. Estou a fazer esta pesquisa para a ajudar, pois nao sabe em que ilha o pai nasceu, nem o nome dos avos.

Estou ainda a procura de outra pessoa, com um nome semelhante, chamado Antonio Lopes Correia. A minha ex-mulher, e mae do meu primeiro filho nasceu em Cascais, filha de pais Cabo-Verdianos. A mae chamava-se Alina Lopes Semedo, filha de Mario Lopes Semedo e de Ernestina Varela, todos naturais da Ilha de Santiago. A mae dela faleceu ainda ela nao tinha um ano. O pai visitou-a uma vez quando ela tinha 1 ano, e nunca mais apareceu. Queria fazer a genealogia do meu filho, mas nao sei de que Ilha seria natural o avo^ (que talvez ainda esteja vivo), nem o nome dos pais dele.

Se por acaso puder ajudar agradeco.

Cumprimentos,

Luis,
Seattle, Estados Unidos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#240829 | Isabelc | 01 out 2009 12:02 | Em resposta a: #240783

Caro Luís!

Espero poder ajudar mas por enquanto não tenho muitas informaçôes concretas.

O primeiro nome que me deu (José Carlos Duarte Lopes Correia), como lhe tinha dito será com concerteza da ilha de Santiago, de uma dessa três freguesias, posso tentar averiguar entre os meus familiares se conhecem, mas nada posso prometer dado que vivo em Portugal. O que eu posso dizer é que se foi estudante universitário na decada de 70, será de famílias bastante conhecidas e tradicionais, e terá feito parte dos estudos na cidade da praia, porque nenhuma destas freguesia tinha na altura escolas muito para além do ensino primário. Aliás eram poucas as familias com essa possibilidade.

Quanto ao António Lopes Correia, deste nome não me deu nenhuma indicação de idade ou qualquer outra, posso sempre perguntar, mas sem mais nada torna-se dificil.

Dos pais de Alina Lopes Semedo, ambos os nomes Semedo e Varela, estão espalhados por toda a ilha, seram provavelmente da Cidade da Praia, estes nomes são o equivalente aos “Silva” para os portugueses, mas só com alguma referencia à localidade de nascimento é que poderei saber mais, mas no registo de nascimento da sua ex-mulher isso deve vir.

Dado que qualquer uma das pessoas que quer procurar são todos contemporaneos, em Cabo Verde seriam facilmente localizáveis, em geral todos sabem as suas origens e são muito ligados aos nomes familiares, conhecem os pais, avós e primos com exactidam, é a primeira coisas que perguntam a alguém quando a conhecem, procuram sempres um grau de parentesco que as ligue. O mais fácil seria localizar os registos da igreija que por incrível que pareça são mais organizados que os portugueses e perguntar na região. Da Alina e Ermestina o mais provável é serem conhecidas por diminuitivos, (quase toda a gente tem) a Alina será conhecida só por Lina e a Ernestina por Tina ou Titina, isto quando o diminuitivo está relacionado com o nome proprio, por vezes nada tem a ver.

De momento é toda a informação que tenho, se vier a descobrir mais qualquer coisa digo.

Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#240845 | Saba | 01 out 2009 15:33 | Em resposta a: #240829

Ola Isabel,

Muito Obrigado pela sua resposta!
De facto tambem acho que o Jose Carlos deveria pertencer a uma familia da elite. Afinal nao e' toda a gente que teria dinheiro para mandar um filho estudar em Portugal. Ate' o facto de ele ter 5 nomes, pode indicar alguma importancia social. Agradecia mesmo muito quaisquer outras informacoes que possa descobrir. Como a filha nasceu em Angola, onde ele faleceu, nao sei como pedir a certidao de nascimento dela.


Quando ao Antonio poderei pedir a certidao de nascimento da mae do meu filho e tentar saber mais por ai. Posso ainda tentar pedir a certidao de obito da mae dela. Sei que os pais da Alina nao eram casados, assim como ela nae era casado com o Antonio, mas a minha ex-mulher chegou a conhecer os avos maternos, por isso posso vir a saber em que localidade viviam. Sei que a Alina tem familia em Portugal (cheguei a conhecer uns de apelido Pereira) e outros espalhados pelo mundo.

Mais uma vez obrigado!

Os Melhores Cumprimentos,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#249610 | Saba | 10 fev 2010 00:38 | Em resposta a: #240829

Cara Isabel,

Tenho novidades sobre o avo^ do meu filho. Ele era natural da Freguesia de Santo Amaro, Concelho de Tarrafal, Cabo Verde. Isso sera' Ilha de Santiago tambem? A mae dele chamava-se (ou chama-se) Joana Lopes Correia. Penso que o dito Antonio deve ter nascido a cerca de 1950 (a filha nasceu em 1975). Possivelmente tera ainda irmaos ou irmas la. Alias, ele mesmo podera estar ainda vivo. Quando a mae da mae do meu filho faleceu (em S. Pedro do Estoril, Cascais), o pai dela desapareceu e nunca mais visitou a filha depois do primeiro aniversario dela. Alguma sugestao sobre como posso descobrir mais sobre estas familia?

Quanto ao Jose Carlos Duarte Lopes Correia ainda nao tenho mais novidades.

Muito Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#267713 | Sara_Correia | 31 dez 2010 02:12 | Em resposta a: #235768

Olá, o meu nome é Sara Fonseca Correia, filha de jose carlos lopes duarte correia. Nunca conheci o meu pai e sei que tenho um irmão mais velho, filho do mesmo, do qual não sei o nome. Gostava muito de recuperar esta família perdida por isso se tiverem mais informações elas serão de grande valor para mim.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#267714 | Saba | 31 dez 2010 02:28 | Em resposta a: #267713

Jose Carlos Duarte Lopes Correia natural da Ilha de Santiago, Cabo Verde e' o pai da amiga que estou a tentar ajudar. Escrevi "Antonio" em vez de "Jose Carlos" por erro. Sera que se trata da mesma pessoa? Por favor mande-me um e-mail para ramosl1@seattleu.edu e diga-me o seu nome completo, ano e localidade de nascimento. Se o seu Jose Carlos for o mesmo que o da minha amiga, eu tenho o nome dos pais dele.

Obrigado,

Luis

Resposta

Link directo:

Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#359228 | tanyta | 07 jul 2015 14:52 | Em resposta a: #249610

boa tarde ... esse senhor antonio lopes correia pode ser o meu pai ele chama se antonio lopes correia e a mae dele chama va se joana lopes correia ele esta na zona de cascais nasceu a 27 .11 . 1945 ... ja ouvi uma historia de ele ter uma filha que nao conhece como outros tres em sao tome principe mas nao sei mais detalhes ... chamo me tania sofia correia da conceicao tenho em portugal mais dois irmaos olimpio leonel de brito correia e isabel fortes correia ... o meu pai tem um irmao em cascais que se chama gregorio ...procuro familia da parte do meu pai talvez tenha encontrado

Resposta

Link directo:

Ajuda: Antonio Duarte Lopes Correia, de Cabo Verde

#359243 | roz | 07 jul 2015 23:04 | Em resposta a: #267714

Caro Luis

Ja conhece este link? http://www.governo.cv/index.php?option=com_content&view=article&id=19&Itemid=34
'E uma lista do governo de Cabo Verde de 2006. Maia ou menos a meio vem o Ministro da Justica que se chama Dr. Jose Carlos Lopes Correia. Nao sei se presentemente ainda 'e ministro. Sera' que 'e quem procura?

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen