Titulares do Liberalismo do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Titulares do Liberalismo do Algarve

#236078 | FIGUEIRA | 09 ago 2009 14:39

Caros Confrades,

A quem possuir o livro:
TLA - Titulares do Liberalismo do Algarve
José Krohn da Silva e Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real
Edição dos Autores
Lisboa, 2006

Agradeço que me diga que informações dá sobre José Antão Barata Salgueiro, na pág. 23:
Nome: José Antão Barata Salgueiro
Fonte: TLA - Titulares do Liberalismo do Algarve
Página: 23

Cumprimentos,

Nuno Miguel Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#236080 | rmfrp | 09 ago 2009 15:09 | Em resposta a: #236078

Caro Nuno Figueira:

Trata-se de uma nota de rodapé sobre o Visconde de Bivar em que se indica que "Com 850 votos, ganhou a eleição disputada com António Fontes Pereira de Melo e José Antão Barata Salgueiro (1 voto cada)."

A nota aparece na indicação do rendimento do (futuro) Visconde em 1861.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#236082 | FIGUEIRA | 09 ago 2009 15:12 | Em resposta a: #236080

Caro Rui,

Obrigado, pensei que fosse algo relacionado com o Conde de Laborim.
Sabe que eleções são essas ( e em que ano foram)!

Abraço,

Nuno Miguel Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#236118 | rmfrp | 09 ago 2009 23:16 | Em resposta a: #236082

Caro Nuno Figueira:

Atendendo à forma como a nota é colocada a eleição será talvez de 1861, mas não tenho a certeza.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#236119 | FIGUEIRA | 09 ago 2009 23:17 | Em resposta a: #236118

Obrigado e um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267894 | mpra | 03 jan 2011 18:32 | Em resposta a: #236080

Caro Rui Pereira

Se não for muito maçador, poder-me-ia dizer o que é que consta de João da Guarda Fragoso e Brito no dito livro? Sei que há de estar relacionado com a ascendência dos vincondes de Lagos; viscondes do Vale da Mata; Condes de Lagos?
Obrigado

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267918 | rmfrp | 03 jan 2011 23:52 | Em resposta a: #267894

Caro Manuel:

Curiosamente está enganado!

A obra é sobre titulares "do Liberalismo". Sucede que os títulos de Visconde de Vale da Mata e Conde de Lagos foram de facto concedidos a um descendente de João da Guarda Fragoso e Brito mas são títulos miguelistas, concedidos durante a guerra civil e aos quais não foi, segundo sei, reconhecida existência pelas autoridades liberais.

João da Guarda Fragoso e Brito aparece mencionado por:
- afinidade com a família de Diocleciano Leão de Brito Cabreira, Barão de Faro;
- afinidade com a família de Frederico Leão Cabreira de Brito e Alvelos, Visconde de Faro;
- afinidade com a família de D. Maria dos Remédios Augusta Correia de Lacerda Cabreira, segunda mulher do Visconde de Faro;
- ascendente de D. Maria Carolina da Guarda Cabreira, terceira mulher do Visconde de Faro (e filha do Conde de Lagos);
- afinidade com a família de Sebastião Francisco Green Cabreira, Barão da Senhora da Vitória da Batalha.

Todos estes Cabreiras são ainda meus parentes afastados, pelo que tenho alguma informação sobre eles e sobre JGFB.

O próprio João da Guarda Fragoso e Brito consta como "FCCR; COC; Morgado", filho de José da Guarda Fragoso, n. Leiria, desembargador e chanceler da Baía, e sua mulher D. Margarida Maria Madalena de Moura, de Montemor-o-Novo. JGFB foi baptizado em Montemor-o-Novo, faleceu em Tavira (Santiago) a 30.04.1750. Quando casou (Tavira, Santa Maria, 18.12.1737) com D. Bárbara de Brito Pessanha de Mendonça era já viúvo de D. Isabel Policarpa Garcez Palha.

A ligação aos Cabreiras ocorreu pelo casamento da filha de JGFB D. Maria Joana de Brito da Guarda com João da Ponte Cabreira Valente de Faria.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267919 | mpra | 04 jan 2011 00:16 | Em resposta a: #267918

Caro Rui Pereira

Agradeço-lhe imenso. Sabia que havia referências a este meu antepassado, e fiquei curioso. A data do enterro é-me especialmente útil! Fidalgo da Casa Real supunha que fosse (mas sem certezas, e apenas baseado no facto de os seus antepassados varonis o terem sido), morgados conheço vários que lhe pertenceram, e COX foi-o com uns meros 10 a 12 anos.

Agora resta-me encontrar em Faro o testamento, que ao que me consta existe/existiu.

Gostaria ainda de lhe perguntar se tem conhecimento de descendentes vivos do casamento de JGFB com D. Bárbara de Brito Pessanha de Mendonça?

Peço-lhe desculpa pela ignorância quanto aos restantes temas (consultar a obra ajudar-me-á), e reitero os meus agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267931 | guerra1 | 04 jan 2011 09:23 | Em resposta a: #267918

Caro Confrade Rui Pereira:procuro "origens"de um familiar,o Bartolomeu de Souza natural da vila de Albufeira,filho de Diogo Lopes e Maria Neta que casou em 1as.nupcias em Quelfes com Leonor de Sarrea e depois de viuvo casou novamente em Quelfes(ano 1693) com Maria Montes(ou Mendes).Agradeço ajuda caso possuam alguns elementos.Atenciosamente j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267932 | guerra1 | 04 jan 2011 09:32 | Em resposta a: #267931

Caro Confrade Rui:se porventura tiver elementos sobre Pedro de Brto casado com Joana Maria cerca de 1720 ,ambos de Faro agradeço.O Pedro de Brito é filho de Francisco de Brito.Atento e obrigado jg

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267972 | rmfrp | 04 jan 2011 20:18 | Em resposta a: #267932

Caro j.guerra:

Sobre as pessoas que refere não tenho quaisquer elementos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267978 | guerra1 | 04 jan 2011 21:03 | Em resposta a: #267972

Confrade Rui Pereira:grato pela informação.Cumprimentos jg

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#267984 | rmfrp | 04 jan 2011 21:48 | Em resposta a: #267919

Caro Manuel:

Relativamente à existência de descendentes actuais não lhe sei dar uma resposta definitiva. No entanto, o seguinte tópico antigo aborda o tema:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=2663

Se, como refere nesse tópico Lourenço Correia de Matos, a representação do título de Conde de Lagos estiver no ramo Cabreira Cabral (que não descende do casamento da filha de JGFB com João da Ponte Cabreira Valente de Faria), então a conclusão necessária será que a descendência - pelo menos por via legítima - do ramo Guarda Cabreira está extinta. Ignoro se houve mais algum filho do casamento de JGFB com D. Bárbara.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve

#268291 | mpra | 09 jan 2011 16:42 | Em resposta a: #267984

Caro Rui Pereira:

Mais uma vez lhe agradeço a sua mensagem e o tempo dispendido.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 09:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen