achar registros batismo, casamento ou passaport

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Informática | Pessoas

achar registros batismo, casamento ou passaport

#235844 | ethide seixas noguei | 06 ago 2009 18:12

Quero minha dupla cidadania mais pra isso preciso de docs, apenas sei que minha bisavó e meus trisavos eram potugueses prque isso é a unica coisa qu consta na certidão de casamento dela e de obito aqui no Brasil. Falam que minha bisa veio com 15 anos, só tenho o nome dela ja de casada qui no Brasil que é MARIA DA GLORIA PEREIRA DE SEIXAS, tenho pesquisado pelo nome dos pais dela mais não acho nada PAI: MANOEL(MANUEL) CABRAL JANEIRO E MÃE:CAPITALINA (CAPITULINA) JULIA. So tenho um doc de MARIA DA GLORIA de 1943 em que se fala que na época estava com 58 anos. NO atestado de obito dela consta que el morreu com 90 anos em 1969, calcula-se então que ela nasceu em 1878 e chegou ao Brasil em 1894???????? Desembarcou no Porto de Santos e teve meu pai em são jose do rio pardo/sp que se chamava MANOEL DE SEIXAS PEREIRA EM 17/07/1903.ME AJUDEM A ACHAR ALGO SOBRE ELES.Só sei que vieram da Ilha de São Miguel.Agurdo. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235853 | M.Ribeiro | 06 ago 2009 19:10 | Em resposta a: #235844

Ethide

Segundo o Google, a ilha de São Miguel a que você se refere fica no arquipélago de Açores, Portugal. Se a sua bisavó nasceu por volta de 1878, o casamento dos pais, Manoel Cabral Janeiro e Capitulina Julia deve ser procurado em torno de 1877 nos arquivos de Açores.
Mas você começou a sua mensagem fornecendo alguns dados de Maria da Gloria Pereira de Seixas chamando-a de sua "bisa", e termina informando que ela teve o seu pai, Manoel de Seixas Pereira, em São José do Rio Pardo/SP. Ora, a sua bisavó não pode ser a mãe do seu pai. Entre o seu pai e a sua bisavó tem um "avô" ou uma "avó", embora isto já não faça diferença, porque aí já estaríamos falando de Brasil. Mas é bom esclarecer. Veja onde foi que você se confundiu.

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235854 | nmamaro | 06 ago 2009 19:10 | Em resposta a: #235844

Tenho um tio desaparecido desde mais ou menos 1947.
Manoel Antunes Menezes
Nascimento: 04.10.1924
Filiação: Telesforo Silveira Menezes e Izabel Antunes Menezes
Ultima carta enviada à família foi da cidade de Pirituba-/sp
Consta também que pertenceu à Marinha do Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235857 | M.Ribeiro | 06 ago 2009 19:21 | Em resposta a: #235854

Caro nmamaro

Imagino que você seja de Portugal.

Para que possa fazer pesquisas online na Telelistas do Brasil acerca do sobrenome/apelido Antunes Menezes, para encontrar algum descendente do seu tio, esclareço que Pirituba não é o nome de uma cidade do Estado de São Paulo, mas de um bairro da cidade de São Paulo. O bairro é no Brasil o que a freguesia é em Portugal. A cidade de São Paulo corresponde ao município português e o Estado de São Paulo ao Distrito em Portugal.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235877 | ethide seixas noguei | 07 ago 2009 00:22 | Em resposta a: #235853

Perdão mais são tantas pesquisas que tenho feito em vão qe minha cabeça esta dando nó, recapitulando....

Apenas sei que minha avó e meus bisavós eram potugueses prque isso é a unica coisa qu consta na certidão de casamento dela e de obito aqui no Brasil. Falam que minha avó veio com 15 anos, só tenho o nome dela ja de casada qui no Brasil que é MARIA DA GLORIA PEREIRA DE SEIXAS, tenho pesquisado pelo nome dos pais dela mais não acho nada PAI: MANOEL(MANUEL) CABRAL JANEIRO E MÃE:CAPITALINA (CAPITULINA) JULIA. So tenho um doc de minha avó MARIA DA GLORIA de 1943 em que se fala que na época estava com 58 anos. NO atestado de obito dela consta que el morreu com 90 anos em 1969, calcula-se então que ela nasceu em 1878 se veio praca com 15 anos ela chegou ao Brasil em 1894 mais ou menos, certo??????....Desembarcaam no Porto de Santos, a certidão de nascimento de meu pai é de são jose do rio pardo/sp que se chamava MANOEL DE SEIXAS PEREIRA EM 17/07/1903, filho de Maria da gloria minha avó.ME AJUDEM A ACHAR ALGO SOBRE ELES.Só sei que vieram da Ilha de São Miguel..Ai Marli acho que agora ta certo, ahhaah, é muito confuso issso tudo ainda mais quando não s tem contato e agora que comecei a procurar dados sobre a familia.Obrigada pela atenção.Aguardo uma analise sua.Abraços boa noite

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235897 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 12:39 | Em resposta a: #235877

Ethide
Segundo entendi agora, Maria da Glória Pereira de Seixas é o nome de sua avó, e não a "bisa", como você havia escrito.

Ela nasceu então por volta de 1878/9, já que chegou em 1894, com 15 anos. Seus pais se chamavam Manoel Cabral Janeiro e Capitulina Julia e eram todos da Ilha de São Miguel, Açores, desembarcando no Porto de Santos, São Paulo.

Descobri pesquisando no Google que a ilha de São Miguel é a maior ilha dos Açores. É composta por 6 Concelhos e cada concelho tem muitas freguesias. Como eu suponho que você está no Brasil, esclareço que Concelho é em Portugal o que Estado é no Brasil. E freguesia corresponde ao nosso bairro. E aí começa a dificuldade. As 6 freguesias da Ilha de São Miguel são Lagoa, com 5 freguesias, Nordeste, com 9, Ponta Delgada, com 24, Povoação, com 4, Ribeira Grande, com 14, e Vila Franca do Carmo, com 6. E para achar o registro de nascimento de sua avó você deveria saber em qual freguesia ela nasceu. Há quem consiga resultados, como a participante Márcia Pinheiro, que em 2008 escrveu esta mensagem no fórum, e que encontrei quando fui pesquisar Açores, no Geneall "Eu só tinha o nome dos pais da minha bisavó, e sabia que ela tinha nascido no final de 1800 na Iha de São Jorge, mais nada e eles conseguiram localizar".

Também localizei o endereço eletrônico bpar.pdelgada.info@azores.gov.br que é do Arquivo Histórico de Ponta Delgada, o Concelho que tem mais freguesias. Escreva para lá e veja se consegue que lhe façam a pesquisa nas 24 freguesias, mesmo não fornecendo dia e mês de nascimento de sua avó. Não sei se tal pesquisa poderia ser feita por você mesmo, online. Parece que há alguma coisa neste sentido, a partir de 2006. Outro concelho que tem Arquivo Histórico é o de Vila Franca do Carmo. Sem o nome da freguesia o nascimento de sua avó precisará ser pesquisado nas 64 freguesias da Ilha de São Miguel! Converse com parentes, olhe no verso de fotos, procure por cartas, para ver se em algum lugar faz menção ao local onde sua avó nasceu, para lhe facilitar o trabalho. Também entre no Gogle e olhe os nomes das freguesias dos 6 Concelhos, para ver se alguma soa familiar.

Vou ver o site do Museu do Imigrante de São Paulo para ver se consta o nome do pai de Maria da Glória Pereira, ou quem sabe, o dela.

Antes de mais nada, e caso ninguém aqui no fórum lhe dê esta informação, pergunte ao Arquivo Histórico de Ponta Delgada cujo endereço eletrônico está acima, se a emissão de passaportes em Açores era centralizada, para você ir atrás do Processo de Emissão de Passaporte de Manoel Cabral Janeiro e Capitulina Júlia, e mais Maria da Glória Pereira, por volta de 1893/4, quando a sua avó tinha 15 anos eles vieram para o Brasil.

Um abraço.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235899 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 12:42 | Em resposta a: #235897

Corrigindo acima: os 6 "Concelhos" da Ilha de São Miguel são Lagoa, etc, e não as 6 "Freguesias",como escrevi.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235900 | ethide seixas noguei | 07 ago 2009 13:07 | Em resposta a: #235897

Ok,
arli muito, muitissimo obrigada pela atenção.Vou entrar no endereç que me passou, mais estou achando memo impossivel, nós somos de familia muito simples e que a vida inteira morou em fazendas, até quem escreve pra mim é minha nora, naquela época não se tinha documentos direito e se perdiam no tempo, na verdade nem sei se eles vieram casados de Portugal ou se casaram por aqui, temos alguns dados que parentes ja muito velhos diziam, enfim, a história vai se acabando por isso queria resgata e quem sabe se tiver saude ir ate la ve-los, visto que ja tenho 78 anos. Foi um prazer conhece-la, espero que tenho sorte e se algumdia preisar de alguma ajuda, conte igo. Abraço. Ethide

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235901 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 13:08 | Em resposta a: #235899

Ethide

O site http://www.memorialdoimigrante.org.br informa de de 1888 a 1929 chegaram 15 indivíduos com o sobrenome Janeiro. O nome de seu bisavô não consta, mas tem o Luiz Alves Janeiro, que chegou em 1893 e o Gaetano Janeiro, em 1894. Poderiam ser parentes do seu bisavô, vindo junto, antes ou depois. Veja se consegue que lhe digam de onde eles vieram. Mas não se entusiasme porque não costumavam pedir detalhes no desembarque ...
Para pesquisa online neste site, dos desembarcados, só é necessário colocar o sobrenome do pesquisado. Se preencheer tudo não retorna resultado algum.
Também enviei e-mail ao Arquivo Histórico de Ponta Delgada perguntando onde procurar por processos de emissão de passaporte de indivíduos da Ilha de São Miguel, Açores, em 1894. Se encontrarem o processo poderá saber a freguesia de onde eles partiram, podendo então ser também a freguesia de nascimento de sua avó.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235905 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 15:10 | Em resposta a: #235900

Oi, Ethide

Imagino que você tenha pensado na cidadania portuguesa para passar aos seus descendentes. Então, vá em frente. Você já sabe que seus antepassados vieram dos Açores. Resta saber a freguesia.

O e-mail que passei para o Arquivo Histórico de Angra do Heroísmo retornou. Imagino que o endereço esteja desatualizado.

Coloque a palavra Açores, acima, no Geneall, onde diz Pesquisas, e veja o que os participantes do fórum dizem sobre achar registros de nascimento ou emissão de passaportes na região de Açores.

Espero que você consiga encontrar o registro de nascimento de sua avó, que na época era chamado de registro de batismo. Ou, quem sabe, o processo de emissão de passaporte deles, que me parece ser o caminho mais viável.
Sucesso.
Um abraço.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235907 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 15:32 | Em resposta a: #235905

Ethide

Achei ainda este site, que tem este endereço de e-mail, para que você possa fazer suas perguntas sobre como achar registros de batismo no ano de 1878/9 ou emissão de passaportes em 1893/4, na Ilha de São Miguel, Açores.


http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/ e drac.cca@azores.gov.pt

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235910 | LProjecto | 07 ago 2009 15:57 | Em resposta a: #235907

Cara Marli,

Através de uma busca no site "Páginas Brancas" (lista telefónica online) encontra 5 indivíduos de apelido "Janeiro" nos Açores, na Ilha Terceira, nomeadamente 4 na Praia da Vitória e 1 em Angra do Heroísmo. Poderá, a meu ver, resultar numa pista a explorar... Quando não existem outras informações mais concretas, só reduzindo o universo das hipóteses... e tentar!
Dirigi-lhe a presente mensagem pelo facto de me ter apercebido do seu empenho em ajudar.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235919 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 16:58 | Em resposta a: #235910

Caro Luís Projeto Calhau

Páginas Brancas é em Portugal o que a Telelistas é no Brasil. E eu estou no Brasil, assim como também a Ethide.

Quando encontro pistas na Telelistas do Brasil faço, daqui da cidade de São Paulo, a ponte entre a pessoa de Portugal e a do Brasil, dando alguns telefonemas. Recentemente fiz isso, pondo em contato primos de Portugal e do Brasil. Mas com a Páginas Brancas de Portugal, daqui do Brasil nada posso fazer.

A minha pesquisa nas Páginas Brancas, que digitei no Google, retornou perto de 50 pessoas com o sobrenome/apelido Janeiro na Ilha de São Miguel, o que para mim indica que a Ethide não teria dificuldade em encontrar seus parentes por lá.

Em todo caso, agradeço seu empenho, em nome dela.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235921 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 17:27 | Em resposta a: #235919

Ethide
Os seus parentes estão ainda na Ilha de São Miguel, espalhados por vários concelhos e freguesias. Quase a metade deles está em um lugar chamado Ribeira Grande, que deve ser o nome do Concelho. A freguesia acho que é indicada pelo que aqui no Brasil nós chamamos de Código de Endereçamento Postal - CEP

Se você (ou os seus descendentes) não estiver a fim de desistitir, sugiro que faça algo que tive a idéia com o e-mail do Sr. Luís Projeto Calhau, acima.

Digite no Google, ou em seu similar, Páginas Brancas, e entre no site. Digite o sobrenome Janeiro e Ilha de São Miguel. Irá aparecer perto de 50 nomes de pessoas com este sobrenome. Imprima as 3 páginas. Faça uma cartinha dizendo o que você precisa saber e tire tantas cópias xerox quantas forem o número de pessoas encontradas. Com mais os envelopes e os selos você envia uma cartinha para cada um, cujo endereço já está completo nas Páginas Brancas, inclusive com o CEP, não esquecendo de colocar nos envelopes Ilha de São Miguel, Açores.

A minha intuição me diz que você terá retorno e será encontrada a freguesia de onde sairam os seus bisavós e a freguesia do nascimento de sua avó, para que depois possa ser pedido o seu registro de batismo/nascimento.

Estou lhe dando esta sugestão porque o sobrenome Janeiro não é comum, sendo possível resolver o problema, com uma quantia em torno de 50 reais. Se você não quiser fazer isto, passe para a sua nora.

Procurar nas 64 freguesias nos arquivo dos Açores sim, será trabalhoso.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235924 | ethide seixas noguei | 07 ago 2009 18:01 | Em resposta a: #235921

Marli não tenho palavras para agradecer tao boa vontade e gentileza vindo de sua parte e de seus conhecidos, vou sim fazer isso e estou passando tbem pra meu genro nos ajudar nesta busca.Mais se souber de algo mais ficarei agradecida eternamente a voce.Um grande abraço e obrigada por tudo.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235933 | LProjecto | 07 ago 2009 19:31 | Em resposta a: #235924

Cara Ethide,

Há sempre que considerar a hipótese de ainda residirem nos Açores indivíduos que continuem a usar o apelido composto "Cabral Janeiro", e nesse pressuposto poderá ver aumentadas as hipóteses de encontrar alguém aparentado. Se digitar nas "Páginas Brancas" "Cabral Janeiro" encontra dois indivíduos na ilha de S. Miguel, um na Ribeirinha e outro em Ponta Delgada. Julgo que não perderá nada se, numa primeira fase, contactar esses indivíduos e explicar a sua situação...
Boa sorte!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#235937 | ethide seixas noguei | 07 ago 2009 19:57 | Em resposta a: #235933

Sr. Luiz Projecto, muito obrigada pela atenção a mim dispensada nesta pesquisa, visto que não tenho dados concretos, apenas pequenos dados...mais mesmo assim venho a agradecer ao Sr. pela boa vontade, não poderia deixar de agradecer mais uma vez a Sra. Marli que esta me ajudando a achar canais para pesquisa, encaminharei ao meu neto e meu genro para que me ajudem tbem nesta procura. Se precisar de algo e se estiver ao meu alcance, não exite em me contactar. Abraço. Ethide

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235938 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 20:16 | Em resposta a: #235933

Caro Luís Projecto Calhau

Reparei que em nenhum dos endereços da Ilha de São Miguel , nem nestes abaixo e nem nos outros 49 anteriormente encontrados, consta a numeração onde deverá ser entregue a correspondência, como é praxe nos endereços do Brasil e de Portugal Continental. Sabe explicar o motivo disto? Será que a correspondência é entregue mesmo assim? Se não souber me responder, vou esperar que alguém dos Açores me esclareça.

Cumprimentos
Marli



1-3 de 3 resultados para "Cabral Janeiro" em "Portugal"

*
A
Fernando M Cabral Janeiro

Bairro Stª Rosa
9600-314 RIBEIRINHA RGR

Telefone / Contactos Guardar

296 479 489

*
B
João L Cabral Janeiro

R Doutor Filipe C A Cabral
9500-182 PONTA DELGADA

Telefone / Contactos Guardar

296 285 536

*
C
Maria L A Cabral Janeiro

2630-111 ARRUDA DOS VINHOS

Telefone / Contactos Guardar

219 510 571

Procurar "Cabral Janeiro" nas Páginas Amarelas

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235940 | roz | 07 ago 2009 21:01 | Em resposta a: #235938

Cara Marli,

Desculpe meter-me neste topico onde nao posso ajudar, mas vi a sua duvida e pensei em esclarece-la.
Nao consta a numeracao para proteger a privacidade das pessoas. Na lista telefonica normal (sem ser on-line) ve-se os numeros porque pertence 'a Companhia dos telefones e so publicam se as pessoas estao de acordo.

Assim, quer dizer que se as cartas forem enderecadas sem numero, nao chegarao ao destino. Sera' necessario telefonar.

Os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#235943 | M.Ribeiro | 07 ago 2009 21:43 | Em resposta a: #235940

Olá, Rosário

Eu já desconfiava. Na telelista brasileira aparece a numeração completa , mesmo online.

Espero que a Ethide leia a sua resposta para não gastar dinheiro em vão!

No domingo as ligações são mais baratas e eu, se fosse ela, dava 3 telefonemas para Portugal pedindo o número da residência das pessoas que têm o sobrenome/apelido Cabral Janeiro, explicando rapidamente o assunto e dizendo querer enviar correspondência do Brasil.

Agradeço pela sua resposta.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#235985 | ethide seixas noguei | 08 ago 2009 20:17 | Em resposta a: #235943

Obrigada Rosario e Marli, vou fazer isto mesmo.Tenham um bom fim de semana

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236040 | Lila Serra | 09 ago 2009 00:57 | Em resposta a: #235985

Estou procurando o assento de batismo de meu avô, nascido no dia 28 maio de 1880. Concellho: Peso de Régua, Freguesia: Poiares. Filho de Manoel Maria Vieira e Maria Luiza da Conceição Cordeiro. Seu nome era Antonio.
Sua certidão está em Vila Real.
Aguardo resposta,
Atenciosamente,
Lila.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236066 | PAIVAMANSO | 09 ago 2009 10:32 | Em resposta a: #235985

Ethide , Marli , Rosário , Luis , É bom ver neste tópicodo Geneall a solidariedade e a amizade persistentes sem fronteiras e sem facturas . Se puder ser útil , gostaria de vos ajudar . Estou em Portugal ,se me derem uma lista de 40 ou 50 números de telefones da rede fixa dos Açores e me explicarem exactamente como querem que sejam feitas as abordagens aos potenciais familiares de Ethide eu o farei sem custos e com gosto .Cumprimentos . Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236124 | M.Ribeiro | 09 ago 2009 23:46 | Em resposta a: #236066

Caro Jorge Santos


Dar 50 telefonemas de Portugal para Açores vai lhe acarretar despesas. Não é melhor ver se alguém dos Açores se oferece para fazer isto, caso seja necessário?

Mas dar 3 telefonemas me parece razoável. Penso que a primeira providência seria em relação aos Cabral Janeiro, explicando que uma família do Brasil, descendente dos Cabral Janeiro de Portugal, gostaria de entrar em contato, mas que precisa da numeração do endereço que está nas Páginas Brancas de Portugal. Se quiserem detalhes, o que pode ser dito é que Manoel Cabral Janeiro, que tinha uma filha de nome Maria da Glória, veio para o Brasil em 1894, quando a filha estava com 15 anos, e que sua neta precisa saber a freguesia em que nasceu a Maria da Gloria para solicitar cópia do rgistro de batismo. Acho que é mais ou menos isto. Saber em que freguesia nasceu a pessoa com quem estiver falando pode ajudar alguma coisa.

São eles,

Fernando Cabral Janeiro, cujo endereço consta Bairro Santa Rosa - Ribeirinha Grande, telefone 296 479 489,

João Cabral Janeiro, rua Doutor Felipe CA Cabral, telefone 295 285 536,

Maria Cabral Janeiro, endereço Arruda dos Vinhos, telefone 219 510 571.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236126 | M.Ribeiro | 09 ago 2009 23:49 | Em resposta a: #236124

Caro Jorge Santos

Esqueci de um detalhe que pode ser importante: o nome da mãe da Maria da Glória era Capitolina Júlia.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236149 | PAIVAMANSO | 10 ago 2009 09:13 | Em resposta a: #236126

Cara Marli , No meu contrato tenho um pack que inclui internet 24 horas sem limites , 50 canais de TV e chamadas telefónlcas grátis 24 horas se forem para numeros fixos de Portugal .Pago uma mensalidade fixa , faça 3 ou 300 telefonemas . Mandem a lista . vou começar dentro de alguns minutos , desejem-nos sorte . Cumprimentos. Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236151 | PAIVAMANSO | 10 ago 2009 11:12 | Em resposta a: #236149

Cara Marli , de um número não estão de momento a atender , de outro está desactivado , do primeiro que liguei falei com uma senhora açoriana super simpática que em princípio não sendo da família de Ethide , se ofereceu para nos ajudar no que puder . Esta senhora , que se chama D. Ana Pacheco , vai tentar dar-nos alguns contactos importantes como o da casa paroquial e o do Sr. Padre que está ligado aos livros da Paróquia. Vai falar com um sobrinho que já tem experiência na consulta dos livros daquela freguesia e com um primo que talvez ajude também .
Por enquanto , estâo em plena festa religiosa , pelo que combiná-mos novo contacto telefónico para quarta-feira .
Vou agora , ler com mais atenção todo este tópico , para recolher todos os dados que contém sobre a familia de Ethide , e partir para novos contactos , novas pistas nos Açores . Inclusivé vou pedir agora mesmo uma lista , em papel , dos telefones doa Açores . Por agora é tudo . Cumprimentos . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236170 | ethide seixas noguei | 10 ago 2009 19:01 | Em resposta a: #236126

Sr. Jorge estou tendo problemas na minha internet, hoje que estou retomando as pesquisas, isso se a internet não der outro problema. Vi que a Marli esta super empenhada em me ajudar, não tenho palavras para agradecer vocêsd, enfim, vi que ela lhe passou o nome da mãe errado tem documentos que estão Capitulina Julia e no outro Capitalina Julia e ela lhe enviou Capitolina Julia, espero que ela tbem veja esse email. O nome do Pai é Manoel Cabral Janeiro , como tem em documentos Manuel .Obrigada.Abraço. Ethide

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236173 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 19:45 | Em resposta a: #236040

Lila

Você já tem todos os dados necessários para conseguir o assento de batismo de seu avô. Então escreva para o Arquivo Distrital de Vila Real correio@advrl.org.pt e mail@advrl.dgarq.gov.pt repetindo o que colocou aqui, isto é, nascimento de António, em 28 de maio de 1880, na freguesia de Poiares, filho de Manoel Maria Vieira e Maria luiza da Conceição Cordeiro. Sendo encontrado o rgistro eles lhe darão instruções sobre como conseguir a cópia.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236174 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 20:07 | Em resposta a: #236170

Cara Ethide

Um o ao invés de u só faz diferença nas pesquisas escritas.

Você viu a oferta que o Jorge fez para dar 49 telefonemas, não viu? Agora é aguardar que venham resultados. Eu até agora não fiz nada mais do que pesquisar endereços na internet mas o que ele vai fazer é comovente.
Vamos aguardar pelos e-mails dele. Caso você tenha alguma outra idéia, escreva.

Estou aguardando retorno da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, para onde ecrevi perguntando sobre o processo de emissão de passaportes do Manoel, da Capitulina e da Maria da Glória. É lá onde se encontram os processos de passaportes da Ilha de São Miguel.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236175 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 20:17 | Em resposta a: #236174

Caro Jorge

Para achar as 49 pessoas a contatar, e para já contar-lhes já a história ou para simplesmente pedir-lhes o número da moradia (alguns ficarão reticentes, acho eu) é só digitar o sobrenome/apelido Janeiro e mais Ilha de São Miguel nas Páginas Brancas que aparecerão os 49 nomes.

Como acima pediu que lhe desejássemos boa sorte, aqui vai o meu Boa Sorte, junto com o muito obrigada, que é a expressão de agradecimento que nós usamos aqui no Brasil!

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236179 | ethide seixas noguei | 10 ago 2009 21:17 | Em resposta a: #236174

oK, ENTÃO VC PASSOU PARA ELE A LISTA COM OS 50 NOMES? pORQUE NÃO CONSEGUI AINDA....SE JA PASSOU OBRIGADA E VAMOS AGUARDAR, SENÃO VC ME FALA QUE EU PASSO,OK? ABRAÇOS.ETHIDE

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236181 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 21:37 | Em resposta a: #236179

Oi, Ethide

Não me parece ser possível colocar aqui no fórum os 49 nomes e telefones. Então orientei o Jorge a digitar o sobrenome Janeiro na Ilha de São Miguel, nas Páginas Brancas, que é o correspondente à nossa Telelistas aqui do Brasil, lá em Portugal. Aparecerão os 49 nomes com o sobrenome Janeiro. Mas se você quiser tentar colocar os nomes aqui, então faça isso.

Acredito que o Jorge vá precisar do seu e-mail para se comunicar com você. O processo para obter o seu e-mail seria o Jorge pedir ao Moderador do fórum, que passaria o pedido para você e você então entraria em contato com ele, diretamente. Ou também pode disponibilizá-lo por aqui pelo tópico.

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236184 | ethide seixas noguei | 10 ago 2009 21:56 | Em resposta a: #236181

Ok, vou colocar ficara mais facil pra ele entrar em contato não é? Vou colocar tbem a relação dos CONCELHOS e FREGUESIAS que peguei na internet, quem sabe alguem vendo possa nos dar alguma pista. Obrigada.Ethide
Meu email cucabae@hotmail.com, segue lista...

CONCELHO DE LAGOA COM 05 FREGUESIAS
- Água de Pau
- Cabouco
- Nossa Senhora do Rosário (Lagoa)
- Ribeira Chã
- Santa Cruz (Lagoa)

CONCELHO DE NORDESTE COM 09 FREGUESIAS:
- Achada
- Achadinha
- Algarvia
- Lomba da fazenda
- Nordeste
- Salga
- Santana
- Santo Antônio do Nordestinho
- São Pedro de Nordestinho

CONCELHO DE PONTA DELGADA COM 24 FREGUESIAS:
- Ajuda da Bretanha
- Arrifes
- Candelária
- Covoada
- Relva
- Fajã de Baixo
- Fajã de Cima
- Fenais da Luz
- Feteiras
- Ginetes
- Livramento
- Mosteiros
- Pilar da Bretanha
- Remédios
- Santa Bárbara
- Santa Clara
- Santo Antônio
- São Roque
- São José
- São Pedro
- São Sebastião
- São Vicente Ferreira
- Sete Cidades
- Vila das Capelas

CONCELHO DE POVOAÇÃO COM 06 FREGUESIAS:
- Água Retorta
- Faial da Terra
- Furnas
- Nossa Senhora dos Remédios
- Povoação
- Ribeira Quente

CONCELHO DE RIBEIRA GRANDE COM 14 FREGUESIAS:
- Calhetas
- Maia
- Conceição
- Matriz
- Fenais da Ajuda
- Lombada da Maia
- Lombada de São Pedro
- Pico da Pedra
- São Brás
- Porto Formoso
- Ribeira seca
- Ribeirinha
- Santa Bárbara
- Vila Nova

CONCELHO DE VILA FRANCA DO CARMO COM 06 FREGUESIAS:
- Água de Alto
- Ponta Garça
- Ribeira das Tainhas
- Ribeira Seca
- São Miguel
- São Pedro

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236188 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 22:54 | Em resposta a: #236184

Ethide

Você escreveu: "Só tenho um doc de minha avó MARIA DA GLORIA de 1943 em que se fala que na época estava com 58 anos. No atestado de óbito dela consta que ela morreu com 90 anos em 1969, calcula-se então que ela nasceu em 1878 se veio pra cá com 15 anos ela chegou ao Brasil em 1894 mais ou menos, certo?"

Só agora estou prestando atenção nas datas e vi que tem alguma coisa errada. Se a sua avó Maria da Glória em 1943 estava com 58 anos, como você diz acima, então ela teria nascido em 1885/6 e chegado ao Brasil com 15 anos em 1900/1. Mas se em 1969 ela estava com 90 anos, segundo o atestado de óbito então ela teria nascido em 1879/80 e teria chegado ao Brasil com 15 anos em 1894/5. Se chegou aqui no Brasil com 15 anos ou foi em 1900/1 ou em 1894/5, segundo o que você disse acima. Como você vê, as datas não batem. Eu estou procurando pelos passaportes deles em 1894 mas preciso que estas datas sejam esclarecidas. Que tipo de documento é este que fala que em 1943 ela estava com 58 anos?

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236189 | Lila Serra | 10 ago 2009 22:55 | Em resposta a: #236040

Não consigo encontrar a resposta da pergunta que fis ao Forum.
Grata,
Lila.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236190 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 23:12 | Em resposta a: #236188

Lila

Li a sua última mensagem, dizendo não conseguir achar a resposta. Procure a minha resposta, resposta de participante apenas, do dia 10/8/09 às 19h45 minutos, logo abaixo da sua 1ª mensagem. Oriente-se pela hora do dia 10. É a mensagem das 19h45.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236191 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 23:17 | Em resposta a: #236190

Lila

Corrigindo, a resposta está logo acima da sua pergunta e não logo abaixo. Não sei porque ficou acima. Mas, repetindo, guie-se pelo horário das 19h45 do dia 10.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236192 | LOURENCOLX | 10 ago 2009 23:35 | Em resposta a: #236191

Cara Marli

Gostava de ter uma opinião sua sobre um tio-avô meu que foi para o Brasil e nada consigo! Deixo o meu email aqui caso me queira contactar:
lourencounderscorefarrobahotmailponto com

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236194 | M.Ribeiro | 10 ago 2009 23:48 | Em resposta a: #236192

Caro Fernando

Vou entrar em contato assim que possível.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236197 | PAIVAMANSO | 11 ago 2009 00:25 | Em resposta a: #236192

Peço desculpa a todos vós , de só agora voltar aqui . Li com muita atenção e muito gosto todas as vossas últimas mensagens . Só amanhã poderei responder-vos com tempo e pormenor , mas não quero deixar de vos dizer agora de repente o seguinte ; estou á espera de um e-mail que espero traga boas noticias vindas do Arquivo de Ponta Delgada , onde pedi para , por favor investigarem para nós , o registo dos passaportes de Manuel Cabral Janeiro e sua esposa Capitulina Júlia , que junto com a sua filha Maria da Glória emigraram em 1894 de São Miguel , dos Açores para o Brasil . Existe nesta entidade , de facto, um arquivo deste tipo de documentos , falta saber se lá estão os que abrangem esta data e se lá constam os nossos investigados. Já agora digo-vos que antes de pedir por e-mail , pedi por telefone como sempre faço e agradeci antecipadamente . desculpem mas por agora é tudo , amanhã darei mais noticias a todos vós . Cumprimentos . Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236199 | M.Ribeiro | 11 ago 2009 00:54 | Em resposta a: #236197

Caro Jorge Santos

O pedido de investigação de emissão de passaportes eu já pedi por email para o mesmo local em que você pediu por telefone. Mas pedir de novo nunca é demais. Só que está havendo controvérsias em relação à data em que os Cabral Janeiro teriam chegado aqui, e só me apercebi disto hoje. Escrevi sobre isto em minha última mensagem para a Ethide. Lendo a primeira mensagem dela aqui no tópico, você poderá ver que são 2 as possíveis datas do desembarque da família, baseando-se nas datas fornecidas pela Ethide. Estou aguardando a resposta dela para esclarecer isto.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236208 | ethide seixas noguei | 11 ago 2009 04:51 | Em resposta a: #236188

O q. tyenho é o atestado de óbito, essa xerox desse doc tipo cart. trab. aqui no brasil sta dadato de 1943 e diz q. ela estava com 58 anos= 1943 - 58=1885 nascimento , vinda então para o Brasil 1900, morte 1969-90 anos= 1879, alias nem a morte bate. Marli na verdade meu cunhado q. me passou esses dados e eu na fúria de conseguir algo pra minha sogra me enterrei nesses dados mais sem pensar e calcular como vc fez, coloquei toda nossa pesquisa eesforço em vão órque nem a idade da morte bate... não é?Se ela é de 1885 não bae a idade ela teria morrido com 84 o . estacrto é o de obito ela asceu em 1879 para 1969 ai da 90 anos.Então temos que usar ao nasc. entre 1879 ea vinda por volta de 1894.Me ajude po favor, a partir de agora MaRLI eu mesma vou me inteirar disso,ok. Meu nome é Caudia Cybele sou nora da Ethide, ela por ja ter idade avançada é meia confusa e nós não conhecemos muito a historia mais sei q . estmos nocaminho certo, vai dar vtudo certo. obrigada peça errata. e ela coneguia a dupla cidadania dela se deus quiser.obrigada mai uma veze peço desculpas

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236214 | PAIVAMANSO | 11 ago 2009 08:43 | Em resposta a: #236208

Cara Marli , peço desculpa porque só agora lembrei , que 4 dias atrás a Marli já tinha feito um e-mail . Eu copiei por si conscientemente , mas sem maldade esqueci de dizer isso na mensagem de ontem. A vantagem que eu aqui tenho é apenas a facilidade de poder telefonar , falar directamente , pedir por favor directamente , com os sentimentos verdadeiros de humildade e gratidão de viva voz .Sei que a Marli não me recordou isso para facturar créditos mas eu repito , é com vocês que eu aprendo e quero reafirmar todo o vosso valor e sentido de amizade e solidariedade que sinto em vocês . Nesta data , ando a investigar 4 processos diferentes , isso me baralha um pouco , mas ajuda-me a não ir abaixo psicológicamente agora que estou a pedir a minha reforma por invalidez . Só vos digo isto para vos explicar o quanto é importante para mim constatar o vosso apoio a Ethide, e a outras pessoas que como Ela e como nós, precisam de ajuda , cada um á sua maneira . Desculpem esta lágrima sentimental . Cumprimentos ,Jorge Santos. Não era este tipo de mensagem piegas que vos queria enviar agora , mas acordei assim. quando voltar da fisioterapia farei uma mensagem correcta . Como diriam talvez as nossas confrades Ethide e Marli .........Me Aguarde........

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236227 | LProjecto | 11 ago 2009 11:27 | Em resposta a: #236214

Caro Jorge,

Depois de ler a sua última intervenção, e sem querer contribuir para transformar este tópico num artigo de uma revista de cariz sentimental, não me contive de manifestar a minha total solidariedade e apreço para com a sua nobre atitude. Compreendo a sua exteriorização e faço votos para que rapidamente consiga recuperar o seu melhor estado de espírito.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236235 | PAIVAMANSO | 11 ago 2009 12:35 | Em resposta a: #236227

Caro Luís Projecto Calhau , Agradeço -lhe muito as suas simpáticas palavras , Um abraço também para si . Vou agora recomeçar a fazer telefonemas para a Ribeira Grande á procura dos familiares de Ethide . Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236237 | PAIVAMANSO | 11 ago 2009 13:06 | Em resposta a: #236235

Cara ethide , desculpe só agora lhe responder á sua mensagem de 1o -08 ás 19 horas . Se você me agradece eu tambèm lhe agradeço a si e a toda a gente boa deste tópico . Estamos a tentar , mas na realidade ainda não temos nada para cantar vitória . Vou voltar aos telefonemas . Cumprimentos . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236240 | ethide seixas noguei | 11 ago 2009 13:17 | Em resposta a: #236235

Bom dia Jorge,
Meu nome é Claudia Cybele e sou eu quem escreve para a Ethide, sou sua nora a partir de agora que ja estou mais inteirada dos dados eu mesma vou conversar com vcs,ok? Bem a Marli nos alertou e realmente ela tem razão.Estive calculando novamente porque dados novos não temos nenhum e nem sabemos se esses dados conferem enfim, isso tudo foi que ela cresceu escutando, porque em documentos dela so consta NASCEU EM PORTUGAL pelo menos temos um ponto de partida que são os nomes de sesus pais não é? Será mais trabalhoso mais vamos conseguir porque esse é o sonho dela.Bem, vamos lá vamos ter que procurar com duas datas tanto de nascimento quanto de chegada ao Brasil sera o unico jeito, com os novos calculos ficou assim:
NASCIMENTO 1879 ou 1885, acredito que seja 1879 sela morreu em 1969 com 90 anos, mais tudo é válido.....
CHEGADA AO BRASIL 1894 ou 1900, não passando disso porque Maria da Gloria teve seu primeiro filho em São José do Rio Pardo já em 1903, deve ter se casado então em 1902, não é?Obrigada por tudo. Abraços. Claudia Cybele

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236268 | M.Ribeiro | 11 ago 2009 17:19 | Em resposta a: #236240

Olá, Cláudia Cybele

Para os telefonemas do Jorge o nascimento da Glória em 1879 ou em 1885 não vai fazer diferença. Mas faz para a busca da emissão dos passaportes. Passei outro em-mail para a Biblioteca Pública de Ponta Delgada, solicitando que a pesquisa seja feita também em 1900. Quem sabe eles pesquisarão tudo, a partir de 1894. Agora é aguardar pelo retorno dos telefonemas do Jorge também, porque, por enquanto, não há mais nada a fazer.


Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236289 | PAIVAMANSO | 11 ago 2009 22:43 | Em resposta a: #236268

Olá Marli , Cybele , Luís .....desculpem , perdi aqui uma mensagem extensa , para vós e agora , a esta hora não dá para recomeçar . Vou só resumir o dia de hoje em poucas palavras e amanhã , com tempo explicarei melhor . De uma lista da net com 50 assinantes " Janeiro " Na Ilha de São MIguel , ainda só vou a meio . temos apenas 2 casos , duas muito infundadas e suaves coincid~encias que vamos ter de investigar melhor para ver se depois lhe podemos rotular de esperanças . Num deles uma senhora com mais de 80 anos que não tem família falou que nos antigos dela tinha havido uma Maria da Glória Janeiro , mas ela não sabe o grau de Parentesco . Noutro uma senhora tem um marido que é Janeiro e conhece um vizinho afastado que terá ( vai tentar dar a confirmação sexta-feira ás 20 horas ) dizia terá um familiar com o nome Manuel Cabral Janeiro . Chamo a vossaa atenção que nada disto por enquanto está confirmado . Podem ser apenas coincidências . Já percebi que será muito dificil encontrar eata verdadeira agulha em palheiro , mas ainda há muitos telefonemas por fazer . Até amanhã , Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236330 | PAIVAMANSO | 12 ago 2009 21:14 | Em resposta a: #236289

Olá Marli , Cybele , Luís , Ethide .............Acabei por hoje os telefonemas para São Miguel , Embora ainda não hajam pistas sólidas , apareceram mais duas situações que iremos investigar e acima de tudo , falei com duas jovens senhoras super simpáticas dispostas a ajudar . Uma até costuma andar aqui pelo fórum e claro vivem as duas na Ilha de São Miguel .. Hoje espero deixar a tal mensagem extensa que vou escrever depois de jantar . Desculpem mas agora passo as manhãs na fisioterapia . Até mais logo . Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236352 | PAIVAMANSO | 13 ago 2009 00:11 | Em resposta a: #236330

Então é assim ; Hoje e ontem , no total , fiz uns 35 telefonemas para São Miguel , enviei agora mesmo uma lista com os respectivos números , para o endereço de E-mail de Ethide . Não sei se as anotações á frente de cada número vão compreensíveis , espero que sim . Quero fazer a mensagem em pormenor , mas tenho pouco tempo ;
Temos que hoje encontrei , em Ribeira Grande , a família do Sr. João Janeiro , a esposa , a D.ª Helena Janeiro uma muito simpática senhora de 63 anos de idade , teve uma avó que se chamava Capitulina que morreu solteira , disse também que o pai do avô dela , o Bisavô da D. Helena , tinha o nome Cabral Janeiro . Em minha opinião temos aqui uma pista a não descurar . Comparando as idades da D. Helena e de Athaíde ,eu diria que talvez a D. Helena seja Bisneta de um irmão de Manuel Cabral Janeiro . Isto devia ser investigado lá , olhos nos olhos , pessoalmente , por alguém que viva em São Miguel , para que esta família se sinta tranquila . Temos uma jovem senhora muito simpática , a Dr.ª Zélia Janeiro , que não sendo da família de Ethide , se ofereceu para nos ajudar , vai telefonar se conseguir algo . Temos também , outra jovem senhora muito simpática , a Drª Sofia Janeiro , que igualmente não sendo da família de Ethide , se ofereceu para ajudar e fiquei de ligar para ela dia 22 para saber se apareceu algo . Peço desculpa , mas pelo adiantado da hora tenho de continuar esta mensagem amanhã . Cumprimentos. Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236356 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 00:36 | Em resposta a: #236352

Caro João

Analisando a sua mensagem pensei primeiro que, infelizmente, esta Capitulina não teria a ver com a Ethide, porque, supus, ela teria o sobrenome/apelido Janeiro por conta do marido. Mas aí vi que, segundo entendi, a d.Helena também descende da família Janeiro, já que o seu bisavô tinha o nome Cabral Janeiro. Se todos eles forem de Ribeira Grande, penso que a Ethide poderia começar por Ribeira Grande para fazer o pedido do registro de batismo da avó nos 2 anos possíveis do nascimento dela. Não vamos nos esquecer que estamos atrás do nome de uma freguesia da Ilha de São Miguel.

E desejo que a sua saúde melhore com as suas sessões de fisioterapia.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236362 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 02:18 | Em resposta a: #236356

Prezada Cláudia Cybele

Enquanto o Jorge gentilmente trabalha nos telefonemas, acessei o site de Ribeira Grande, cuja Câmara Municipal remeteu-me para o Museu da Imigração Açoriana (embora estejamos falando de emigração) , recém-inaugurado, segundo entendi, cujo endereço segue abaixo, e para onde eu encaminhei mensagem solicitando ajuda para encontrar o nascimento da avó da Ethide, nascida na Ilha de São Miguel. Estou adotando apenas o primeiro nome dela, Glória, mais os nomes dos pais, Manuel Cabral Janeiro e Capitulina Júlia, considerando eu que o Pereira Seixas lhe teria sido acrescentado por conta do casamento no Brasil. Além do que os nascidos nesta época, tanto no Brasil como em Portugal, recebiam apenas um primeiro nome. Considerei também as 2 datas de nascimento e de desembarque no Brasil por conta da controvérsia que há em relação a isto.
Qualquer resposta que eu obtenha lhe passarei.

Abraço.

Marli

http://mea.cm-ribeiragrande.pt/
museuemigracao@cm-ribeiragrande.pt

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236363 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 02:21 | Em resposta a: #236362

Ah! Bom! Museu da "Emigração." A troca fica por conta do avançado da hora... Bem que eu estranhei o que escrevia ...

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236364 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 02:30 | Em resposta a: #236363

Vou passar mensagem corrigindo o nome para Maria da Glória, e não Glória, como informei. Por hoje é melhor encerrar para não cometer mais enganos!

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236366 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 03:09 | Em resposta a: #236364

Ethide

Até agora não sei de que Estado do Brasil vocês são. O Museu da Emigração diz que a maior emigração de açorianos deu-se para o Rio Grande do Sul. Deixo abaixo os endereços de Casas dos Açores no Brasil, copiado do site do Museu (e onde fiz algumas correções porque não temos o Estado de São Salvador, mas o Estado da Bahia, capital Salvador).

Tem do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia. O único que não tem endereço de e-mail é o da Bahia, mas eu acho que vocês são mesmo do sul ...

A minha sugestão é que entrem em contato para saber se eles em algum momento copilaram os registros de desembarcados no final do século XIX, dizendo por quem vocês procuram.

Abraço

Marli


BRASIL

Estado do Rio Grande do Sul
Rua Octávio Shames, 195
Gravataí, 94150-500
Rio Grande do Sul

Contactos
Fax: 00 55 51488-1174
E-mail: caisc@bol.com.br



Estado de Santa Catarina
Caixa Postal 173 Centro
88010-970-Florianópolis
Santa Catarina - Brasil

Contactos
Telefone: 00 55 48 242 0460
Fax: 00 55 48 242 0460
E-mail: caisc@bol.com.br



Estado do Rio de Janeiro
Av. Melo Matos, 21-25 - Tijuca RJ
20270-210 Rio de Janeiro

Contactos (Sr. Mateus)
Telefone: 0055(21) 2568-9535
Fax: 0055215589535
E-mail: casadosacoresrj@zipmail.com.br
Web: http://casadosacores.cjb.net



Estado de São Paulo
Rua Dentista Barreto, 1282 - Vila Carrão
034200-000
São Paulo - Brasil

Contactos
Telefone: 5511 296 4890
Fax: 5511 6942 0487
E-mail: casp.acores@ig.com.br



Estado da Bahia
Rua Pêro Vaz, 55 - A, Liberdade
40 335-000 Salvador
Bahia - Brasil

Contactos
Telefone: (71) 242 82 11 / (71) 375 58 66

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236368 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 03:40 | Em resposta a: #236366

Casas dos Açores

PORTUGAL

Algarve
Largo da Estação, 7
8000-133 Faro

Contactos
Telefone: 28 982 4320
Fax: 28 980 7755
E-mail: algarve@casadosacores.pt



Lisboa
Rua dos Navegantes, 21
2100-729 Lisboa

Contactos (Madalena)
Telefone: 21 396 6035
Fax: 21 390 7427
E-mail: lisboa@casadosacores.pt



Norte de Portugal
Rua do Bonfim, 163
4300-069 Porto

Contactos (Mafalda)
Telefone: 22 519 4050
Fax: 22 519 4059
E-mail: norte@casadosacores.pt

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236387 | PAIVAMANSO | 13 ago 2009 15:39 | Em resposta a: #236368

Cara Marli , estou a gostar muito de fazer parte da sua equipa de investigação . Você não brinca em serviço , e está quase sempre um passo á frente . Ontem a Dr. Sofia Janeiro , já me tinha dado o contacto do Museu da Emigração , é o Dr. Rui Faria , que vou tentar contactar por telefone daqui a uma hora , eu ia passar essa informação mas você nem me deu tempo de brilhar . Para castigo faça o favor de me enviar um pacote de amêndoas pela Páscoa , porque eu não me chamo João . Esta jovem Dr. ª Sofia ofereceu-se para procurar nos livros dos Róis de Confissão , os nomes de Manuel Cabral Janeiro , Capitulina Júlia e quem sabe a filha deles , Maria da Glória . Faz todo o sentido , uns dias antes da grande viagem por barco em 1894 , terem-se todos confessado. Eu desconhecia o que era Os Róis de Confissão , a Dr. Sofia é que me ensinou . Há razões para termos muita esperança na Dr. Sofia e na Dr. Zélia . Consegui agora mais 4 telefonemas que nada de novo trouxeram , excepto o último , onde pela 1ª vez me atenderam e falei com a filha de um senhor J. Cabral Janeiro, voltarei a ligar mais logo , para tentar falar com o Pai Dela. Continuando a resumir os telefonemas de ontem, temos aqui mais 2 casos a não descurar ; D. Lúcia , esposa do Sr. Álvaro Janeiro , mandou voltar a ligar sexta-feira , ao fim da tarde porque vai tentar confirmar, tem ideia que um primo da Mãe do marido , se chama ( ou chamava ) Manuel Cabral Janeiro . Já noutro caso a esposa do Sr. Agostinho Janeiro , disse que a mãe Dele , se chamava Maria da Glória Janeiro, mas os pais dela não coincidiam com os nossos , é natural ! Na melhor das hipóteses esta senhora poderá ser talvez a filha de uma irmã da nossa Maria da Glória . Valerá a pena investigar este ultimo caso ? Digam P.F. se querem investigar melhor VOCÊS estes 4 casos , contando com os de ontem , ou se querem que continue eu . Acredito que a Marli tem muito mais experiência para fazer , ou dizer como fazer , esta segunda fase da investigação , eu tenho ideia como poderá ser feita, mas quero que seja feita á vossa maneira e não á minha . Á minha maneira seria ; pedir nome completo, data nascimento e em que freguesia , da pessoa chave de cada caso e depois seriamos nós a pedir as fotocópias dos assentos de baptismo , casamento e óbito necessários até encontrar eventual ligação . Sou pouco religioso mas estou a rezar para que a Marli receba o E-mail do Arquivo de Ponta Delgada , a confirmar terem encontrado os registos dos passaportes de Manuel , Capitulina e Maria da Glória em 1894 . Sugiro que coloquem um tópico com o título ; Familia Janeiro de S. Miguel . onde talvez consigamos encontrar algumas dicas importantes . Eu disse talvez . Continuariamos a falar tudo neste tópico inicial da Ethide mas pondo os olhos sempre no outro . Por agora é tudo . Cumprimentos. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236393 | PAIVAMANSO | 13 ago 2009 16:18 | Em resposta a: #236387

Cara Marli , o Dr. Rui Faria do Museu da Emigração , 296470730 foi ontem de férias . Falei com a D. Maria Correia , que com muita simpatia informou ; Ha boas possibilidades de lá esterem os documentos referentes a Manuel , Capitulina a filha deles , em livros , cujos registos costumam ir ao ao pormenor de descrever se fulano era trigueiro , se tinha uma cicatriz a cor dos olhos etc . O e-mail da Marli estava nas mãos dela e vai tentar investigar e responder até quinta ou sexta feira que vem . Não há duvidas , a Marli é a Marli .Cumprimentos. Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236395 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 16:26 | Em resposta a: #236387

Caro Jorge

Eu ia desculpar-me por tê-lo chamado João pelo avançado da hora, mas não posso porque escrevi para você quando aqui no Brasil ainda eram 8 horas da noite. Então aceite minhas desculpas e espere pelo pacote de amêndoas pela Páscoa.

Vou responder seguindo a ordem das suas questões.

A grande viagem por barco pode ter sido também por volta de 1900, em vista da controvérsia que foi descoberta em relação às idades da Maria da Glória, como está na minha mensagem de 10/8 às 22:54 com a resposta da Ethide/Cybelle no dia 11/8 às 04:51. Ela tem dois documentos, cada um com uma idade diferente, coisa que descobri fazendo as contas.

Se houver um "chefe" nesta investigaçao, ele é você, morando em Portugal e com tanta boa vontade para dar os telefonemas para os Janeiros da Ilha de São Miguel. Por aí deve ser tudo feito do seu jeito. Permita-me só externalizar as minhas idéias, caso elas apareçam, como foi o caso do Museu da Emigração, quando fui pesquisar o Concelho de Ribeira Grande. Mas não fiz nada, além de muito contente mostrar a minha descoberta para a Ethide, para que ela entrasse em contato também.

Ainda bem que você telefonou para o Arquivo de Ponta Delgada, porque os meus e-mails foram ignorados, até agora. Às vezes fico com a impressão que os meus pedidos de pesquisa em relação à minha família foram ignorados até que algum tempo depois me chegam as respostas. O pedido por telefone que você fez é o ideal e o que deverá ter retono.

Jorge, por mim, não há dúvida, de que tudo deve ser feito à sua maneira. Não há como nós do Brasil podermos investigar melhor do que você aí.

Reforço a sua idéia para que a Ethide e a Cláudia Cybele abram o tópico sugerido por você.

Um abraço, que é a forma como nós no Brasil nos despedimos dos amigos.


Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236400 | ethide seixas noguei | 13 ago 2009 17:41 | Em resposta a: #236387

Marli, Jorge e tantos outros que agora não me vem a cabeça deixo nas mãos de vcs para terem a liberdade de conduzirem essa investigação como melhor lhes convierem, pois vcs tem mais expriência e sapiência para conduzirem os dialogos com tantas pessoas. Marli passei os email que vc me mandou pedindo que revejam em seus arquivos se consta o desembarque deles, ficarei aguardando,ok? Tenho uma amiga que mora em Algarve na cidade de Quarteira
Abraço,
Claudia Cybele

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236401 | ethide seixas noguei | 13 ago 2009 17:43 | Em resposta a: #236400

Marli enviei a mensagem incompleta, então tenho essa amiga que mora em Algarve na cidade de Quarteira que se prontifiou se tiver algo lá em olhar pra mim, tenho tbem meu cunhado que tem um conhecido em Portugal que disse que se e souber da cidade certa entrar em contato com ele pra saber se é a mesma de seu amigo. Ate mais.
Claudia Cybele

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236408 | M.Ribeiro | 13 ago 2009 18:28 | Em resposta a: #236401

Cláudia Cibele

Enviei mensagem para o seu email sobre as 4 pessoas com o sobrenome Janeiro que encontrei em São José do Rio Pardo, São Paulo, pela consulta à Telelistas, e onde nasceu o pai da Ethide, tendo inclusive um Américo Cabral Janeiro. Mais terde entrarei em contato com ele porque agora não atendem ao telefone mas preciso saber o nome do pai da Ethide e em que ano ele nasceu para quando for telefonar para o Américo Cabral Janeiro. É interessante ter também o nome da mãe da Ethide.

Não entendo porque estas mensagens não estão seguindo a ordem por data e por horário. Ficaria mais fácil para saber sobre a última mensagem colocada aqui ...

Aguardo os nomes.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236422 | ethide seixas noguei | 13 ago 2009 19:45 | Em resposta a: #236408

Meu computador estcom o horario certo mais não obedece mesmo. Acabei de lhe enviar deve estar chegando, qualquer coisa me fale senão chegar

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236425 | eliseu | 13 ago 2009 20:09 | Em resposta a: #236395

Caros,

Encontrei referências a JANEIRO em Porto Formoso e Rabo de Peixe, S. Miguel Açores

No Porto Formoso, Concelho de Ribeira Grande, encontrei estes nomes que se seguem. As datas são meramente indicativas (datas de casamentos):

Manuel Janeiro, 1847
Jacinto Correia janeiro, 1851
João Carreiro Janeiro, 1853
Manuel Correia Janeiro, 1862, 1871, 1887, 1903, 1905
José Correia Janeiro, 1881
Manuel da Costa Dias Janeiro, 1905

Vivo em S. Miguel, Açores

eliseu

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236447 | PAIVAMANSO | 14 ago 2009 00:01 | Em resposta a: #236425

Cara Marli , então você está quase a encontrar os dados do Pai de Ethide , em São José do Rio Pardo ? Será possivel ? Espero que sim ! Se você encontrar e tirar depois uma certidão de nascimento Dele , tudo seria depois tão fácil . Você é mesmo competente e depois ainda me diz que se houver um chefe nesta pesquisa seria eu . Gosto do seu sentido de humor e é uma honra tentar ajudá-la neste tópico . Vamos conseguir , quero dizer acho sue você está a conseguir . Cumprimentos . Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236454 | M.Ribeiro | 14 ago 2009 02:12 | Em resposta a: #236447

Não Jorge, infelizmente foi esperança em vão. Há lá em São José do Rio Pardo muitos Janeiros e Cabral Janeiro que nem constam da lista telefônica, segundo eu soube, e acredito que os bisavós da Ethide foram para lá porque já lá havia outros parentes. Conversei com o Américo Cabral Janeiro, brasileiro, que tem a idade da Ethide, o pai chamado Manuel Cabral Janeiro Filho, o avô Manuel Cabral Janeiro mas que nada sabe sobre os ascendentes a não ser que eram portugueses. E se não estou enganada nem entendeu esta história de "freguesia de nascimento". O nome Maria da Glória não lhe diz nada. Falta dar só mais um telefonema na 2ª feira para uma Janeiro que vai falar com o pai e o avô, também Janeiros.
Enquanto vocês trabalham por Portugal e Açores eu trabalho por São José do Rio Pardo, São Paulo, Brasil.
Depois de ver a sua mensagem para o Eliseu estou a achar que você sim irá matar esta grande charada, de Janeiro para lá e Janeiro para cá.
Um abraço.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236518 | PAIVAMANSO | 14 ago 2009 17:27 | Em resposta a: #236454

Cara Cybele , Por favor , procure a Ethide se autoriza que me envie os 3 ou 4 documentos , frente e verso , a que Ela se refere , muito superficialmente na sua primeira mensagem em 06-08-2009 . Também ainda não li até agora nada sobre a certidão de nascimento/baptismo de Ethide e acho isso muito estranho , esse documento é fundamental para estas pesquisas . Se Ethide autorizar envie por favor . Gostaria de fazer a leitura e respectivas deduções desses documentos . As mensagens do fórum estão confusas relativamente a Datas , Esse foi o único facto que eu percebi antes de Ethide e Marli e quando ia para chamar a atenção já a Marli o tinha feito . Apostei nos nomes dos Bisavós de Ethide e na data de 1894 por acreditar ter sido extraída de um documento que fosse seguro , afinal há dúvidas se emigraram em 1894 ou 1900 Repito ,Tenho fé na minha análise a esses documentos , por favor diga isso a Ethide . Aguardo sua resposta . Cumprimentos. Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236525 | PAIVAMANSO | 14 ago 2009 17:47 | Em resposta a: #236518

Cara Marli , aí no Brasil , os assentos de baptismo/nascimento não dizem os nomes , idades dos pais e freguesias de nascimento dos mesmos ? inclusive não trás os nomes dos avós Paternos e Maternos ? Através do assento de baptismo/nascimento de Ethide , não podemos "subir" até aos Pais Dela , aos Avós , e ficarmos com todos os dados que precisamos para nos Açores procurarmos os assentos de baptismo/nascimento dos Bisavós e por aí a "cima " ? Eu sei que isto é demasiado óbvio e deve haver uma razão para não poder ser feito , mas como desconheço qual é essa razão , arrisco ficar mal visto mas não resisto á curiosidade de vos procurar os porquês . Cumprimentos. Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236530 | M.Ribeiro | 14 ago 2009 19:50 | Em resposta a: #236525

Caro Jorge

Nunca vi uma certidão de nascimento de brasileiro da época, porque os meus antepassados são de Portugal, mas a mais antiga que tenho, de 1918, trás apenas os nomes dos avós maternos e dos avós paternos, sem alusão à idade ou origem dos pais ou dos avós. Há muito o que se corrigir em relação a isto aqui no Brasil.

Já alertei a Cláudia Cybelle, por e-mail, sobre a sua mensagem no fórum perguntando pela certidão de nascimento da Ethyde. Nela constará que a Ethide é filha de Manoel de Seixas Pereira, (o filho brasileiro da Maria da Glória) e neta de Maria da Glória Pereira de Seixas e Manoel de Seixas Pereira. Como o local de nascimento, para as pesquisas, está sendo indicado só como São Miguel, deve ser porque não consta nenhuma freguesia. Acredito até que "São Miguel" foi sendo passado por boca, de geração em geração.

A Ethide nasceu na cidade de Baependi, Estado de Minas Gerais, Brasil, onde casou-se também o pai dela, o filho brasileiro da Maria da Glória, e que nasceu em São José do Rio Pardo, São Paulo, em 16/7/1903. Quer dizer, a família desembarcou no Porto de Santos e dirigiu-se à cidade de São José do Rio Pardo, onde já lá havia outros açorianos com o mesmo sobrenome/apelido Janeiro. E depois mudou-se para Baependi, Minas Gerais.

Vou voltar a acessar o Museu dos Imigrantes de São Paulo, agora para pedir uma busca nos arquivos, que nem sei se será possível. Até agora eu havia feito pesquisas pela internet.

Da Maria da Glória existe um outro documento que não bate com a certidão de óbito, mas a Cláudia Cybele pediu que seja levado em consideração apenas a certidão de óbito. Então a data que você está usando como de nascimento está de acordo com a certidão de óbito que eles têm.

Vá você só até onde puder. Eu também farei isto, embora eu tenha tomado como um desafio solucionar esta questão. Achei o fato de existir tantos indivíduos da mesma família com o mesmo nome e sobrenome (apelido), como é o caso da grande quantidade de Manuel Cabral Janeiro, tanto nos Açores como no Brasil, ficando todos iguais, uma coisa muito incrível.


Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236549 | M.Ribeiro | 15 ago 2009 01:48 | Em resposta a: #236530

Corrigindo lapso de erro de digitação: "traz" apenas os nomes dos avós maternos e dos avós paternos.
Ora pois.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#236644 | ap171 | 16 ago 2009 17:42 | Em resposta a: #235877

Gostaria que me ajuda-se,sobre a minha Cidadania,o nome do meu pai é GERALDO DE CASTRO minha mae é STELLINA ROSA REIS DE CASTRO meus avos paternos sao AMELIO LUIZ DE CASTRO e DIOMAR MAXIMINA BARBOSA ambos naturais de Guiricema Minas Gerais = nome de minha mae STELLINA ROSA REIS DE CASTRO nome dos meus avos materno SEBASTIAO REIS DA SILVA e ANA JACINTA DE JESUS ambos naturais de Minas Gerais meus pais ja sao falecidos.
Resumindo tudo eu gostaria de saber de qual seria a descedencia do sobrenome CASTRO

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236647 | M.Ribeiro | 16 ago 2009 18:42 | Em resposta a: #236644

Prezado ou prezada ap171

Aqui não é preciso ficar tão incógnito/a... Um nome no final das mensagens é bom. Principalmente querendo saber sobre os Castro. Penso que se você procurasse entrar em outro tópico que tivesse a ver com os Castro seria melhor. Tem pessoas neste fórum que pesquisam este sobrenome. Coloque Castro no retângulo acima, à esquerda e pesquise em Tópicos, Mensagens, Autores. Aparecerão muitos.
E se os seus familiares são todos de Minas Gerais, Brasil, a que cidadania está se referindo?

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236656 | ap171 | 16 ago 2009 21:13 | Em resposta a: #236647

eu sei mais meu pai falava que meus bisavos era INTALIANO mas eu nao sei nada sobre eles nem nome deles eu tenho. porque as vezes mostra que o sobrenome CASTRO pode ser de portuguese ou da ESPANHA eu queria saber de que orige e CASTRO

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#236689 | M.Ribeiro | 17 ago 2009 12:11 | Em resposta a: #236656

Este fórum não tem nada, ou quase nada, sobre ascendência italiana. Naquele espaço em branco, acima e à esquerda, que falei na mensagem anterior para pesquisar dá para ver sobre os Castros de que tratam aqui. As certidões de nascimento, de casamento e de óbito dos antepassados podem nos dizer sobre as suas origens.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#237361 | PAIVAMANSO | 25 ago 2009 16:08 | Em resposta a: #236689

Ethide, Cybele, Marli, Eliseu, Luís, Sinto-me Feliz por ter feito parte da vossa equipa, nesta investigação cheia de sucesso, continuada e concluída no tópico « Família Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel » . Um abraço para cada um de vocês. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#237534 | ethide seixas noguei | 26 ago 2009 22:09 | Em resposta a: #237361

Ainda mando noticias pra vcs de como estao o andamento da coleta dos documentos, ainda estou em viagem e não tive contato com meu cunhado.Ainda darei muitas noticias boas, se Deus quiser. Abraços

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passapo

#237670 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 09:02 | Em resposta a: #237534

Caras Cybele e Ethide , essas notícias boas que esperamos receber de vocês , serão para nós motivo de alegria , que é aquilo que muito precisamos , além da saúde e do pão nosso de cada dia . Um abraço de amizade . Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#263739 | rsferraz56 | 11 out 2010 14:12 | Em resposta a: #235933

Preciso encontrar o registro de casamento de Nahim Saba (27/06/1932) Filho de Jorge Saba e Amelia Fiad Saba.

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#311103 | Stela Maris | 31 jul 2012 20:12 | Em resposta a: #235844

Meu nome é Stela Maris Teston Janeiro ( Brasil) e estava fazendo uma pesquisa na Internet por curiosidade a respeito de meus antepassados e encontrei esse fórum. Tenho a certidão de casamento de meus pais onde constam avós paternos, ou sejam meus bisavós como sendo Manoel Cabral Janeiro e Capitulina Julia. Moro em Santos?/no Brasil.

Manuel Cabral Janeiro (1858) e Capitulina Julia (1859), nasceram em S Pedro da Ribeira Grande e lá se casaram em 05 de maio de 1879. Tiveram 04 filhos:
- José (1881)
- Maria da Glória (1883)
- Manuel Janeiro Junior ( 1885) que é meu avô e morava em São José do Rio Pardo/SP, casado com Elvira Janeiro
- Agostinho (1887)

Tudo isso encontrei em pesquisas no Google

O que sei é que meu avô paterno (Manoel Janeiro Junior) é filho do casal e esse foi casado com Elvira Janeiro e dessa união nasceram Manoel Janeiro (meu pai) e Idalina Janeiro (minha tia), ambos já falecidos.
Meus avós paternos (Manoel Janeiro Junior e Elvira Janeiro) moravam em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, Brasil.

Espero ter ajudado.

Abraços a todos acima
Stela Maris Teston Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#311144 | PAIVAMANSO | 01 ago 2012 08:49 | Em resposta a: #311103

Cara Stela Maris, essa é uma das maiores de todas as alegrias que recebi aqui no fórum, em 4 anos das minhas muito limitadas tentativas de ajudas. Este mistério que nunca consegui resolver, deu-me grande tristeza durante todo este tempo ......... e nem consigo descrever como é doce ler e reler vezes sem conta a sua maravilhosa mensagem. Vou hoje mesmo pedir esse documento que a D.ª Ethide tanto deseja, e por isso sei, que a Stela Maris vai ficar para sempre no coração dela. Desde já me ofereço para se algum dia a Stela precisar das minhas humildes ajudas, me contactar pelo email que aqui lhe deixo e peço desculpa de não lhe agradecer o suficiente, porque me faltam as palavras. Respeitosamente. Jorge Santos. paivamansoebelisariopimenta@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#311175 | Stela Maris | 01 ago 2012 20:04 | Em resposta a: #311144

Caro Jorge, eu que agradeço seu retorno à minha mensagem e fico com meu coração leve e muito feliz em pode ter ajudado! Nunca imaginei que pudesse ter essa repercussão!
Enviarei um e-mail para você. De qualquer maneira meu contato é stelamaristj@uol.com.br
Abraço fraternal
Stela Maris

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#315094 | juliocrc79 | 10 out 2012 12:45 | Em resposta a: #235844

boas pode consultar esse link

http://gw5.geneanet.org/tavaressilva?lang=en;pz=joao+luis+tavares;nz=silva;ocz=0;p=manuel+janeiro;n=cabral

Resposta

Link directo:

RE: achar registros batismo, casamento ou passaport

#316732 | nane2104 | 07 nov 2012 01:18 | Em resposta a: #315094

Prezados,

Estou a buscar a origem da minha familia (Moreira) e sei que o meu bisavô era português e veio ao Brasil colonizar algumas terras a mando do rei de Portugal.

Infelizmente não tenho muita informação a respeito dele, mas o que tenho estou a escrever abaixo. Espero que os ajude na busca.

Bisavô: Manoel José Moreira . Veio de Portugal casado para a região do RJ (Petrópolis) (Português) casado com Marianna Francisca de Jesus (Portuguesa), morava em Petrópolis e veio colonizar a região do Rio Itabapuana na fronteira do Rio de Janeiro, com ES e MG. Tiveram 9 filhos: Morreu em 1918 com 69 anos (nasceu em 1849). Essas datas me foram passadas por parentes mais velhos, nao tenho muito certeza se estao corretas. O nome dos seus filhos portugueses são:

1)Ludovica casou-se com Fernandes,

2) Modesto Sebastiao Moreira casou-se com Francisca Altina Vieira,

3) Francisco Xavier Moreira (meu avô) que casou-se com Maria Morethi (apelidada de Beijo), e tiveram 2 filhos,3.1) Irene e 3.2)Ariosto. E ficou viuvo e casou-se com Raimunda Mendes de Mattos (nascida em 08 de Julho 1901) brasileira e tiveram 7 filhos brasileiros: 3.3)Ataupho Moreira, 3.4)Leandra Moreira, 3.5) Francisco Moreira Filho, 3.6) Jose Moreira,3.7) Therezinha Moreira,3.8)Ovidio Moreira, 3.9) Manoel Moreira (meu pai).

4) Otavia Moreira que casou-se com o português chamado Coimbra. Eles tiveram 2 filhos: 4.1) Mariano; 4.2) Licinio Filho;

5)Manoel Maximo e casou-se com Ludovica Ferreira Moreira e tiveram 13 filhos: 5.1) Juvenal; 5.2) Maria; 5.3) Alipio; 5.4) Antonieta; 5.5) Elvira; 5.6) Alice; 5.7) Jair; 5.8) Maria Candida; 5.9) Geraldo; 5.10) Manoel; 5.11) Conceicao; 5.12) Antonio; 5.13) ????

6) Celina Ferreira casou-se com Coimbra (marido da 4) Otavia Moreira ) Otavia Moreira, não sabemos se ele ficou viuvo ou se vivia em bigamia. Tiveram 5 filhos: 6.1) Elda; 6.2) Luiz; 6.3) Elcida; 6.4) Altair; 6.5) Alair.

7) Joviano Procópio Moreira (português) casou-se com Leocádia Maria Moreira (prima de Joviano) e tiveram 6 filhos (eram pais da Billie). 7.1) Edite; 7.2) Maria Milani (Billie); 7.3) Mariana; 7.4) Aline; 7.5) Geraldo; 7.6) Celeste.

8)Amância Moreira Ramos que casou se com Manoel Ramos não sabemos se tiveram filhos.

9)Maria Moreira Martins(Mariquinha) que casou com Fernando Martins (espanhol) e tiveram 3 filhos :9.1)Manoel; 9.2) Otávia; 9.3) José.




Obs.: 1)Manoel José Moreira( meu bisavó) foi casado também com Perciliana de Carvalho com quem não teve filhos;

3) Baltazar (português), era o pai do meu bisavô Manoel José Moreira.

Por favor, me ajudem no que voces puderem!

Agradeco-lhes todo o apoio e atenção.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

achar registros batismo, casamento ou passaport

#360078 | IsabelBermonte | 30 jul 2015 18:53 | Em resposta a: #235844

Como obter certidao de nascimento de caetano de jesse melo nascido em agua retorta s Miguel acores em 1875

Resposta

Link directo:

achar registros batismo, casamento ou passaport

#360085 | Ymsantos | 31 jul 2015 03:18 | Em resposta a: #360078

Isabel,

no link abaixo pode pesquisar os batismos da freguesia de Água Retorta dos anos de 1870 a 1879:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-AGUARETORTA-B-1870-1879/SMG-PV-AGUARETORTA-B-1870-1879_item1/index.html


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 23:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen