Ajuda - Cemitério Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

AJUDA - Cemitério Porto

#236160 | JBacelar | 10 ago 2009 14:52

Caros,

segundo apontamentos que tirei de alguns documentos antigos de família, o meu trisavô, de nome Joaquim Gomes (d'Azevedo?) faleceu no Porto, na segunda-feira de Páscoa do ano 1854. Segundo me parece, terá correspondido nesse ano ao dia 16 de Abril.

Também retirei a seguinte nota: "os seus restos foram para a Campanhã e ali descansam numa sepultura rasa, dentro das sagradas muralhas do prado do Repouso, feito no dorso penhascoso da margem direita do Douro..."

A razão de ter ido para um sepultura rasa, penso eu, foi devido ao facto de ter falecido na cadeia do Porto, onde passou longos anos após ter sido preso por apoiar a causa de D. Miguel.

Interpretei que o cemitério em questão será o do Prado do Repouso, mas contactado o mesmo, disseram-me que o livro de registo de sepultamentos relativo a esse ano está desaparecido (!).

Haverá alguma outra forma de confirmar a sepultura? Algum dos confrades do fórum, que viva no Porto, pode ajudar-me a confirmar o "desaparecimento" do livro de registos?

Muito obrigado,
JBacelar

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Cemitério Porto

#236164 | murat | 10 ago 2009 16:25 | Em resposta a: #236160

Caro JBacelar,

Se calhar a forma mais facil será pedir para o Arquivo Distrital do Porto copia do registo/assento de obito com a data que possui, dando como locais prováveis Bonfim ou Campanhã ,lá poderá constar o local exacto onde o seu trisavó foi sepultado.

Espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Cemitério Porto

#236281 | JBacelar | 11 ago 2009 21:07 | Em resposta a: #236164

Caro murat,

em primeiro lugar, muito obrigado pela sua resposta. Quero dizer-lhe que já fiz uma pesquisa exaustiva (pelo menos na minha óptica) na página do Arquivo Distrital do Porto e não consta qualquer arquivo dos assentos de óbito relativos ao ano em questão. Será que não existem?

Outra questão - básica, é certo, mas para mim que sou novo nestas lides, importante - é saber se os AN-TT têm também cópia, microfilme, originais, o que for, dos documentos que estão nos Arquivos Distritais. É que, com a família espalhada por diversos distritos, a pesquisa não é nada fácil, e se houvesse um ponto onde toda a informação se reunisse, seria muito bom.

Cumprimentos,
João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Cemitério Porto

#236306 | murat | 12 ago 2009 00:18 | Em resposta a: #236281

Caro João Bacelar,

Pois esse é o problema de todos nós.O que dificulta imenso o trabalho,mas realmente conforme se vai descobrindo vai-se mudando de arquivo.
A data que indica está de certeza no arquivo DISTRITAL DO PORTO, o email consta na propria página e faça o pedido a resposta não demora. Para o restante tente ver o que já está no site etombo e na Gengeris na mesma página ,para o restante é tentar contactar os arquivos directamente.



Isabel (murat)

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Cemitério Porto

#237495 | Francisco Queiroz | 26 ago 2009 18:59 | Em resposta a: #236306

Pelo que refere, só pode ser o Prado do Repouso.
Tem ainda a hipótese de pesquisar na imprensa da época, pois geralmente há listagem de falecidos por freguesias, com idade, etc. Para esse ano de 1854, sugiro o Periódico dos Pobres no Porto ou o Nacional. Creio que tambem já possa constar do Comercio do Porto, que terá começado por essa altura, mas não me lembro se, ao começar, também tinha listas de falecidos.
Cumps.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 02:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen